Literatura e sociedade
Resumo Literatura e sociedade A relação entre literatura e sociedade é o tema do qual resulta o livro de Antônio Candido dividido em duas partes: a primeira procura, de um ponto de vista geral, estabelecer um propósito da investigação da relação entre a obra de arte (especialmente, a literatura) e os fatores sociais; a outra lida com esta mesma relação, entretanto, sob vários aspectos, à experiência social brasileira.
A abordagem de Candido toma a obra como uma estrutura orgânica (sem qualquer concessão a uma posição próxima ao estruturalismo), articulada por um conjunto de fatores. Apenas na fatura de cada obr própria, como objeto relacionamento dinâ crítica, interessaria d tem prioridade a nat ngu I ors Sv. ipe to view o alisada em si ria investigar o to de vista da artir do qual já não ial e psicológico, uma vez que todos eles se trans ormam em elementos estéticos, combinando-se.
Em outros termos, a superação das leituras externa e interna é viabilizada pela categoria da transfiguração, por intermédio da qual fatores externos se convertem em internos; movimento que consiste de estilização formal, executada pelo escritor, recriando e reconstruindo o mundo seu modo. Assm, o trabalho literário sempre impõe um sentido próprio, imaginário, à realidade, não se assemelhando, por conseguinte, à reprodução mecânica de evidências, fatos e instituições da ordem social.
Entre mundo e obra, há Swipe to vlew next page um sujeito ativo (sua visão de mundo, intenções, recursos etc. ), combinando, de modo mais ou menos feliz, dados que passam a ser – indistintamente – elementos da estrutura. Contudo, salienta o autor, a obra também não emerge num vazio de determinações sociais, uma vez concebida a literatura (a rigor, ualquer arte) como um sistema simbólico de comunicação social e no qual, por essa razão, estão implicados autor, obra e público.
Se esse é o caso, a literatura é atividade coletiva, pressupondo códigos compartilhados entre agentes (academias de letras, escritores, público etc. ), relativos a estilos, gostos, valores, temas, técnicas de comunicação e outros. “Letras e Idéias no Período Colonial” coloca a questão da formação de uma tradição Ilterária no Brasil. Sob esta perspectlva, pode observar, ao longo da vida colonial, a existência de duas vertentes literárias. A primeira expressa vínculos frágeis entre as diversas manifestações literárias.
Vige do século XVII ao XVIII, estando ligada à literatura portuguesa e à justificação ideológica da colonização, incorporando elementos religiosos e de transfiguração das letras da metrópole para a colônia. A outra, sucedânea da visão transfiguradora, caracteriza-se pela influência do Iluminismo, em virtude da qual penetram em nossa literatura elementos como a confiança na razão e no progresso, associados à captura de um real particular, donde se extrai o nativismo, nacionalismo e a defesa da independência política. ? este o momento em que se inicia (e do qual resulta) a composição de um sistema literário orgânico e articulado no Brasil. PAGFarl(F3 se inicia (e do qual resulta) a composição de um sistema literário orgânico e articulado no Brasil. “Literatura e Cultura de 1900 a 1945” se concentra na dialética entre localismo e cosmopolitismo, princípio estruturante da constituição e desenvolvimento de nossas letras. O autor explicita momentos fundamentais deste processo, como, por exemplo, a gênese do Modernismo.
Ademais, trata da evolução de uma espécie de divisão intelectual do trabalho entre literatura e outras esferas do pensamento social no Brasil. O ensaio ‘IA Literatura na Evolução de uma Comunidade” traça diferentes formas históricas de associação entre escritores na cidade de São Paulo, bem como as normas e valores que os orientaram, buscando assinalar qual a sua relação com o movimento da sociedade como um todo. por último, “Estrutura Literária e Função Histórica” toma como objeto uma obra específica – Caramuru -, do Frei José de Santa Rita Durão, escrita em 1781.
Candido defende a hipótese de que, meio século após sua publicação, a obra teve função primordial para a formação de uma consciência literária autônoma, que emerge junto com o Romantismo e sua ênfase na brasilidade. A causa deste fenômeno, o autor vai buscar na própria fatura do texto, na forma com que organiza os elementos que a compõem, que permitiria fazê-lo cumprir as funções requeridas, ainda que em um outro momento histórico. O ensaio expressa, novamente, o vínculo que o autor procura construir entre fatores histórico- sociais e orientação estética. PAGF3ÜF3