Livro maquiavél

Categories: Trabalhos

0

LivroResumo – Maquiavel (O Poder) Capitulo 1 De todos os livros publicados sobre Politica até os dias atuais nenhum se compara ao grande interesse e polemica que “O Principe”. Trata-se de um livro apontado como de Marketing politico, que tem por objetivo alcançar a mais direta das motivações policas O PODER. Marketing Politico é o conjunto de atividades que tem por finalidade conquista manutenção e expansão do poder; diferentes de Marketing e Propaganda, pois não constituem poder entre si.

Poder é a possibilidade de alguém impor seu comportamento sobre outras pessoa das pessoas. O Ilvro o principeé u gui„• rientar o acesso e a Politica ou Estado. M or7 e contra a vontade as palavras visando dentro de uma obre coisas praticas voltadas para objetivos elevados. O marketing politico já havia sido criado e estava sendo aplicado antes de Maquiavel porém ele sistematizou, aprimorando e pondo um roteiro de poder; desde os tempos pré-históricos onde o valor do poder éra apoiado no valor pessoal dos seus lideres.

Atualmente o denominamos em marketing eleitoral e marketing administrativo, voltado para conquista e para o exercicio do poder. O nível de poder estende-se entre famílias amigos escolas mpresas e etc, ambos os lugares a competição é permanente. Governar é impor e conciliar;poder é tensão permanente. O Poder é a solução humana para tratar de sua reprodução e sobrevivência. Porem Porem o ser humano veem poder com dois propósitos: a riqueza e o prestigio.

Existe certa dose de disposição para o poder posta pela natureza sobre cada ser vivo. Após refletirem interesse dos diversos grupos socioeconômicos e ideológicos constantemente vivem em conflito em busca de poder para preencher sucessões hierarquizada de espaços fazendo com que todos vivam em constante jogo de poder. Até mesmo os escravos que não tinham direito algum disputaão o poder de liderança entre si dentro das celas;todos os dias os seres humanos participam dessa sede de pode e marketing politico.

As pessoas se espantaram quando Maquiavel utiliza de violenta oposição do rude realismo que não fez conceder nenhuma idéia especialmente decisiva interrupção que assume em relação ao discurso ético que durante toda a ideia média acobertou os rigores da disputa politica, foi chamada como “maquiavélica” época imposta pela igreja Católica no qual Maquiavel zomba dizendo “Ele expulsa da politica a metafisica separando a cidade e Deus e a cidade dos homens”.

Com sua obsessão pelo poder concreto “O Príncipe” de Maquiavel se apresentou de forma incorreta perante a sociedade em nenhuma momento se preocupa com limitações mesmo que envolva a Moral das ações humanas, com ética e politica de cada ato, com politica voltada para o bem. Luciano Gruppi publicou que Maquiavel elaborou uma teoria separada da religião e da moral longe de um Estado moderno, politica entendida como disciplina autônoma .

Em um trecho do livro A vida de Castruccio Castrani diz : “Se podia vencer pelo engano não tent PAGFarl(F7 recho do livro A vida de Castruccio Castrani diz : “Se podia vencer pelo engano não tentava vencer pela força dizendo que a glória provem da vitória , não do modo como é obtida”. Na natureza sobreviver é a glória, e existir é uma vitória constante. O bem e o mau a ética são conceitos criados pelos seres humanos, derivados da consciência que cada pessoa receber parcialmente de acordo com sua transformação.

O estado medieval éra um espaço para realização do bem comum de acordo com o que Deus imponha. Maquiavel considera que todos os homens são maus. ; a única solução ao seu ponto e vista é um estado centralizado simbolizado por um governo forte capaz de tudo pela glória e pela vitória este é o sentido mais abrangente do trabalho de Maquiavel. capitulo 2 O nome de Maquiavel é Nicolau Maquiavel nasceu em Florença no dia 3 de maio de 1469 filho de Bernardo Machiavelli e Bartolomea Nelli , teve mais 3 irmãos.

A infância e juventude de Maquiavel ocorreram quando surgia a era da Idade Moderna que transformava costume e instalações medievais, época de muitos conflitos porém rica. Contemplou e participou de grandes acontecimentos como a Reforma Protestante, gestão de um novo estado moderno centralizado ue tirou politicas feudais e transformou em monárquicos, a forma de governo que prevaleceu até a idade contemporânea. A forma de vida que o estado já tinha mudava rapidamente.

O poder da idade média era limitado do Rei pelos nobres e estes pela vontade de Deus, Constituição invisível que era passado pela benção da Igreja Católica. A igreja era estado supremo, ti PAGF3rl(F7 Constituição invisível que era passado pela benção da Igreja Católica. A igreja era estado supremo, tinha tribunais no qual julgavam e sentenciavam as almas. Este tempo foi conhecido como Idade das Trevas. Maquiavel foi educado no tempo em que o homem estava em primeiro lugar e era o centro das preocupações; neste período a igreja sofreu por inúmeras criticas e ignorância do clero.

Porém este novo estado em formação não atingiu a Italia devido a grande concentração de poder da Igreja na região; e é neste sentido que ele criou O Principe. No século W as famílias contrataram os Condottieri, mercenários para os defender nas disputas politicas, porem estes se revelaram contra seus senhores e tiveram controle de alguns lugares. Em Florença Maquiavel começa sua vida na Politica. Os Medici ,

Banqueiros mais celebres tiveram grande importância na vida Politica de Maquiavel; a deposição dos Medici proporcionou o domínio politico em Florença por um pregado fanático Girotano Savanarola, ideologia atribu(da somente a Cristo, anos depois com a Reforma Protestante, Sanvarola foi morto na fogueira; e com cargos publicos vagos Maquiavel tornasse secretário da Segunda Chancelaria do governo Forentino. Piero de Soderini atribui a Maquiavel diversas missões diplomáticas para ter vasto conhecimento à Politica. Trabalhou com César górgia filho do Papa Alexandre VI que exaltava Maquiavel.

Com a morte do Papa Maquiavel assiste a sucessão e continua ainda na Politica dessa vez recebe a incumbência em 1505 de constituir uma milícia para a Republica organizando e treinando incumbência em 1 505 de constituir uma milícia para a Republica organizando e treinando tropas. Em 1510 Maquiavel é o intermediador entre o Papa e o Rei da França; o conflito entre ambos causou uma guerra. Os Franceses venceram e Florença é ameaçada pela Santa Liga (entidade criada pelo papa Julio II). O governo republicano cai e os Medici retorna ao poder; no mesmo ano um dos Medici tornou-se Papa seu nome éra

Geovani de Medici ( Papa Leão X). Maquiavel que estava preso tenta sem êxito voltar a vida publica. O príncipe começa a nascer. Ao escrever O Principe a intenção dele era produzir um manual de Marketing politlco. Maquiavel tentava ter de volta seu cargo e sua posição Politica. Uma ideia que temos de Maquiavel em seus dias exilio e angustia é uma carta enviada a seu amigo Francesco de Vettori embaixador de Roma ligado aos Medici. Na propriedade de San Casciano a certa que 40 quilometros de Florença destaca em suas cartas o sofrimento no qual passara.

Cartas dirigidas à Juliano de Medici; e após sua morte recorre ? Lorenzo de Medici e faz um apelo ao mesmo que por sua vez nunca a leu. Os Medici cai novamente em 1527 e a Nova Republica vê Maquiavel como um inimigo. Profundamente abatido Maquiavel morre após adoecer em Junho de 1527 aos 58 anos. Infelizmente devido suas condições financeiras Maquiavel não conseguiu ser Principe; sua trajetória foi cumprida no limite das possibilidades. Escreve diversos livros como: Histórias Florentinas e a peça Mandrágora; porém nada se comparou a O Principe.

Preocupava-se em orientar a pratica politica teme porém nada se comparou a O Principe. Preocupava-se em orientar a pratica politica temendo ser mal interpretado pelos poderos quando os dizia o que fazer. Maquivel adverte que para conhecer o caráter do povo é preclso ser Principe e para conhecer o caráter do Principe é preciso ser povo, assumindo com relação ao poder a aproximação solidária e o distanciamento profissional, assim como os profissionais do marketing no século XX. Na lapide de Maquiavel foi escrito em latim ” Tão grande nome e nenhum elogio alcança-o”.

Capitulo 3 Maquiavel inspirava-se em atividades praticas e condutas dos grandes homens, as situações vividas,; estudava fatos históricos assados para tirar melhores soluções; buscava experiência para vida pratica. A ideia de Maquiavel é de que os homens dever trilhar sempre por caminhos já percorridos por outros e moldar suas ações pela imitação, seguindo homens de excelência em suas estradas. Para conquistar e manter o poder é necessário saber a comblnação de dois elementos báslcos virtú (vontade dirigida ao objetivo) e Fortuna (sorte, oportunidade).

O pré requisito da liderança é a motivação interior a força de vontade que induz os homens, a enfrentarem o acaso , a fortuna , o rumo da história, a necessidade etc. A combinação da qualidade com oportunidade é essencial, com oportunidade mais sem qualidade as oportunidades passam em vão. Conclui que metade das ações humanas depende de sorte porém deixa claro que para se tornar um verdadeiro politlco é necessários se acomodar com situações de natureza diversas.

Maquiavel declara que não exist PAGFsrl(F7 politico é necessários se acomodar com situações de natureza diversas. Maquiavel declara que não existe apenas um meio para se alcançar o sucesso, seja com wolência, ou astucia, paciência ou forma contraria; diz também que um politico que usa a mesma stratégia que o outro pode cair, tanto quanto dois indivíduos conseguem alcançar o mesmo objetivo de formas diferentes; porém acima de tudo é necessário ter audácia.

Maquiavel sita heróis do passado como Moises, Ciro, Romulo, Teseu, César entre outros e faz uma comparação entre todos; cada um ágil a ferro e fogo em seu perfil de homem de marketing de politico que se diferenciou pela ousadia em busca de soluções inovadoras e cnativas em seu tempo. Todos agiram sem preocupações de ética, cultivaram poder como inspiração maior. Exemplo de Moisés, a “terra prometida” onde jorram leite e mel, ão passa de invenções, mais foi a partir dessa ilusão que ele comandou e fundou um Estado; envolveu o seu código de leis e autoridade divinas.

Cada líder usou sua ferramenta de marketing em seu tempo, natureza, perfil; tudo para e pelo PODER. Maquiavel não criou o maquiavelismo, o maquiavelismo já existia na politica antes de Maquiavel, todos obcecados por poder, ambiciosíssimos fazendo o que for possível para conquista-lo ou mantê-lo. Capitulo 4 O Príncipe em Maquiavel não se trata do filho de um rei ou sucessor de um trono, trata-se do ponto mais alto de um Estado. Aquele que tem o poder executivo acima de todos os escalões.

História e evolução do transporte aereo

0

Sumário INTRODUÇÃ02 Modelo de aeronaves3 Mapas de rotasl 5 História da aviação no Brasil 17 Evolução do transporte aéreo no

Read More

Tratamento de efluentes liquidos em usinas nucleares

0

TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS DA USINA NUCLEAR ANGRA2 1 -INTRODUÇÃO Numa usina nuclear é essencial o uso de água para

Read More