Logica

Categories: Trabalhos

0

nspiraçao: a influência de Henry Ford no mundo da administração Qual o tamanho do legado de Henry Ford para a administração moderna? O que é aplicado aos processos atuais e como se deu a evolução destes processos em mais de um século? É de se maginar que sua principal contribuição esteja relacionada ? criação do sistema de linha de montagem automatizado. Mas a verdade é que seu grande feito foi ter fundado, em 1903, a Ford Motor Company, que representa devidamente o valor deste legado.

Imaginamos que você conheça esta história ou pelo enos parte dela, então, o que faremos é repassá-la brevemente para destacar alguns pontos que influenciaram o mundo da administração como partida a vida profissi de mecânico em um da Westinghouse e, permitiu a ele dar as OFS Swipetoviewn ‘t p como ponto de m que ele passou fe de engenharia Império, o que uir um automóvel popular que revolucionasse a indústria e influenciasse o mundo. Assim nasceu o modelo T que, diga-se de passagem, não foi o primeiro carro da montadora, e em seguida o sistema de linha de montagem, em 1913, época em que a fábrica produzia 800 carros or dia.

Com o funcionamento das esteiras na linha de montagem para que cada operário pudesse executasse a tarefa que lhe era atribuída, a produtividade disparou e já em 1926 eram fabricados 2 milhões de carro por ano. A verticalização da produção Swipe to page produção, centralizando todos os processos, desde a produção da matéria prima e todas as atividades de fabricação, até a distribuição do produto no mercado é um exemplo clássico de como suas inovações transformaram o mundo industrial e empresarial, assim como a criação da assistência técnica de rande alcance.

Outro ponto importante foi a divisão do controle acionário da empresa com seus funcionários, como forma de estimular os colaboradores a produzirem mais. Ford também foi o responsável pela instituição jornada de trabalho de oito horas. Henry Ford estabeleceu, enfim, alguns princípios que ao longo dos anos serviram de base para a doutrina chamada de Fordismo. Entre as principais ideias que utilizava para fazer prosperar seus negócios destacavam-se os seguintes princípios: Intensificação: estreitar o tempo entre a produção e disponibilização do produto;

Economicidade: diminuir ao máximo o estoque de matéria-prima em transformação com objetivo de recuperar rapidamente os gastos; Produtividade: elevar a produtividade do trabalhador por meio de especialização. Não há como negar a genialidade de um menino que aos doze projetou seu primeiro motor a vapor e a influência de seu trabalho sob o ponto de vista empresarial e administrativo. Como trabalhava com paixão, Henry teve determinação de sobra para inovar principalmente nesta área deixando uma herança inquestionável.

Mas o Fordismo perdeu força no final da década e 1960 e no período seguinte, denominado pós-fordismo, o modelo passou por uma importante revisão para adequar-s denominado pós-fordismo, o modelo passou por uma Importante revisão para adequar-se às necessidades daquela época. Novas regras foram adotadas com relação à flexibilização das relações de trabalho e de consumo e, com a maior abertura dos mercados mundiais, a produção em massa cedeu lugar à processos mais enxutos voltados a atender demandas específicas.

O incrível é pensar como a produção e aceitação de um determinado produto, neste caso o Ford “Bigode”, transformou a vida de oda uma geração, promovendo o desenvolvimento de diversos setores de alguma forma ligados ao automotivo, como o siderúrgico, o têxtil, o de combustíveis, incluindo a construção de rodovias, com consequente desenvolvimento de mais centros populacionais e de comércio. A Ford de hoje é sem dúvidas fruto desta transformação, da evolução dos tempos, do homem e dos processos que cada vez mais são aperfeiçoados para atender ao consumidor em seus desejos, necessidades e vontades.

A partir da década de 1 970, iniciou-se uma revisão da doutrina de Ford, o chamado pós-fordismo. Como características, esse novo modelo adotou a flexibilização nas relações de trabalho e de consumo, passando-se à conquista de mercados externos, à expansão de atividades para outros continentes e o “just in time”, que determina que as empresas devem produzir de forma rápida, eficiente, enxuta e somente para atender demandas, sem a manutenção de grandes estoques.

Nos dias de hoje percebemos que a contribuição de Ford ainda perdura. Como exemplo os manuais técnicos, a divisão das funções, criação de 3 contribuição de Ford ainda perdura. Como exemplo os manuais écnicos, a divisão das funções, criação de estratégia comercial. E até mesmo a produção em série de determinados produtos, apesar de algumas empresas não trabalharem mais com essa última, para poderem conquistar o público com produtos personalizados (flexibilização da produção) com sua adequação ? demanda.

O modelo adotado por Ford passou por evoluções, resultantes do desenvolvimento tecnológico e das transformações nas relações econômicas e sociais, contribuiu de forma significativa para transformação do sistema de produção, mudando assim efinitivamente a concepção de industrialização. Vê-se, portanto, que Ford foi inovador em diversos planos. Foi ele o introdutor da produção em série, em massa, por meio da padronização do maquinário e equipamento, da mão-de-obra e das matérias primas e, consequentemente, dos produtos.

Foi também um dos primeiros homens de empresa a utilizar incentivos não salariais para seus empregados. Utilizava-se, mesmo sem ser com esse nome, da “pol[tica de metas”, pois número X de carros deveriam ser produzidos em número Y de dias. Na área mercadológica implantou a assistência técnica, o istema de concessionários(mesmo antes de se falar em Globalização, Ford já tinha filiais em outros países) e uma inteligente política de preços.

Os métodos de Henry Ford eram às vezes imorais (como a visão dos trabalhadores em apenas dois braços, sem necessitarem dos cérebros), mas não foi a imoralidade dos métodos que lhe deu a vitória e sim a Visao mais 4DF5 cérebros), mas não foi a imoralidade dos métodos que lhe deu a vitória e sim a visão mais larga das necessidades industriais e dos caminhos e meios de atende-las. Frases de Henry Ford O passado serve para mostrar as nossas falhas e nos dar indicações para o progresso do futuro ‘ “Existem mais pessoas que desistem do que pessoas que fracassam”. Não aponte defeitos, aponte soluções’ . “Estar decidido, acima de qualquer coisa, é o segredo do sucesso”. “O fracasso é a oportunidade de recomeçar, com mais inteligência e redobrada vontade”. “Um idealista é uma pessoa que ajuda os outros a prosperar” – “A única história que vale alguma coisa é a história que fazemos no presente” “O melhor uso do capital não é fazer dinheiro, mas sim fazer inheiro para melhorar a vida”. “Ninguém pode construir uma reputação baseado no que ainda vai fazer. “O capital que não melhora, constantemente, as condições e remuneração do trabalho, foge à sua mais alta missão. ” ‘Pensar é o trabalho mais pesado que existe, e, talvez, seja essa a razão para tão poucas pessoas se dediquem a tal tarefa”. “Obstáculos são aqueles perigos que você vê quando tira os olhos de seu objetivo. ” “Não é o empregador que paga os salários, mas sm o cliente. “Nossas derrotas são, às vezes mais frutiTeras que nossos êxitos. ” S

Iso 22000

0

3. 4 PLANEAMENTO E REALIZAÇAO DE PRODUTOS SEGUROS…. 3. 4. 1 Etapas preliminares à análise de 4. CONCLUSOES 10 11

Read More

Marketing

0

A) QUESTÕES 1 . Com que fim agrupamos contas de mesmas características, de mesma natureza? 2. Conceitue Curto e Longo

Read More