Magazine luiza

Categories: Trabalhos

0

DEFININDO COMUNICAÇAO 1. Conceito de comunicação Comunicação é o processo de transmitir a informação e compreensão de uma pessoa para outra. Se não houver esta compreensão, não ocorre a comunicação. Se uma pessoa transmitir uma mensagem e esta não for compreendida pela outra pessoa, a comunicação não se efetivou. ” É a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informação” (CHIAVENATO, 2000, p. 142). O processo de c elementos: 3 • Emissor: é o q tr. Swipe nentp • Fonte: é o cér • Mensagem: é dos seguintes ões-codifica; nde se processa; omunicar; • Canal: é o meio utilizado para enviar a mensagem; • Receptor: é para quem se envia a mensagem – decodifica; • Feedback: é a retro-alimentação do sistema; • Rudos: são as interferências que ocorrem ao longo do sistema de comunicação – barreiras. Com isto percebemos a importância de conhecer todos os elementos da comunicação, pois através dela depende o sucesso da organização. 2.

Apresentação da empresa estudada Magazine Luiza é uma empresa brasileira varejista com sede em Franca, São Paulo. Foi fundada há mais de 50 anos por e contribuir para o bem estar coletivo; ?? Missão: buscar continuamente o alinhamento das pessoas com os valores da empresa e superar as expectativas destas; • Valores: Comprometimento, honestidade e inovação. 2. CANAIS FORMAIS E INFORMAIS DE COMUNICAÇÃO 1. Conceito de canais formais Os canais formais são todos os meios oficiais onde ocorre uma comunicação interna ou externa, de modo que a troca de informação seja clara e objetiva. O objetivo da comunicação interna na empresa é a geração e a sustentação de relacionamentos de parceria no trabalho, a obtenção de colaboração plena e rápida entre todas as pessoas e epartamentos” (MIRANDA, 1998, p. 178). O Magazine Luiza possui uma política de portas abertas, pois a comunicação interna é baseada na acessibilidade, transparência, ética em qualquer nível hierárquico, visando proporcionar integração, participação, formação, comprometimento, envolvimento e desenvolvimento. 1 .

Comunicações descendentes São as mensagens ou informações que passam dos líderes até os liderados. É o tipo de comunicação vertical, ou seja, de cima para baixo em uma linha de direção descendente. “É a comunicação que flui dentro de um grupo ou rganização, partindo dos níveis mais altos para os níveis mais baixos” (ROBBINS, 2002, p. 281 . A comunicação desce gazine Luiza é através 23 • Rádio Luiza; • Portal Luiza; • TV Luiza; 2. Comunicações ascendentes A comunicação ascendente ocorre quando a informação parte dos colaboradores para os superiores. Comunicação ascendente são as informações que partem do nível operacional e chegam ao topo em forma de sugestões de melhorias, pesquisas de clima organizacional, relatórios e informações contábil-financeiras” (MACEDO, 2007, p. 85-86). É a comunicação ransmitida pelos cargos operacionais ate os cargos elevados, respeitando a hierarquia organizacional. A empresa estudada tem uma comunicação interna que é aberta e sem barreiras; todos os colaboradores têm livre acesso a qualquer diretor ou gerência.

São utilizados alguns instrumentos para favorecer esta comunicação dentro da empresa: • Comunicação olho no olho; • Intranet; • Canais diretos (0800, e-mail, telefone, cartas e atendimento pessoal). 3. Comunicações horizontais Este tipo de comunicação é aquela que se relaciona entre pessoas consideradas iguais em hierarquia da organização. A comunicação horizontal ou lateral se dá entre os membros de um mesmo grupo ou grupo do mesmo nível” (ROBBINS, 2002, p. 282).

Comunicação horizontal ou lateral, é direta e Em ambas as consequentemente meno criado para facilitar e agilizar o processo de comunicação Interna, tornando o acesso às informações e orientações sobre benefícios, treinamentos, plano de carreira, situação funcional, campanhas de incentivo e de vendas, resultados, desempenho, holerite, entre outras, em um processo rápido e simples para todos os colaboradores da empresa, o Conselho de loja participa de todas s decisões de contratações e demissões a estratégias de venda de produtos, as reuniões globais quadrimestrais da gerência de loja com a gerência nacional de vendas e diretorias, tem com objetivo promover um alinhamento maior dos resultados conquistados no quadrimestre, homenagear os destaques da empresa no período e traçar novas ações para que o resultado anual e posicionamento da empresa no mercado sejam alcançados. 2. 2 Conceito de canais informais É o tipo de comunicação que se dá de forma espontânea, a fim de atender às necessidades dos colaboradores de manter-se a par do dia-a-dia na empresa. Seu diferencial é o fato de que, por não ser um tipo oficial de comunicação, não há burocracia para tal, fazendo com que seja um canal dinâmico, espontâneo e que contribui para a formação de relações pessoais e produtividade entre os colaboradores. Os canais informais nas organizações é a rede de comunicação não-oficial que surge das relações sociais dos colaboradores, complementando os canais formais. As comunicações informais coexistem com as comunicações formais, mas podem ultrapassar níveis hierárquicos ou cortar cadeias de comando verticais para conectar virtualmente ualquer pessoa da organizaçao” (CHIAVENATO, 2000, p. 537). 2. 2. 1 Passeando pela organização Na empresa estudad 4 23 ores recém-contratados Passeando pela organização Na empresa estudada, os colaboradores recém-contratados participam de uma série de programas de integração como parte de seu treinamento, o chamado Programa de Integração, onde o colaborador conhece o Escritório Central da empresa onde, na prática, passam a compartilhar da cultura e valores praticados pela organização. Outras formas que a empresa criou para aproximar seus colaboradores da diretoria são por meio de encontros com a iretoria e eventos de confraternização como churrascos e festas de fim de ano.

A valorização do colaborador faz parte do seu Código de Conduta Ética da empresa, por exemplo: quando uma unidade atinge a meta do mês é oferecido um jantar com a presença da Superintendência, Lideranças do Escritório Central, Gerência e Equipe da unidade; em alguns casos, são convidados os familiares da equipe, tendo sorteio de brindes e prêmios em dinheiro. Outro exemplo é a visita da Diretoria e Gerência Regional de Vendas nas cidades com mais de uma filial, no final do expediente ? oferecida uma rodada de pizza aos colaboradores de todas as lojas, este momento promove a integração e confraternização entre as diferentes equipes e são selados pactos de conquista de resultados na cidade, visando fortalecer o posicionamento do Magazine Luiza no mercado local. 2. 2. 2 Cachos de uva A empresa possui um eficiente programa de comunicação interna para manter a unidade e a cultura administrativa e garantir uma linguagem única entre os funcionários.

O Magazine Luiza se utiliza de variados meios de comunicação para que os colaboradores se mantenham atualizados sobre a organização, omo seus canais internos de radio e televisão, canal interno de comunicação v s OF23 organização, como seus canais internos de radio e televisão, canal interno de comunicação via internet, correspondência, comunicação olho no olho, ramal direto com a gerência e diretoria. A empresa estudada valoriza muita uma boa comunicação entre seus funcionários. 3. BARREIRAS À COMUNICAÇÃO Durante o processo de comunicação ocorrem perturbações, denominados barreiras ou ruídos, que podem provocar perdas e desvio da mensagem, onde torna a comunicação ineficiente. Entende-se por ruido qualquer fonte de erro, distúrbio ou eformação da fidelidade na comunicação de uma mensagem, seja ela sonora visual, escrita etc. E é este o desafio das comunicações nas empresas e na nossa vida diária” (GIL, 1994, p. 34). 3. 1 Entendendo as Barreiras à comunicação A comunicação interna do Magazine Luiza é aberta e sem barreiras; todos os colaboradores têm pleno acesso a qualquer diretor ou gerência, essa prática faz parte do Código de Conduta Ética da empresa. A empresa estimula a participação e a contribuição dos colaboradores no conteúdo dos três canais, que também são avaliados por meio de pesquisas de satisfação.

E agora, com a expansão da rede, a Luiza cumprirá o papel de aproximar os funcionários dos líderes da empresa, que fisicamente podem estar a milhares de quilômetros de distância. Transmitidos via satélite, os programas chegam para todas as unidades da organização e para algumas em resas coligadas e parceiros. O portal, além de dis teúdo, é uma fonte de 6 direito do idoso, cidadania, noticias da empresa e depoimentos de colaboradores. 3. 2 Organização Perceptiva O Magazine Luiza investe fortemente em comunicação corporativa, objetivando manter os colaboradores sempre nformados sobre a empresa e suas atividades antes mesmo das informações serem veiculadas na imprensa.

Recentemente a empresa estudada notou o grande acesso das pessoas em redes sociais, com isso resolveu desenvolver um projeto que promete revolucionar o varejo, com o lançamento de uma venda direta pelas redes sociais, chamado de clique a clique. No Brasil, 85% dos acessos na internet têm como destino as redes sociais e 70% das pessoas levam em consideração a opinião de amigos e familiares na hora de comprar. Com base em informações como esta o Magazine Luiza estima captar 1 ilhão de novos consumidores em nove meses e com certeza aumentará o seu quadro de funcionário e colaboradores. 3. 3 percepçao seletiva É um conjunto de estímulos e objetos pelo qual um ou mais indivíduos têm sua atenção atraída.

Esses conjuntos podem vir a ser formados por fatores culturais, sociais, pessoais, entre outros, razão pela qual se formam os estereótipos. As pessoas tendem a desenvolver a percepção de formas diferenciadas, isto é, duas pessoas podem perceber um mesmo objeto de formas diferentes. Percepção seletiva é o processo pelo qual cada pessoa eleciona, direciona e organiza as informações que correspondem ao cotidiano organizacional com base nos valores e influências sociais e culturais de cada 30 seletiva a padrões de referência de cada pessoa” (CHIAVENATO, 2000, p. 551). Na empresa estudada, essa percepção é notada de forma que se valorizam a educação e o espírito de equipe entre os colaboradores.

Uma delas é o fato de que a empresa oferece bolsas de estudos a todos os colaboradores interessado e com mais de um ano de atuação na empresa, independente do curso de interesse, entre outros benefícios como: licença maternidade stendida, auxilio creche, qualidade de vida, acompanhamento psicológico, assistência médica e odontológica, plano de carreira e cheque mãe. O principal aspecto que motiva os colaboradores é a oportunidade de desenvolvimento de carreira, cujo ambiente organizacional é um fator motivacional que prioriza o bem estar dos funcionários, pois as lojas têm características bastante familiares, o que faz com que as pessoas sintam-se acolhidas e valorizadas. Outro exemplo é a ausência de paredes e divisórias em seus escritórios, o objetivo segundo ela, é de que a ransparência é válida tanto para números e metas quanto para os relacionamentos entre os colaboradores, o que contribui para um clima de maior proximidade na organização.

Além disso, os vendedores não recebem comissões individuais, como é visto em outras empresas de varejo que, segundo a empresária, diminuem a concorrência interna entre os colaboradores e fortalece o espírito de equipe, mas, cada loja deve cumprir uma meta geral, meta essa que aumentará os bônus mensais dos funcionários. 3. 4 Efeito de generalização ou efeito de “Hallo” Segundo Claro e Nickel (2002, p. 3) efeito Hallo consiste em deixar que uma característica da pessoa encubra todas as demais; influenciando a sua avaliação, pois é o chamado julgamento à primeira vista. encubra todas as demais; influenciando a sua avaliação, pois é o chamado julgamento à primeira vista. A primeira etapa de um processo seletivo envolve o recrutamento, pelo qual a organização comunica e divulga oportunidades de emprego e atrai os candidatos em potencial para o processo seletivo.

No Magazine Luiza a prioridade das vagas da empresa são dos funcionários internos, caso não seja preenchida a vaga contrata-se de fora. O processo seletivo da empresa é realizado em cinco etapas que consiste no preenchimento das fichas, testes, entrevistas, dinâmicas e entrevistas por competências, os headhunters são utilizados para cargos de alta liderança para a administração central. A cada etapa os funcionários se colocam à disposição dos candidatos e também trabalham no sentido de orientá- los em relação ao perfil do empreendedor e pontos a trabalhar para aqueles que não foram selecionados naquele momento, frisando sempre que não procuram os melhores candidatos, mas aqueles que tenham o perfil da empresa.

A organização ontrata sempre uma equipe heterogênea em relação à idade, sexo e sem qualquer tipo de discriminação quanto à religião, raça e portadores de necessidades especiais, pois acreditam que a diversidade é um fator determinante para o equilíbrio da equipe. Assim, todos os instrumentos utilizados no processo seletivo, visam predizer qual dos Indivíduos terá melhor capacidade de integração e adaptação à organização. 4. COMUNICAÇOES ORGANIZACIONAIS 4. 1 Conceito de comunicação organizacional Entende-se por comunicação organizacional toda uma gama de processos comunicacionais ue visam integrar os olaboradores de uma em Itura e missão, bem visam Integrar os colaboradores de uma empresa à sua cultura e missão, bem como os seus fornecedores, prestadores de serdiços e consumidores, objetivando uma maior proximidade com a empresa em si e com seus clientes.

A comunicação organizacional constitui o processo específico através do qual a informação se movimenta e é intercambiada entre as pessoas dentro de uma organização. Modernamente, com a tecnologia do computador, os fluxos de comunicação estão se intensificando em todos os sentidos (CHIAVENATO, 2000, p. 431). 4. A comunicação organizacional na Prática A comunicação do Magazine Luiza está inserida na área de Recursos Humanos – Gerência de Relações Institucionais, em que a politica de comunicação interna é baseada na acessibilidade e transparência, na ética e democratização das informações. A empresa investe nos veículos de comunicação Interna para que as ideias inovadoras propostas pela diretoria da empresa sejam conhecidas por todos e praticadas.

Em 2005 foi implantado o Portal Luiza, este recurso de comunicação acabou transformando- se em uma grande ferramenta de trabalho, utilizada e consultada or todos, várias vezes ao dia. O grande diferencial do Portal é manter as premissas fundamentais do Magazine Luiza: servir, ser útil, aproximar pessoas e garantir a participação e interação. Outra ferramenta importante é a rádio Luiza, que se consolidou como um veículo imprescindível de fortalecimento da cultura do Magazine Luiza, além das ofertas e promoções, é veiculado mensagens sobre qualidade de vida, e a seleção de músicas a serem executadas é criteriosa, buscando sempre aquelas que passam mensagens positivas para a vida das pessoas. A mais nova iniciativa para fortalecer a co 0 DF 23

As crianças maltratadas

0

As Migrações As Migrações A mobilidade é uma caracter[stica de praticamente todos os seres vivos. Fundamentalmente, as migrações são movimentos

Read More

Demita seu melhor funcionario grafica arizona

0

CARLA TEIXEIRA GASS CASSIANA LIJZZA CARPENEDO CLÁUDIA REGINA ROSA ZUFFO ors6 to view nut*ge APLICAÇÃO DO MÉTODO UNIDADE ESFORÇO DE

Read More