Manual
É um grande desafio trabalhar com a liderança de Desbravadores. Trata-se de uma faixa etária carente de orientações adequadas, muitas vezes proveniente de lares sem estrutura familiar estabelecida, nos quais os pais não buscam uma direção divina na educação dos seus filhos. Como Líderes neste mlnistério de Desbravadores, somos pessoas especiais. Ao nos colocarmos inteiramente nas mãos do nosso “Líder Máximo” teremos cada vez mais forças, sabedoria, tato, paciência e amor para lidar com estes meninos e meninas que tanto necessitam de nosso apoio e amizade.
Você que está ingressando nesta “Escola de Profetas”, onde aprenderá como melhor desempenhar as atividades de liderança de Desbravadores, pr aprendizagem, comp a pena! Parabéns pela d or61 to view nut*ge ras de aventura, ão é fácil… mas vale cedor. Que o Senhor te abençoe e te guarde. Pr. Gilson Medeiros 8 COMO MOTIVAR UM CLUBE DE DESBRAVADORES? 13 PROJETO MISSIONÁRIO : “A VOZ DOS JUVENIS” 14 ACAMPAMENTO 15 ATITUDES POSITIVAS E NEGATIVAS NO CLUBE21 MODELO BÁSICO DE CAMPORI 23 NECESSIDADES DO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES 30 RECREAÇAO CRISTA 31 -DEFINIÇÃO 31
Il- DIFERENÇA ENTRE “RECREAÇÃO” E “DIVERSÃO” 31 III. DE OLHO NOS DETALHES 32 IV. ELABORANDO UM PROGRAMA RECREATIV034 COMO APRESENTAR UMA ATIVIDADE? 34 DISCIPLINA E ORDEM 35 15 SEGREDOS PARA SE TRABALHAR BEM EM EQUIPE 35 Os 7 Pecados Capitais do PAGF ravadores 36 uma forma pitoresca: “A luz desapareceu da fonte – não há fogo dentro. O que sobe e desce no hotel (o elevador) parou – não há fogo dentro”. O índio estava certo. Tudo pára quando não há fogo dentro. para dirigir um Clube, uma Região, um acampamento, um campori, um congresso, etc. é preciso ter entusiasmo, alegria, otivação, desprendimento; porém é indispensável ter dentro de si o fogo do Espírito Santo. Pr. Elias Brenha União Sul Brasileira DESENVOLVENDO UMA LIDERANÇA COMPETENTE – CARACTERÍSTICAS DE UM LÍDER COMPETENTE – CONHECIMENTO Covey. Muitos fazem coisas bem feitas, mas que não precisam ser feitas, desperdiçando tempo, energia e dinheiro. São eficientes, mas não eficazes. O conceito de eficácia não desprestigia ou desvaloriza o conceito de eficiência. A diferença está nos resultados. Os Clubes precisam dispor de pessoas eficientes e eficazes, dependendo da natureza do trabalho.
Saber e não fazer, ainda é não saber’. Provérbio popular III – O LÍDER E SUA COMPETÊNCIA EMOCIONAL “Qualquer pessoa pode zangar-se – isso é fácil. Mas zangar-se com a pessoa certa, na hora certa, na medida certa, pelo motivo certo e da maneira certa – não é fácil” – Aristóteles. Daniel Goleman, no livro Inteligência Emocional, tornou esse conceito de maior importância e destaque. A ação ou influência da inteligência (ou da razão) sobre a emoção é que principalmente determina a competência emocional. Competência emocional é: • Saber controlar irritação, nervoslsmo e agressiwdade. ?? saber manter-se calmo numa discussão. • É saber dosar entusiasmo e euforia. É saber manter o bom humor em situações complicadas. • saber administrar expectativas exageradas e ambição. • É saber fazer concessõ a seus interesses e Esse desequilíbrio está provocando perigosas conseqüências de enfraquecimento espiritual individual e coletivo. Um Líder cristão jamais deve perder de vista os valores espirituais do seu Clube. Um Clube de Desbravadores é mais do que um Clube social. Os seus objetivos vão muito mais além do que ensinar nós, fazer acampamentos, desfiles, participar de amporís, etc.
O seu principal objetivo é salvar crianças do pecado e guiá-los no serviço. Competência espiritual é: • Manter diariamente sua vida devocional. • Ser um exemplo de integridade. • Ser um exemplo de serviço à Igreja e a comunidade. • Viver os princípios morais da Palavra de Deus. • Nunca abrir mao dos valores espirituais em qualquer situaçao – favorável ou desfavorável. “Quem se sai bem neste mundo são as pessoas que saem ? procura das circunstâncias que desejam e, se não as encontram, criam-nas”. G. Bernard Shaw. V – O QUE UM LÍDER COMPETÊNTE NECESSITA: .
Administrar sua vida, conclliando a dedicação ao trabalho, ? família, ao lazer e ao auto-desenvolvimento. 2. Ser uma pessoa com espírito de cidadania, procurando integrar suas buscas e metas pessoais com o interesse e contribuição para uma sociedade melhor. 3. Conhecer e respeitar r, sabendo tirar proveito PAGF s OF sucessos pelo seu valor, sem prejudicar os outros. 7. Desenvolver e seguir valores e princípios de vida. 8. Ter consciência da necessidade de respeitar seu corpo e de ter persistência para cuidar da saúde, condições básicas para uma melhor qualidade de vida. Entender que felicidade é algo que não se compra, mas que se conquista diariamente em pequenas coisas e realizações. 10. Saber agradecer diariamente a Deus pelo ar que respira, o alimento que se come, pela saúde que se tem, pela oportunidade do trabalho, pela capacidade de pensar e criar e pelo privilégio de poder fazer amizades e amar pessoas. COMEÇANDO UM NOVO CLUBE Para se começar um Clube, alguns passos necessitam ser dados para que a organização seja completa, e consequentemente esse Clube não tenha que parar suas atividades por falta de organização. 1.
Primeiramente, conversar com o Pastor do Distrito; 2. Fazer um contato com o Regional de Desbravadores daquela área; 3. Procure os líderes da Igreja. Fale a eles sobre o plano, e busque o apoio para a divulgação. Levar o assunto para ser votado na comissão da Igreja. Nesta oportunidade, deve-se votar os cargos de Diretor(a) e Diretores Associados (um masculino e uma feminina). O Manual do Clube dos Desbravadores da DSA orienta da seguinte maneira: “A Comissão de Nomeações da Igreja local elege o diretor do Clube de Desbravadores e se necessário, o diretor administrativo.
Devem ser tizados em situação omissão de nomeações para a escolha dos diretores associados. O número de diretores associados dependerá do número de Desbravadores no Clube. Cada Clube necessitará de um diretor para os meninos e de uma diretora para as 43). 4. Recrutar pessoas interessadas para trabalhar no Clube; 5. Fazer uma reunião com a diretoria eleita para escolher pessoas para as demais funções: tesouraria, secretaria, capelão, conselheiros e instrutores para as diferentes atividades, etc; 5. Realizar com o regional ou pastor um treinamento de um dia ou um final de semana com toda essa equipe; 7.
Fazer uma forte propaganda. Convide um Clube bem estruturado para fazer em sua Igreja uma programação especial durante um sábado inteiro. Convide neste dia para ser o pregador o Pastor distrital ou o Regional. Realize também uma exposição de fotos e atividades manuais preparadas pelos Desbravadores. Prepare cartazes, convites aos pais e faça uma forte propaganda nos departamentos infantis da Igreja. Se puder, faça uma visita aos vizinhos da Igreja e as escolas públicas do bairro apresentando c trabalho dos Desbravadores e convidando as crianças para serem Desbravadores; 8.
Definir a data da abertura das inscrições, o número máximo e inscrições que serão aceitas, o valor que vai ser cobrado e o local onde serão feitas as inscrições. Ao recebê-las, verificar se a idade das crianças é compatível. Crianças com menos de 10 anos devem ser encaminhadas ao Clube de Aventureiros, e adolescentes com mais de 15 anos devem ser aceitos no Clube, somente se forem batizados. Na idade de 10a 15 anos podem participar qualquer criança, Adventista ou não. No dia das inscrições a diretoria deverá estar uniformizada.
Após o preenchimento de todas as inscrições, novas vagas deverão s PAGF 7 diretoria deverá estar uniformizada. Após o preenchimento de todas as inscrições, novas vagas deverão ser abertas somente após um período de pelo menos três meses. Os pais deverão no dia da inscrição tomar conhecimento a respeito do uniforme, taxas ou mensalidades — veja no final deste Manual (na parte dos anexos) um modelo apropriado de ficha de inscrição; 9. Marque o dia e a hora da primeira reunião.
Nesta reunião a presença dos pais é fundamental para ser apresentado a eles e aos novos Desbravadores o planejamento do Clube, que JA deve ter sido votado na Comissão da Igreja. O que fazer na primeira reunião? ?? Dividir os Desbravadores em unidades; • O conselheiro apresenta os planos e programas do ano; • Os membros da unidade escolhem o capitão, secretário. O nome das unidades deverão ser escolhidos após a escolha do nome do Clube, mantendo relação entre eles; • Apresenta-se o currículo dos Desbravadores e começa-se a trabalhar nele.
Inicie pelo Básico (UBN), visando a investidura de Lenço. É só seguir o cartão/roteiro; • Lançar um concurso para o nome do Clube. Os três melhores deverão ser enviados ao Campo (Associação/Missão) para que se escolha o melhor entre os três enviados; ?? Entregar para os Desbravadores, por escrito, os ideais e o hino dos Desbravadores, para que sejam decorados durante a semana; A ARTE DE IJM BOM PLANEJAMENTO “Os líderes da Causa de D erais sábios, deverão “É essencial trabalhar com ordem, segundo um plano organizado e um objetivo definido”.
Ellen G. White, Manuscrito 24, 1887. ” planejar é escrever a história antes que ela aconteça” — Ted Engstron. “A distância entre o sucesso e o fracasso pode ser medida com um passo” – Anônimo. “Para realizar tarefas importantes, duas coisas são necessárias: um plano e falta de tempo”. Somos o que fazemos repetidamente” — Aristóteles “A sorte favorece a mente preparada” – Louis Pasteur “Os planos não são nada; o planejamento é tudo” – Dwight D. Eisenhower “Se você quiser um ano de prosperidade, plante grãos.
Se quiser 10 anos de prosperidade, plante árvores” – Provérbio Chinês. I – DEFINIÇÃO DE “PLANEJAMENTO” • O planejamento é definido como o “processo de estabelecer objetivos, diretrizes e procedimentos para uma unidade de trabalho” • Éo processo de “determinar alvos e designar meios pelos quais estes alvos possam ser alcançados” Porque alguns projetos fracassam? – Não são feitas as devidas previsões dos acontecimentos. 2 – Pela falta de um plano reserva (o plano B).
II – BENEFÍCIOS DO PLANEJ RESPEITADO PELOS SEUS SUBORDINADOS”. 5 – “UM BOM PLANEJAMENTO PODE FAZER você ESTAR ACIMA DAS SITUAÇOES”. III – PRINCÍPIOS BÁSICOS DO PLANEJAMENTO A. DEFINA SEU OBJETIVO É a etapa mais importante. Alguns elementos principais de um objetivo bem definido são: 1. Em termos gerais, o resultado desejado. 2. Um cronograma do projeto. Em termos de Clube de Desbravadores, os resultados desejados poder ser: • 70% dos Desbravadores concluírem o ano bíblico. ??? 80% dos Desbravadores lerem os livros do Clube de leitura juvenil • 100% de freqüência nas reuniões semanais • dos Desbravadores participarem do camporí • 100% dos Desbravadores se envolverem no programa de evangelismo integrado • Batizar IO Desbravadores na Primavera • Distribuir 1. 000 de folheto “Quem são os Desbravadores”. • Divulgar o Clube no bairro, ou em toda as escolas da cidade B. Cronograma de Atividades: 1- Estabeleça que atividades serão desenvolvidas • Reunião semanal • Dois acampamentos durante o ano • Três proietos missionári