Metodologia científica

Categories: Trabalhos

0

Artigo Científico O que é um Artigo Científico? A elaboração de um artigo consiste em divulgar os resultados dos trabalhos de pesqulsa, para conhecimento público, que podem contribuir para aprofundar ou inovar o estudo ou pesquisa sobre determinado tema. Entretanto, escrever um artigo não se resume apenas a imitar ou copiar, pois é um processo de produção cientifica, de construção em que deve ser observada uma postura crítica, racional e, também intuitiva, todas, provocadoras de um novo processo de racionalização.

Desta forma, a Assoc apresenta três defini * Artigo cientifico: eclarada, que apres ao PACE 1 to view next;Ege as Técnicas (ABNT), las: com autoria todos, técnicas, processos e resultados nas diversas areas do conhecimento. * Artigo de revisão: Parte de uma publicação que resuma, analisa e discute informações já publicadas. * Artigo original: Parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais. De acordo com a abordagem, o artigo pode abranger variados temas, como, por exemplo, apresentar um estudo pessoal ou uma descoberta e, também, oferece soluções para questões controversas. or isso, Lakatos e Marconi (2001), o definem como: Argumento teórico: Apresenta argumentos favoráveis ou contrário a uma opinião a fim de comprová-la ou refutá-la; * Classificatório: Classifica os aspectos de um determinado assunto e explica suas partes; Analítico ou de análise: Prioriza o estudo de cada elemento científicos. Em síntese, é composto de introdução, desenvolvimento e conclusão, porém deve-se destacar a importância dos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, que o compõem.

Elementos pré-textuais Sáo as informações iniciais utilizadas para caracterizar e reconhecer a origem e a autoria do trabalho. Nesta parte inicial destacam-se: – Titulo e Subtítulo (se houver) – Nome do(s) autor (es) – Resumo na língua vernácula do texto – Palavra-chave na língua vernácula do texto – Resumo em língua estrangeira (ABSTRACT) – Palavras-chave em língua estrangeira (Key-Words) * Elementos Textuais É o próprio corpo do trabalho: introdução, desenvolvimento e conclusão. Elementos pós-textuais São os componentes que enriquecem o trabalho: – Nota(s) explicativa(s) – Referências Glossário – Apêndice(s) – Anexos – Agradecimentos Observe o quadro explicativo da estrutura básica do artigo, no ue se refere aos elementos que o compõem: ELEMENTOS I COMPONE principais informações e os princípios básicos sobre o estilo da redação técnico-científico, baseada em Santos (2000): TIPO I CARACTERÍSTICA I DESCRIÇÃO I Estilo da Redação BrevidadeConcretudeConsistêncialmpessoalidadePrecisãoSimplici dade I * afirmativas compactas e claras; * evita substantivos abstratos e sentenças vagas; * usa termos correntes e aceitos; * visão objetiva dos fatos, semenvolvimento pessoal; * usa linguagem precisa(correspondência entre a linguagem o fato comunicado); * texto sem complicações e explicaçõeslongas; I

Propriedades do Texto Clareza Coerência Direçãoobjetividadeseletividade * redação clara, compreendida na 1 a leitura; * as partes do texto são interligadas; * indica o caminho que vai seguir(unidade de pensamento); * imparcialidade na redação; * prioriza conteúdos importantes; FORMATO DE APRESENTAÇÃO DO ARTIGO 1. Papel e organização do texto: O artigo deve ser escrito utilizando papel A4, com margem superior e inferior de 2 cm. A margem esquerda deve ser de 3 cm e a margem direita de 2 cm. O conteúdo do artigo deve ser escrito considerando o mínimo de 8 e o máximo de 12 páginas. Margens As margens são formadas pela distribuição do próprio texto, no modo justificado, dentro dos limites padronizados, de modo que a margem direita fique reta no sentido vertical, com as seguintes medidas: Superior: 3,0 cm. a borda su erior da folha Esquerda: 3,0 cm da bord folha. 16 (preferencialmente Microsoft Word) e deverá ser entregue em formato eletrônico em um único arquivo. Caso o autor queira, pode apresentá-lo em CD-ROM. Para imprimir, a cópia deve ser feita em papel A4 branco. 3. Ordem dos tópicos do artigo a) Título do trabalho: No topo da página, em maiúsculas, entralizado, fonte “Times New Roman” tamanho 18 negrito. Após o título, se não houver subtítulo, deixar duas linhas em branco em fonte tamanho 12. b) Subtltulo: Opcional, logo abaixo do título, sem espaçamento, fonte “Times New Roman” tamanho 16, negrito. Usar maiúsculas e minúsculas seguindo a regra da língua portuguesa. ) Autoria: Abaixo do título, centralizado, fonte “Times New Roman” tamanho 12, em linhas distintas, deverá estar o nome do autor, o nome do curso, e debaixo deste igualmente o nome do co-autor (no caso o orientador) e sua principal instituição de tuação. O nome do(s) autor(es) deve estar em negrito, as demais linhas não. Após a identificação dos autores, deixar uma linha em branco. d) E-mail do autor principal como nota de rodapé: Utilizando a norma do processador de texto, indicar o e-mail do autor principal no roda-pé, fonte “Times New Roman” tamanho 10. e) Resumo: Após os nomes dos autores, escreva “Resumo” em fonte “Times New Roman”, tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda. Deixe uma linha em branco.

O resumo deve ser 1 parágrafo de no máximo 15 linhas ou até 250 palavras, sem recuo na primeira linha. Usar espaçamento simples, justificado, fonte ” imes New Roman” tamanho 12, itálico. Deixar 2 linhas em branco após o resumo. New Roman”, tamanho 12, negrito, alinhado à esquerda. Em seguida liste, de 3 a 6 palavras chaves que identificam a área do artigo e sintetizam sua temática. As palavras escolhidas devem prlorizar a abordagem geral do tema e na medida do possivel usando grandes áreas do conhecimento. Deixar 2 linhas em branco após as palavras chaves. g) Texto principal: Deve ser subdividido no mínimo, em “1 . INTRODUÇÃO”, “2. DESENVOLVIMENTO”, “3. CONSIDERAÇÕES FINAIS”.

O texto deve er escrito, em um mínimo de oito e máximo 12 páginas, usando a fonte “Times New Roman” tamanho 12, em papel formato A4 (210 x 297 mm), impresso na cor preta, com exceção das ilustrações. O espaçamento entre as linhas deve ser 1 e o alinhamento do texto, justificado. O inicio de cada parágrafo é precedido por um toque de tabulação (Tab. ) ou 1. 25 cm e deixe uma linha em branco entre cada parágrafo. OBS. : Não é adequado utilizar, para efeito de alinhamento, barras ou outros sinais, na margem lateral do texto. 4. Titulos das seções: Em letras maiúsculas, tamanho de fonte 12, negrito e linhamento à esquerda. Deve-se deixar uma linha em branco após um título de Primeira Ordem.

Os títulos das seções de Segunda Ordem devem ser escritos também em tamanho de fonte 12, sem negrito, maiúsculas e com alinhamento ? esquerda. 5. Figuras: As figuras devem ter um caráter importante para o conteúdo do artigo e devem ser centralizadas com legenda numerada partindo-se do 1 . O título da figura deve ser precedido pela palavra “Figura” e pelo seu res ectivo número. O título fica centralizado e acima da fi ou nota explicativa, PAGF posicionado centralizado e abaixo da figura, em fonte “Times New Roman” tamanho 10. ) * Fotografias devem ser tratadas como figuras, ou seja, com legenda intitulada “Figura”. No entanto, somente serão aceitas fotografias já digitalizadas em formato JPEG . com tamanho máximo de 300 Kb) e inseridas dentro do texto eletrônico. Neste contexto também vale citar quadros, desenhos, mapas, lâminas, plantas, retratos, organogramas, fluxogramas, esquemas ou outros elementos autônomos e demonstrativos de síntese necessárias à complementação e melhor visualização do texto, que devem aparecer, sempre que possível, na própria folha onde está inserido o texto 6. Tabelas Constituem uma forma adequada para apresentar dados numéricos, principalmente quando compreendem valores comparativos, por isso devem ser preparadas de maneira que o leitor possa entendê-las sem que seja necessária a recorrência no texto. A legenda deve ser precedida pela palavra “Tabela” e pelo seu respectivo número. A posição do título é centralizada e acima da tabela. A Fonte ou nota explicativa, quando necessário deve ser posicionado centralizado e abaixo da tabela, em fonte “Times New Roman” tamanho 10.

Para a sua construção deve-se respeitar as normas estatísticas (IBGE, 1993): ) a tabela possui seu número independente e consecutivo; b) o título da tabela deve ser o mais completo possível dando indlcaçbes claras e precisas a respeito do conteúdo; c) o título deve figurar acima da tabela, precedido da palavra Tabela e de seu número de ordem no texto, em algarismos arábicos; d) deve ser inserida o mais róxima ossivel do texto onde foram mencionadas; e) a indicação da fonte deve ser feita no rodapé da mesma, precedida da palavra Fonte. f) notas eventuais e referentes aos dados da tabela devem ser colocadas também no rodapé da mesma; ) no caso de tabelas grandes e que não caibam em uma só folha, é recomendável dar continuidade à mesma na folha seguinte; nesse caso, o fio horizontal de fechamento deve ser colocado apenas no final da tabela, ou seja, na folha seguinte. Nesta folha também são repetidos os títulos e o cabeçalho da tabela. 7.

Gráficos: Apresentam dados numéricos em forma gráfica para melhor visualização. O mesmo procedimento de títulos deve ser adotado para os gráficos, ou seja, usar a palavra: “Gráfico”, seu respectivo número e seu título. A posição do título é centralizada e acima do gráfico. A Fonte ou nota explicativa, quando necessário deve ser posicionada centralizada e abaixo do gráfico, em fonte “Times New Roman” tamanho 10. 8. Notas de rodapé As notas de rodapé são utilizadas para prestar esclarecimento, ou seja, dar apoio explicativo, tecer considerações que não são incluídas no texto, para nao interromper o raciocínio lógico da leitura.

Em síntese, são comentários ou observações do autor, desta forma referem-se á comunicação pessoal. Geralmente são pequenos textos. Para fazer a chamada das notas de rodapé, usam-se os algarismos arábicos, na entrelinha superior sem arênteses, com numeração progressiva nas folhas. São digitadas em espaço simples em tamanho 1 0 e devem ficar sempre no pé da página. A nota deverá estar separada do resto texto por uma linha. A posição do texto da nota no é da á ina deve ser alinhada ? esquerda. Não é obrigatór obrigatório. 9. Uso de negrito, itálico e sublinhado São recursos empregados para destacar palavras ou frases. As tipologias itálico e negrito são, atualmente, as mais utilizadas.

Entretanto, recomenda-se que seja adotada a tipologia, itálico, nos trabalhos acadêmicos digitados, levando-se em conta as specificaçóes abaixo. O uso de negrito é utilizado para realçar palavras, normalmente, empregado em: a) títulos de capítulos e sub-capitulos; b) expressões que indicam consulta (ver, vide); c) indicação das palavras Fonte, Tabela, Quadro, Figura, Foto, Nota O itálico é também utilizado para realçar palavras ou expressões; entanto, para algumas situações o seu uso é obrigatório, tais a) palavras e frases estrangeiras; b) títulos de livros e penódicos (tanto no texto quanto nas referências bibliográficas); c) letras e palavras que mereçam destaque ou ênfase; ) nomes de espécies em botânica, zoologia e paleontologia.

Outro recurso é a tipologia sublinhado , também utilizado para se dar destaque, embora, atualmente, substituída pelas especificações acima descritas. 10. palavras estrangeiras Se, porventura, o trabalho utilizar termos em língua estrangeira, estes deverão ser escritos usando o modo itálico . Exemplo: Internet, workaholic, etc. Alguns autores aceitam os temos latinos sem destacar em itálico. É importante destacar que o uso excessivo das abreviaturas, apesar de comum, dificulta a leitura devendo, portanto ser evitado. Eis alguns termos: Idem ou Id. = do mesmo autor Ibidem ou Ibid. = na mesma obra Op. Cit. na obra citada Apud = citado por Loc. Cit. — no lugar citado Passim = aqui e ali; em vários trechos ou passagens In = dentro de, contido em Et al = e outros 1 1 .

Referências e citações As referências devem ser colocadas em ordem alfabética dentro das normas técnicas especificadas, ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 11. 1 Citações Considerando-se indispensável à indicação da fonte consultada, sua apresentação pode ser realizada em dois locais, isto é, no início ou no final do parágrafo. Assim, no texto: * Ex: Para Dantas (1999, p. 24), “o comportamento da fase oral é tão importante que os problemas na faringe podem ser pouco percebidos. ” * Ex: Segundo Dantas, “0 comportamento da fase oral é tão importante que os problemas na faringe podem ser pouco percebidos” (1999, p. 24). k Ex: “O comportamento da fase oral é tão importante que os problemas na faringe podem ser pouco percebidos” (DANTAS, 1999, p. 24). Veja: – citação que inicia o parágrafo, as aspas fecham depois do ponto final; – citação que não inicia o parágrafo, as aspas fecham antes do ponto final; caso haja referência bibliográfica, o ponto vem sempre depois dela. a) Quando a citação iniciar o parágrafo, com maiúscula, e o pensamento se completar até o fim do mesmo, as aspas fecham depois do ponto final. * Ex: “Alguém certamente havia caluniado Josef K. , pois uma bela manhã ele foi detido sem ter feito mal algum. ” b) Se a citação não iniciar o parágrafo, as aspas fecham antes do ponto final. * Ex: Comenta gradbury (1992, p. 30), “é o simples fato de terem sido acusados que, de algum modo, os torna mais atraentes”. c) A omissão de palavras é indicada pelo uso de reticências no nicio elou no final do texto, e no meio, entre parênteses. * Ex: O chamado período silábico (terceiro per(odo), que evolui “… até a criança chegar a uma exigência rigorosa: uma silaba por letra, sem omitir sílabas e sem repetir letras” (FERREIRO, 1985, p. ou * Ex: “Na esquina da Rua dos Ourives deteve-o um ajuntamento de pessoas um homem lia em voz alta um papel, a sentença” (ASSIS, 1997, p. 50). d) Palavras que estejam com erros ortográficos ou expressões que causem estranheza, colocar a ós a mesma, o termo sic, em minúscula e entre col ndo que o transcrito

Sistema genital feminino

0

Tuberculose extrapulmonar: aspectos clínicos e de imagem. Extrapulmonary tuberculosis: clinics and image aspects. Agnaldo José Lopes 1, Domenico Capone2, Roberto

Read More

Bebidas alcoólicas

0

BEBIDAS ALCOOLICAS Diferença entre bebida destilada e fermentada A principal delas nós aprendemos na prática: as destiladas contêm muito mais

Read More