Modelos de gestão

Categories: Trabalhos

0

5 es da Administração EFICIENTE: É aquele que chega ao resultado, que produz o seu efeito específico, mas com qualidade, com competência , com nenhum ou com o mínimo de erros. EFICAZ: É aquele que faz o que tem que ser feito, que cumpre suas metas e realiza o que foi proposto. EFICÁCIA: Consiste em fazer o trabalho de maneira correta atingindo o objetivo proposto. EFICIENCIA: Fazer ce Eflciência X Eficácia: diferença.

Isto porqu despendendo um es or6 o resultado. iste uma grande a meta, porém do que o necessário. Na administração moderna, essas duas “atitudes” êm ganhando papel primordial nas ações das organizações. O ideal seria a aliança entre essas duas formas de agir, por parte do funcionários e também por parte da empresa, para garantir um trabalho de destaque no seu segmento de atuação. EFETIVO: refere-se a fazer certo as coisas certas, com qualidade.

Este conceito engloba o eficiente e o eficaz, acrescido da qualidade. Henry Fayol era engenheiro de minas dedicou sua vida ? empresas no setor de mineração. Chegou mesmo a recuperar a Compagnie Commantry Fourchambault et Decazeville da falência, quando assumiu o cargo de diretor geral da mesma. Creditava seu sucesso como administrador a um sistema de administração princípios gerais da administração, que refletem orientações gerais embutidas nele.

Funções da Empresa Fayol procurou dividir qualquer empresa em seis funções básicas: Técnicas: relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa; Comerciais: relacionadas com a compra, venda e permutação; Financeiras: relacionadas com a procura e gerência de capitais; Segurança: relacionadas com a proteção e preservação dos bens e das pessoas Contábeis: relacionadas com inventários, registros, balanços, ustos e estatísticas Administrativas: relacionadas com a integração das outras cinco funções.

As funções administrativas coordenam as demais funções da empresa. Elementos da função administrativa planejar – Estabelece os objetivos da empresa, desenvolvendo um plano de ações para atingir as metas traçadas. Organizar – É a forma de coordenar todos os recursos da empresa (humanos, financeiros ou materiais), da melhor forma segundo o planejamento estabelecido. Comandar – dirigir e orientar a organização,fazer com que os subordinados executem o que deve ser feito. Coordenar/dirigir – coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.

Controlar – verificar se as normas e regras estabelecidas estão sendo seguidas. Hoje usa-se apenas: Planejar, Organizar, Dirigir ou Executar e Controlar ( no lugar de Comandar e Coordenar) que foram unidas porque o objetivo é o mesmo. destinar responsabilidades a indivíduos específicos; Autoridade – Autoridade é todo direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. chegando a um bom equillbno entre autoridade e responsabllidade. Disciplina – Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários.

Unidade de comando – Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe. Unidade de direção – os esforços dos empregados devem centrar- se para atingir os objetivos organizacionais Subordinação dos interesses individuais(ao interesse geral) – Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais. Linha de Comando (Hierarquia) – Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa. Remuneração – Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.

Centralização (ou Descentralização) – As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas. Ordem – ordenar as tarefas e os materiais para que possam auxlliar a direção da organização. Equidade – disciplina e ordem justas melhoram o comportamento dos empregados. Estabilidade dos funcionários – promover a lealdade e a longevidade do empregado, evitando custos de novas contratações. Iniciativa – estimular em seus liderados a inciativa para solução os problemas que se apresentem. Espírito de equipe – O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe.

Frederick Taylor (1856-1917) Nascido em 1856 e falecido em 1917 Frederick Winslow Taylor foi o pai da gestão científica d precursor do estudo do PAGF3rl(F6 gestão científica do trabalho e o precursor do estudo do tempo e do movimento. Iniciou a sua carreira na companhia de aço Midvale Steel Works como operário, tornando-se mais tarde engenheiro-chefe. Talvez o fato mais marcante da vida de Taylor seja a publicação, m 191 1, de Princípios da Administração Cientlfica_ Com esse livro, Taylor propõe que administrar uma empresa deve ser tido como uma ciência.

A idéia principal do livro é a racionalização do trabalho, que envolve a divisão de funções dos trabalhadores. Taylorismo Esse foi o modelo de administração desenvolvido por Taylor, que caracteriza-se pela eficiência do trabalho, fazendo as tarefas de modo mais inteligente e com a máxima economia de esforço. Para isso era preciso selecionar corretamente o operário, e adestrá-lo na função especifica que iria desenvolver.

Também propunha melhores salários (o que foi aceito por Ford, entre outros) para os operários, com a concomitante diminuição dos custos unitários de produção, o que idealmente levaria prosperidade a patrões e empregados. Princípios fundamentais substituir os métodos empíricos e improvisados por métodos científicos e testados (planejamento); selecionar os trabalhadores para sua melhores aptidões e treiná- los para cada cargo (seleção ou preparo); supervisionar se o trabalho está sendo executado como foi estabelecido (controle); discplinar o trabalho (execução).

Taylor e outros teóricos da Administração científica adicionaram mais princípios, porém estes seguem como fundamentais e orientadores. 1–;enrv Ford ( 1863 – 1947) PAGF Company e o primeiro empresário a aplicar a montagem em série de forma a produzir em massa automóveis em menos tempo e a um menor custo. Primeiros Anos Ford iniciou sua trajetória com motores na fazenda de seu pai. Ele era responsável pelos reparos nas máquinas da fazenda.

A vida era diffcil, exigia serviços pesados feitos à mão, por causa disso demonstrava interesse em diminuir o trabalho manual com uso de máquinas. O contato com locomóvel a vapor o levou a estudar os carros automotores. Sua primeira empresa foi a Detroit Automobile Company, sob a responsabilidade de ser engenheiro chefe, entretanto, a fábrica fechou devido à discordância com os outros diretores em relação à adoção da produção em massa como modelo padrão.

Anos mais tarde, montou outra empresa, esta voltada para carros de corrida, contudo, a produção desses carros não obteve êxito. Mesmo assim, Ford persistiu com a idéia e juntamente com o projetista Harold Wills montou o chamado carro 999, com o qual Barney Oldfield se tornou campeão, divulgando o carro em todo país. Esse passo foi importante, pois o rendimento financeiro proveniente do sucesso de seu carro deu suporte financeiro a suas idéias e assim a Ford Motor Company foi fundada.

A ele é atribuído o “fordismo”, isto é, a produção em grande quantidade de automóveis a baixo custo por meio da utilização do artifício conhecido como “linha de montagem”, o qual tinha condições de fabricar um carro a cada 98 minutos, além dos altos salários oferecidos a seus operários. Ford via no consumismo uma chave para a paz, o que o levou erta vez a dizer: “o dinheiro é a coisa mais inútil do mundo; não estou interessado nele, mas sim no que posso fazer pelo mundo com ele”. inútil do mundo; não estou interessado nele, mas sim no que posso fazer pelo mundo com ele”.

Filosofia de trabalho Henry Ford foi um pioneiro do “capitalismo do bem-estar- social”concebido para melhorar a situação dos seus trabalhadores e para reduzir a grande rotação de empregados de muitos departamentos, que contratavam 300 homens por ano para preencher 100 vagas. Eficiência significava contratar e manter os melhores trabalhadores. Ford anunciou seu programa “cinco dólares por dia”. O programa revolucionário incluía uma redução da jornada de trabalho de 9 para 8 horas, 5 dias de trabalho por semana, e um aumento no salário-mínimo diário de US$ 2,34 para US$ 5 para trabalhadores qualificados.

O legado de Ford As idéias de Ford modificaram todo o pensamento da época, foi através delas que se desenvolveu a mecanização do trabalho, produção em massa, padronização do maquinário e do equipamento, e por conseqüência dos produtos, forte segregação do trabalho manual em relação ao trabalho braçal, o operário não recisava pensar apenas como fazer seu trabalho, mas efetuá-lo com o mínimo de movimentação possível.

Ele também implementou a política de metas e revolucionou o tratamento dispensado aos trabalhadores, pois melhorou o salário deles. Segundo Ford, ao mesmo tempo em que, pelo pagamento de um salário substancial para aqueles que trabalhavam com a produção e a distribuição, ocorria o aumento de poder de compra proporcionalmente, criando um movimento econômico cíclico. por esses motivos pode-se dizer que Henry Ford tornou-se um grande marco, sendo hoje muito estudado nas áreas de administração.

Atividades interativas economia

0

Iniciado em segunda, 26 março 2012, 00:28 I Completado em segunda, 26 março 2012, 00:33 Tempo empregado 15 minutos 25

Read More

Contabilidade

0

Exercício de Contabilidade Geral 01-) A empresa Virou Mania LTDA começou as suas atividades no dia OI /04/98, sendo que

Read More