Moradores de rua

Categories: Trabalhos

0

índice Identificação do grupo 2 Título do projeto 2 Resumo 2 Introdução e justificativa 2 Plano de trabalho e cronograma de sua execução 3 Material e métodos Objetivos 3 Referências bibliográ ora to view nut*ge Identificação do grupo: Moradores de rua Título do projeto: Políticas de população em situação de rua Resumo (apresentação sintética da pesquisa – 20 linhas) Atualmente os gráficos constam que aproximadamente 45% da população esta em situação de rua, isso ocorre a vários motivos, tais como, drogas ( licitas e ilícitas violência em casa, condições inanceiras, falta de conhecimento, o custo de vida na cidade é muito alto entre vários outros. Muitos dos seus direitos não são exercidos, como por exemplo, a moradia e a saúde , devido ao grande preconceito da sociedade em relação a uma classe social desfavorecida de seu direito como cidadão. poderiam ser destinadas para habitação.

Existem grupos de Intelectuais, pesquisadores, parlamentares e militantes de movimentos sociais que acreditam que a solução para a cldade de São Paulo passa por uma adaptação da região central para oferecer moradia popular, com baixo custo, para as amadas empobrecidas da cidade, compostas por pessoas que dependem dos empregos gerados na região para viver. Como o déficit habitacional nunca teve uma solução definitiva em São Paulo, apresar das diversas experiências municipais bem ou mal-sucedidas (como o “Cingapura”, adotado na gestão de Paulo Maluf como prefeito, entre 1993 e 1996), o objetivo deste trabalho passou a ser esta questão habitacional maior, e deixou de ser só documentar as favelas com o risco de despejo. A meta agora é avaliar jornalisticamente as chances de repensar e reformular o centro da Capital, para que ele possa receber dequadamente famílias de classes mais pobres que necessitem de habitação no município.

E esta avaliação passa por enxergar os conflitos sociais do centro, notoriamente em dois lugares: no entorno da estacao da Luz e na favela do Moinho. As principais questões para o projeto seriam: • 1 – Avaliar se a readaptação do centro para hab’tação popular pode ser um dos caminhos para solucionar o problema de moradia. • 2 – Avaliar as iniciativas da prefe caminhos para solucionar o problema de moradia. • 2 – Avaliar as iniciativas da Prefeitura neste sentido, e qual(is) o(s) projeto(s) de readaptação do centro e centro-oeste que retende a atual gestão. Plano de trabalho e cronograma de sua execução (quais serão as etapas para realização da pesquisa? : | 0 bimestre – Apresentação do pré-projeto e estatísticas; 20 bimestre – Levantamento e informações sobre projetos que beneficiam os moradores de rua; 30 bimestre – Atual situação da Prefeitura em relação a projetos e quais são as suas metas e objetivos; 40 bimestre – Esclarecimento e ponto de vista do grupo sobre o assunto tratado e qual o ponto de vista dos alunos após o projeto apresentado. Material e métodos (como o grupo pretende realizar a pesquisa e ue recursos utilizarão para isso? ): Artigos, Livros, Websites, Entrevistas etc. Também pretendemos utilizar dados públicos disponibilizados em sites específicos de pesquisa sobre habitação. Objetivos (o que se pretende alcançar com essa pesquisa? : • Informar os alunos sobre as deficiências de habitação da cidade de São Paulo especificadamente no centro e centro-oeste; • Que existem projetos que estão sendo executados na área (inclusive situada na região da estação uz, um marco histórico da cidade). • Qual o ponto de vista do grupo em relação a esta situação e o PAGF3ÜFd istórico da cidade). que os outros alunos pensam sobre o assunto após fazer o relato da pesquisa. Qual a situação da atual gestão da Prefeitura da cidade sobre isso e quais são as metas e objetivos que ela pretende alcançar. Referências bibliográficas (livros, artigos, sites, documentários etc. que serão pesquisados): • Sites: http://www. nossasaopaulo. org. br/portal” • Artigos: SAMPAIO, Maria Ruth Amaral de. Habitação em São Paulo. In: Revista de Estudos Avançados no 48, vol. 17, agosto de 2003. MARQUES, Eduardo; TORRES, Haroldo da Gama.

Favelas no município de São Paulo: stimativas de população para os anos de 1991, 1 996 e 2000. In: Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, vol. 5, maio de 2003, p. 27-29. FARIA, Lina Rodrigues. Primeiros Tempos da Saúde Pública em São Paulo. Página 383. • Livros: SAULE JÚNIOR, Nelson. Retratos sobre a atuação da sociedade civil pelo direito ? cidade: diálogo entre Brasil e França. São Paulo: Instituto Pólis, 2006. AZEVEDO, Aroldo de. A cidade de São Paulo. São Paulo: Nacional, 1958. AMARAC Ângela de Arruda Camargo. Habitação na cidade de São Paulo: avaliação da política municipal. 2a ed. sao Paulo: PUC-SP, 2002.

Banda marcial

0

Bandas Militares no Brasil: difusão e organização entre 1808-1889 Fernando Pereira Binder VOLUME I São Paulo setembro de 2006 –

Read More

Peripathéia

0

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO CENTRO DE TEOLOGIA E CIÊNC AS HUMANAS CURSO – FILOSOFIA (BACHARELADO) DISCIPLINA – HUMANIDADE E TRANSCENDENCIA

Read More