Motivacao e produtividade na construcao civil

Categories: Trabalhos

0

Faculdade de tecnologia e ciências Matéria: Liderança e Empreendedorismo Professora: Gardênia Jardim. Alunas: Thayana Jesica e Bruna Gusmão A relação entre motivação e produtividade nas empresas de construção civil. TEIXEIRA Regina C; MEng; Docente UFPA, Doutoranda do Swipe view p to programa de engenharia de produção. TEIXEIRA Ivandi S. Msc; Docente UFPA de engenharia de produção. OF3 O artigo feito por Re na Universidade Fed curso de especializaç teve como finalidade , Doutorando do programa p a pesquisa realizada genheiros civis no a construção civil, nformações que pudessem nortear um estudo sobre a relação entre motivação e produtividade nas empresas de construção civil na cidade de Belém.

Na introdução do artigo observa-se que apesar de todos os avanços tecnológicos da época nas empresas de construção civil tínhamos Índices de produtividade através do gerenciamento do talento das pessoas muito baixo. Tendo em vista que uma empresa só consegue ser competitiva se possuir equipes de trabalho que sejam gerenciadas de forma eficaz. A trajetória da pesquisa teve inicio com questionários constituídos por questões semiestruturadas feita feitas aos engenheiros e aos donos de empresas de construção civil.

Defendendo assim os pesquisadores que as perguntas são fundamentais por propiciarem informações de caráter pessoal e espontâneo, com todos os pormenores que consideram relevante ressaltar, contribuindo revelar relações entre necessidades individuais do engenheiro civil e das empresas construtoras quanto ao profissional da engenharia sob a ótica o engenheiro. Para o estudo selecionou-se alguns autores que dialogam sobre motivação, qualidade e produtividade como: Frederick Herzberg (1968) e Maslow (1954).

Maslow dava grande importância às necessidades de estima e auto- realização, já o homem segundo Herzberg, tem duas categorias básicas, a primeira constituída por fatores de higiene, são: aquelas que não provocam crescimento na capacidade de produção do homem, apenas impedem perdas na realização do trabalhador, a segunda categoria foi denominada de fatores de otivação, por parecerem eficientes para motivar as pessoas para realizações superiores.

Essas teorias são adequadas ao senário da construção civil, pois são primordiais ao bem estar de um funcionário. Conclui-se que a pesquisa foi direcionada ao engenheiro civil e seu papel no gerenciamento de obras na construção civil e também as empresas construtoras em relação ao que esperam de seus obras na construção civil e também as empresas construtoras em relação ao que esperam de seus profissionais, não tendo ontato com os demais profissionais dos canteiros de obra.

Sendo os canteiros de obras importantes locais de desempenho de diversas funções dentro da construção civil, é ele que absorve a maior parte das contratações e também onde se evidencia a condição das relações entre a empresa e o empregado, o nível de segurança e de qualidade de trabalho. Nesse ambiente o funcionário se encontra diariamente com riscos próprios de sua profissão que vão do simples convívio com materiais nocivos a saúde, ate acidentes de trabalho que podem leva-lo a morte.

Nós da construção civil sabemos que o engenheiro é de grande importância, porem quem realmente está se relacionando diariamente com os trabalhadores são os mestres de obra, que comandam diretamente da equipe. São eles quem transforma o planejado em executado, o engenheiro e a empresa por sua vez devem determinar as diretrizes através de suas politicas de segurança, saude e meio ambiente. Dessa forma, percebe-se que as pessoas estão muito mais disponíveis a cumprir as normas e procedimentos quando possuem o exemplo dos lideres da organização em todos os seus níveis. 3

Responsabilidade social nas empresas

0

Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS, IGUALDADE E CONCILIAÇÃO TRABALHO-FAM(LIA Experiências do prérmo

Read More

Caso cbc

0

No início o sistema organizacional da empresa era dividido entre os dois sócios: Cláudio era o responsável por toda a

Read More