Musica na ed especial

Categories: Trabalhos

0

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL NOVE DE JULHO (UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO) ar 18 to view nut*ge A SEXUALIDADE DO Renata Zafalão Pereira Souza inclusion of students with special educational needs in mainstream education is a reality that has been taking in our major public institutions. This right is guaranteed by laws and we can see that parents and family have overcome many barriers enrolling their children in these institutions. And to meet this demand, it is extremely necessary that the education professionals to explore new ways to assist in developing the learning of these students.

This paper back through the music library research as an ducational resource of great importance for the use of teachers in the classroom because it has a key role in the development of language, physical-motor and social human being. Keywords: music, learning, special education. INTRODUÇÃO A trajetória das pessoas com necessidades educativas especiais foi influenciada por muitos eventos, circunstâncias e fatores históricos conforme menciona Mazzotta (2003).

O conceito de deficiências avançou através dos tempos. Na Antiguidade, a sociedade via os deficientes como diferentes, incapazes e inferiores. Já no início da era cristã, os romanos asfixiavam as crianças que não fossem perfeitas. Na Grécia Antiga, os gregos escondiam ou sacrificavam as pessoas com deficiências. Na Idade Media conceitos, antagônicos sobre os deficientes caracterizavam os pensamentos da sociedade da época.

Assim, para alguns, deveriam ser sacrificados, como um mal a ser evitado, para outros privile iados como detentores de poderes, para outros, ainda, deveri uidos e evitados, como PAGF 18 representantes do mal. Contudo, a sociedade evoluiu em relação ao pensamento sobre as pessoas deficientes que passaram a serem mais aceitas, e a convivência com as diferenças se tornou realidade. O preconceito diminuiu embora ainda existam resistências em ários segmentos.

O movimento da escola inclusiva teve projeção internacional com a Declaração de Salamanca ( 1994), quando se passou a defender a escola sem discriminação, com um ambiente integrado e para todas as pessoas, inclusive as com necessidades educativas especiais. Inspirados em experiências concretizadas na Europa e nos estados Unidos da América do Norte, alguns brasileiros iniciaram, já no século XIX, a organização de serviços para atendimentos a cegos, surdos, deficientes intelectuais, e físicos.

Na educação brasileira, alguns momentos foram decisivos, a partir da criação a Nova Lei de Diretrizes e gases da Educação Nacional (LDB, 1996), em especial o Capítulo V que se refere exclusivamente á Educação Especial e determina que desde as crianças que apresentem uma leve deficiência até as mais comprometidas (DSM-IV, 1994), sejam incluídas no ensino regular. A inclusão de alunos com necessidades educaclonals especiais no ensino regular trouxe novos desafios para os professores, para os gestores e para todos os que trabalham direta ou indiretamente na área da educação.

Mas o professor foi o que mais sentiu esse desafio porque necessitou e necessita rganizar, planejar e adaptar o currículo pedagógico para atender a todos os alunos de sua sala de aula. Diante desta necessidade, a música pode tornar-se uma forte aliada do professor, pois possibilita que ele a utilize em outras áreas porqu 18 aliada do professor, pois possibilta que ele a utilize em outras áreas porque a música mantém um contato estreito com as demais linguagens expressivas (RCNs Ed.

Infantil 1998). Segundo RIJI_JD (1991), a atividade e a atenção que podem ser obtidas adaptando-se a música ao aluno que apresenta deficiência constituem um excelente recurso para todos os ipos de aprendizagem, e ela é capaz de estabelecer contatos, autoconhecimento e não menos importante, estabelecer ou restabelecer as relações humanas. A base da musica é o som e este produz diferentes mudanças psiquicas na pessoa, atuando sobre seu estado mental, emocional e físico.

A música está estreitamente ligada á vida da criança sendo que ela sofre influência notável do ritmo e melodia, quando utilizamos a música na aprendizagem de criança com necessidades especiais pode-se provocar mudanças em sua conduta, fazendo com que se adaptem melhor ás disciplinas escolares, contribuindo para sua interação social e melhor endimento nas atividades de aprendizagem. ) A Música na sociedade Muito antes de Cristo, na Grécia, no Egito, na Índia e na China, a música era uma tradição utilizada em muitos momentos importantes da sociedade, na antiguidade os filósofos gregos consideravam a música como uma dádiva divina para o homem. Ela tem a capacidade para reunir crianças, homens e adultos para cantar e dançar tornando-os parte de um mesmo grupo.

Benenzon (1988) comenta que a música está presente desde a formação de uma criança no ventre de sua mãe, onde ela pode ouvir o pulsar das arténas e o bater do coração durante o eríodo do seu desenvolvimento, sendo assim, ela já demonstra sensibilidade ao ambiente sonoro e respon desenvolvimento, sendo assim, ela já demonstra sensibilidade ao ambiente sonoro e respondendo com movimentos corporais.

A musica está presente em salas de cirurgias, em salas de espera, em shoppings, em cinemas, em baladas, em igrejas, em novelas, em academias, em escolas e em vários seguimentos sociais e culturais existentes. Também há músicas para dançar, para chorar, para dormir, para lembrarmos dos que já partiram há uma música para cada preferência e cada ocasião.

Através ela o ser humano consegue se expressar, comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, e talvez o mais importante, ela está conectada ao processo de ensino-aprendizagem do ser humano, principalmente para a criança onde ela aprende novos conceitos e desenvolve diferentes habllidades. 2) A Música no desenvolvimento cognitivo da criança Quando a criança ouve musica ela presta atenção, ela memoriza, ela canta, ela brinca fazendo mímica com ritmo e quando está brincando ás vezes se lembra da musica que ouviu e cantarola de sua maneira.

Estas são algumas atividades que despertam, estimulam, desenvolvem e atendem ás necessidades de xpressão que passam pelas áreas afetivas, estéticas e cognitivas desenvolvendo estágios cada vez mais elaborados. De acordo com a visão piagetiana, os estágios de desenvolvimento intelectual caracterizam-se nas diferentes maneiras de o indivíduo interagir com a realidade organizando seus conhecimentos visando sua adaptação, constituindo-se na modificação progressiva dos esquemas de assimilação (GROSS, 1993).

Na assimilação a criança internaliza elementos do meio externo como, objetos, acontecimentos, conhecimentos etc, interpretando-os de forma a poder encaixá-los nas suas estrutu bjetos, acontecimentos, conhecimentos etc, interpretando- os de forma a poder encaixá-los nas suas estruturas cognitivas a música desperta os sentimentos e emoções, segundo Wallon (1 995)a emoção tem um papel fundamental no processo de desenvolvimento humano.

Para ele quando nasce uma criança, todo contato estabelecido com as pessoas que cuidam dela são feitas via emoção, sendo assim, a crianças é constituída de corpo e emoção e não apenas de cognitivo. Wallon destaca ainda a afetividade como um dos elementos principais do desenvolvimento humano porque é através da afetividade que o er humano exterioriza suas emoções e suas vontades. Em geral, são manifestações que expressam um universo importante e perceptível, mas pouco estimulado pelos modelos tradicionais de ensino.

As transformações fisiológicas de uma criança revelam traços importantes de caráter e personalidade. Ainda segundo Wallon, a emoção é altamente orgânica, altera a respiração, os batimentos cardíacos e até o tônus muscular, tem momentos de tensão e distensão que ajudam o ser humano a se conhecer. A raiva, a alegria, o medo, a tristeza e os sentimentos mais profundos ganham função relevante na relação da criança com o elo, a emoção causa impacto no outro e tende a se propagar no melo social.

Para que o processo de aprendizagem ocorra na vida da criança que apresenta deficiência intelectual normalmente necessita de um número maior de repetições e tempo necessário para adquirir competência, geralmente quanto maior a deficiência, maior será o numero de repetições que o professor fará em sala de aula para que haja a aprendizagem do aluno. As repetições são extremamente importantes e necessárias aprendizagem do aluno. ecessárias porque estas crianças apresentam esquecimento, ou seja, este esquecimento define-se pelo decréscimo no esempenho de passar algum tempo e durante o qual ela não é exercitada ou é exercida com pouca frequência. Este esquecimento está relacionado ao distúrbio da memória, segundo Marcheschi (2008), ” a memória imediata de algarismos, letras, palavras que cresce regularmente da primeira infância até a idade adulta. O desenvolvimento da memória visual precede o da memória verbal.

A memória imediata aparece ligada á atenção e á velocidade de elaboração da informação. A memória de uma criança que apresenta deficiência intelectual aparece difusamente comprometida nos vários aspectos, e sso parece ter relação com a menor eficiência e rapidez de elaboração da informação. Para a chamada memória “de curto prazo”, pode-se ter um dano ligado ao aumento da quantidade de informações, por incapacidade seletiva dos estímulos, por déficits de motivação e por incapacidade de estratégias de memória”.

Com esse comprometimento da memória em crianças com deficiência intelectual, torna-se necessário que se realize a evocação trazer a lembrança, segundo Rocha (1987), refere- se ao tempo e esforço letivo necessário para reaprender uma dada competência e atingir um nível de desempenho semelhante o inicial, desta forma, a música torna-se uma aliada como recurso pedagógico porque através de repetições musicais pode- se trabalhar vários conceitos como: numerais, cores, formas, palavras e muito mais.

A musica também pode propiciar uma estrutura na qual atividades e impressões podem ser lembradas, a repet propiciar uma estrutura na qual atividades e impressões podem ser lembradas, a repetição de uma musica pode facilitar tanto a lembrança quanto a antecipação de ventos associados a ela, ainda pode criar associações que nos possibilitam rememorar eventos ocorridos há muito tempo. Quando uma sequência e temas musicais é regularmente repetida, a exposição de um tema provocará a memorização do tema que se segue.

Num cd bem conhecido, sempre lembramos qual a música que virá depois, antes que realmente a escutemos. A utilização de temas musicais, combinados com definidas atividades seqüenciais, facilita a ordenação e a memória a longo prazo da organização dessas atividades. 3) A Música no desenvolvimento da linguagem da criança Como desde muito cedo a criança está em contato com um mundo sonoro, de sons produzidos pelos seres vivos e pelos objetos, sua relação com a música é imediata seja pelas anções de ninar de sua mãe ou pelas pessoas ao seu redor.

Esta exposição da criança em relação a musica possibilita que ela ouça, memorize e reproduza o que ouviu, permitindo assim que exercite sua audição, sua memorização e a linguagem acrescentando ao seu repertório uma quantidade maior de palavras novas, auxiliando assim seu desenvolvimento lingüístico. Com a criança que apresenta deficiência intelectual não é diferente, ela necessita estar em contato com a música para que haja a possibilidade de conhecer outras palavras, expressar seus sentimentos e suas emoções. ? certo que algumas crianças odem apresentar comprometimento no desenvolvimento correto da linguagem, como distúrbio de pronuncia, falta de conteúdos expressivos, falhas na sintaxe e distúrbio na entonação distúrbio de pronuncia, falta de conteúdos expressivos, falhas na sintaxe e distúrbio na entonação (Pfanner 2008), mas ao permitirmos que a criança tenha o contato com a música, ela tem a oportunidade de coordenar a sua voz com a múslca e o movimento de sua maneira espontânea porque neste momento as suas limitações são insignificantes e ela pode descobrir e perceber que suas potencialidade é o que mais deve ser onsiderada. De acordo com Ruud (1991) “a música é uma linguagem para todas as pessoas, nos casos mais graves, quando o aprendizado por meio da linguagem não é mais possível, a musica se torna indispensável como um recurso humano especial para a comunicação. utilizando-se a música pode-se iniciar um desenvolvimento de interação em qualquer ser humano ” A aprendizagem da língua oral e escrita é um dos elementos mais importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.

O trabalho com a linguagem se constitui um os eixos básicos na educação infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvmento do pensamento. Aprender uma língua não é somente aprender as palavras, mas também os seus significados culturais, e com eles os modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a realidade. Conforme os RCNs (1 998 p. 1 1 7), ” a educação infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um rabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidad linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças.

Essa ampliação está relacionada ao desenvolvmento gradativo das capacidades associadas ás quatro competências lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever” A musica faz com que o movimento e a linguagem sejam apresentados de forma lúdica e dinâmica, de tal maneira que a criança se sente envolvida e motivada para executar s exercícios propostos pelo professor. Se uma criança, por exemplo, tem um problema de desenvolvimento de linguagem e não consegue falar corretamente, a música, o gesto, o movimento e o ritmo organizado de uma canção facilltam a fala de pequenos fragmentos de frase, o que permite que essa criança se integre no contexto da aula, a repetição criativa de vários conceitos conduz á aprendizagem sem medo e inibições e consequentemente desenvolvem a auto-estima da criança. ) A música como facilitadora no processo do desenvolvimento da motricidade A ouvirmos uma música, quase que automaticamente até mesmo sem percebermos movimentamos o corpo, ou dedilhamos numa mesa, ou balançamos os pés. Se for uma música clássica ás vezes ela nos acalma e o ambiente torna- se tranquilo. A música tem a capacidade de gerar em nós movimentos que expressam alegria ou pesar, movimento ou estagnação, partindo desses conceitos podemos perceber a extrema importância da música como facilitadora no processo de desenvolvimento da motricidade da criança. Conforme os RCNs da Educação Infantil (1998 p. 15), o movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam

Os muros da escola

0

fev 16, 2010. Resenha do filme “Entre os Muros da Escola” vencedor da Palma de Ouro em Cannes, baseado no

Read More

Pratica de ensino

0

A lição dos gansos No outono, quando se vê bandos de gansos voando ao sul, formando um grande “V” no

Read More