Nietzsche – valores bom e mal

Categories: Trabalhos

0

Nietzsche – Valores “Bom” e “Mal” (… ) o ressentimento dos seres aos quais é negada a verdadeira reação, a dos atos, e que apenas por uma vingança imaginária obtêm reparação. Enquanto toda moral nobre nasce de um triunfante Sim a si mesma, já de início a moral escrava diz Não é seu ato criador. Esta inversão do olhar que estabelece valores _este necessário dirigir-se para fora, em vez de voltar- se para si _ é algo próprio do ressentimento: a moral escrava sempre requer, para nascer, um mundo oposto ao exterior, para agir em absoluto _ sua ação é no fundo reação”.

Assim, to view next;Ege Nietzsche acrescenta não é franco nem ing uo, ar 2 alma olha de través caminhos ocultos, tu sua segurança, seu b do ressentimento to consigo. Sua E, o ubterfúgios, os como seu mundo, silêncio, do não esquecimento, da espera, do moment neo apequenamento e humilhação própria (NIETZSCHE, 1 998, pp. 28-29). Na citação, vemos Nietzsche apresentar o conceito de ressentimento, que é a atitude daquele que se inconforma com o modo de ser da realidadeÉ o ódio que marca a reatividade expressa na forma de vingança contra algo que não se pode lterar, algo já ocorrido de forma intangível.

O ressentimento é reação contra a ação da vida, é seu movimento de ser. Vingança é a atitude daquele que nao age tragicamente, ist Swipe to vlew next page isto é, não aquiesce vida em seu modo constitutivo de ser enquanto vontade de poder/eterno retorno. Por isso, o ressentimento nega ao invés de dizer Sim. Nietzsche aponta a negação como o ato criador do ressentido, pois, ao negar a realidade, este se remete, se desvia a uma perspectiva interior (daí falarem interiorização de valores da lma do homem), na qual cria ou transmuta a realidade em novos valores, em ideais.

Assim, o ressentimento acha ter agido, ter feito por onde… , ter feito o que pôde… Isso conforta e diminui o sentimento de impotência ante aquilo que se afirma inalterável. Com isso, justificamos a afirmação de Nietzsche de que ressentimento é reação. Embora tenhamos dito que ressentimento cna valores, este não é promovido pelo que Nietzsche chama de vontade criadora, pois (como já vimos) é ela uma disposição afirmativa.

Destarte, a compreensão de ida como valor se constrói a partir da assunção do caráter sempiterno da gênese da realidade, a partir da vida enquanto experiência de criação. Na segunda parte da passagem citada, o autor nos aponta um comportamento sinuoso, cheio de desconfiança, de subterfúgios, por parte do ressentido, exposto por Nietzsche de modo caricato. Uma caricatura que marca a insatisfação que a metafisica tem para com o modo de ser do fenômeno. Isso marca uma vontade, a vontade de verdade, tal como vimos nas primeiras páginas deste escrito.

Teste

0

Aulas 11-12 (25 de outubro de 2006) Recapitularam-se aspectos essenciais da filosofia política de Maquiavel. O primeiro aspecto fulcral focado

Read More

Zumbi dos palmares

0

CENTRO DE ENSINO MÉDIO AVE BRANCA HISTORIA ZUMBI DOS PALMARES TAGUATINGA – DF NOVEMBRO DE 2011 BIOGRAFIA Zumbi dos Palmares

Read More