Nutriçao na terceira idade
NUTRIÇÃO NA TERCIERA IDADE A organização mundial da saúde (OMS), deixe o idoso como “uma pessoa com 65 anos ou mais no países desenvolvidos, e 60 anos nos países em desenvolvimento. O aumento dessa população está ocorrendo no mundo inteiro recorrente a função da melhoria da qualidade de vida, acompanhado ao avanço da ciência e tecnologia, segundo o IBGE, estima-se que no Brasil que entre 1950 e 2025, a quantidade de idosos aumentará 16 vezes contra 5 vezes da população total (1 00 vezes a mais).
A nutrição e alimentação na terceira idade são área pobres em nvestigação, sendo pouca exploradas e não recebido a atenção que lhes é devida. E pesquisas tem sido f almentar de idosos, Brasil, estas investiga É fundamental que o ora S”ipe to view nut*ge lvidos, muitas r o consumo , partlcularmente no stem. eta com 30% de gordura (evitando a gordura de origem animal) 10 a 20% de proteínas, e 50 a 60% de carboidratos (açucares, massas e fibras). Após só 50 anos é aconselhado a utilização rotineira de alimentos ricos em vitaminas principalmente A e C.
Estudos científicos mostram que determinados legumes e fruta atenuam o processo de multiplicação de células que ocorrem nos umores destacando-se to page os brócolis, tomate, soja, alho, cebola, pimenta, e frutas cítricas. O idoso sadio que está se alimentando corretamente não tem necessidade de suplementação alimentar com medicamentos á base de vitaminas. Deve ser sempre observada uma ingestão razoável de líquidos, principalmente, água, entorno de 2 litros por dia.
O atendimento das necessidades de vitaminas e minerais é essencial, pios esses nutrientes, além de atuar regulando diversas funções do organismo, agem como antioxidantes e previnem o envelhecimento e o aparecimento de doenças. Além disso, é mportante a refeição apresentar aspectos agradáveis, como, cor, sabor, aroma, e textura, e que seja priorizado o prazer no momento da refeição, atendendo as preferências do Idoso. ALGUMAS DICAS ADEQUADAS AS REFEIÇÕES DOS IDOSOS -Faça 4a 6 refeições por dia. Mastigue bem os alimentos, facilitando a digestão e aumentando o aproveitamento dos nutrientes. -Reduza o consumo de sal e gorduras saturadas, ajudando a prevenir problemas cardiovasculares. -Consumir açúcar com moderação; o uso excessivo está associado á obesidade e cárie dentaria. -As fibras devem fazer parte da alimentação diária, pois ajudam o bom funcionamento intestinal, prevenção e tratamento do colesterol elevado e ajudam a prevenir o cancro do colón. -O cálcio para prevenir a osteoporose. Realize as refeições em locais agradáveis e sem pressa. PAGFarl(F3 -Beba de 6 a 8 copos de água por dia. -pratique atividade física. PROBLEMAS DE SAÚDE MAIS COMUNS EM IDOSOS RELACIONADOS A MÁ ALIMENTAÇÃO -Obesidade com atrofia da massa muscular. -Arteriosclerose. -Diabetes. -Hipertensão arterial. -Doenças do coração. -Doenças osteoarticulares. -Insuficiência digestiva. -Magreza e desnutrição. A FALTA DE ALGUMAS VITAMINAS Vitamina 35, neuropatia periférica; convulsões. Folatos, irritabilidade, depressão; -Vitamina 312, demência; -Vitamina E, degeneração espino cerebelar. -Ácido ascórbico, déficit amnésico. NUTRIENTES ESSENCIAIS PARA A TERCEIRA IDADE Selênio – Reduz o risco de cancro da próstata em 69%, do cólon em 64% e do pulmão 39%. Magnésio – Importante papel no bom funcionamento e saúde do sistema nervoso e dos músculos. Zinco – Reparação dos tecidos e cura de feridas. Ácido fólico – Reduz o risco da doença de Alzheimer. Luteína – Antioxidante especifico da retina, previne a degeneração macular da idade.