O barroco

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de Jesus em Roma, a Giacomo della Porta avançar o estilo bar ‘derivação rococó ou formas sinuosas e as O barroco Premium ay traganay anpenR 09, 2012 9 pages BARROCO Definição: Em geral, compreende-se como barroca a arte desenvolvida no século WII. Contudo, alguns historiadores costumam apontar como o I início da época barroca os anos finais do século WI, que com a arte religiosa da contra-reforma teria gerado os primeiros I I frutos do que viria a ser a arte barroca, plenamente desenvolvida apenas durante a primeira metade do século XVII.

Como marco nicial aponta-se a primeira igreja da recém-fundada Companhia Swip t view. t page cro m a fachada de teoricos fazem lo XVIII, com sua de requintada de como um processo natural de desenvolvimento do século anterior. I Contudo, há uma dificuldade, como sempre, em delimitar datas precisas para o término e começo de qualquer movimento artístico. I Após seu surgimento na Roma católica, o barroco se dissemina fortemente pelo mundo, gerando uma série de variações naclonals.

I Por isso a dificuldade de unir num mesmo denominador comum trabalhos de alguns dos grandes mestres como Michelangelo Merisi da I ICaravaggio (1571 – 1610), Peter Paul Rubens (1577 – 1640), Diego velázquez (1 599 – 1660), Rembrandt van Rijn (1 606 – 1669), | Gian Lorenzo Bernini (1 598 – 1 680), Francesco Borromini (1599 – barroca. Em contraposição ao ideal I clássico, as obras desses artistas mostram certa tendência ao bizarro, ao assimétrico, ao extravagante, ao apelo emocional, Isendo obras muito teatrais, inexistente até então na arte renascentista.

Caravaggio – Judith decapitando Holofernes – 1597-1598 Deve-se aos teóricos Alois Riegl (1 858 – 1905) e Heinrich Wõlfflin 1 864 – 1945) o inicio da revalorização das obras barrocas I I no fim do século XIX. Para eles, não se trata mais de hierarquizar momentos radicalmente diversos da história da arte, mas sim I Ide reconhecer e valorizar os traços distintivos do barroco como expressão de uma outra forma de ver o mundo.

Segundo Wbllflin, além das diferenças individuais e nacionais de cada artista, pode-se dizer que a arte barroca, tanto na arquitetura I le escultura quanto no desenho e na pintura, tem as seguintes características: Apresenta os objetos como manchas ou massas de cor; enfatiza profundidade e não o plano; sua forma é aberta, pois as I indeterminações dos limites entre os objetos representados e as perspectivas não centrais sugerem uma continuidade no espaço no tempo; a sensação de unidade prevalece sobre a singularidade de cada parte; as formas têm clareza relativa, ou seja, não é I mais preciso reproduzir as coisas em todos os seus detalhes, basta sugerir ao espectador alguns pontos de apoio para que a limaginação complete o resto. I Esse método pode ser chamado de “método formalista”, o qual se contrapõe com as características do renascimento. Veja o pequeno esquema abaixo, ue com as características do renascimento. Veja o pequeno esquema abaixo, que mostra a contraposição entre renascimento e barroco: I • Linear – Pictórico 1• Profundidade – Superfície • Forma fechada – Forma aberta • Unidade – Multiplicidade • Clareza absoluta – Clareza relativa I Em seu conjunto, essas qualidades formais servem a uma interpretação do mundo na qual a aparência mutável da realidade se I sobrepõe à visão da beleza ideal imutável.

O homem barroco compreende a natureza como infinita em sua diversidade e dinamismo para expressar tal sentimento utiliza recursos como contrastes abruptos de luz e sombra, manchas difusas de cores, passagensl Isúbitas entre prmeiro e segundo planos, dlagonais impetuosas, ausência de simetria, entre outros. De certa forma, o desapego I pelas formas “ideais” de beleza e perfeição clássicas e a valorização da representação dos temas com base na experiência predispõem algumas obras barrocas a uma espécie de naturalismo, quer dizer, a imagem pictórica das coisas e seres humanos tal I como aparecem, com suas marcas do tempo, seus defeitos fisicos, seus traços bizarros e feios, sem retoque algum.

A questão da I veracidade do instante representado se dá na arte barroca pelo apelo à emoção do espectador. Por isso as contorções exageradas Idos corpos e rostos, os ef e luz e sombra são alguns pnGF 3 g são alguns dos recursos teatrais utilizados para convencer. No caso dal arte decorativa – um dos gêneros mais desenvolvidos do período , a composição cenográfica das figuras serve ao mesmo I propósito. I Em vista do desenvolvimento que a arte barroca conhece nos países protestantes setentrionais, principalmente na figura Isingular de Rembrandt, torna-se problemático afirmar que o arroco é apenas a arte da Igreja católica contra-reformista. É I também. Bem como soube expressar os interesses das monarquias absolutistas.

Na verdade, ao propiciar a flexibilização dos I cânones clássicos (dando liberdade ao artista de criar novas formas de representação) e atribuir à arte uma capacidade de persuasão inédita até então, o barroco é bem acolhido em diversas partes do mundo, gerando pela primeira vez na história da I larte uma série de nuances nacionais. Encontra, por exemplo, um desenvolvimento importante na arte ibero-americana. No Brasil, a arte barroca, com base nos modelos europeus, é adaptada às condições regionais (materiais e técnicas, bem como espirituais), I conquistando características próprias cem anos após sua ocorrência na Europa, em pleno século XVIII. ?? Resumo das Características do Barroco – o predomínio do emocional sobre o racional; – o artista fica livre de qualquer regra ou padrão para liberdade de criaçao; – busca de efeitos decorati arquitetura e escultura intimamente ligadas; – valorização do entalhe na construção de altares, com luxo na decoração e aplicação a ouro; pntura de tetos com efeitos iluslonistas; – fachadas simples, contraste entre a simplicidade do exterior com a opulência decorativa do interior, era a tônica na arquitetura; – violentos contrastes de luz e sombra eram marcantes na pintura; Bibliografia: http://www. ltaucultural. org. br/ WÔI_FFLIN, Henrich. Conceitos fundamentais da história da arte. sao Paulo: Martins Fontes, 1996. ATIVIDADES: Para ser entregue em uma folha separada. ) De acordo com o texto e com o debate em sala de aula, procure em revistas e jornais, imagens que possam possuir as características do barroco. Ou se preferir produza sua própria imagem barroca. Dica: Procure por imagens publicitárias (propagandas). 2) Depois de escolhida a imagem ou produzida, faça uma análise formal identificando quais das características barrocas ela apresenta. 3) Diga também, com qual dos artistas apresentados em sala de aula a imagem que voce possui se parece mais. 4) Qual é o estilo que o barroco se contrapõe? Por quê? multiplicadas no decorrer do século, em que mestres portugueses se I ‘unem aos filhos de europeus nascidos no Brasil e seus descendentes caboclos e mulatos para realizar algumas das mals elas I lobras do barroco brasileiro.

Pode-se dizer que o amálgama de elementos populares e eruditos produzido nas confrarias artesanais ajuda a rejuvenescer entre nós diversos estilos, ressuscitando, por exemplo, formas do gótico tardio alemão na obra Ide Aleijadinho (1730 – 1814). O movimento atinge o auge artístico a partir de 1760, principalmente com a variação rococó do I barroco mineiro. I Durante o século XVII a Igreja teve um importante papel como mecenas na arte colonial. As diversas ordens religiosas l(beneditinos, carmelitas, franciscanos e jesuítas) que se instalam o Brasil desde meados do século XVI desenvolvem uma larquitetura religiosa sóbria e muitas vezes monumental, com fachadas e plantas retilíneas de grande simplicidade ornamental, bem ao gosto maneirista europeu. ? somente quando as associações leigas (confrarias, irmandades e ordens terceiras) tomam a Idianteira no patrocínio da produção artística no século WIII, momento em que as ordens religiosas vêem seu poder I enfraquecido, que o barroco se frutifica em escolas regionais, sobretudo no Nordeste e Sudeste do país. Contudo a primeira Imanifestação de traços barrocos, se bem que misturado ao stilo gótico e românico, pode ser encontrada na arte missionária dos I ISete Povos das Missões na região da Bacia do Prata. Ali se desenvolveu, durante um século e meio, um processo de síntese As ruínas mais importantes são as da missão de São Miguel, no Estado do Rio I Grande do Sul.

IAS primeiras manifestações do espírito barroco no resto do país estão presentes em fachadas e frontões, mas principalmente na decoração de algumas igrejas, também em meados do século XVII. A talha barroca dourada em ouro, de estilo português, espalha-se pela Igreja e Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, onstruída entre 1633 e 1691. Os motivos folheares, a I multidão de anjinhos e pássaros, a figura dinâmica da Virgem no retábulo-mor, projetam um ambiente barroco no interior de uma larquitetura clássica. A vegetação barroca é introduzida na Bahia no fim do séc. XVII na decoração, por exemplo, da antiga Igreja dos Jesuítas, atual Igreja Catedral Basnica, cuja construção da capela-mor, com seus cachos de uva, pássaros, flores I I tropicais e anjos-meninos, data de 1665-1670.

No Recife destaca-se a chamada Capela Dourada ou Capela dos Noviços da Ordem I Terceira de São Francisco de Assis, idealizada no apogeu conômico de Pernambuco, em 1 696, e finalizada em 1 724 Entre os anos de 1700 e 1730 uma vegetação de pedra esculpida tende a se espalhar nas fachadas, como imitação dos retábulos, Iseguindo a lógica da ornamentação barroca. Em 1703 0 dinamismo conquista o exterior pela primeira vez de forma ostensiva na I fachada em estilo plateresco da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, em Salvador. No entanto, vale notar I Ique tal exuberância representa uma exceção no barroco brasileiro, pois mesmo em seu eriodo áureo as igrejas barrocas simbolizando dessa forma a virtude do recolhimento, requisito ecessário à alma cristã.

Esses primeiros 30 anos marcam a difusão no Brasil do estilo “nacional português”, sem grandes variações nas diversas regiões ‘Surge então um novo ciclo de desenvolvimento do barroco entre meados de 1730 e 1760, com predominância do estilo português I ‘”joanino”, cuja origem remonta ao barroco romano. Há uma significativa barroquizaçao da arquitetura com a construção de naves poligonais e plantas em elipses entrelaçadas. Destaca-se no período, com ressonâncias posteriores, a atuação dos artistas portugueses Manuel de Brito e Francisco Xavier de Brito. Nota-se que, em meados do século XVIII, a perda da força econômica e política inicia um período de certa estagnação no Nordeste, com exceção de Pernambuco, que conhece o estilo rococó na segunda metade do século.

O foco volta-se para o Rio de I Janeiro, transformada em cap•tal da colônia em 1763, e a reglão de Minas Gerais, desenvolvida à custa da descoberta de minas Ide ouro (1695) e diamante (ca_1730). Não por acaso, dois dos maiores artistas barrocos brasileiros trabalham exatamente nesse período: Mestre Valentim (ca. 1745 – 1813), no Rio de Janeiro, e o Aleijadinho, em Ouro Preto e adjacências. IÉ na suavidade do estilo rococó mineiro (a partir de 1760) que se encontra a expressão mais original do barroco brasileiro. A I extrema religiosidade popular, sob o patroc(nio exclusivo das associações laicas, se expressa em um espírito contido e elegante, gerando templos harmônicos e dinâmicos de arquitetura em planos circulares, com graciosa decoração em pedra-sabão. itivamente substituídas As construções monume apropriados à espiritualidade e às condições materiais do povo da região. Um dos exemplos mais bem-acabados desse estilo pode ser contemplado na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência (1767), cujo risco, frontispício, retábulos laterais e do altar-mor, púlpitos e lavabo são de autoria de Aleijadinho. A pintura ilusionista do teto da nave (1802) é de um dos mais talentosos pintores barrocos, Manoel da Costa Athaide (1762 – 1830). Destaca-se ainda a parceria dos dois artistas nas esculturas de madeira policromada (1796-1799) representando os Passos da Paixão de Cristo para o Santuário do Bom Jesus dos Matoznhos, em Congonhas do Campo.

No adro I desse santuário, Aleijadinho deixa o testemunho mais eloqüente de seu talento artístico: seus 12 Profetas de pedra-sabão (1800-1805). No Rio de Janeiro a presença lusitana se faz sentir mais fortemente. Distingue-se das outras cidades pela tendência ? Isobriedade neoclásslca, reforçada pelas influências no Brasll da reforma pombalina. Na arte civil (por exemplo: Passeio I Público, de 1779-1785 e Chafariz da Pirâmide, de 1789) e sacra de Mestre Valentim o perfeito equilíbrio entre os postulados I racionais do classicismo, a dinâmica e grandiloqüência do barroco e um certo sentido de preciosismo e delicadeza da estética I rococó, sintetiza brilhantemente o espírito da arte carioca da segunda metade do século WIII.

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