O brasil caboclo
PROGRAMA GESTAO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR GESTAR II Ministério da Educação LINGUAGEM E CULT LÍNGUA PORTUGUE LÍNGUA PORTUGUES 9 p Presidência da República Ministério da Educação Secretaria Executiva Secretaria de Educação Básica PROGRAMA GESTAO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR FORMAÇAO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL campinas/UNlCAMP Professora Adjunta – Instituto de Psicologia Universidade de Brasilia/UnB Paola Maluceli Lins Mestre em Lingü(stlca Universidade Federal de Pernambuco/lJFPE Ilustrações Francisco Régis e Tatiana Rivoire Maria Luiza Monteiro Sales Coroa – TP3, TP5 e TP6
Doutora em Lingüística Universidade Estadual de Campinas/UNlCAMP Professora Adjunta – Lingüística – Instituto de Letras Silviane gonaccorsi Barbato – TP4 e TP6 Doutora em Psicologia DISTRIBUIÇAO SEB – Secretaria de Educação Básica Esplanada dos Ministérios, Bloco 50 Andar, Sala 500 CEP: 70047-900 – Brasília. DF – Brasil ESTA PUBLICAÇAO NAO PODE SER VENDIDA. DISTRIBUIÇAO GRATUITA. QUALQUER PARTE DESTA OBRA PODE SER REPRODUZIDA DESDE QUE CITADA A FONTE. Todos os direitos reservados ao Ministério da Educação – MEC.
A exatidão das informações e os conceitos e opiniões emitidos ão de exclusiva responsabilidade do autor. Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Centro de Informação e Biblioteca em Educação (CIBEC) Programa Gestão da Aprendiza em Escolar – Gestar II. Língua Portuguesa: Atividades de 2 Básica. CDU 371. 13 MINISTERIO DA EDUCAÇAO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ANOS/SERIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL LÍNGUA PORTUGUESA ATIVIDADES DE APOIO A APRENDIZAGEM 1 LINGUAGEM E CULTURA VERSÃO DO ALUNO BRASILIA 2008 Sumário Apresentação……….. Introdução……. 9 Unidade 1: Variantes linguísticas: dialetos e …. 15 registros. Aula 1: Uma estranha . 13 8 Unidade 2: Variantes lingüísticas: desfazendo equívocos…….. ………………………….. 4 Aula 1: Cada grupo social com seu modo de falar…. — . 43 Aula 2: Uma mensagem por e- Aula 3: Entrando na conversa… Aula 4: O texto 50 Aula 5: Comparando linguagens…. Aula 6: Minha experiência com livros… . …. 56 Aula 7: Linguagem vaga.. Aula 8: Existe linguagem ….. 61 Unidade 3: O texto como centro das experiências no ensino da língua………
Aula 1: Construindo hipóteses sobre o texto Aula 2: Verificando a correção das hipóteses…. Aula 3: Criando um selo de qualidade…………………………. Aula 4: Uma entrevista: dialeto popular.. Aula 5: Suprimindo as marcas de oralidade 4 marcas de oralidade de um texto…. Aula 6: Um poema de cordel … 80 paulense……….. — Aula 7: Propaganda: um outdoor………… Aula 8: Criando um 89 Unidade 4: A intertextualidade. Aula 1: Um texto de memórias… Aula 2: Intertextualidade: diálogo entre textos……
Aula 3: Paráfrase: dois modos de noticiar o mesmo …. 101 Aula 4: Paródia: Branca de Neve. Aula 5: Paródias de provérbios… … …. … Aula 6: Ponto de vista.. ….. 104 … 107 ….. 1 13 Aula 7: Quem conta um conto, aumenta um … 15 Aula 8: Uma semana e vários pontos de Apresentação Caro Professor, cara Professora, ….. 118 Este é o primeiro caderno de Atividades de Apoio à Aprendizagem em Língua Portuguesa. Ele foi elaborado a partir do conteúdo do caderno de Teoria e Prática 1, que trata de Linguagem e Cultura.
Esperamos que as aulas aqui planejad s OF planejadas sejam úteis ao desenvolvimento do seu trabalho com Língua Portuguesa em sala de aula. O caderno inclui quatro unidades. Cada uma é composta de oito aulas, cujo ponto de partida é o texto, apresentado com variedade de gêneros. As atividades propostas oram elaboradas com a finalidade de contribuir para a aprendizagem dos conteudos abordados no caderno de Teoria e Prática e o desenvolvimento de habilidades a eles relacionadas. ara isso, procuramos selecionar textos que revelam a riqueza dos traços regionais da cultura de nosso povo e planejar atividades diversificadas que contemplam a variedade das preferências dos alunos do Ensino Fundamental Para que este caderno contribua efetivamente para o melhor resultado possivel no trabalho com os alunos, o professor deverá conhecer o conjunto referente a cada unidade e selecionar a aula levando em conta o nível da turma, o onteúdo a ser aprendido e as habilidades a serem desenvolvidas com os alunos.
As aulas de cada unidade poderão ser dadas na sequência em que aparecem no caderno, ou naquela que o professor julgar mais eficaz tendo em vista a necessidade dos alunos. Desejamos um bom trabalho a todos, mantendo sempre nossa expectativa de ter contribuído para uma prática pedagógica renovadora. Introdução 6 caderno de Teoria e Prática 1 de Língua Portuguesa, que abordam, respectivamente, os seguintes assuntos: Variantes linguísticas: dialetos e registros Variantes linguísticas: desfazendo equívocos
O texto como centro das experiências no ensino da língua A intertextualidade As dificuldades apresentadas pela maioria dos alunos nas várias situações de uso da linguagem indicam a necessidade de trabalhar em sala de aula com atividades que desenvolvam a consciência da variação linguística e do modo como as variantes se efetivam na interação cotidiana, assim como promovam a familiaridade com o texto oral e escrito de gêneros diversos. Nas aulas propostas, o texto é sempre o elemento deflagrador das atividades de leitura e produção de textos, análise e descrição da língua.
Tais tividades incluem questões críticas que estimulam os alunos a discutir temas relacionando-os ao contexto sócio-cultural em que vivem. Na Unidade 1, as atividade m como objetivo Entender a noção de paródia; Participar de discussão e apresentar argumentos; Relatar oralmente conclusões de grupo. As atividades propostas na Unidade 1 tomam como base dois pressupostos essenciais: a língua expressa a cultura dos sujeitos e dos grupos; elas apresentam variações no tempo e no espaço dando origem aos dialetos e aos registros.
As atividades da Unidade 2 retomam e ampliam o tema central da primeira unidade procuram desenvolver no aluno estas habilidades: Analisar o uso de diferentes variedades lingüísticas; Analisar e compreender o efeito do uso da variedade não padrão; Produzir textos: e-mails, bilhetes, cartas curtas; Perceber alguns aspectos 8 OF gráfica; linguagem verbal e imagem; Perceber a importância do contexto para a compreensão do texto; Criar selo de qualidade para produto industrializado da região em que se situa a escola; dentificar marcas de oralidade em texto oral; dentificar traços do dialeto social, popular, em texto oral; Transformar texto oral em texto escrito; Revisar o próprio texto; Recontar narrativa oralmente; dentificar os recursos ling ais em outdoor; apoio são: as formas de diálogo entre textos de várias épocas e sua presença no cotidiano e a importância do ponto de vista na interlocução. Ao final de cada unidade, são apresentadas as respostas esperadas ou posslVeis de cada atividade, com o intuito de contribuir para o trabalho do professor.
ATIVIDADES DE APOIO À APRENDIZAGEM 1 UNIDADE 1 VARIANTES LINGUÍSTICAS: DIALETOS E REGISTROS Aula 1 uma estranha passageira Você vai ler um texto cujo título é “A estranha passageira”. Antes, orém, vai fazer previsões sobre ele. Depois da leitura, você poderá compará-las com os significados do texto. para fazer as previsões, considere as perguntas abaixo: A história é mais voltada para a realidade ou para a ficção? Por que será que a passageira é estranha? Quem é ela? É passageira de automóvel? Trem? Navio? Avião? Quem será o narrador, isto é, quem conta a história? Será sério esse texto? Ou engraçado? Ou triste? Para saber, vamos à leitura! A estranha passageira 15 O senhor sabe? É a primeira vez que eu viajo de avião. Estou com zero hora de vôo – e riu n 0 DF 79 da.