O manifesto denominado dogma

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O manifesto denominado dogmag5 Dogma95 é um movimivento de cineastas,fundado em copenhague na primavera de 1995. O dogman tem o compromisso de levantar-se contra “certa tendência” do cinema atual. O dogma95 é um ato de resgate! Para o dogma95 0 cinema não é uma coisa individual! Hojé uma tempestade tecnológica cria tumulto. O resultado será a democratização suprema do cinema. Pela primeira vez,qualquer um pode fazer um filme. Mas quanto mais os meios se tornam acessíveis, mais a vanguarda ganha importância.

Não é o caso que o terma vanguarda assuma uma conotação militar. A resposta é a dicipli em uniforme, porque Cin ar 3 efinição. Para erguer-se contr apresenta uma série castidade”. to view nut*ge nossos filmes decadente por , o dogman95 iltuladas “voto de Em 1960,tivemos o bastante. O cinema havia sido “cosmetizado” à exaustáo,dizia-se. Dali em Swlpe to vlew next page diante, todavia, a utilização dos “cosmetizados” aumentou de modo ianudito. O objetivo supremo dos cineastas decadentes é enganar o público. É disto que nos orgulhamos? ? a este resultado que nos conduziram (100) cem anos de cinema? Das ilusões para comunicar as emoções? Uma série de enganos escolhidos por cada cineasta individualmente. Para o dogma95,o filme não é ilusão! Hoje em dia, arma-se uma tempestade tecnolólogica. Elevan-se os “cosméticos” ao status de deuses. Utilizando a nova tecnologia, qualquer um pode — em qualquer momento – sufocar a última migalha de verdade no estreito canal das sensações. As ilusões são tudo aquilo atrás do qual pode esconder-se um filme.

Dogma95, para erguer-se contra o cinema de ilusões, apresenta uma série de regras estatutárias: o voto de castidade. Voto de castidade 1 . As filmagens devem ser feitas em locais externos. Não podem ser usados acesssórios ou cenografia (se o trama requer um acessório particular,deve-se escolher um ambiente externo nde ele se encontre). 2. O som não deve ser jamais ser produzido separadamente da imagem ou vice-versa. ( A musica não poderá,portanto, ser utilizada, a menos que PAGFarl(F3 produzido separadamente da imagem ou vice-versa. A musica não poderá,portanto, ser utilizada, a menos que não ressoe no local onde se filma a cena). 3. A camera devevser usada na mão. São contidos todos os movimentos – ou a imobilidade – devido aos movimentos do corpo. ( O filme não deve ser feito onde a camera está colocada; são as tomadas que devem desenvolver-se onde o filme tem lugar). 4. O filme deve ser em cores. Não se aceita nenhuma iliminação special. (Se há luz de mais, a cena deve ser cortada, ou então,pode-se colocar uma única lâmpada sobre a câmera). . São proibidos os truques fotográficos e filtros 5. O filme não deve conter nenhuma ação “superficlal” (Em nenhum caso homicídios, uso de armas ou outros). 7. São vetados os deslocamentos temporais ou geográficos. (Isto significa que o filme se desenvolve em tempo real). 8. São inaceitáveis os filmes de gênero 9. O filme deve ser em 35 mm, standard. 10. O nome do diretor não deve figurar nos créditos. Copenhague, 13 de março de 1995. Em nome do dogma 95 Lars von trier PAGF3ÜF3

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