O planejamento no ensino de geografia

Categories: Trabalhos

0

O PLANEJAMENTO NO ENSINO DE GEOGRAFIA Autor: Elizama Pereira de Souza Professor Orientador: Aparecida de Lourdes Dechiche Sasazawa. Centro Universitário Leonardo da Vinci — UNIASSELVI Licenciatura Plena em Geografia GED. 0021- Estagio II 02/06/201 1 INTRODUÇAO or6 to view nut*ge Ao pensar em uma boa aula e com grande aproveitamento do ensino aprendizagem, já vem a mente: O plano de aula.

Pois sem um bom plano daquilo que queremos transmitir é impossível ter bons resultados já que o objetivo é alcançar uma boa aprendizagem do conteúdo ensinado. As ações do ensino podem er projetadas antes de sua realização; através do planejamento, que busca raconalizar a ação. Costuma ser muito abrangentes as metas de ensino, porém o tempo e os recursos para a execução limitados. Nesse sentido, o planejamento busca aperfeiçoar a ação docente.

Dentro do projeto político pedagógico temos o planejamento Para o professor que busca no planejamento diário ou semanal, uma forma de qualificar melhor suas práticas pedagógicas, é fundamental enxergar a realidade é preciso conhecer as políticas equivocadas que fazem parte da utilização de um planejamento echado sem aberturas para modificações constantes é claro sempre que houver a necessidade. Isto significa dizer que’ a qualidade está no conteúdo que deve ser bem planejado e disponibilizado de modo que seja possível a aquisição de conhecimento pelo aluno.

Já por outro lado, na prática as incertezas e a imprevisibilidade são constantes, pois com frequência planejamos uma aula e conduzimo-la de uma maneira muito diferente. Mas isso acontece simplesmente porque é quase impossível prever exatamente a reação dos alunos ás situações de ensino. A imprevisibilidade é aior ao sermos surpreendidos com as respostas dos alunos as nossas perguntas, e ainda mais com as perguntas deles sobre o que estamos ensinando.

Dessa forma, embora planejamos, o resultado do ensino não pode ser previsto ou anteclpado completamente antes da realização do mesmo. O objeto de estudo da Geografia, é o espaço que está sempre em constante transformação, pois é o resultado da ação do homem na superfície terrestre. Entendemos o espaço como humanizado, constantemente dinâmico, transformador e transformante, o local que vivemos que trabalhamos e ivenciamos nossas relações familiares e cotidianas. ? necessário ressaltar que o saber geográfico deve ser entendido numa visão de totalidade, em que as relações entre a sociedade e a natureza formam um todo, que está em constante transformação. Para compreender esse todo é alisar constante transformação. Para compreender esse todo é necessário analisar as partes que o compõem, identificando nele seus aspectos econômicos, social, político, histórico, natural e como eles interagem entre si.

Devemos destacar que a Geografia é dinâmica, onde as udanças acontecem a todo instante, desde a emancipação de um município alterando assim a cartografia de uma determinada região, como a construção de uma usina hidrelétrica que muda o percurso de um rio, alaga suas margens e grandes espaços de terra deslocando comunidades para outras áreas, tornando “‘nova” a geografia deste lugar, é valido lembrar que a ação do homem torna possível muitas dessas mudanças. PORQUE PLANEJAR PARA ENSINAR GEOGRAFIA?

Ao refletir sobre o ensino de Geografia, somos levados a questlonar referente a: que Geografia queremos ensinar e como ensinar. Conscientes de que os pressupostos teóricos desta área mudaram, e que as mudanças na prática pedagógica não ocorrem de um dia para o outro; pois para o professor, significam estudo, reflexão, análise e autoavaliação de procedimentos, instrumentos de ensino e prática avaliativa. Certamente que a Geografia precisa contribuir para que o aluno tenha a compreensão do mundo em que vive.

Segundo os PCNs A Geografia tem por objetivo estudar as relações entre o processo histórico na formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza por meio da leitura do lugar, do território, a pa saeem. Na busca dessa fenômenos sociais, culturais e naturais característicos de cada paisagem, para permitir uma compreensão processual e dinâmica de sua constituição, para identificar e relacionar aquilo que na paisagem representa as heranças das sucessivas relações no tempo entre a sociedade e a natureza em sua interação. 1998). Pensando em como acompanhar essas mudanças de perto, as novas tecnologias são fundamentais para que a escola compreenda essas transformações e utilize as tecnologas de forma integrada ao projeto pedagógico, pois somente o acesso ão garante o uso didático dos instrumentos tecnológicos nem ocorre a inclusão digital, pois quando acontecer a educação se tornará mais interativa, o aluno construirá juntamente com o professor um conhecimento novo e dinâmico através desses instrumentos.

Na sociedade atual a demanda é por uma nova Geografia que possibilite diferentes perspectivas de mundo, de um saber reflexivo que dê autonomia ao individuo tornando-o critico e ao mesmo tempo competitivo para o mercado de trabalho. O objetivo maior do ensino de Geografia deve ser o domínio da prática interativa que está ligada aos conteúdos contextualizados ue possibilitam a construção de uma didática dinâmica e democrática.

O estudo de Geografia possibilita, aos alunos, a compreensão de sua posição no conjunto das relações da sociedade com a natureza; como e orque suas ações, individuais ou coletivas, em relação a anos ou à natureza, têm compreender as diferentes relações que são estabelecidas na construção do espaço geográfico no qual se encontram Inseridos, tanto em nível local como mundial, e perceber a importância de uma atitude de solldariedade e de comprometimento com o destino das futuras gerações.

PCNs. p. 8) O ensino de geografia, desde as primeira etapas da escolaridade deve ter o objetivo de mostrar para o aluno que o sentimento de pertencer a uma realidade onde as relações entre sociedade e natureza formam um todo também é cidadania, constantemente em transformação e que ele também faz parte deste todo e que, portanto precisa conhecê-lo e se sentir membro participante, responsável e comprometido com a historicidade que esta inserido.

Porém, independentemente da perspectiva geográfica, a forma mais utilizada ao se ensinar Geografia, ainda tem sido través do discurso do professor, e do livro didático. O discurso do professor parte sempre de alguma noção ou conceito sobre algum fenômeno social, cultural ou natural que é descrito e explicado, de maneira um pouco descontextualizada do lugar ou do espaço no qual o aluno se encontra inserido. Já após a exposição, ou trabalho de leitura, o professor avalia, através de exercícios de memorização, se os alunos aprenderam o conteudo.

As abordagens atuais do ensino de Geografia têm buscado práticas pedagóglcas que permitam apresentar aos educandos os iferentes aspectos de um mesmo acontecimento em diferentes momentos da escolaridade, de modo que os mesmos possam construir compreensões novas a seu respeito. Espera-se que, dessa maneira, que eles desenvolvam a capacidade de identificar e refletir sobre diferentes ealidade, compreen a capacidade de identificar e refletir sobre diferentes aspectos da realidade, compreendendo a relação sociedade-natureza.

Essas práticas envolvem procedimentos de problematização, observação, registro, descrição, documentação, representação e pesquisa dos fenômenos sociais, culturais ou naturais ue compõem a paisagem e o espaço geográfico, na busca e formulação de hipóteses e explicações das relações, permanências e transformações que aí se encontram em interação. REFERÊNCIAS MAGALHÃES, Cláudia … fet al. ]. – São Paulo: Editora do Brasil, 2009… (Coleção Perspectiva). Outros autores: Lilian Sourient, Marcos Gonçalves, Roseni Rudek. Obra em 4 v. para alunos da 60 a 90 ano Suplementado pelo manual do professor. 1a edição/ 1a impressão – 2010 Impresso no parque gráfico da Editora FTD. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ( 5a A SERIES). 2823, Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Geografia ‘Secretaria de Educação Fundamental. ?? Brasília : MEC/SEF, 1998. 156 p. 1 . Parâmetros curriculares nacionais. 2. Geografia: Ensino de quinta a oitava séries. l. Titulo. CDU: 371. 214grasília1998. http://portal. mec. gov. br/seb/arquivos/pdf/geografia. pdf acesso em 28/05/2011. http://www. copi. com. br/2010/06/07/site-da-revista-nova-escola -secao-historia-conflitos-entre-israel-e-palestina-prof-ricardo -barros-sayeg/ acesso em 28/05/2011. http://revistaescola. abril. c mento-e-avaliacao/

Construção sustentável

0

espaço envolvente. conta os Impactes po OF construído e à constr fase pós-projecto, co possam minimizá-los Construção sustentável Premium By

Read More

O mercado pirata na venda de produtos esportivos.

0

Universidade Presbiteriana Mackenzie Curso de Propaganda Publicidade e Criação O mercado pirata na venda de produtos esportivos. Daniel Couto Felipe

Read More