O que e educação
Faculdade de Teologia e Filosofia Fides Reformata – Fateffir University O que é Educação ? Professor Dr.
Ney lared Reynaldo Mestrando: Clayton paz Camara Pontal do Araguaia – MT Fevereiro de 2012 Temos o conhecimento de que a educação é o princípio mais importante para o de conhecimento o pais para a população, no anos através de proj para este tema, mas OFS Swip view nent page aís, através do qualidade de vida uito nos últimos almente voltados to, apesar da evolução constante a cada ano não é o suficiente para atingir a todos os habitantes principalmente os que se encontram em ?reas humildes sem perspectiva de vida e nenhuma condição básica de renda para que esse modo de desenvolvimento aconteça.
Uma questão bastante discutida atualmente nas escolas tem sentido voltado para os suportes da educação atual, sejam eles voltados para a questão da infra-estrutura encontrada nas unidades escolares, sejam ele nos programas e políticas voltadas para a valorização devida do profissional da educação.
Nosso país possui uma baixa qualidade de ensino em todos os aspectos desde estruturas como salas de aula, banheiros, cozinhas e todos s serviços básicos que as escolas oferecem, até material didático, professores professores capacitados inclusive salário que é muito reivindicado e os professores acreditam que se o governo oferecer mais estrutura para eles trabalharem seria possível proporcionar mais qualidade de ensino aos alunos e assim fazer com que o processo involutório aconteça de fato.
Em meio a essa globalização, a escola tem que adequar-se a esta nova realidade. A escola não pode e não deve continuar da mesma maneira, usando métodos tradicionais e alheios as novas mudanças. Desta forma, sabemos que a escola é o local onde a criança é o foco. As atenções devem ser voltadas, para as suas necessidades básicas. Afim de que ele como um futuro cidadão tenha um bom aproveitamento, tornando-se um sujeito critico e emancipado.
E sendo assim, cresça como ser humano e ciente dos seus direitos e deveres. Atualmente acompanhamos grandes e significatórios avanços na área da educação, principalmente no que se tange ao exposto da educação a distancia, que tem dominado o mercado e facilitando assim o aprendizado e melhorando a logística entre o studante e o ensino. O mundo esta em constante transformação, a cada dia temos novas descobertas que facilitam e modificam as nossas ações do dia-dia.
Um exemplo disso é a internet, através da internet a informação chega cada vez mais rápido em seu destino, tornando nossas vidas mais tranquila. Mas por outro lado, às nossas crianças ficam expostas a essas informa tranquila. Mas por outro lado, às nossas crianças ficam expostas a essas informações até mesmo antes dos seus educadores. A educação e os educadores passam e vivem esse processo de ransformação diariamente, e precisam estar preparados e capacitas para enfrentar isso de frente, aceitando a mudança e melhorando a qualidade daquilo que realiza.
Paradigmas da Educação Paradigma (do grego parádeigma) literalmente modelo, é a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas. Em nossa sociedade sempre adotamos padrões ditos certos para seguirmos em qualquer esfera.
Os paradigmas da educação que encontramos atualmente, alguns deles anda se mantém durante muito tempo. Algo que, por vezes, mantém-se inquestionável. Em uma sala de aula, quer seja de uma escola particular ou de uma escola da rede pública, o modelo empregado é sempre o mesmo. Há alguém diante de um quadro negro ou lousa, empunhando um giz, escrevendo de forma automatizada, ouvindo o barulho de murmúrios e vozes expandindo-se pelo ambiente.
Essa mesma pessoa vira-se para dezenas de alunos elecionados de um modo duvidoso, sentados em suas cadeiras desconfortáveis e solta uma série d 3 desconfortáveis e solta uma série de explicações, vezes desconexas. O atual modelo de educação brasileiro nao promove a discussão, nem o entendimento da situação atual relacionado ao assunto que esta sendo apresentando, tampouco promove o espírito crítico dos alunos. Ter uma opinião sobre determinados assuntos é uma afronta ao modelo educacional.
O modelo de avaliação empregado nos estabelecimentos de ensino é Atualmente os paradigmas da educação e dos profissionais da ducação são muitos, precisamos estar atualizados com as transformações globais que estão presentes ao nosso redor e podermos realizar o pensamento crítico de como esses agentes podem ser colocados a nosso serviço, é necessário constante aprendizado e atualização. Paradoxos da Educação Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum.
Em termos simples, um paradoxo é “o oposto do que alguém pensa ser a verdade”. A identificação de um paradoxo baseado em conceitos aparentemente simples e acionais tem, por vezes, auxiliado significativamente o progresso da ciência, filosofia e matemática. Em se tratando da saúde, a classe média/alta, paga por um atendimento de qualidade em clínicas e hospitais particulares, enquanto o serviço público atende de forma caótica os cidad 4DF5 clínicas e hospitais particulares, enquanto o serviço público atende de forma caótica os cidadãos de classes menos privilegiadas.
Já na Educação a coisa não funciona desta maneira. Até o ensino fundamental, a similaridade com a Saúde é perfeita. Ricos agam por educação privada e dão a seus filhos a melhor base de aprendizado, enquanto filhos de pobres sofrem com a falta de estrutura da educação pública a qual estão inseridos e utilizam. Justamente por isso é que ocorre o que chamaríamos de inversão dos valores na iniciativa de brasileiros na vida universitária.
Faculdades públicas, mantidas pelo Estado ou Governo Federal, que deveriam atender às necessidades de estudantes sem estrutura econômica, acabam abrigando os filhos de classe média-alta, cuja preparação no ensino fundamental veio e escolas particulares, garantindo suas melhores chances nos vestibulares que por sua vez são maiores.
Podemos levar em consideração para êxito da situação dos paradoxos que atualmente enfrentamos na educação, onde as leis e políticas educacionais não são proporcionais, e sim excludentes. Políticas que a principio parecem que de fato resolverão o problema, na prática não são bem assim. A Educação atual precisa urgentemente de politicas que fato obtenha êxito na prática e possa ser de fato uma educação que transforme. S