Oo que é psicologia

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDA ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UVA CURSO DE GRADUAÇAO EM PEDAGOGIA LICENCIATURA PLENA DISCIPLINA – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PROFESSORA: VERA LUCIA DE SOUZA POLO – PARELHAS-RN – TURMA-2011. 2 O QUE É PSICOLOGIA ors DE PARELHAS – OUTUBR Gercicleide Alaisa de Trabalho de pesquisa apresentado à disciplina Psicologia da Aprendizagem do Curso de Graduação em pedagogia Licenciatura plena da Universidade Estadual Vale do Acaraú, para obtenção da 3a nota.

Professora: Vera Lúcia de Souza Sena PARELHAS – OUTUBRO DE 2011 desenvolvimento social e psicológico, por isso é fundamental que e ofereça condições a criança de ter um desenvolvimento sócio- afetivo adequado e desenvolver também a sua capacidade de aprendizagem, respeitando os limites de cada idade. Quando o jovem parte em busca de emoções e sensações, mergulha nos seus desejos e entrega-se a sua vontade. O adolescente tem tendência a ir de encontro à sua identidade, conhecê-la e aperfeiçoá-la, conforme o seu grupo de amigos. esta fase que os jovens têm mais tendência para adaptarem estilo de roupa e de vida que, em princípio e na maioria das vezes, tendem a desaparecer com o passar dos anos. O desenvolvimento sempre reserva surpresa e imprevistos. A slngulandade do ser humano foge a padrões pré-estabelecldos, produzindo o avanço, o progresso e a mudança. Como diz Piaget: “É o desequilíbrio que gera o desenvolvimento, pois este é um equilíbrio progressivo, uma passagem contínua de um estado de menos equilíbrio para um estado de equilíbrio superior. O que faz a vida valer a pena é essa constante incerteza quanto ao momento seguinte; é isso que nos estimula a inventar, a criar, a realizar e a tentar melhorar nosso mundo. As emoções são estados internos muito primitivos de nosso xistir, tanto que aparecem logo após nascermos. O bebê chora diante de necessidades como fome e sono; entretanto, reações positivas podem ocorrer quando estas necessidades são satisfeitas e ele é confortado. A nossa face, por sua vez, é em meio de comunicação capaz de demonstrar nossas emoções, sejam elas sutis ou não.

Normalment em meio de comunicação capaz de demonstrar nossas emoções, sejam elas sutis ou não. Normalmente, as expressões faciais podem traduzir praticamente todas as reações ou emoções humanas. Estamos sempre nos lembrando mais de fatos emocionantes e importantes para nossa vida. Isso porque algo especial acontece, nosso corpo produz algumas substâncias que estimulam o cérebro e os neurônios responsáveis pela memória. Esses fatos podem causar grandes emoções, mas que nem sempre são boas lembranças.

Neste caso, elas são conservadas em nosso cérebro para nossa defesa, esquecidas por tempo e lembradas somente em momentos especiais. O pensamento se desenvolve através da capacidade de se ver e se analisar, percebendo o que o outro pensa e sente colocando- se em seu lugar. A linguagem permite o homem ligar o presente ao passado e antecipar o futuro. através dela que o homem pensa, lembra, labora conceitos, organiza suas experiências, trabalha no nível da abstração, prevê, julga, planeja e idealiza.

As resoluções de problemas pode se dá através de uma estratégia de ensino e de aprendizagem. Se o comportamento de uma pessoa é coerente com suas atitudes, como dizia Aristóteles: “Somos o que fazemos repetidamente. ” Assim o fato de se conhecer a atitude de alguém a respeito de algo, pode auxiliar a compreender e até certo ponto, a predizer suas ações em relação a esse algo. Num grupo há interação sempre que cada um dos elementos reage antes do comportamento de cada um dos outros.

Cada indivíduo reage de uma maneira, uns têm uma personalidade para serem comandado PAGF3rl(FS dos outros. Cada indivíduo reage de uma maneira, uns têm uma personalidade para serem comandados e outros para serem líderes. Entretanto o indivíduo contém em sua participação com um grupo, certas normas a cumprir, caso ele não esteja de acordo com os demais, logo é excluído do grupo. Preso em uma estrutura de normas, leis e princípios, ele é regido pela regra do grupo em que está inserido.

Para Freud a personalidade se desenvolve por três grandes sistemas: o ID, o ego e o superego, que correspondem espectivamente aos componentes biológicos, psicológicos e sociais. O id é a zona inconsciente, que abrange todos os impulsos prmários, ou seja, todo o conjunto de conteúdos herdados. O ego é a zona da consciência, o elemento conciliador, solucionador, planejador, intermediário entre o id e o mundo externo, responsável pela combinação entre a imagem mental e a realidade objetiva. O ego, pois, busca o relacionamento com o ambiente.

Enquanto que, o superego por sua vez é a consciência moral, o censor, a voz da sociedade interiorizada. Representa as normas, as exigências e os valores que são transmitidos ?s crianças, principalmente pelos pais, e incorporados à sua personalidade. A percepção se dá através de um indivíduo que interpreta suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio, ou seja, envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos. ? praticamente impossível negar as diferenças individuais. Esta questão foi ao longo do tempo, objeto de pesquisa de difere PAGF negar as diferenças individuais. Esta questão foi ao longo do tempo, objeto de pesquisa de diferentes áreas do conhecimento, specialmente da filosofia, psicologia, antropologia e sociologia, e ainda ocupa papel de destaque nas relações contemporâneas. Para a educação, o problema se coloca de outra forma: então o que fazemos com as diferenças encontradas?

Supomos que a resposta a esta indagação está intimamente associada ? concepção adotada para explicar a origem da contribuição da singularidade humana. AVALIAÇAO DA DISCIPLINA Achei a disciplina muito rica em ensinamentos, pois pude perceber o quanto aprendi com a mesma, aprendizado este, que carregarei em toda minha caminhada. Tenho minhas expectativas atendidas satisfatoriamente. As minhas dificuldades foram nas pesquisas, pois eram muitas informações ao mesmo tempo, mas superei organizando os meus pensamentos.

Gostei da forma que a professora Vera nos ensinou. Eu me auto avalio com a nota 9,8 pelo esforço e dedicação. E ? professora Vera, avalio com a nota 9,9, pela paciência e dedicação ao que faz. CONCLUSAO Concluo este trabalho com a mente aberta para o desenvolvimento da vida humana, podendo ver o ser humano formado com uma visão mais lógica e sabendo com toda certeza que esta formação não aconteceu do “dia para noite”, antes teve um longo processo.

Sucessoes

0

Direito de Sucessorio – coletania de exercicio estacio de sa Semana OI Caso concreto 01 R: Sim, hoje nao há

Read More

Educação inclusiva: possibilidades de aprendizagens e acesso a alunos com necessidades educativas especiais

0

FUNDAÇÃO FRANCISCO MASCARENHAS FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS PROGRAMA DE POS-GRADUAÇAO (LATU-SENSU) CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA KATIA SIMONE PAULIJKE FEI

Read More