Paisagens

Categories: Trabalhos

0

Faculdades Integradas Simonsen QUESTÕES DE GEOGRAFIA DO MUNDO AREAS CENTRAIS Curso de Geografia O sistema capitalista mundial visto como sistema-mundo – ficha de aula no 2 (Questão 1) 1- Com a globalização, houve crescimento do comércio mundial. No entanto, a acentuada concorrência capitalista criou um espaço econômico mais instável, que exige competitividade. Com relação ao crescimento do comércio mundial, a partir da década de 80 do século XX, assinale a opção correta. (Prefeitura Municipal de João Pessoa/ PB – 2007) (A) com o verifica-se a desconc e os países pobres. da globalização são r aximização do valo OFIY p undial globalizado, e os paises ricos os custos sociais casionado a mento da oferta de postos de trabalho. (C) O desemprego que afasta trabalhadores de seus postos de trabalho apenas em situações de crise é chamado desemprego estrutural. (D) No atual período da globalização, as taxas de desemprego são menores nos países mais industrializados, como os pertencentes à União Européia. (E) A economia informal tem crescido no Brasil em decorrência das elevadas taxas de desemprego verificadas atualmente.

Segredos que explicam e dao base para hegemonia mundial norte- mericana – ficha de aula na 4 (Questões 2-3) 2- Observe a charge abaixo: A conferência de Bretton Woods, um dos marcos do domínio dos Estados Unidos no mundo, foi responsável pela seguinte iniciativa: (Prefeitura de Niterói – 2003) A) apoiou a descolonização da África e da Ásia, com a intenção de ocupar econômica e -lal Studia militarmente essas regiões do Velho Mundo; B) difundiu o princípio da linha de montagem, como forma de estender o poder das transnacionais norteamericanas, face ao crescimento da indústria soviética; C) lançou os fundamentos da economia do ólar e criou organismos como, por exemplo, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial; D) financiou a criação do mais destacado tecnopolo norteamericano, localizado no Vale do Silício, base da disputa aeroespacial com a União Soviética; E) estimulou a reconstrução econômica de países da Europa Oriental como forma de deter a multiplicação do socialismo soviético. Geografia do Mundo – Áreas Centrais 1 Faculdades Integradas Simonsen 3- Os Estados Unidos, a União Européia e o Japão constituem a “tríade”.

Os três pólos detêm 3/4 da riqueza mundial e controlam s principais fluxos econômicos, financeiros e culturais da mundialização. Sobre os membros da tríade é correto afirmar que, exceto: (Prefeitura Municipal de Santana – 2007) (A)Os Estados Unidos, devido ao seu poder militar e ao controle dos fluxos financeiros e das redes de informação, atuam como o principal pólo da tríade; (B) A União Européia, com recursos culturais, técnicos e financeiros consideráveis, tem concentrado esforços para se tornar um conjunto econômico e político mais coerente. (C) O Japão, apesar do seu peso econômico e financeiro, perdeu a agressividade que as inovações na rganização do trabalho e da produção dos anos 1980 tinham criado. D)Os três pólos realizam, entre eles, a maior parte das trocas comerciais, financeiras científicas e culturais, reduzindo as peri 20F parte das trocas comerciais, financeiras, cientificas e culturais, reduzindo as periferias a um papel marginal frente aos centros do mundo. (E) Os três pólos apresentam um acentuado equilíbrio no plano militar o que lhes permite projetar, em escala mundial, sua Visão política de mundo e estabelecer uma ordem global. Os novos padrões de localização industrial nos Estados Unidos ficha de aula no 5 (Questão 4) 4- O processo de globalização tornou-se possível pela utilização dos avanços tecnológicos (meio técnicoclentífico), que possibilitaram uma aceleração sem precedentes.

As novas tecnologias de informação e comunicação formaram as novas territorialidades em redes. Acerca das redes que possibilitaram a circulação de idéias, do capital, de pessoas e de mercadorias, assinale a opção correta. (Prefeitura Municipal de João Pessoa/PB – 2007) (A) Entre as novas tecnologias resultantes dos avanços tecnológicos, incluem-se a microeletrônica e os cabos de fibra óptica. B) Informações, hábitos e técnicas, que levavam anos ou décadas para Ir de um continente ao outro, passaram a chegar instantaneamente apenas nos países desenvolvidos, em decorrência dos avanços dos meios técnico e científico, em detrimento dos países subdesenvolvidos, muito carentes em tecnologia de informação. C) A globalização se faz sentir na esfera econômica, ou seja, na esfera do capital, o que conduziu à globalização da informação apenas nos países do Norte. (D) Um dos fatores que contribuíram para a expansão do capitalismo e da globalização na Ásia foi o desmantelamento do istema socialista naquele continente, que era liderado pela China e pela índia. (E) Os atentados às Torres Gêmeas, localizadas em Nova Iorque, estimularam a guerra 30F pela Índia. (E) Os atentados às Torres Gêmeas, localizadas em Nova lorque, estimularam a guerra ao terrorismo em detrimento da globalização. Geografia do Mundo – Áreas Centrais 2 A tradição Intervencionistas norte-americana – ficha de aula no 6 (Questão 5) 5. ara uma melhor inserção no competitivo mundo globalizado dos nossos dias, os Estados Unidos têm entre seus projetos econômicos a formação de um mega bloco, que eria a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), e que tem entre seus objetivos, promover: (Prefeitura de Itaituba — 2006) A) o fortalecimento dos blocos sub-regionais da América Latina, notadamente o Mercosul, Pacto Andino e a ALALDI, como forma de intensificar suas relações comerciais e culturais com os países latinoamericanos. B) a integração política entre todos os países do continente americano, inclusive Cuba, único país socialista da América, que acena com uma adesão à idéia desse país. C) o fortalecimento do seu comércio exterior, visando maiores possibilidades de competição junto a outros blocos econômicos, otadamente a União Européia, considerada, no atual contexto mundial, como o bloco de maior integração econômica.

D) o fortalecimento do setor industrial dos países latino-americanos, proporcionando-lhes melhores condições de competitividade e visando também uma ampliação no leque de opções de produtos comercializados pelos países da América Latina com os Estados Unidos. O sentido do Projeto da União Européla – ficha de aula no 9 (Questões 6-13) 6- Duas guerras terríveis no espaço de uma geração eram motivo suficiente ara 40F (Questões 6-13) 6- Duas guerras terríveis no espaço de uma eração eram motivo suficiente para pensar algo novo: a criação dos Estados Unidos da Europa. (Winston Churchill, primeiro- ministro inglês, conferência em Genebra, 1946) Sobre a integração européia, analise as afirmativas a seguir: (Prefeitura Municipal de Teresópolis – 2005) l.

Em 1948, a fim de conter a expansão soviética, foi criada a Organização Européia de Cooperação Econômica para coordenar a aplicação do Plano Marshall, que visava à reconstrução da Europa Ocidental. II. Em 1957, pelo Tratado de Roma, foi criada a Comunidade Econômica Européia, que previa a integração econômica dos seis países embros como precondição para uma unidade política. III. Em 1992, o Tratado de Maastricht estabeleceu as diretrizes para a integração econômica e política dos países membros e previu, para o ano 2000, a criação de uma moeda única, o euro. Assinale: (A) se somente a afirmativa I estiver correta. (B) se somente a afirmativa III estiver correta. C) se somente as afirmativas e estiverem corretas. (D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. (E) se todas as afirmativas estiverem corretas. Geografia do Mundo – Áreas Centrais 3 7. Uma das características da globalização é a formação de locos econômicos regionais. Suponhamos que um imigrante latinoamericano resolva trabalhar na Europa. Ao chegar a um país-membro da União Européia, ele constatará várias características. Assinale a opção que apresenta a característica correta em relação à União Européia na nova ordem mundial. (Prefeitura apresenta a caracteristica correta em relação à União Européla na nova ordem mundial. Prefeitura e Câmara Municipal de Amargosa/BA – 2006) (A) No estágio em que esse bloco europeu se encontra, a adoção da moeda única para todos os paisesmembros facilitou bastante as relações comerciais conômicas_ (B) A condição dos imigrantes no mercado de trabalho é bastante tranqüila, pois os países que compõem o bloco necessitam de mão-deobra. (C) Não existem barreiras para a entrada de pessoas e mercadorias vindas de fora do bloco, pois caíram todas as barreiras à livre circulação de pessoas, capitais e serviços. (D) A União Econômica e Monetária não uniformizou as economias nacionais européias, continuam existindo diferenças de niVeis de desenvolvimento econômico entre os membros, e o desemprego ainda é um problema que afeta vários países que compõem o bloco.

E) Cultural e demograficamente, há homogeneidade entre os países que compõem a União Européia 8- A implantação do Euro, em 1993, como moeda única da União Européia, então formada por 15 países membros, não teve início tranqüilo pois: (Prefeitura Municipal de Itatiaia — 2007) (A) foi adotada por vários países, mas não foi aceita pela Inglaterra e pela Dinamarca; (B) não foi aceita por todos países da União Européia, que exigiam a continuação das moedas nacionais; (C) alguns países, como Portugal, Irlanda e Espanha, seriam prejudicados por outros países mais ricos, por esse motivo estes ejeitaram-na; (D) foi rejeitada pela maioria, por representar um perigo para a participação dos países da União Européia no comércio internacional; (E) O Japão e os países do Oriente Médio colocaram muitos obstáculos ao comércio com a União Européia; 6 OF Oriente Médio colocaram muitos obstáculos ao comércio com a União Européia; Geografia do Mundo Áreas Centrais 4 9- “A Irlanda do Norte viveu hoje um dia histórico. Depois de mais de 30 anos de conflitos, protestantes e católicos passaram a dividir o poder.

Ontem inimigos, hoje lado a lado decidindo o futuro da Irlanda do Norte. Um é o novo primeiro-ministro da prov[ncia mais rebelde da Grã-Bretanha, o reverendo protestante Ian Pasley, lider do Partido Democrático Unionista, que sempre lutou pela permanência da Irlanda do Norte como parte do Império Britânico. O outro é o novo vice-primeiro-ministro, Martin Macguiness, líder do Partido Republicano Sinn Féin, defensor da independência da Irlanda do Norte. Diferenças ideológicas que custaram milhares de vidas. Durante três décadas, católicos e protestantes travaram uma guerra que não levou a nada. Foi na mesa de negociações, na Sexta-feira Santa de 1998, que o plano e paz foi costurado.

O Ira, Exército Republicano Irlandês, depôs as armas e o governo britânico prometeu devolver autonomia a Irlanda do Norte. ” (Jornal Nacional – 08/05/2007) Sobre o IRA assinale a alternativa correta: (Prefeitura de Nova Serrana/MG – 2007) a) É um grupo paramilitar que intencionava a separação da I landa do Norte do Reino Unido. Utiliza-se de métodos tidos como terroristas, principalmente ataques à bomba e emboscadas com armas de fogo. b) É um grupo civil que se uniu ao redor de um lider terrorista Hosama para pôr fim ao conflito entre católicos e protestantes. ) É um grupo armado que foi fundado em 1959 por disside entre católicos e protestantes. ) É um grupo armado que foi fundado em 1959 por dissidentes do Partido Nacionalista Basco (PNB). Tinha como objetivo lutar, por meios pacíficos, pela autonomia da região basca na Espanha e contra o regime do ditador Francisco Franco. d) É um grupo armado que foi fundado por Sadan Husserl, com o objetivo de lutar ao lado da Irlanda do Norte, libertando-a do Reino Unido. 10- “Trata-se de uma aliança que visa a livre circulação de pessoas, mercadorias, capitais e serviços”. Essa aliança recebeu a seguinte denominação: Prefeitura Municipal de Bom Conselho — 2007) A) Mercado Comum. B) União Econômica e Monetária. C) União Aduaneira. D) Aliança para o Progresso. E) Zona de Livre Comércio.

Geografia do Mundo – Áreas Centrais 5 11- Observe o mapa a seguir: (Prefeitura Municipal de Bom conselho – 2007) Sobre o país indicado pela seta X é incorreto afirmar que: A) possuiu, no século passado, um regime politico de caráter fascista, tendo sido, inclusive, palco de uma guerra civil. B) é a unica parte da Europa que apresenta condições climáticas tropicais, em face da localização geográfica e do relevo de mesetas”. C) o terrorismo é um dos problemas mais graves com que se defronta o país, comandado por uma organização separatista. D) o país faz parte da Península Ibérica, grande parte dela ocupada por altiplanos, que truncam , em parte, dobramentos paleozóicos. E) o regime mediterrâneo das precipitações atmosféricas, que caracteriza boa parte do país, reflete-se no regime dos rios. 80F parte do pa•s, reflete-se no regime dos nos. – Areas Centrais 6 12.

Na atual fase de expansão do processo de globalização, as trocas comerciais estão cada vez mais intensas, proporcionando m grande volume de fluxos de capitais, mercadorias e serviços pelo mundo. Vários acordos econômicos são feitos entre diversos países, intensificando essas trocas, porém, cada acordo guarda suas próprias características. O acordo econômico que tem como característica a adoção de uma Tarifa Externa Comum (TEC) para a regulamentação do comércio dos países do bloco com outras nações é conhecido como: (Prefeitura Municipal de São Gonçalo – 2007) A) Cinià0 Econômica B) união Aduaneira C) Mercado Comum D) Zona de Livre Comércio E) União Monetária 13.

O comércio mundial está estruturado em torno de quatro grandes ólos: Europa Ocidental, América Anglo-Saxônica, Japão e Ásia. A correlação exata entre um dos pólos de poder comercial mundial e sua respectiva caracteristica é: (Governo do Estado do Rio de Janeiro – 2007) A) Europa Ocidental — o maior pólo comercial do mundo apresenta um intercâmbio multidirecional, com trocas dirigidas em maior parte para a Ásia e para a América Anglo- Saxônica B) América Anglo-saxônica – o maior pólo comercial do mundo expresso, essencialmente, pelo peso dos Estados Unidos da América no intercâmbio mundial C) Japão – o intercâmbio japonês é muito elevado em direção à Europa Ocidental e ?

América Anglo- Saxônica, comprovando sua grande dependência desses mercados consumidores D) Novos Países Industrializados e China —o cres dependência desses mercados consumidores D) Novos Países Industrializados e China – o crescimento das trocas entre esses pólos nas últimas décadas corresponde a quase metade das trocas comerciais que esses países realizam E) Golfo Pérsico – apesar de ter suas trocas quase que exclusivamente apoiadas no petróleo, esses países não dependem dos mercados consumidores internacionais A fragmentação retirou o poder da velha senhora – ficha de aula no 10 (Questões 14-16) 14- É nquestionável a queda do poder econômico do Reino Unido de hoje, em comparação a sua posição de potência mundial no início do século XX. Apesar de continuar ostentando um posto de importância no cenário político mundial, nao é mais um país que exerça liderança em pesquisas tecnológicas ou produção industrial.

Uma das características de seu declínio econômico está expressa: (Prefeitura de Niterói – 2003) A) na decadência das suas indústrias têxtil, siderúrgica e naval, apesar de possuir setores dinâmicos como o quírmco e o petroquímico, B) no desemprego levadíssimo no país, no qual somente a região de Liverpool, importante porto inglês, consegue ter crescimento industrial; C) no plano de privatização de Margaret hatcher, que poupou apenas as maiores estatais, como a empresa petrolifera British Petroleum; D) no seu PNB, que já foi ultrapassado pelo japonês, pelo alemão, pelo francês e pelo italiano, e está em vias de ficar atrás do espanhol e do canadense; E) na criação, pelo governo, das “regiões especiais”, nas quais os investimentos atraem a população desempregada das áreas de industrialização antiga. Geografia do Mundo – Áreas Centrais 7 0 DF 13

Inetressante

0

A SÍNDROME DE BURNOUT Ana Maria T. Benevides-pereiral NTRODUÇÃO A partir do artigo de Freudenberger em 1974, denominado Staff burnout,

Read More

Princípios do direito penal

0

[pic] INTRODUÇÃO E FONTES DO DIREITO PENAL DIREITO: necessidade humana decorrente da vida em sociedade; garantia da coexistência do grupo

Read More