Paradigmas administrativos

Categories: Trabalhos

0

Paradigmas administrativos – Modelos antigos e atuais OF p AÇO social Nossa se São paulo – 2009 Agradecimentos É tão gratificante olhar para este TCC. O nosso TCC! E ver o que passamos Juntos no decorrer desse ano. Perceber que cada hora de dedicação, cada noite de sono perdida e cada dia corrido que se passou, realmente valeram a pena. Cada dia de convivência foi um aprendizado. Aprendemos a entender as dificuldades de cada um e não sermos egoístas, a ponto de adquirir a capacidade de agir em conjunto e a pensar como um só.

Agradecemos uns aos outros por cada momento, cada conversa, cada experiência. Cada membro da equipe fez a diferença de alguma forma e com certeza, tudo o que vivemos, serão lembranças que ficarão para sempre na memória. Agradecemos muito a Deus, que iluminou e zelou por nossa para a vida. Nos ensinaram a ser fortes e a não temer os pequenos e nem os grandes obstáculos. Que mesmo o mundo sendo grande demais, não devemos ter medo em conquistá-lo. Mas para tanto, devemos escolher o melhor caminho, aquele que é o certo e assim, construir, degrau a degrau, a escada do nosso sucesso.

Obrigado, do fundo do coração, a todos aqueles verdadeiros amigos que nos compreenderam, colaboraram e nos apoiaram essa etapa da vida: Bruno Pereira, Eduardo Peres, Isadora Gonçalves, Mariana Pires, Marianne Bufalo, Rebeka Giovanna, Susan Ristau e Tatiane Arnaldi. Queremos fazer um agradecimento, em especial, ao nosso professor orientador Amauri, pela paciência que teve com a equipe, pelos puxões de orelha, pela atenção e carinho e pela honra de nos ajudar a escolher os caminhos certos. E por último, um agradecimento geral, a todos aqueles que nos ajudaram a quebrar paradigmas!

Obrigado! 20F Emti Chavanmco – Volvismo 32 13- Elton Mayo 35 14- Toyotismo 37 conclusa040 Bibliografia 41 Lista de quadros Lista de Anexos ntroduçao Paradigmas Administrativos. Antes de começarmos a falar deste tema, é bom lembrar que os paradigmas são impostos desde as épocas de Platão e de Aristóteles, os filósofos, que foram os primeiros a questionar os modelos que seguiam naquela sociedade. Os paradigmas são padrões, moldes, uma linha de raciocínio. Quando uma determinada atitude é seguida por mais de uma pessoa, se torna um paradigma.

Antigamente, o termo paradigma era utilizado de forma corriqueira; hoje, é um termo usado para indicar inovação e mudança. Estão presentes na nossa vida pessoal, e profissional. Podem ser impostos tanto por nós esmos, como por pessoas de fora. Seguimos paradigmas na intenção de obter resultados para nossos esforços. Mas quando esses modelos começam a ser impotentes, não trazendo resultado algum e nos dificultam para alcançar objetivos, esta na hora de mudar. Quebrar paradigmas. E foi o que fizeram os precursores da administração, como Taylor, Fayol, Ford e Toyota, que quebraram paradigmas para benefício do próprio crescimento.

E baseando-se neles, a sociedade tenta ser cada vez melhor. Em meio a tanta tecnologia, a tanta inovação, em meio ao capitalismo e ao mundo em geral, temos que estar preparados ara as mudanças, para superar nossas barreiras e obter resultados satisfatórios a todo o momento. O mundo passa por diversas transformações e as mudanças fazem parte da vida. Mas para isso, vamos aprender onde tudo começou, e ao decorrer deste trabalho, a andir 3 OF para isso, vamos aprender onde tudo começou, e ao decorrer deste trabalho, aprender a expandir nossos horizontes para o novo, e não temê-lo será lei.

Que tal conhecermos um pouco da história de vida dos tais precursores que inovaram o conceito de administração para algo além do simples fato de organizar uma empresa? Vamos ter omo base a perseverança deles ao implantarem os modelos administrativos, que inclusive, são seguidos até hoje por algumas empresas. Voltando um pouco no tempo também, analisaremos como eram os antigos paradigmas; o momento em que houve a quebra deles; e como são os modelos atuais. Então, caro leitor, gostaria de encarar essa viajem? digma, como por exemplo, dssissoa. racioc os modelos queseguiam naquela sociedade. 1- Filósofos Os primeiros pensadores da história, como Aristóteles e Platão, se auto-definiram como filósofos, devotos em busca da verdade. Foram eles os primeiros cientistas, aqueles que investigavam o undo físico, se servindo de observação e raciocínio, realizando atividades filosóficas para compreender e esclarecer conceitos e teorias de várias disciplinas, ou até mesmo de noções humanas como a verdade, a experiência ou a existência.

Em nossa história, os grandes avanços científicos estiveram em sua maioria ligados a novos desenvolvimentos do pensamento filosófico e vice-versa. Segundo Aristóteles, o homem se encontrava realizando materialmente, mas também indicava que a satisfação absoluta era impossível. Hoje, graças ao pensamento capitalista e a essa nsatisfação do consumidor e na sua vontade de ter o que há de mais novo, as indústrias e a economia de mer consumidor e na sua vontade de ter o que há de mais novo, as industrias e a economia de mercado encontram-se em pleno vapor sempre inovando e trazendo moldes novos.

Por vivermos em sociedade e desenvolvermos cada vez mais formas para sermos associativos, procuramos viver em familia, trabalhar em empresas e estabelecer diferenças e semelhanças uns com os outros. Temos a constante necessidade de inovar e criar. Porém nos detemos a pequenas coisas, ao material, ao supérfluo, e nos esquecemos que as maiores mudanças udessem estar em nosso comportamento ou em um pensamento empregando na sociedade. Para tamanha mudança, contamos durante os séculos, com pensadores que mudassem tais estruturas.

A filosofia desestabilizou as estruturas sociais e políticas, convidando-nos a construir uma nova sociedade, mais nova e prática, mudando o modo de pensar ou de agir em relação a um fator que havia sido determinado, há então, a quebra de um paradigma. Os paradigmas são todos os padrões que conhecemos, moldes pré-determinados que traçam uma linha de raciocínio que seja comum a mais de uma pessoa. Todos aqueles pensadores que itamos no começo, foram os primeiros a se questionarem sobre os modelos de sua época.

Em suma, os filósofos procuraram de várias maneiras, discernir a forma lógica do problema abordado e encontrar os diversos hábitos de pensamentos da sociedade que impedissem a compreensão do problema. Além de extraírem e desenvolverem as inúmeras implicações e afirmações científicas sobre o mundo. Aristóteles, Platão, Henry Ford, Frederick Taylor, todos os pensadores de sua época, em busca de um mesmo propósito: ques Henry Ford, Frederick Taylor, todos os pensadores de sua época, em busca de um mesmo propósito: questionar e mudas os odelos que a sociedade lhes impunha. – Paradigmas Sonhos são devaneios, ilusões, algo que imaginamos para o futuro. Alguns sonhos tornam-se fantasias eternas, nao saem de nossos pensamentos, enquanto outros viram realidade, e são capazes de mudar até mesmo o que havíamos sonhado. Todos sonham, imaginam como seria se trabalhassem em algo melhor, por exemplo, mas poucos têm a iniciativa de sair da rotina habitual e tentar coisas novas. Muitos resistem às mudanças, outros, aceitam e se adaptam, poucos tem a intrepidez necessária para realizar tais mudanças e optam por continuar a vida como está. ? a partir de pequenas udanças que começam grandes transformações, e para mudarmos algo, precisamos torná-lo diferente, fazer com que ele seja visto de outra maneira, sair da rotina, quebrar paradigmas. Certamente há várias coisas que sabemos que são verdades e há coisas que acreditamos que são verdades ou que são possíveis. Muitos acreditam que exista vida após a morte, não tendo uma certeza totalmente fundamentada. Ou seja, há coisas e fatos irrefutáveis, as verdades, e há as crenças, que estão sujeitas a questionamento, em geral com base em experiências que as contradizem.

Conjuntos de crenças, verdades impostas, são aradigmas. Paradigma (do grego Parádeigma) significa modelo, padrão, protótipo, algo que se coloca lado a lado para efeito de comparação, é o conjunto de regras que estipulam o certo do errado, o verdadeiro do falso, o que se deve ou não fazer, e servem de exemplo para outra 6 OF do errado, o verdadeiro do falso, o que se deve ou não fazer, e servem de exemplo para outras ações dentro de uma sociedade, é uma estrutura que forma teorias.

O termo paradigma foi introduzido por Kuhn, para explicar o conjunto de formas básicas e dominantes que é encontrado não somente nas ciências, como ambém no modo de pensar, acreditar, perceber avaliar e sentir de acordo com a visão particular do mundo ao redor. Ao nos encontrar diante de um problema, procuramos sempre encontrar uma solução.

A partir do momento em que uma determinada “resposta” foi encontrada, é muito mais fácil e seguro seguir sempre por esse mesmo caminho, é como dizem: “Não se mexe em time que está ganhando”, e é por isso que seguimos os paradigmas, pois foram modelos que deram certo e nos fazem pensar que dará certo conosco também. Tanto nas ciências naturais como nas ciências humanas existem paradigmas, e os mesmos podem ser igualados, quebrados e odificados. A diferença, é que nas naturais isso não modifica os fatos, enquanto nas humanas, sim.

O homem acreditou por séculos que o Sol girava em torno da Terra. Quando Nicolau Copérnico disse que era o contrário, foi uma tremenda quebra de paradigma, que resultou até em julgamentos pelos tribunais da Inquisição. Mas para a Terra e para o Sol, pouco importa o que pensamos. Os astros continuaram a mover-se do mesmo jeito. Ou seja, quando mudamos nossa crença sobre o fato, ele não se altera. Já nas ciências humanas não é assim que acontece. Uma mudança de paradigma interfere no fato.

Acreditávamos que a ulher só era capaz de realizar trabalhos domésticos, era apenas isso que ela fazi Acreditávamos que a mulher só era capaz de realizar trabalhos domésticos, era apenas isso que ela fazia. Hoje acreditamos que ela pode fazer muito mais, e realmente faz. Mudamos o comportamento através da mudança do pensamento. Para Barker, os paradigmas apresentam sete características básicas, são elas: 1- “Os paradigmas são comuns em toda atividade estruturada.

Constituem as regras que dirigem o comportamento das pessoas. Estas, inconscientemente e sem perceber, são levadas pelos seus 2- Os paradigmas são úteis e funcionam como verdadeiros iltros que focalizam as informações mais importantes e que selecionam o que as pessoas deverão perceber a respeito do mundo que as rodeia. Nesse sentido, os paradigmas estabelecem o que é e o que não é importante ou relevante para a pessoa. 3- Os paradigmas podem se tornar doenças terminais da certeza.

Eles podem se tornar a única maneira de fazer algo ou de pensar sobre algo ao bitolar as pessoas e impedir que elas visualizem outras formas potencialmente melhores de fazer a mesma coisa. Nesse sentido, os paradigmas bitolam as pessoas e as mantêm amarradas em velhos hábitos ou maneiras de pensar e agir. – Os novos paradigmas são geralmente criados por pessoas estranhas. Os criadores de paradigmas geralmente são pessoas estranhas no ninho. As pessoas envolvidas com um paradigma corrente pouco provavelmente saberão criar um paradigma totalmente novo.

O máximo que uma pessoa criativa, nessas condições, tentará fazer é melhorar o processo, com algumas pequenas alterações nele, mas raramente inventará algo novo, porque sua visão está 80F pequenas alterações nele, mas raramente inventará algo novo, porque sua visão está dominada e envolvida pelo velho paradigma. As novas ideias quase sempre vem de pessoas que stão fortemente envolvidas com velhos paradigmas. 5- Os novos paradigmas exigem uma visão futurística para sua adesão.

Quando as pessoas estão envolvidas com velhos paradigmas, elas apresentam forte tendência de mantê-los indefinidamente, a não ser que eles não funcionem na vida cotidiana. Um paradigma novo geralmente parece estranho às pessoas e, no seu estágio inicial não oferece dados suficientes para que elas se decidam racionalmente se é o melhor ou o pior do que a anterior. A adesão a novos paradigmas envolve certos riscos e exige visão, coragem e fé. Principalmente uma visão bstrata que poucas pessoas conseguem ter. – As pessoas têm o poder de mudar seus paradigmas. Os paradigmas são aprendidos, adquiridos e incorporados por meio de uma experiência de cada pessoa. Como não são geneticamente transmitidos, eles podem ser mudados, aprendidos e transmitidos às outras pessoas. Mas as mudanças de paradigmas não são faceis para muitas pessoas que se sentem presas à segurança e estabilidade dos paradigmas atuais e temem ou relutam em alterar seus comportamentos por meio da aquisição de outros padrões diferentes. – Os paradigmas, no entanto, não são estáticos. Eles são eforçados continuamente pelos sucessos da pessoa. Isso faz com que os paradigmas transformem-se no arquivo das condutas que serão postas em prática entre as diferentes circunstâncias. Em outras palavras, interpreta-se cada situação ou sinal com base no par diferentes circunstâncias. Em outras palavras, interpreta-se cada situação ou Slnal com base no paradigma respectivo, e este indica a conduta que é conveniente adotar.

A realidade passa a ser interpretada por meio do paradigma que define o que fazer ante Os paradigmas definem as condições típicas com que cada organização funciona. Eles determinam a própria personalidade a organização, as caracteristicas de suas filosofias e crenças, sua cultura organizacional, seus produtos e serviços e a maneira como as pessoas nelas se comportam. Assim, mudar a cultura e a estrutura da empresa significa necessariamente mudar paradigmas ultrapassados.

Mudar produtos, serviços Impõe a revisão de certos paradigmas. As mudanças realizadas para alterar a missão organizacional, a visão de futuro, o negócio da empresa ou seus processos empresariais são providências que refletem diretamente nos paradigmas atuais. Se o objetivo é mudar realmente a organização, o ponto de partida é rever seus principais paradigmas. Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro havia uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas.

Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros o enchiam de pancadas. Passado mais algum tempo, nenhum macaco subia mais a escada, apesar da tentação das bananas. Então, os cientistas substituíram um dos cinco macacos. A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que o surraram. Depois de algumas s 0 DF 51

O serviço social na trajetória de atendimento à infância e juventude

0

Renato de Paula O SERVIÇO SOCIAL NA TRAJETÓRIA DE ATENDIMENTO A INFÂNCIA E JUVENTUDE O Serviço Social na trajetória do

Read More

Tetralogia de fallot

0

INTRODUÇAO A maioria das doenças cardíacas na infância é devida a malformação congênita, problema no desenvolvimento do coração que fazem

Read More