Pedagogia

Categories: Trabalhos

0

Planejamento Maternal I e II Maternal OBJETIVO 1 . Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar.. 2. Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura 3. Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas. 4. Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a ima 5. Identificação do n c p PALE 1 orll 5. Identificação das I to view 7.

Identificação das v CONTEÚDO 1. Coordenação Motora Ampla. 2. Coordenação Motora Fina. . Discriminação Auditiva e Visual. anização de Idéias. 4. Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc). 5. Estudo do nome próprio. 6. Estudo das letras do nome próprio. 7. Apresentação das vogais. ESTRATÉGIA 1 . Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo 2. Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades visomanuais concretas (pinturas, desenhos, etc). . Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, contínua, através da observação diária da criança, no esempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem. O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões. OBSERVAÇÕES: CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente 2 a 3 anos. • Egocentrismo. ?? Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc. • Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc. • Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha). • Criatividade TIPOS DE BRINCADEIRAS: • Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/ executar). • Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder. • Brincadeiras sem regras. • Brlncadeiras com poucas regras simples. ?? Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc). • Estimulação e motivação. • Atividades lúdicas. MATEMATICA 1 . Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas. 2. Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação. 3. Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos ara organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço. 4. Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e PAGF70F11 1 .

Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor — forma – tamanho – conjuntos — quantidade. 2. Conceito de lateralidade. 3. Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/ no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/ embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda. 4. Coordenação Motora. 5. discriminação audiovisual. 6. Seqüência e seriação. 7. Numeração: • Números de 1 à 5 contagem de 1 à 10 1 . Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras, 2.

Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais. 3. Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades. 4. Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades. 5. Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas. 6. Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro. . Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.

AVALIAÇAO Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem. Devemos desenvolver na cidade de pensar simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é pois, desenvolver o “pensamento”. A medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caxas, a cnança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao nfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem.

E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade. “Esse trabalho deve se muito concreto, baseado no manuseio de materiais. Isso permito que as crianças se famialiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos. ” ESTUDOS SOCIAIS 1 . Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas. 2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanha, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo. 3. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância. . Estimulação do meio ambiente físico. CONTEUDO 1.

Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros. 2. Calendário (relação espaço tempo). 3. Família. 4. Escola (ambiente/colegas). ESTRATEGIA 1 . Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão. 2. Produção de Calendário e exercicio do mesmo ao iniciar a aula manha e tarde), e aniversários das crianças. 3.

Nomeação, explicação e cartazes através de estimulação de situação problema que en ito fam[lia. PAGF 11 família. 4. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas. AVALIAÇÃO Avaliação será contínua, através da observação dlána da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre. CIÊNCIAS 1 . Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal. 2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo. . Estimulação dos 5 sentidos. 4.

Estimular o cuidado com a natureza. 5. Nomear e reconhecer diferentes animais. 6. Discriminação entre liso e áspero. 7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados. 1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro). 2. Esquema corporal. 3. Orgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar. 4. Horticultura e jardinagem. 5. Animais. 6. Texturas (liso e áspero). 7. Alimentos. 1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessáno, através de músicas e histórias ue despertem o interesse das crianças. . Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano. 3. Exercícios, atividades e i envolvam a visão, PAGF SOFII criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora. entregue aos pais todo Blmestre. ARTES 1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança. 2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata. 3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha. 1 . Artes: desenho livre e pintura. . Sucata. 3. Argila e massinha. 1 .

Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios. 2. Material de sucata e criatividade do professor. 3. Apresentação de argila e massinha. AVA AÇÃO OBJETIVOS SOCIO-EMOCIONAIS 1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc. 2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc. 3. Permitir que a criança seja independente. 4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos. evar a criança a brincar com os outros do grupo. . Fazer com que a criança não fixe em um único colega. . Mante-la ocupada. e colegas. 2. Desenvolver coordenação motora grossa (livre). 3. Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco. 4. Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade. 5. Incentivar e permitir a fala da criança em toda as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas. 6. Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas ue despertem a fantasia da criança. 7.

Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos. 8. Identificar e reconhecer as vogais. 9. Identificar o nome próprio e as letras do nome. 1. Eu (nome, idade, pais e colegas). 2. Coordenação motora. 3. Discriminação auditiva. 4. Discriminação visual. 5. Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, musicas). 5. Histórias e contos. 7. Memorização. 8. Vogais. 9. Nome próprio e letras do nome próprio. 1 . Através de músicas, jogos com bola pronunciando o nome e estimulação oral. 2. Utilização de recortes, colagem, traçado de linhas em folha e no hão, incentivando jogos e brincadeiras. . Utilização de instrumentos sonoros, múslcas, batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca. 4. Utilização de sucatas, jogos e materiais pedagógicos com exploração dos objetos do ambiente interno e externo. 5. Utilização de leitura de histórias curtas, músicas e conversas diárias com a criança sobr ando atenção as PAGF 7 OFII estimulando o interesse e fantasia da criança. 7. Repetição de músicas, gestos e histórias curtas. 8. Através de materiais pedagógicos, fichas, desenhos, cartazes, 9. Fichas, crachás, cartazes, materiais concretos e pedagógicos, ogos e brincadeiras, etc.

Avaliação será contínua, através da observação diária da criança 1. Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc. 2. Discriminar na criança o sentido de ontem hoje e amanhã. 3. Estimular o uso do raciocínio da criança. 4. Classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (1 a 9). 5. Nomear e identificar iguais e diferentes. 1 .

Conceitos de lateralidade: todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco. 2. Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/’ amanhã. 3. Jogos de racioc[nio (quebra-cabeça e jogos de encaixe). 4. Classificar e nomear objetos pela cor, forma (círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade. 5. Nomear iguais e diferentes. 1 . Através de jogos, músicas e atividades que incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro pa centivar e explorar o de perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o ontem, o hoje e amanhã. Através de jogos como quebra cabeça, encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder sozinha. 4. Através de objetos, sucatas e material dourado que tenham estas características, utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma. 5. Através de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes. 2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a 4. Estimulação do meio ambiente ffsico. 1 . Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio,

Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, 1. Contar histórias sobre o 11 s Datas Comemorativas (manhã e tarde), e aniversários das crianças. 3. Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito familia. CIENCIAS 1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal. 3. Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos 1 Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias 2. Utilizando quebra-cabeça músicas figuras, bonecas e nomeação que desenvolv imento do corpo

Planejamento de comunicação

0

Análise A Exitus Service é uma empresa de médio porte, de terceirização de serviços e mão-de-obra efetiva e temporária. Iniciou

Read More

Parafrase

0

Assinale com “x” a(s) questão(ões) erradas e corrija-as, colocando a resposta certa na própria questão. 1 . São considerados absolutamente

Read More