Pedagogia

Categories: Trabalhos

0

“comunidade” dos webmasters. A sua capacidade em elaborar animações complexas em arquivos com baixo tamanho, sem duvida, tem sido um dos principais motivos para a difusão desse programa, além da sua facilidade em ser manipulado e a sua interatividade. O único senão é que o usuário deverá possuir um plug-in para poder visualizar as animações na Internet. Felizmente os navegadores em suas versões mais atuais já vêm com o plug-in Flash Player embutido em seus programas, o que demonstra o atual crescimento do uso dessa tecnologia na Web. O Flash pode ser adquirido no site da Macromedia ( http:// w. . macromedia. com/ ). A fabricante também disponibiliza nesse site a versão demonstração do programa com todas as opções habilitadas, porém com tempo limitado de uso (30 Pedagogia Premium By pritaniterreira I vapTa 25, 2012 12 pates Flash Módulo Parabéns por adquirir um curso dos Cursos 24 Horas. Você está investindo no seu futuro! Nós esperamos que o curso traga os melhores resultados possíveis. Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas Apresentação O software Flash é produzido pela Macromedia. Sem dúvida é uma das melhores ferramentas para se trabalhar com animações a Internet.

Com ele é possível criar não apenas animações, como to vien também pequenos C Com dedicação e cria 2 a possibilidade de cri ati, , -p view nent page para serem usadas e as suas primeiras ver s, entre outros. ores passaram a ter ações de alto nível essa maneira, desde endo destaque na dias), a chamada versão Trial. O curso tem como objetivo apresentar as funcionalidades e características da ferramenta, principalmente os conceitos de utilização 2 desta ferramenta, de maneira que o aluno aprenda a planejar e visualizar o desenvolvimento de seu projeto em Flash, Esta postila vem sewir de apoio didático ao curso Flash mx.

O, os tópicos foram agrupados por área de assunto e ordenados, pensados em uma seqüência que ajude a formar desde o aprendizado, conceitos fundamentais para uma utilização profissional e otimizada do Flash MX, nesta apostila o aluno encontra material de apoio, material de referência e propostas de exercícios práticos. Ao concluir o curso, você estará familiarizado com os principais processos de criação/produção de uma aplicação em Flash MX. Requisitos do sistema para desenvolver em Flash Os computadores mais atuais conseguem desenvolver em Flash ranquilamente, portanto esta não é uma preocupação muito grande.

De qualquer forma, os requisitos mínimos são: •Para o Microsoft Windows”‘: processador Intel Pentium 133 Mhz ou equivalente (recomenda-se 200) executando o Windows 95 ou superior (incluindo o Windows 2000), ou NT versão 4. 0 ou posterior; 32 MB de RAM (recomenda-se 64 MB); 40 MB de espaço disponível em disco, monitor colorido com capacidade de resolução de 800 x 600 e unidade de CD-ROM. •Para o Macintosh: Power Macintosh (recomenda-se G3 ou posterior) executando o System 8. 5 ou posterior; memória de aplicativo livre de 32 MB

RAM mais 40 MB de espaço disponível em disco, monitor colorido com capacidade de resolução de 800 x 20F 12 RAM mais 40 MB de espaço disponivel em disco, monitor colorido com capacidade de resolução de 800 x 600 e unidade de CD- ROM. 3 Instalação do Flash Após obter o programa Flash, clique 2X no arquivo executável para iniciar a instalação. Durante a instalação, será preciso definir o tipo de instalação. Existem três tipos disponíveis: . Typical – instalação padrão. É o tipo de instalação recomendada a ser feita.. Compact – instalação compacta.

Instala o mínimo de componentes equeridos pelo programa, por isso ocupa menor espaço no HD.. Custom – instalação customizada. O próprio usuário escolhe os componentes que quer instalar. Esse tipo de instalação é recomendado apenas para usuários avançados. Vamos escolher a instalação Typical. Em seguida, clique em Next. 4 Perguntas Iniciantes Algumas perguntas são muito comuns entre as pessoas que tentam aprender sobre Flash: – Como faço para iniciar no Flash? Você já deu o primeiro grande passo ao se inscrever neste curso.

Acompanhe o que for ensinado, se possível, com o Flash aberto do lado para testar cada passo do que é mostrado na postila. Mais ajuda pode ser encontrada no site da Adobe, mais especificamente em: http://www. adobe. com/devnet/flash ‘multimedia tutorials. html, onde há conteúdo em vídeos. O problema maior é que o material está em inglês. Se você nao tem problemas com inglês então não deixe de acessar. Interface do Programa Quando abrimos o progra 2 s vários menus, barras e disponveis ao longo da tela. 5 Vamos analisar mais detalhadamente: Esse menu contém todos os comandos do software.

E está dividido em: – File: neste menu você pode criar um novo arquivo (New), abrir um arquivo já existente (Open), abrir um arquivo omo biblioteca (Open as Library), abrir um arquivo como biblioteca compartilhada (Open as d Library), fechar um arquivo (Close), salvar (), exportar o filme (Export Movie), publicar o filme (Publish), imprimir (Print), entre outros. – Edit: neste menu você pode utilizar recursos de edição como copiar (copy), colar (paste), cortar (cut), desfazer (undo) ou refazer (redo) uma ação, selecionar todo o conteúdo do stage (select all), entre outros. View: contém recursos relacionados à visualização do programa Flash. Nesse menu você pode inserir um zoom para visualizar melhor a área de trabalho, inserir régua (rulers), grade gride), ocultar ou mostrar a timeline (timeline), entre outros. – Insert: esse menu contém os elementos a serem inseridos em seu filme, como layers, frames, keyframes, símbolos, entre outros. – Modify: esse menu contém comandos de modificação dos elementos inseridos no seu filme, como frames, scenes, layers, entre outros. – Text: contém recursos de definição de atributos de texto, como tipo de fonte, alinhamento, tamanho, estilos, etc. Control: contém comandos de controle do filme. Nesse menu você pode rebobinar (Rewind), executar o filme (play), testar seu filme (test movie), entre outros. – Window: esse enu permite a manipulação das janelas na sua área de trabalho, ou seja, at 40F 12 Window: esse menu permite a manipulação das janelas na sua área de trabalho, ou seja, através dele, é possível ocultar ou mostrar determinados painéis, janelas e paletas. – Help: esse menu apresenta os tópicos de ajuda, amostras (samples), lições extras (lessons) e informações adicionais sobre o programa. Esta barra é também chamada de Barra de Ferramentas Padrão por conter alguns comandos fundamentais do software. Estão disponíveis nessa barra, os seguintes comandos: – New : Esse ícone cria um novo arquivo. Open : abre um arquivo já existente. – : salva o arquivo atual. – Print : imprime o arquivo. – print Preview : visualização prévia da impressão. – Cut : corta um conteudo. – Copy : copia um conteúdo. – Paste : cola um conteúdo. – Undo : desfaz uma ação. – Redo : refaz uma ação. – Snap : ajusta à grade (encaixe). – Smooth : suaviza a linha. Straighten : torna a linha mais reta. – Rotate : rotaciona um elemento. – Scale : altera a dimensão de um elemento. – Align : alinha os elementos na vertical e na horizontal. – Stop : para a execução de um filme. – Rewind : rebobina o filme, retornando o primeiro frame- – Step Back : volta um frame por vez. – Play executa um filme. – Step Forward : avança um frame por vez. – Go to End : vai para o último frame do filme. 7 Barra de Ferramentas A barra de ferramentas apresenta os recursos para efetuar desenhos e inserção de textos no stage.

Também permite fazer correções com o uso de “borracha” e troca de cores. Na parte inferior da barra, conforme o tipo de ferramenta selecionado, podem-se abrir 2 Na parte inferior da barra, conforme o tipo de ferramenta selecionado, podem-se abrir algumas opções para aquela ferramenta, aumentando os recursos do software. Arrow Tool (Atalho: tecla V) : esta ferramenta é usada para selecionar, arrastar e transformar elementos. – SubSelect Tool (A) : a ferramenta é usada para selecionar, arrastar e redimensionar elementos.

A diferença entre Subselect Tool e a Arrow Tool é que a primeira seleciona o elemento subdividindo em partes, onde a alteração ocorre em pontos específicos (os nós), enquanto que a segunda, permite a alteração em qualquer ponto do elemento. – Line Tool (N) : utilizada para desenhar uma linha reta. – Lasso Tool (L) : chamada de laço. Essa ferramenta permite selecionar uma área. ara isso, clique na posição inicial da área que quer marcar dentro do stage e mantenha o botão esquerdo do mouse pressionado, em seguida, trace toda a área. Pen Too’ (P) : ferramenta caneta. Usada para desenhar linhas e curvas. – Text Tool (T) : utilizada para inserção de textos. A fonte padrão é Times Roman tamanho 12. Pode-se alterar essas propriedades através do painel Character ou do menu principal Text. – Oval Tool (O) : utilizado para desenhar um circulo ou oval. – Retangle Tool (R) : usado para desenhar um retângulo ou quadrado. Um recurso interessante é o arredondamento das bordas. Para isso, basta clicar no ícone Round Rectangle Radius em Options. Abrirá uma janela onde você deve digitar o valor da curvatura. Pencil Tool (Y) : ferramenta lápis. Utilizada para efetuar qualquer desenho no stage. – Brush Tool (B) : ferram 6 2 (Y) : ferramenta Iápis. Utilizada para efetuar qualquer desenho no stage. – Brush Tool (B) : ferramenta pincel. Usada para pintar áreas. – Ink Bottle Tool (S) : efetua a pintura das bordas. 8 – paint Brucket Tool (K) : ferramenta lata de tinta. Pinta o interior de desenhos fechados. – Dropper Tool (l) : capta a tonalidade de cor de um elemento para ser aplicado em outro. Eraser Tool (E) : ferramenta borracha. Utilizada para apagar um conteúdo desenhado no stage.

Ferramenta de cores – Default Colors : define a cor preta para Stroke Color e a cor branca para Fill Color. – No Color : retira a cor de preenchimento ou da borda, ficando vazio. Basta selecionar o item Stroke Color ou Fill Color e pressionar este ícone para que não seja inserido o elemento (preenchimento ou borda). – Swap Colors : inverte as cores de Stroke Color com Fill Color. Esta ferramenta permite inserir cores nos elementos no stage. – Stroke Color : define uma cor para uma linha ou borda. – Fill Color : define a cor do reenchimento.

Painéis Uma novidade presente no Flash mx foi a inserção de painéis, permitindo uma maior organização do software. Comandos a fins foram distribuídos no mesmo painel, facilitando a aplicação do mesmo pelo desenvolvedor. Os painéis disponíveis no Flash são: 9 10 Conceitos iniciais Flash é um software desenvolvido pela Macromedia que possibilita a criação de conteúdos multimídia de alta qualidade, interativos e animados, otimizadas ara a publicação na internet. Conteúdo produzido em F – Botões; – Banners; – internet. Conteúdo produzido em Flash pode ser: – Botões; –

Banners; – Jogos; – Formulários; – Descanso de Tela; – Interfaces de Navegação; – Sites. Um dos primeiros passos no inicio de um projeto é a definição da tecnologia utilizada nas partes ou processos do projeto, a correta aplicação da ferramenta está intimamente ligada com o conhecimento de suas funcionalidades e aplicações, e a escolha da ferramenta certa para seu objetivo trará resultados mais proveitosos e profissionais. 11 Características: Os arquivos criados no Flash guardam e apresentam as informações gráficas vetorialmente.

Isto significa que as imagens são entendidas como formas e preenchimentos e o que é rmazenado são seus parâmetros, diferente dos formatos bitmap (mapa de bits – . jpg, . gif, . bmp), normalmente utilizado para armazenamento de fotos e imagens. A imagem de um círculo, por exemplo, armazenaria vetorialmente apenas os valores referentes à posição e ao raio deste círculo. Uma imagem bitmap armazena a informação da cor de cada pixel que forma o desenho, o que geralmente ocupa muito mais espaço. 12 Os desenhos vetoriais podem ser redimensionados sem perda da qualidade de definição e sem diferença no tamanho do arquivo.

O seu arquivo de trabalho no Flash, ou arquivo- projeto, é salvo com a extensão . FLA como o código fonte de um programa, e é nele que você vai desenvolver todo o conteúdo. Para a visualização e publicação deste conteúdo, ele precisa ser exportado para o formato . SWF. 13 nterface 80F 12 Interface Conhecendo a Interface do Flash e seus elementos: 14 Começando um projeto: Vamos começar nosso primeiro projeto utilizando o Flash e aproveitar para saber como se configura as principais características de seu Filme. Comece um novo Filme.

Através do menu ModifpMovie (Modificar Filme)(Ctrl+M) acesse as propriedades de seu Filme : Taxa de Quadros (Frame Rate): Define em quantos quadros or segundo seu filme será apresentado, alterando este valor é possivel conseguir filmes mais detalhados (e demorados) ou filmes mais rápidos. Dimensões (Dimensions): A dimensão de seu Palco, o tamanho final visualizável de seu filme. Corresponder (Match): Impressora/Conteúdo (Printer/Contents) Atribui as dimensões de seu filme para se ajustar ao tamanho do papel configurado pela sua impressora, ou a menor área possível com relação ao conteúdo já disposto.

Cor do fundo(Background Color): Define a cor de fundo do Filme. Unidade de medida: Define a unidade de medida de trabalho, a mais cômoda costuma ser pixels. Explore as configurações disponíveis, são as definições de como seu filme será publicado e apresentado. 15 Desenho Vetorial Ferramentas O Flash mx. O dispõe das principais ferramentas para desenho vetorial. Esta é a barra de Ferramentas de Desenho: Desenhando com a ferra ou acerto às linhas e formas ao desenhar, selecione um modo de desenho para a ferramenta Pencil. Selecione a ferramenta Pencil. 2 Selecione Window (Janela) > Properties (Propriedades) e escolha uma cor de traço, uma espessura de linha e um estilo no Property inspector (Inspetor de propriedades). 3 Selecione um modo de desenho em Options na barra de ferramentas: 6 • Selecione Straighten (Acertar) para desenhar linhas retas e converter formas aproximadas de triângulos, ovais, círculos, retângulos e quadrados nessas formas geométricas. • Selecione Smooth (Suavizar) para desenhar linhas curvas suaves.

Selecione Ink (Tinta) para desenhar linhas à mão livre, sem modificações aplicadas. Utilizando a Ferramenta Brush A ferramenta Brush (Pincel) desenha traços semelhantes a pinceladas, como se você estivesse pintando. Esse recurso permite criar efeitos especiais, inclusive efeitos de caligrafia. Para selecionar o tamanho e a forma do pincel, utilize os modificadores da ferramenta Brush. O tamanho do pincel para novos traços permanece constante mesmo que você altere o nível de ampliação do palco.

Assim, um pincel de mesmo tamanho parece maior quando a ampliação do palco é menor. Por exemplo, suponhamos que você defina a ampliação do palco em 100% e use o menor tamanho de pincel ao pintar com a ferramenta Brush. Em seguida, altere a ampliação para 50% e pinte novamente utilizando o mesmo tamanho para o pincel. O novo traço pintado parecerá 50% mais espesso que o anterior. (A alteração do nível de ampliação do palco não modifica o tamanho dos traços de pincel existent 0 DF 12

Estruturalismo

0

obra Implica seu desligamento da dimensão histórica. Logo, a verdadeira preocupação de uma história literária de feição estrutural deveria se

Read More

Gerenciamento de projetos

0

TOPICOS DO TERMO DE ABERTURA (PROJECT CHARTER): • Justificativa do projeto Ex: Conquistar novos doadores, fidelizar doadores atuais para que

Read More