Personalide e comportamento
PERSONALIDADE COMPORTAMENTO Este tema apesar de polêmico e com muitas teorias se torna muito interessante, pois tentamos nos descobrir como pensamos e agimos perante as situações diversas que aparecem em nosso cotldiano. De forma geral poderíamos dizer que está diretamente ligado a hereditariedade e aspectos ambientais. Citaremos algumas teorias que se julga ser as mais coerentes e aceitas para explicá-las.
A TEORIA DOS TRAÇOS Ela parte do principio preciso que se coloq traços. De acordo co determinado grupo, porém ao longo dos PACE 1 ar 3 to view ser humano é portamento alguns o os traços em um o, a personalidade, uma imensidade de traços o que tornou-se ,muito di cil as conclusões. A idéia mais recente está em cinco traços, ou seja; Extroversão: A pessoa gosta de viver em coletividade, sem timidez e é sociável. Agradabilidade: A pessoa é agradável.
Consciência: A pessoa é trabalhadora, organizada e confiável. Estabilidade emoclonal:A pessoa é calma e autoconfiante. Abertura a experiência: A pessoa é criativa, curiosa e culta. Estes traços avaliados, chega-se a conclusões. Vale ressaltar que esta teoria é bastante criticada devido a ersonalidade ser considerada dinâmica e ainda não considera o ambiente em que a pessoa está inserida. TEORIA PSICODINAMICA entre pesquisadores e estudiosos.
O ser humano Passa a ser visto e avaliado como resultado da associação de emoçbes,capacidade de adquirir conhecimento,atitudes,expectativas e fantasias. Estes estudos buscam avaliar o Individuo como um todo considerando as variáveis que certamente não são poucas o que torna o entendimento ainda mais complexo. EXEMPLO: TEORIA DOS TIPOS ( Utilizadas em organizações ) Com quatro prefrências dois tipos e duas escolhas possíveis para ada uma das quatro preferências. A combinação destas forma o tipo da pessoa.
Extroversão/introversão. Aberto/quieto Publicamente expressivo/reservado Interatuante/concentrado fala Vive em coletividade/mais isolado. Sensor/intuidor. Prático/geral Específico/abstrato pés no chão/cabeça nas nuvens Detalhista/possibilidades Concreto/teórico Pensador/sentimentos Analítico/subjetivo Claro/harmonia Justiça/coração Regras/perdão / Circunstâncias JULGADOR/PERCEPTOR Estruturado/flexível Orientado em relação ao tem ofex ‘orador Decidido/espontâneo Bibliografia: PLT Internet