Pesquisa de mercado

Categories: Trabalhos

0

1 . QUANTO A ABORDAGEM 2. 1 0 QUE É PESQUISA QUANTITATIVA? Quantidade representa tudo aquilo que pode ser medido, o mensurável. Então, se o objeto de sua pesquisa se prestar a qualquer tipo de medição e esta, evidentemente, for interessante para o resultado final da investigação a que você se propôs, a adoção de procedimentos de quantificação pode lhe ser útil. O perfil desse tipo de pesquisa é altamente descritivo, Descrição rigorosa das informações obtidas é condição vital para uma pesquisa que se pretenda quantitativa. (MEZZAROBA; MONTEIRO, 2004, p. rg A pesquisa quantitati se . • número de casos ind studo típico, servind de um certo es segundo o dados estatísticos, e generaliza o que foi encontrado nos casos particulares. ( RAMPAZZO, 2005, p. ) 2. 2 0 QUE É PESQUISA QUALITATIVA? Qualidade é uma propriedade de idéias, coisas e pessoas que permite que sejam diferenciadas entre si de acordo com suas naturezas. A pesquisa qualitativa não vai medir seus dados, mas, antes, procurar identificar suas naturezas. O objeto da pesquisa vai ser tratado de forma radicalmente diferente da modalidade anterior de investigação.

A compreensão das informações é feita de uma forma mais global e inter-relacionada com fatores ariados, privilegiando contextos. A pesquisa qualitativa também pode possuir um conteúdo altamente descritivo e pode até lançar mão de dados quantitativos incorporados em suas análises [… ] (MEZZAROBA; MONTEIRO, 2004, p. 110). A pesquisa qualitativa pode ser caracterizada como a tentativa de uma compreensão detalhada dos significados e características situacionais apresentadas pelos entrevistados, em lugar da produção de medidas quantitativas de características ou comportamentos. RICHARDSON, 1999, p. 90) 2. QUANTO AOS OBJETIVOS 2. 1 0 QUE E PESQUISAS EXPLORATORIAS? As pesquisas exploratónas têm como principal finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. De todos os tipos de pesquisa, estas são as que apresentam menor rigidez no planejamento [… ] P esquisas exploratórias são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar visão geral, de tipo aproximativo, acerca de determinado fato.

Este tipo de pesquisado é realizado especialmente quando o tema escolhido é pouco explorado e torna-se dificil sobre ele formular hipóteses preclsas e peracionalizáveis. (GIL, 2008, p. 27) Pesquisas exploratórias: são investigações de pesquisas empírica cujo objetivo é a formulação de questões ou de um problema, com tripla finalidade: desenvolver hipóteses, aumentar a familiaridade do pesquisador com um ambiente, fato ou fenômeno.

Para a realização de uma pesquisa futura mais precisa ou modificar e clarificar conceitos [… ] uma variedade de procedimentos de coleta de dados pode ser utilizada, como entrevista, observações participante, análise de conteúdo etc. , para o estudo relativamente intensivo de um pequeno numero de unidades, mas geralmente s estudo relativamente intensivo de um pequeno numero de unidades, mas geralmente sem o emprego de técnicas probabilísticas de amostragem (LAKATOS; MARCONI, 2007,p. 188) 2. 2 0 QUE É PESQUISA DESCRITIVA?

A pesquisa descritiva não propõe soluções, apenas descreve os fenômenos tal como são visto pelo pesquisador, o que não significa que não serão interpretados, mas somente que a contribuição que se deseja dar é no sentido de promover uma analise rigorosa de seu objeto para, com isso, penetrar em sua natureza (pesquisa quantitativa) ou para dimensionar sua extensão (pesquisa qualitativa). Descrição permite diagnostico do problema, o que é sempre muito importante e tarefa procedente. (MEZZAROBA; MONTEIRO, 2004, p. 16 – 117) As pesquisas deste tipo têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. São inúmeros os estudos que podem ser classlficados sob este titulo e uma de suas características mais significativas está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados. (GL 2008, p. 28) 2. 3 0 QUE É PESQUISA EXPLICATIVA? São aquelas pesquisas que têm, como preocupação central dentificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos.

Este é o tipo de pesquisa que mais aprofunda o conhecimento da realidade, porque explica a razão, o porquê das coisas. Por isso mesmo é o tipo mais complexo e delicado, já que o risco de cometer erros aumenta consideravelmente. (GIL, consideravelmente. (GL 2008, p. 28) A pesquisa explicativa, também denominada experimental, tem por objetivo não só registrar, analisar e interpretar os fenômenos estudados, mas procura mostrar porque eles ocorrem e os fatores que os determinam. Procura aprofundar o conhecimento a realidade, procurando a razão, o porquê das coisas. (CORREA, 2003, p. 3. QUANTO AO PROCEDIMENTO DE COLETA DE DADOS 3. 1 0 QUE É PESQUISA BIBLIOGRÁFICA? A pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigidos algum tipo de trabalho desta natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas. Parte dos estudos exploratórios podem ser definidos como pesquisas bibliográficas, assim como certo número de pesquisas desenvolvidas a partir de técnica de análise de conteúdo. GL 2008, p. 0) A pesquisa bibliográfica, ou de fontes secundarias, abrange toda bibliografia já tornada publica em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, material cartográfico etc. , até meios de comunicações orais: rádio, gravações em fita magnética e audiovisuais: filmes e televisão. Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto, inclusive conferências seguidas de debates que tenham sido transcritos por alguma forma, quer publicadas, quer gravadas.

LAKATOS; MARCONI, 2007, p. 183) 3. 2 0 QUE É PESQUISA quer publicadas, quer gravadas. (LAKATOS; MARCONI, 2007, p. 183) 3. 2 0 QUE E PESQUISA DOCUMENTAL? A pesquisa documental assemelha-se muito à pesquisa bibliográfica. Enquanto a pesquisa bibliográfica utiliza fundamentalmente das contribuições dos diversos autores sobre determinado assunto, a pesquisa documental vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetivos a pesquisa. (GIL, 2008, p. 1) Pesquisa documental é aquela realizada a partir de documentos onsiderados cientificamente autênticos (não-fraudados); tem sido largamente utilizada nas ciências sociais, na investigação histórica, a fim de descrever/comparar fatos sociais, estabelecendo suas caracter(sticas ou tendências, além das fontes primárias, os documentos propriamente ditos, utilizam- se as fontes chamadas secundárias, como dados estat(sticos, elaborados por institutos especializados e considerados confiáveis para a realização da pesquisa. ( CARVALHO, 1989, p. ) 3. 3 0 QUE PESQUISA EXPERIMENAL?

De modo geral, o experimento representa o melhor exemplo de pesquisa cientifica. Essencialmente, o delineamento experimental consiste em determinar um objeto de estudo,selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no Objeto. (GIL, 2008, p. 51) Experimentais, consistem em investigações de pesquisa empírica cujo objetivo principal é o teste de hi óteses que dizem respeito a relações de tipo causa-ef s estudos desse tipo hipóteses que dizem respeito a relações de tipo causa-efeito.

Todos os estudos desse tipo utilizam projetos experimentais que incluem os seguintes fatores: grupos de controle (além do xperimental), seleção de amostra por técnica probabllística e manipulação das variáveis independentes com a finalidade de controlar ao máximo os fatores pertinentes Os diversos tipos de estudos experimentais podem ser desenvolvidos tanto “em campo”, ou seja, no ambiente natural, quanto em laboratório, onde o ambiente é rigorosamente controlado. (LAKATOS; MARCONI, 2007, p. 189) 3. 4 0 QUE É LEVANTAMENTO?

As pesquisas deste tipo se caracterizam pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Basicamente, procede-se à solicitação de informações a um rupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para em seguida, mediante analise quantitativa, obter as conclusões correspondentes dos dados coletados. Quando o levantamento recolhe informações de todos os integrantes do universo pesquisado, tem-se um censo. Pelas dificuldades materiais que envolvem sua realização, os censos só podem ser desenvolvidos pelos governos ou por instituições de amplos recursos[… Na maioria dos levantamentos, não são pesquisados todos os integrantes da população estudada [… ] As conclusões obtidas a partir desta amostra são projetadas para a totalidade do universo, evando em considerações a margem de erro, que é obtida mediante cálculos estatísticos. (GIL 2008, p. 55) “Para obtenção de dados podem ser utilizados três procedimentos: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e c podem ser utilizados três procedimentos: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e contatos diretos”. (LAKATOS; MARCONI, 2007) 3. 0 QUE É ESTUDO DE CASO? O estudo de caso é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado, tarefa praticamente impossível mediante os outros tipos de delineamentos considerados. De acordo com Yin (2005, p. 32), o estudo de caso é um estudo empírico que investiga um fenômeno atual dentro do seu contexto de realidade, quando as fronteiras entre o fenômeno e o contexto não são claramente definidas e no qual são utilizadas várias fontes de evidência. (GIL, 2008, p. 7 – 58) [… ] No estudo de caso, o objeto sofre um recorte metodológico radical, de maneira que o pesquisador assume o compromisso de promover sua análise, de forma profunda, exaustiva e extensa, o que equivale a dizer que deverá examinar seu objeto sempre levando em consideração os fatores que acabam influenciando ireta ou indiretamente sua natureza e desenvolvimento. Então, no estudo de caso passamos a ter um limitação de tipo dos assuntos a serem tratados, assim como certa especificidade metodológica em seu tratamento (MEZZAROBA; MONTEIRO, 2004, p. 21 – 122) 3. 6 0 QUE E PESQUISA-AÇAO? “Pesquisa – ação é um tipo particular de pesquisa participante e de pesquisa aplicada que supõe intervenção participativa na realidade social. Quanto aos fins, portanto, intervencionista” (VERGARA, 2009) No entendimento da pesq á inclu[do o conceito de No entendimento da pesquisa-ação está incluído o conceito de implicação”. Barbier (1994) compreende esse conceito como o engajamento pessoal e coletivo do pesquisador, estando sua práxis implicada no níveis psicoafetivo, histórico-existencial e estrutural-profissional. MARRA, 2004, p. ) 4. CONCLUSÃO Quanto à abordagem de pesquisa realizada na empresa Alfa, entende-se que a mesma é uma pesquisa qualitativa pôr trabalhar melhorias da empresa, uma pesquisa documental pôr utilizar documentos autênticos, e um levantamento por obter informações conclusivas no local. 5. INTRODUÇÃO Este trabalho tem por objetivo conceituar e relacionar os tipos e classificação de uma pesquisa, quanto: à abordagem, aos objetivos e ao procedimento da coleta de dados. 6. REFERÊNCIAS CARVALHO, M.

C. M. de (Org. ). Construindo Saber – metodologia cientifica: Fundamentos e Técnicas. 2 ed. São Paulo, 1989. CORREA, M. C. Como Elaborar uma dissertação de mestrado através da pesquisa cientifica. Rio de Janeiro, 2007. Gil, ANTONIO CARLOS. Métodos e Técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas. 1995. LAKATOS, E. M. , MARCONI, M. A. Fundamentos de Met0d010gia Cientifica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001 MARRA, M. M. A gente social ue transforma: o sócio-drama na organização de grupos. A

Tecnicas de negociaçao

0

REUNIÃO SÃO JOSÉ – GERAL – 29/06/2011 PAUTA Apresentação nova empresa de contabilidade. – Procedimentos para envio de informações (

Read More

Desenvolvimento de sistemas de informação

0

Desenvolvimento de sistemas de Informação ar 2 to view nut*ge PLANO DE NEGOCIOS MERCADO 14 3. 1. 3 CONCORRENTES 15

Read More