Lixo eletrônico

Categories: Trabalhos

0

Introdução Lixo eletrônico é o nome dado aos resíduos resultantes da rápida obsolência de equipamentos eletrônicos e elétricos, como: televisões, aparelhos telefônicos, geladeiras, computadores, rádios, videogames, entre outros dispositivos. Como os equipamentos não podem ser enviados ao lixo comum, a destinação correta se tornou um desafio para o consumidor e para a sociedade. Os resíduos eletrônicos, também denominados de e-lixo (e-waste em inglês) são os vilões do momento, e vêm causando muitos impactos não só no meio ambiente, como to view nut*ge também na sociedade.

Desenvolvimento O lixo eletrônico é principalmente nos p ora mundo e to. Ao mesmo tempo em que parte da população dos pa ses emergentes melhora de vida, tendo mais acesso a bens de consumo como geladeiras, computadores e telefones celulares, cresce a preocupação com o destino desses equipamentos. Carregados de componentes tóxicos e perigosos, eles são muitas vezes descartados incorretamente e abandonados em lixões e aterros sanitários, contaminando o solo, a água e provocando danos ? saúde dos seres humanos.

Boa parte da porção restante é exportada a alguns países em desenvolvimento, onde rabalhadores – que muitas vezes trabalham em condições de pouca segurança e sem fiscalização – reciclam esses resíduos. O trabalho que eles realizam, embora ofereça algumas matérias- primas reaproveitáveis, tem sérias consequências. Os efeitos dessas toxinas no corpo humano podem causar diabetes, problemas nas células, câncer, irritações na pele, entre outros. édia 50 milhões de toneladas apenas de lixo eletrônico (dados do CEMPRE – Compromisso Empresarial para Reciclagem). A situação deve ficar pior nos próximos anos, de acordo com o relatório Reciclando – Do lixo eletrônico a recursos, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). A venda dos produtos eletrônicos crescerá muito na China, na Índia e em mais nove países representativos dos emergentes na África e na América Latina, dentre eles o Brasil.

Segundo o relatório, se não houver a adequada coleta e a reciclagem desses materiais, esses países em desenvolvimento, deverão enfrentar danos ambientais e problemas de saúde. Não há legislação nacional que define critérios para a reciclagem e o tratamento de residios eletrônlcos. para o Estado de São Paulo foi publicado em julho de 2009 a Lei 13. 576 que institui ormas e procedimentos para a reciclagem, gerenciamento e destinação final de lixo tecnológico.

No Brasil, segundo estudos do IBGE, aproximadamente 64% dos municípios depositam seus resíduos em lixões a céu aberto e sem nenhum tratamento, sendo que em torno de 14% somente, possuem aterros sanitários. Não há legislação nacional que define critérios para a reciclagem e o tratamento de residios eletrônicos. para o Estado de São Paulo foi publlcado em julho de 2009 a Lei 13. 576 que institui normas e procedimentos para a reciclagem, gerenciamento e destinação final de lixo tecnológico.

No nosso país, considerado pela ONU como o líder em produção desse tipo de lixo dentre os países emergentes, a falta de pol[ticas públicas formam uma barreira que impedem uma organização de como se deve reciclar tal lixo, na grande maioria a reciclagem é feita d impedem uma organização de como se deve reciclar tal lixo, na grande maioria a reciclagem é feita de forma precária e o material a ser reciclado acaba perdendo sua potencialidade resultando em menos componentes reciclados. orém, a reciclagem depende não só de políticas públicas, mas principalmente de uma ducação ambiental que deve fazer parte da nossa cultura, a fim de mostrar a todas as gerações a importância e os benefícios que a reciclagem traz para o meio ambiente. O Ciclo de Reciclagem do lixo eletrônico, pode ser divido em: – Produção e Consumo Devemos ficar atentos às práticas dos fabricantes de eletrônicos, consultar referências como o Guia de Eletrônicos Verdes do Greenpeace, e evitar ao máximo as empresas que fazem uso de práticas questionáveis para começarmos a nos conscientizar a reciclar. ? certo que preferimos os produtos mais baratos, e que muitas vezes são feitos por fabricantes duvidosos. Porém, adquirindo produtos ecologicamente corretos, embora que mais caros, já que produzir com responsabilidade custa mais, contribuímos para que menos pessoas sofram, para que haja menos poluição no mundo e para ter certeza de que, no fim da vida útil do seu equipamento, ele seja devidamente reciclado. Descarte e Reuso Existem centenas de organizações em todo o Brasil que aceitam doações de equipamentos eletrônicos para reutilizá-los em diferentes projetos sociais, ou mesmo como fonte de recursos – uma vez triado, o lixo eletrônico pode ser revendido para empresas de reciclagem. Ou seja, muitas vezes o lixo eletrônico não é lixo. Direcioná-lo para quem precisa ajuda a estender sua vida útil, e pode ter algum efeito na redução da demanda por produção PAGF3ÜFd a estender sua vida útil, e pode ter algum efeito na redução da demanda por produção mundial. Reciclagem A reciclagem de lixo eletrônlco ajuda a recuperar importantes recursos naturais, tais como prata e ouro, para reutilização, e reduz a necessidade de mineração. para encontrar esses metais em produtos existentes, evitando escavação de terra e derrubada de florestas, a reciclagem é uma solução melhor e cologicamente mais benéfica. O material é separado e os resíduos perigosos são enviados para refinarias fora do Brasil.

Existem apenas 4 grandes empresas no mundo. Conclusão Durante a elaboração do trabalho sobre Lixo Eletrônico percebemos que a princípio existem pouquíssimas empresas no Brasil que realizam todo o processo de separação e preparação de materiais para a reciclagem. Com a aceleração da produção e do consumo de eletrônicos, o volume desse tipo de descarte cresce exponencialmente, deixando o planeta sem espaço para armazenamento e ainda menos capacidade de reciclagem.

Agora é transformar o “desafio eletrônico” em “oportunidade eletrônicai’, aumentando os índices de reciclagem de lixo eletrônico nos países em desenvolvimento, consequentemente gerando empregos, evitando problemas de saúde, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa e recuperando uma ampla gama de metais valiosos, incluindo prata, ouro, paládio, cobre e iridio. Bibliografia http://lixoeletronico. org/ http://ambiente. hsw. u OI. com. br/lixo-eletronico. htm http://www. akatu. org. br/central/noticias/2010/1 ixo-eletronico gem-pode-ser-a-solucao -ameaca-paises-emergent

Administração de produção

0

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO GESICLEIDE MARIA DO NASCIMENTO administração de produção Salvador 2010 gesicleide maria do n

Read More

Karl marx

0

O marxismo é o sistema das idéias e da doutrina de Marx, teoria do socialismo e do comunismo científico. Sua

Read More