Sistemas legados

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE DE CUIABÁ CAMPUS PRIMAVERA DO LESTE FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas Sitemas legados Primavera do Leste 2011 or7 to view nut*ge sistemas legados Trabalho da disciplina de Engenharia de Software do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas das Faculdades de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas de Primavera do Leste. oftware de apoio e hardware de sistema. A maior parte dos sistemas legados inclui uma série de diferentes programas e dados compartilhados associados, a maioria dos istemas legados foi projetada a partir de uma perspectlva funcional e é composta por conjuntos de funções interativas. A maioria dos sistemas legados é constituida de sistemas de processamento em lote ou de transação.

O valor de negócios de um sistema legado e a qualidade do software de aplicação, assim como seu ambiente, devem ser avaliados para ajudar a decidir entre substituir, transformar ou fazer a manutenção do sistema O valor de negócios de um sistema é uma avaliação da eficácia do sistema em fornecer apoio aos objetivos do negócio a qualidade do sistema depende dos processos de negócios, do oftware de aplicação em si e do hardware e do software.

OBJETIVOS Compreender o que significa o termo ‘sistemas legados’ e por que esses sistemas são fundamentais para a operação de muitas empresas. Conhecer as estruturas comuns dos sistemas legados. Compreender os princípios do projeto orientado a funções – a estratégia de projeto mais comumente utilizada para os atuais sistemas legados. Compreender como os sistemas legados podem se avaliados para decidir se eles devem ser descartados ou mantidos, se devem passar pelo processo de reengenharia ou ser substituídos.

Sistemas de software que são desenvolvidos especialmente para ma organização que tem uma lon a vida útil muitos sistemas de software que ainda estão desenvolvidos há muitos longa vida útil muitos sistemas de software que ainda estão em uso foram desenvolvidos há muitos anos usando tecnologias que já estão obsoletas. Esses sistemas ainda são críticos de negócios, isto é, eles são essenciais para o funcionamento normal do negócio a eles foi dado o nome de sistemas legados.

Substituição de sistema legado Há um risco significativo de negócio em simplesmente descartar sistemas legados e substituí-los por um sistema que foi desenvolvido utilizando uma tecnologia moderna Raramente xiste uma especificação completa do sistema legado. Se existir uma especificação, é pouco provável que ela incorpore todas as mudanças que foram feitas no sistema. Os processos corporativos e o modo como os sistemas legados operam estão sempre intrinsecamente entrelaçados Importantes regras corporativas podem estar inseridas no software e podem não estar documentadas em nenhum outro lugar.

O desenvolvimento de um software novo é arriscado, uma vez que podem ocorrer problemas inesperados com um novo sistema. Alteração de sistemas legados O sistema deve mudar para permanecer útil no entanto, alterar m sistema legado é muitas vezes dispendioso. Diferentes partes do sistema foram implementadas por diferentes equipes. Portanto, não há um estilo de programação consistente. O sistema pode utilizar uma linguagem de programação obsoleta frequentemente, a documentação do sistema é inadequada e desatualizada em geral, muitos anos de manutenção podem ter corrompido a estrutura do sistema.

O sistema pode ter sido otimizado para melhorar a uti PAGF3rl(F7 ter corrompido a estrutura do sistema. O sistema pode ter sido otimizado para melhorar a utilização de espaço ou a elocidade de execução, em vez de ter sido escrito para facilitar a compreensão. Os dados processados pelo sistema podem estar armazenados em diferentes arquivos, que podem ter estruturas incompatíveis. Estruturas dos sistema legados Os sistemas legados são sistemas sociotécnicos baseados em computadores e não simplesmente sistemas de software antigos.

Hardware de sistema – como hardware de mainframe Software de apoio – deste sistema operacional e utilitários até compiladores. Software de aplicação — fornece os serviços de negócios é composto de vários programas separados, desenvolvidos em iferentes épocas. Dados de aplicação — dados processados pelo sistema de aplicação, esses dados podem ser inconsistentes e podem estar duplicados em diferentes arquivos. processos de negócios – os processos utilizados nas empresas a fim de atingir algum objetivo de negócios.

Políticas e regras de negócios – definições de como a empresa deve ser conduzida e as restrições às quais ela deve se submeter. Modificação de sistema Em tese, é possível fazer alterações em uma camada sem afetar qualquer uma das camadas adjacentes na prática, isso raramente funciona, as razões são: A modificação de uma camada pode introduzir novos recursos e as camadas superiores podem ser modificadas para se beneficiarem desses recursos. A modificação do softwar Io mais lento, de modo software pode torná-lo mais lento, de modo que um novo hardware é necessário, a fim de melhorar o desempenho.

Muitas vezes, é impossível manter interfaces de hardware, especialmente se for proposta uma mudança radical para um novo tipo de hardware, por exemplo, mudar o hardware de mainframe para sistemas cliente-servidor. Dados legados Duas questões importantes sobre legados em sistemas centrados em banco de dados. O sistema de gerenciamento de BD utilizado pode ser obsoleto e incompatível com os outros sistemas de gerenciamento de BD (database management systems -DBMS) utilizados pela empresa. O monitor de teleprocessamento utilizado pode ter sido projetado para uso com um determinado BD e mainframe.

Pode não ser possível utilizar o mesmo monitor de teleprocessamento com um novo BD. Projeto de sistemas legados praticamente todos os sistemas legados utillzados foram projetados antes do desenvolvimento orientado a objetos ser utilizado em vez de serem organizados com um conjunto de objetos interativos, esses sistemas são projetados utilizando ma estratégia de projeto orientado a Funções. Centenas de programas de aplicações foram desenvolvidos utilizando-se esses métodos e as ferramentas CASE associadas Olan.

Avaliação dos sistemas legados As organizações que dependem de muitos sistemas legados precisam decidir como obter o melhor retorno de seu investimento descartar completamente o sistema continuar a manter o sistema Transformar o sistema de ira para melhorar sua PAGFsrl(F7 sistema de alguma maneira para melhorar sua facilidade de manutenção substituir o sistema por um novo a decisão deve considerar uma perspectiva de negócios (valor de negócios) e ma perspectiva de sistema (qualidade do sistema).

Avaliação do valor de negócios A avaliação pode ter diferentes pontos de vista que devem ser considerados, como: Usuários finais do sistema Clientes Gerentes de linha Gerentes de TI Gerentes seniores Identificados os pontos de vista, as pessoas relacionadas (stakeholders) devem ser entrevistadas e suas respostas devem ser registradas. Avaliação da qualidade do sistema Avaliação do processo de negócios: Até que ponto os processos de negócios apóiam as atuals metas da empresa? Avaliação do ambiente: Como é a eficácia do ambiente de istema e como é dispendioso para mantê-lo?

Avaliação do software de aplicação: Qual é a qualidade do software de aplicação? Avaliação do processo de negócio Para avaliar o processo, recomenda-se uma abordagem orientada a pontos de vista, comparável àquela utilizada para avaliação do valor de negócios exemplos de perguntas: Existe um modelo definido do rocesso e existem procedimentos implantados para verificar elo é seguido? são necessárias? Se positivo, elas são claras para o pessoal envolvido no processo? O processo é compatível com o software legado de aplicação? Ele fornece as informações requeridas?

O processo exige que os mesmos dados sejam fornecidos diversas vezes, em diferentes lugares? CONSIDERAÇÕES FINAIS Um sistema legado é um sistema antigo que ainda fornece serviços de negócios essenciais. os sistemas legados não são apenas sistemas de aplicações, mas também incluem processos de negócios, software de apoio e hardware de sistema. programas e dados compartilhados associados. A maioria dos sistemas legados foi projetada a partir de uma perspectiva A maioria dos sistemas legados é constituída de sistemas de processamento em lote ou de transação.

O valor de negócios de um sistema legado e a qualidade do software de aplicação, assim como seu ambiente, devem ser avaliados para ajudar a decidir entre substituir, transformar ou fazer a manutenção do sistema. O valor de negócios de um sistema é uma avaliação da eficáciado sistema em fornecer apoio aos objetivos do negócio. A qualidade do sistema depende dos processos de negócios, do software de aplicação em si e do hardware e do software utilizados para apoiar o sistema. * referências bibliográficas SOMMERVILLE, Ian, Engenhana de software. 6 ed. São Paulo: Addison Wesley, 2003. PAGFarl(F7

Exercicio fisologia vegetal

0

Licenciatura Plena em Biologia Botânica II Luciel Antônio da Silva Macedo[->0] Exercício da Semana 3: 1 a) Qual a importância

Read More

Amostras de solo – preparação para ensaios de compactação e ensaios de caracterização.

0

Relatório OI – Geotecnia I NBR 6457 – Amostras de solo – preparação para ensaios de compactação e ensaios de

Read More