Pesquisa pratica

Categories: Trabalhos

0

“O ensino itinerante como suporte para a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na rede pública de ensino: uma abordagem etnográfica” ( Márcia Denise Pletsch e Rosana Glat) O programa de ensino itinerante para alunos com deficiência tem por objetivo complementar o atendimento educacional Pesquisa pratica Premium GabrielIa2401 anpeJIR IO, 2012 pages I DisciplinaPrática de Pesquisaêducacional I DocenteDra Andréa Regina Rosin Pinola I Módulo: 2. 1 Data da Entrega: 20/03/2012 ATIVIDADE AVALIATIVA 1 Nome: Gabriela Estevam do Swipe to page Swipe nut NascimentoMatricula: 132798

COC- Araraquara I oferecido na escolar. essa modalidade de levando-se em conta de atendimento em rede regular de ensin ferências sobre zidas e, ainda, nto desse tipo de inclusões na eve como objetivo descrever as caracter sticas profissionais, habilidades e condições de trabalho do professor itinerante de alunos com deficiências. Para coleta de dados foi utilizada uma entrevista semi- estruturada. Os conteúdos das entrevistas foram transcritos na (ntegra e, posteriormente, classificados em temas previamente definidos.

Os resultados apontaram a necessidade de uma reorganização essa modalidade de ensino em termos de objetivos, de infraestrutura e de politicas públic públicas para que o ensino itinerante cumpra seu papel como um recurso de apoio que favoreça a inclusão escolar e social de crianças com deficiências. A inclusão de alunos com necessldades educativas especlais, no Brasil, tem assumido uma posição importante nos debates educacionais. , diversos autores têm destacado a ausência, nos cursos de formação de professores,de conteúdos específicos sobre o processo de ensino e aprendizagem das pessoas com necessidades especiais.

A escolha pela etnografia neste estudo justifica-se pelo objetivo de entender as relações estabelecidas entre os sujeitos participantes e os significados de suas ações. Tal método comporta o uso de técnicas diferenciadas, como a observação participante, a realização de entrevistas, análise de documentos e filmagem em áudio. Outra característica importante da pesquisa etnográfica é o contato direto do pesquisador com a situação investigada, o que permite descrever as relações e processos configuradores da experiência cotidiana dos agentes envolvidos no contexto.

Este último aspecto merece destaque, pois o fato da pesquisa etnográfica ter na pessoa do investigador o principal instrumento de coleta direta de dados que traz consigo toda uma história de vida. Outro aspecto que chamou atenção nos depoimentos das professoras itinerantes é a importância atribuída ao trabalho em equipe, não apenas para a inclusão de alunos com necessidades especiais, mas tamb trabalho em equipe, não apenas para a inclusão de alunos com necessidades especiais, mas também para a prática pedagógica como um todo. odemos afirmar que esse trabalho constitui uma oportunidade ara os professores do ensino regular enquanto agentes principais da inclusão construírem novas possibilidades e estratégias de atuação, reflexão e experimentação,principalmente por não terem recebido em sua formação inicial conhecimentos sobre as especificidades de crianças com necessidades educacionais especiais. A pesquisa de campo mostrou que o papel do professor itinerante não é só trabalhar com o aluno especial incluído na turma regular, pois, na prática, sua ação requer a elaboração de planos de aula, conteúdos e programas de ensino adaptados.

Ou eja, trata-se de um trabalho que precisa se debruçar sobre as dimensões mais comuns e gerais da vida escolar, o que requer certa “sensibilidade” para lidar com os professores regulares e os demais alunos. Por outro lado, o professor itinerante frequentemente discute com a comunidade extraescolar, esclarecendo e orientando os familiares de alunos especiais e “não especiais”, sobretudo quando participam de reuniões de pais. Tais ocasiões constituem uma oportunidade ímpar para se desmontar preconceitos e estigmas historicamente reproduzidos em relação às pessoas com necessidades especiais.

Plano de curso

0

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA DEPARTAMENTO DE ENSINO COORD. DOS COLEGIOS DA POLICIA MILITAR COLEGIO DA POLICIA MILITAR FRANCISCO PEDRO DE

Read More

A contribuição dos princípios construtistas para o ensino de língua portuguesa

0

INTRODUÇAO A língua constitui um dos fatores determinantes da identidade de um povo, de modo que estudar Língua Materna implica

Read More