Placa de orificio

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA MECANICA DOS FLUIDOS Introdução ao Laboratório de Mecânica dos Fluidos prof. Ms. Wlnston F. L. Gonçalves JUNDIAí 2012 SUMÁRIO 1 . 1 Introdução Objeti 03 I . 2 ReviSá0 Literária ora to view nut*ge 1. Materiais e Métodos 1 Resultados e Discussões Conclusão 04 Referência Bibliográfica 07 Introdução Objetiva Esse relatório foi elaborado sobre a aula prática que tivemos de orificio, bocais e venturis, estudo do escoamento multifásico em medidores de vazão do tipo pressão diferencial, volume de luido que atravessa determinada seção transversal na unidade de tempo. 1. Materias e Métodos Os materiais utilizados para o experimento são: Placa de Orificio Cronômentro _ Reservatório de água Bomba Piezômetro _ Tanque Medidor Os métodos utilizados foram: _ Calibração do Piezômetro _ Equação envolvida: V Volume, [malt tempo, [s] Vit 1. 4 Resultados e Discussão Os métodos de medição de vazão através de dispositivos tipos orifício geradores de pressão diferencial são de longe os mais empregados pela indústria. Estima-se que de todas as medições de vazão empregam estes métodos.

A grande aceitação destes métodos de medição de vazão deve-se ? facilidade de instalação e manutenção, boa confiabilidade e custo relativamente baixo, que compensam os seus inconvenientes, que são a não linearidade, a baixa regeabilidade, faixa de medição restrita, desgaste da placa e a grande dependência das condições operacionais. A popularização da informática e dos microprocessadores trouxe um novo incremento à medição de vazão através de orifícios, orque veio a facilitar ou mesmo automatizar os cálculos envolvidos, em geral bastante trabalhosos.

Este trabalho tem como pr vo estudar as influências medida como a vazão é muito importante, pois nos dá um maior controle sobre a mesma, com isso temos condições de prever futuros resultados através da variável tempo. Este trabalho de iniciação cientifica tem como objetivo estudar as influências geométricas de placas de orifícios na medida da vazão e a partir daí otimizar essas configurações para propiciar um melhor resultado na variável medida.

Também será elaborado a curva do coeficiente de descarga de cada placa de orifício. A exatidão de uma medida como vazão é muito importante para diversos setores da indústria brasileira e mundial. Desde o início da ciência, o homem sempre procurou quantificar e qualificar suas variáveis, porém sempre procurando o modo mais adequado e coerente possivel para diminulr as incertezas relacionadas. O método de medição de vazão por placas de orifícios é bastante difundido e possui vários parâmetros que influenciam a medida da vazão.

A metodologia utilizada no rabalho será comparativa, ou seja, após montar toda a bancada que consiste em: uma bomba com potência nominal de Y’ de CV para dar energia ao fluido (água), um rotâmetro com certificado de calibração para medir vazão, um vertedor utilizado também para medir vazão, uma válvula para controlar e variar a vazão do clrcuito, um manômetro de coluna de fluidos para medir a diferença de pressão nas placas de orifício e um flange contendo a placa de orifício (objeto de estudo) verifica-se e compara as três medidas de vazão para o cálculo do coeficiente de descarga a partir daí observar quais configurações obtiveram melhores resultados.

Iniciado o bombeamento do fluido através do duto, espera-se a vazão estabilizar p PAGF3ÜFd Iniciado o bombeamento do fluido através do duto, espera-se a vazão estabilizar para medir a vazão no rotâmetro e no vertedor, após esse procedimento verifica-se a diferença de pressão na placa de onfício e através dos cálculos e planilhas determina-se a vazão. Essa vazão determinada através da placa de orifício será comparada com a vazão real medida no rotâmetro e vertedor, e través de cálculos estatísticos, mostrar o erro e desvio padrão. Para o trabalho proposto, será utilizado cinco placas de orifício feitas de aço inoxidável, todas com diâmetro do furo de 10 mm. As características das placas serão descritas a seguir: – Uma placa com furo concêntrico e espessura de 3 mm. – Uma placa com furo concêntrico e espessura de 6 mm. – Uma placa com furo concêntrico, chanfro de 450 e espessura de 3 mm. mm – Uma placa com furo excêntrico e espessura de 3 mm. CONCLUSÃO No desenvolvimento deste trabalho conta-se com o auxílio inanceiro da (ANP/PRH) para aquisição dos materiais de trabalho, tendo em vista a necessidade de uma bancada para a realização dos experimentos. Materiais necessários: Aço inoxidável para fabricação das placas, bomba centrifuga, paquímetro, manômetro de coluna de fluidos, dutos de PVC, tarugo de tecnil, um termopar e um computador. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS BASTOS, Francisco de Assis A. ,Problemas de Mecânica dos Fluidos EditoraGuanabara Koogan S. A. , 1983 THOMAS, Lindon C. , Fundamentos da transferência de calor , Prentice-Hall DO Brasil, 1985.

Vбlvulas hidrбulicas

0

ntroduзao As vбlvulas hidrбulicas de pressгo influenciam na pressгo do sistema em uma instalaзгo, ou em parte dela, em modos

Read More

Utilização da plataforma android no desenvolvimento de um aplicativo para o cálculo do balanço hídrico climatológico

0

Utilização da plataforma android no desenvolvimento de um aplicativo para o cálculo do balanço hídrico climatológico Premium gy bamumi anpcTIR

Read More