Relatorio instrumentação

Categories: Trabalhos

0

SUMÁRIO SUMÁRIO — INTRODUÇÃO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO — OBJETIVO – Instrumentaçãp— principais variávei Pressão— Temperatura-— Vazão—— crs Swipe to r. t page –8 PRINCIPAIS — CONCLUSÕES — REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS — — –. 14 como “Instrumentista’ . enviava de volta para o campo um sinal para o posicionador que movimentaria a válvula de controle. Todos os instrumentos utilizados nestas malhas de controle eram pneumáticos. O sinal de entrada e salda para estes instrumentos era 0 3-15 psi e utilizavam um alimentação de ar de 20 psi.

O incoveniente deste tipo de instalação são os vazamentos que ocorrem devido a trincas nas tubulações, o que muitas vezes poderia acarretar uma falha na malha de controle, ou até a parada da produção. Com o avanço da eletrônica nos anos de 1950 e 1960, foi possível a construção de instrumentos eletrônicos para a substituição dos pneumáticos. A partir de 1970 inicio-se a fabricação destes instrumentos. Inicialmente o sinal de entrada e salda destes equipamentos não eram padronizados. Cada fabricante desenvolvia o seu padrão.

Em busca da padronização osteriormente se padronizou este sinal em um sinal de corrente de 4-20mA e alimentação elétrica de 24Vdc para transmissores e posicionadores, em casos especiais utiliza-se 1 IOVac. Aos poucos as plantas industriais migraram para o controle se utilizando de equipamentos eletrônicos, o que reduziu os custos de manutenção devido a robustez destes equipamentos e por estes não possuírem partes mecânicas, como nos intrumentos pneumáticos. Também foi possivel aumentar a precisão das medições o que melhorou o controle das malhas.

A próxima evolução da Instrumentação, ocorreu com o surgimento da omputação. Com o elevação da complexidade dos processos industriais a necessidade de mais processamentos e de mais malhas de controle, tornava-se inviável ter centenas de malhas de controle utilizando-se de instrumentos discretos, pois cada instrumento está sujeito a falhas e necessita de manutenção. Com os sistemas de controle distribuido (DCS), foi possivel reunir em estação de controle varias malhas de controle. O sistema permite o controle de varias salas de controle através de uma estação, que podem estar a quilometros de distância uma da outra.

Agora o operador opera uma enorme outra. Agora o operador opera uma enorme gama de malhas de controle através de uma tela de computador. PRINCIPAIS VARIAVAS DE MEDIÇÃO • Pressão Tipos de sensores: ipo Capacitivo: A principal característica dos sensores capacitivos é a completa eliminação dos sistemas de alavancas na transferência da força/deslocamento entre o processo e o sensor. [pic] • Fita Extensiométrica: É um dispositivo que mede a deformação elástica sofrida pelos sólidos quando estes são submetidos ao esforço de tração ou compressão. ??? Sensor de silício ressonante: O sensor consiste de uma cápsula de silício colo icamente em um pnGFd0F5 • Vazão Tubo de venturi: O tubo de venturi é um elemento deprimogênio ou medidor de vazão de diferencial de pressão,também chamado de medidor de vazão por obstrução de área. Rotâmetro: Rôtametro, ou mais correctamente medidor de fluxo de área variável, é um dispositivo utilizado para medlr o fluxo de um líquido ou gás num tubo e pertence à classe de medidores de área variável. Estes dispositivos medem o caudal de um fluido azendo-o passar por um tubo de secção variável.

Tipo turbina: Este medidor de vazão é utilizado para medição e controle de vazão de líquidos. Ele é baseado no princípio de turbina laminar. A turbina de seis lâminas possui rolamento de saphira. O sensor é fornecido pronto para instalação com conexões para instalação ou pescoço soldável. A turbina é movimentada pelo fluído. A turbina possui magnetos na ponta de cada lâmina. Esses magnetos geram pulsos elétricos através do sensor de efeito Hall montado externamente a parte molhada do instrumento. PRINCIPAIS FORNECEDORES

Resumo cap 4 do livro: a essência do planejamento de mídia

0

precisao. Três conceitos indisp são frequencia, alcan e c diretamente como G , que tática de compras de planejador. Resumo

Read More

Relatório de validação de estágio

0

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CICNCIA TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS CHAPECÓ CURSO TECNICO EM ELETROELETRONICA RELATÓRIO DE VALIDAÇÃO DE ESTÁGIO

Read More