Planejamento controle da produção

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP Centro de Educação a Distância ar 8 to view nut*ge 2012 POLO: polo Uniderp Luziânia – GO CURSO: Tecnologia em Logística ACADCMICO: Weslei Duarte da silva – RA 337805 Eric Henrique Alex Fernandes leite RA 346956 RA 333915 controle do mesmo. Neste contexto, estão envolvidos uma serie de agentes intervenientes, com diferentes culturas, funções e especialidades, manipulando, diariamente, uma grande quantidade de informações, necessánas para o desenvolvimento de suas atividades.

Essas informações normalmente estão dispersas, sem nenhuma estrutura na empresa, dificultando, ssim, a tarefa da gerencia, que necessita de informações suficientemente confiáveis para a tomada de decisão. 1. 2- Exemplos de uma reunião de planejamento. O planejamento e a primeira etapa do processo administrativo que determina metas em longo prazo. Etapas do planejamento determinam a seqüência em que a atividade deve acontecer • Como fazer • Quando fazer • Quem deve fazer • De que maneira fazer Em outras palavras, o planejamento se refere ao futuro, a sua execução deve permitir certa flexibilidade e adaptação. . 3 – Fluxogramas de planejamento. – CONTROLE O controle visa medir e corrigir o que foi feito no planejamento, para garantir que os planos sejam executados da melhor maneira possível. O controle verifica tudo o que esta sendo feito de acordo com o planejamento, contribuindo para o alcance dos objetivos por meio da indicação dos erros e falhas, em tempo hábil para permitir ação corretivas oportunas. 2. 2-0 controle e regido em princípios: • Objetivo • Definição de dados • Exceção eficácia do processo produtivo da empresa.

Trata-se de atuar sobre os melos de produção com propósito de aumentar a ficiência, e cuida para que os objetivos de produção sejam plenamente alcançados a fim de aumentar a eficácia. O PCP tem de planejar a produção e controlar o seu desempenho, e estabelece antecipadamente o que a empresa devera produzir. O PCP monitora e controla o desempenho da produção em relação ou que foi planejado, corrigindo eventuais desvios ou erros que possuam surgir. O PCP atua antes, durante e depois do processo produtivo.

Antes, planejando o processo produtivo, programando matérias, máquinas, pessoas e estoque. Durante e depois, controlando o funcionamento do processo rodutivo para mantê-lo de acordo com o que foi planejado. Assim, o PCP as seguir a obtenção da máxima eficiência e eficácia do processo de produção da empresa. O PCP mantém uma rede de relação com as demais áreas da empresa, as inter- relações entre o PCP e as demais áreas da empresa se devem ao fato de que o PCP procura utilizar racionalmente os recursos empresariais. . 4- Fluxogramas da relação do pcp com outras áreas. Etapa- 2 3 – Planejamento e programação controle da produção A partir da elaboração planejamento ou plano de produção, o asso seguinte é a programação de sua execução. Como o plano de produção é muito amplo e genérico, a programação precisa detalhá-lo para que possa ser executado no dia a dia da empresa. Programamos determina quando e como deve ser realizada. Programação criando um tipo de agenda com vária unidade de medida para que se compre esta meta.

O fluxo de informação deve ter o propósito de comandar coordena e integrar proce PAGF3rl(F8 esta meta. coordena e integrar processo produtivo da organização. A programação esta ligado com dlversas área como compra,fornecedor, almoxarifado, deposito e etc. . 1 – fluxos de informações da programação da produção. Este procedimento está muito a gosto do departamento de produção: o supervisor tem por liberdade para utilizar seus homens e maquinas do modo programado; o departamento poderá ter seu próprio programador que ira trabalha com seus materiais e maquinas e com aparecimento de imprevistos.

A Inda a favor da programação minuciosa podemos dizer que,mesmo privada de erros e imperfeições, é melhor do que nenhuma,pois força o estabelecimento de padrões para mão-de- obra, de boas estimativas e de bom planejamento de perações,sen’indo ainda para anotar o que foi feito, de modo a tomar fácil a comparação com o programado. A programação deve ter o estoque e recebimento de matéria prima controlada para que sua produção siga o programado.

Etapa- 3 4- Conceito Controle da produção O controle da produção é a ultima fase do PCP, que acompanha, avalia e regular as atividades produtivas, para mantê-las dentro do que foi planejado e assegurar que atinja os objetivos pretendidos. 4. 1- O controle e como a garantia da eficiência e eficácia. Como a ultima fase do PCP, o CP apresenta as seguintes finalidades Avaliar e monitorar continuamente a atividade produtiva da empresa.

Cl Comparar o programado e o realizado Apontar falhas, erros ou empresa Informar outras seções sobre o andamento da atividade produtivas O CP procura acompanhar e verificar, isto é, monitorar, os seguintes aspectos críticos do processo produtivo da empresa: Previsão de vendas e suas possíveis variações Planejamento da capacidade de produção Cl Plano de produção lista de materiais que compõem os produtos C] Planejamento das necessidades de materiais Compra C] Almoxarifado e estoque Cl Estoque de semi-eleborados ou materiais em was

Programação da produção, envolvendo aprazamento roteiro, emissão de ordens e liberação da produção Deposito de estoque Os principais problemas que podem ocorrer no CP são: Escassez ou excesso de estoque C] Excesso de produtos defeituosos Custo de produção excessivo C] Interrupção no ciclo de produção C] Atraso nos prazos de produção e de entrega ao cliente Assim os finalidades do CP são amplas e cobrem todo o funcionamento do processo produtivo e das unidades direta e indiretamente relacionadas com ele.

Etapa -4 5 – Controles de Estoques O estoque é um item que deve ser bem administrado dentro de ma organização, e quando não administrado adequadamente pode trazer sérios danos às finanças da empresa, colocando em risco a mesma. Temos dois pontos de estoque que deve ser controlado constantemente: matéria-prima e produtos acabados. A falta de matéria prima ou níveis baixo de estoque pode acarretar na parada da pro Exemplo: se um produção corre risco de parar.

A falta de controle dos produtos acabados pode afetar o ciclo do giro de caixa, sabemos que estoque parado dentro da empresa é dinheiro parado, que por sua vez pode fazer falta para o financeiro para pagar as contas, por isso à importância da omunicação entre estoque de matéria-prima e estoque de produtos acabados. Para se ter um bom controle de MT e PA, e importante se fazer as seguintes perguntas: Você sabe qual o valor do seu estoque hoje? Você sabe quantas unidades de cada produto existem hoje em seu estoque? Ou Você sabe qual é o seu estoque mínimo?

Ou ainda, Você sabe qual é o seu estoque máximo? Todos estes questionamentos são muito pertinentes. Após termos essas respostas podemos controlar melhor a hora de renovar estoques de matéria-prima e de produtos acabados para não termos estoques desnecessários. Para o controle de estoque existe ainda uma ficha chamada de FE (ficha de estoque) que por sua vez se torna um documento do estoque. Exemplo de uma ficha. Código Descrição do produto Entrada de material Saída de material Peso Volume Unidade Peso Volume Unidade 5. – Fichas de controle do estoque. 5 – Relatório final Após todos os estudos e todas as pesquisas realizados (as), chegamos à conclusão que o planejamento e controle da produção, não são apenas voltados apenas para a indústria como se pensa. Mas também têm rela ão nossas atividades diárias nós auxiliando para que poss organizados, é para isso atividades cotidianas pessoal e profissional. Tivemos a oportunidade de compreender o que o pcp contribui em um processo de produção de um produto ou serviço.

O planejamento e controle da produção se iniciam quando uma organização determina uma meta a ser atingida e repassa aos seus subordinados para se organizarem para alcançar essa meta. A partir desse ponto devem se preocupar com os recursos que deveram ter para como, por exemplo: matéria-prima, máquinas, recursos humanos, entre outros. A programação da produção se inicia com base no sistema que etermina: o que produzir quanto produzir, quando produzir.

Após decidir o passo anterior deve analisar o estoque de matéria- prma para saber se há insumos suficientes disponíveis, se sim enviar o mesmo para a produção com todos os documentos necessários para a transformação da matéria-prima em produtos acabados e ai se encerra a parte da produção. O que não era relevante passou a ser essencial já nas médias e pequenas empresas, o planejamento e controle da produção ganharam destaque e passou a ser um diferencial entre as empresas, tendo em vista os benefícios e os resultados atisfatórios que proporciona às mesmas.

Novas técnicas estão sendo implantadas nas empresas pelo departamento PCP, tais como: MRP, Kaisen, Kanban, Just in time, ciclo PDCA, TQC, 5W1 H, entre outras, fazendo com que os produtos e serviços se tornem competitivos com preços e qualidade que atendem as necessidades dos consumidores e ganhando cada vez mais espaços no mercado, além de incomodar as grandes empresas.

O controle de estoque e feito para manter demanda da produção e controla quantidade do consumo; para sabermos quanto estam para manter demanda da produção e controla quantidade o consumo; para sabermos quanto estamos gastando para produzir, ou melhor, dizendo saber o custo variável do produto final. Somente algumas matérias-primas têm a vantagem de estocar, em razão da influência da entrega do fornecedor.

Outras matérias-primas especiais, o fornecedor precisa de vários dias para produzi-la O controle de estoque é de suma importância para a empresa, sendo que se controlam os desperdícios, desvios e consumo indevido de um insumo o qual prejudica o capital de giro. Quanto maior é o investimento, também maior é a capacidade e a responsabilidade de cada setor da empresa.

Os objetivos dos departamentos de compras, de produção, de vendas e financeiro, deverão ser conciliados pela administração de controle de estoques, sem prejudicar a operacionalidade da Na administração moderna, a responsabilidade dos estoques fica sob staff. Assim o departamento fica livre para atender as áreas relacionadas. 7. Bibliografia. Acesso em: 20 abr. 2012. . Acesso em: 20 abr. 2012. CHIAVENATO, Idalberto C. Planejamento e Controle daprodução. São Paulo: Manole, 2008. http://www. faneesp. edu. br/novo/conteudofatividades-do -planeiamento-e-controle- pcp. pdf

Artes

0

Lembro-me perfeitamente, desta nova etapa da minha vida estudantil. Aquando da minha entrada para o liceu, houveram grandes alterações na

Read More

Enfermagem

0

O SIGNIFICADO DA HISTORIA DA ENFERMAGEM PARA OS PROFISSIONAIS ULRICHSEN, Ariana Salles VARGENS, Octavio Muniz da Costa RESUMO Trata-se de

Read More