Planejamento estratégico

Categories: Trabalhos

0

Além disso, a estratégia engloba também subjetividade, elucidada mais detalhadamente na Escola Cognitiva. A estratégia é definida por pessoas, e as pessoas também interferem diretamente neste processo de formulação, multas vezes primando por seus interesses pessoais, como enfatiza a Escola do Poder. Uma estratégia, muitas vezes pode ser definida por um único estrategista, como defende a Escola do Design, ou por um grupo de analistas ou planeJadores formais, em destaque na Escola do Planejamento.

Verifica-se também a importância da utilização de ferramentas nalíticas, calculando dados e analisando informações pertinentes ao processo, q Planejamento estratégico Premium By Thabarapatricia anpenR OI, 2012 5 pages 1- O livro, Safári de Estratégia, nos leva a uma caminhada dentre as 10 principais Escolas do Pensamento Estratégico, mostrando de forma sintetizada, a essência de cada uma delas, bem como suas principais vantagens e desvantagens.

Os autores, através de uma linguagem clara e acessível, mesclam a teoria com exemplos práticos para que a contribuição de cada Escola na formulação da estratégia seja visualizada e absorvida com maior facilidade. Este livro não é um livro de respostas. A iniciar-se pela S vien conceituação da estr Os autores disponibil pontos de vista dife estratégia não é está o ambiente interno q os teóricos, com q se perceba que a Swip view nent page temente tanto com no das organizações. que são a base para a Escola do Posicionamento.

A importância de líderes pró-ativos e suas habilidades de verem além do horizonte, como é enfatizada pela Escola Empreendedora. Outra importante ferramenta abordada é as equipes de trabalho, gerando aprendizados coletivos, muitas vezes imprescindíveis em mbientes instáveis que nos põem em situações até então não vividas, como destaca a Escola do Aprendizado. O livro atenta também para a importância da cultura de uma empresa que pode muitas vezes ser decisiva para o sucesso da estratégia, como vista na Escola Cultural.

A inquestionável força do ambiente que envolve as Organizações, como parte do processo estratégico também é discutida com grande ênfase na Escola Ambiental e, o fator transformação, que leva à adoção de estratégias de mudanças, após alguns estágios de coerência, como visto na Escola da Configuração. Enfim, o que o livro proporciona não são respostas às nossas perguntas. O Safári de Estratégia apresenta as principais ferramentas a serem consideradas em um processo de formulação estratégica, que diferirão de acordo com as especificidades de cada Organização e do ambiente em que ela se encontra.

Muitas vezes utiliza-se um conjunto destas ferramentas pra definir uma única estratégia. Portanto, é fundamental saber lidar com muitos destes paradigmas inerentes ao universo organizacional, para que o administrador possa confiar em sua própria visão de como a stratégia deverá ser formulada. O administrador deve primar pela busca da visão do todo, p como a estratégia deverá ser formulada. O administrador deve primar pela busca da visão do todo, porém, sem subestimar nenhuma das partes.

Quanto melhor se conhece, com profundidade, cada uma das partes, mais clara será a visão do todo, muitas vezes tomando uma dimensão maior do que a pré-definida. Os administradores precisam ter o cuidado de não se ater ? ingenuidade ou à limitação de que os resultados negativos não aparecerão ou que o que foi definido será, necessariamente, o melhor. Novamente, como o ambiente não é estatico e como cada uma das escolas mostram seus lados positivos ou negativos, o resultado nem sempre necessariamente será o desejado.

Portanto os administradores deverão não somente definir as estratégias a serem seguidas, mas monitorá-las durante toda sua implantação para que, com flexibilidade, possam interagir da melhor forma possível com as variáveis inerentes ao processo, maximizando, com isso, o sucesso da estratégia. 2- Design – > Formação da estratégia como um processo de concepção, onde o controle permanece nas mãos do CEO que antém o processo de maneira informal e simples.

Seu ponto fraco é que não vê o processo de desenvolvimento da estratégia como um processo de aprendizado; Planejamento — > Formação da estratégia como um processo formal dividido em etapas, que são apresentadas na forma de listas de verificação. Seu ponto fraco é que, apesar de fornecer uma direção clara e dar estabilidade a organização, ela mina a flexibilidade; Posicionamento – Formação da estratégia 3 estabilidade a organização, ela mina a flexibilidade; Posicionamento – > Formação da estratégia como um processo nalitico para lidar com posições de mercado no geral e de forma reconhecível.

Seu ponto fraco está no seu pragmatismo em concentrar-se em fatores puramente econômicos e quantificáveis, desconsiderando outros fatores; Empreendedora – > Formação da estratégia como um processo visionário definido pelo CEO como uma percepção da direção que a empresa deve seguir no longo prazo e ai é que reside o seu ponto fraco devido a concentrar no comportamento de um único individuo; Cognitiva – Formação da estratégia como um processo mental como formas de enxergar conceitos, mapas, esquemas e struturas.

Seu ponto fraco está na demora por ter que passar por um longo caminho através da psicologia cognitiva; Aprendizado – Formação da estratégia como um processo emergente em que o sistema coletivo é que aprende. Seu ponto fraco está no seu custo alto, pois leva tempo, gera uma quantidade enorme de reuniões, troca de mensagens, . Poder – Formação da estratégia como um processo de negociação através do exercício da influência para negociar estratégias favoráveis a certos interesses.

Seu ponto fraco é desconsiderar aspectos como a cultura da empresa e o exercício a liderança; Cultural – > Formação da estratégia como um processo coletivo baseado nas crenças e interpretações comuns a todos os membros da organização. Seu ponto fraco é basear-se apenas no presente desconsiderando as mudanças que estão po 4DF5 organização. Seu ponto fraco é basear-se apenas no presente desconsiderando as mudanças que estão por vir; Ambiental – > Formação da estratégia como um processo reativo ao meio-ambiente, que se apresenta para a organização como um grupo de forças contra as quais ela precisa reagir.

Seu ponto raco está em acreditar que o meio-ambiente pode ser generoso ou complexo, hostil ou dinâmico; Configuração – Formação da estratégia como um processo de transformação que interrompem períodos de estabilidade. Seu ponto fraco é o argumento fraco de que as empresas são estáticas ou só mudam por meio de grandes avanços; 3- Um dos pensamentos mais usados nas empresas na atualidade é o de Planejamento onde a formação de estratégias são divididos em etapas que são utilizadas na forma de listas de verificação. Onde uma das suas principais vantagens é direção lara que da estabilidade a organização.

Conclusão: Este livro Safari das Estratégias, nos mostra 10 estratégias para aplicarmos em empresas diversos segmentos, esse livro não fala qual é a estratégia deve ser aplicada e sim mostra as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Para podermos desenvolver uma boa estratégia dentro das empresas, devemos buscar uma melhor maneira de como aplicar as estratégias que aprendemos não só em livros, mais no desenvolver das aulas em sala, o aprendizado que temos em nosso dia-a-dia dentro da empresa, pode nos diferenciar no mercado de trabalho. S

Filosofia nas organizaçoes

0

FACULDADE ESTÁCIO ATUAL Gabriel Luis Rio Lima Leoneide Gomes Costa Pedro Rogerio Monteiro Rebeca Genesis pereira Ribeiro Vandervan Pereira de

Read More

Estudo dirigido abb – minerale

0

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE OS CASOS DAS EMPRESAS ABB E MINERALE 1) Por que a descentralização favoreceu a MINERALE ? Qual

Read More