Planilha de estudos

Categories: Trabalhos

0

4a semana segunda 08/08/11 Leis ponderais, massa atômica, molecular e mol Lavolsier (conservação das massas): Num sistema fechado, a massa total das substâncias, antes da transformação química, é igual à massa total após a transformação ou Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma. * Lei de Proust (proporções fixas) P DE PROUST PROPORÇÃO (DICA P/ DECORAR): Independentemente da origem de uma determinada substância pura, ela é sempre formada pelos mesmos elementos proporçao em massa egr PACE 1 ora to view nut*ge Processo de indepen * 1 822: data marco re si na mesma rçao. so. * Vinda da família real: 1808. Fugidos das tropas de Napoleão. Colônia brasileira ganha mais importância. Sede do império português. * 1815: Dom João VI. Brasil anexado a Portugal. Importância da colônia. Desagradou os portugueses e ressentimento por casa da fuga (abandono do povo). Portugal em total desamparo. Desencadear revolução liberal do porto: 1820: Fim da monarquia absolutista portuguesa. Não foi essa (o abandono do povo) só a causa. As elites amparadas com essa insatisfação. Monarquia constitucional, assembleia: isso que foi instaurado.

O rei voltou a Portugal em 1821 com o medo de perder o poder. Deixa Pedro que vira o príncipe regente * Metrópole x Colônia: Brasil como núcleo e Portugal querendo colocar o Brasil “no seu devido lugar’ (dominação, descolonização do Brasil) colocar o Brasil “no seu devido lugar”. Conflito político e divergências de interesses. Independência: necessidade * Acordos Não foi feita a independência com arma e participação popular. Só na pós independência: abafar levantes pró-portugal Primeiro reinado! 1822. Pagar a independência” (Portugal ueria $$ para pagar dividas da Inglaterra): sem dinheiro -> Empréstimo com a Inglaterra (ganhando grana). * Dependência econômica: “independência” entre aspas Hidrocarbonetos * Compostos binários: dois elementos (carbono e hidrogênio) – > Hidrocarbonetos Compostos ternários oxgenados, nltrogenados, halogenados (flúor, cloro, bromo, iodo) ‘k Compostos quaternários (CHON): proteínas em geral * Funções orgânicas: conjunto de compostos com propriedades químicas semelhantes * Função hidrocarboneto! * Alcanos (parafinas): abertos e saturados CnH2n+2 LEMBRA DO

BU ANO OU QUALQUER COMPOSTO ASSIM DAI N VAI PRECISAR FAZER A CONTA. Nomear: Começa a contar da extremidade do substituinte. Localização do substltuinte e nome da cadeia principal ‘k Alcenos (olefinas): abertos com uma dupla ligação Cn H2n. Nomear: começa a contar da extremidade mais próxima da LIGAÇÃO. Ligação entre dois e três 2. * Alcinos: abertos com uma tripla ligação Cn H2n-2 . Nomear: Se a ligação está no meio, quem decide a numeração é o substituinte * Alcenlnos também existem * Alcadienos: abertos com 2 duplas Cn H 2n-2. Ciclano (cicloparafinas): fechado e saturado Cn H2n. Nomear: ciclo x, ciclo y. Começar com o substituinte para contar. E se tiver 2 substituintes? Tanto faz. Se for cicleno, começa com a ligação (os dois carbonos envolvidos na li a 30) * Aromáticos: um ou cicleno, começa com a ligação (os dois carbonos envolvidos na ligação) * Aromáticos: um ou mais anéis aromáticos. Anel benzênico. Nomear: começa com o substituinte. = orto. Dimetil benzeno = xileno. 1,3 – meta. 1,4 = para Nomenclatura: Prefixo: número de carbonos.

MET ET PROP BUT PENT HEX HEPT OCT NON DEC * Nomenclatura: infixo: an (simples), en (dupla) e in (tripla) Nomenclatura: sufixo: O (hidrocarboneto), OL (Álcool) e ONA (cetona) * Sufixo caracteriza o grupo funcional, que é o átomo ou número de átomos que caracteriza uma função substituinte: CH3&gt, MET(IL) C2H5> ET(IL) (MET ET PROP BUT) ‘k Hidrocarbonetos queimam muito bem!!!! = combustão. Lembrar-se da VELA COMBUSTÍVEL. COMBURENTE> OXIGÉNIO. REAÇÃO COMPLETA: COMBUSTÃO Membrana, transporte passivo e ativo * Membrana (composição): microscopia eletrônica (descoberta): gordura ou lipídio, proteina e fósforo. Controle do que entra e sai k Fósforo + lipídio = bicamada (fosfolipídica). Sua função é separar o meio interno e externo. * Função das proteínas: trânsito das substâncias * Camada bimolecular de fosfolipídios e proteínas * Estrutura versátil: modelo mosaico fluído (estrutura não estática e formada por “pedacinhos”) * Funções da membrana: permeabilidade seletiva, controle da entrada e saída de substâncias ‘k Controle: proteínas, que formam canais de passagem> São as PERMEASES.

Há a que é apenas o canal (passa íon, água), há a carregadora (liga a do meio externo para transportar p/ o eio interno ou o contrári reconhecem as estruturas PAGF3ÜFd órgãos) e a receptora (se liga a uma molécula para permitir a entrada dela e de outras: uma substância é a chave) * A água ñ é transportada pela proteína, mas sim pelo processo de osmose. * Transporte ativo: gasto de energia. Transporte passivo: não há gasto de energia. Difusão facilitada: ajuda de proteína. Nesse e na difusão simples, o meio de alta concentração cede para o de baixa concentração SOLUTO> DIFUSAO.

SOLVENTE&gc OSMOSE HIPOTÓNICO: + soluto e menos solvente. HIPERTÓNICO: mais solvente e menos soluto DINAMICA ENTRE ELES&gt, OS DOIS OCORREM AO MESMO TEMPO VAMOS DIZER ASSIM, SEMPRE DO MAIS PARA O MENOS * Transporte ativo: Bomba de sódio e bomba de potássio: Equilíbrio. É forçada, contra a concentração. Hipo para Hiper Sódio: mais fora do que dentro Potássio: mais dentro do que fora. Eles não seguem sua tendência, para manter o equilbrio * Transporte ativo: Endocitose: englobamento de partículas. Se as partícu as forem sólidas, fagocitose. Se forem líquidas (óleos, lipídios, que não passam naturalmente pela membrana. ??gua é por osmose), pinocitose. Nesses dois, há a digestão celular. * Estrutura externa da membrana: Glicocálix (deixam as substancias próximas), membrana celulósica (vegetais. Além da membrana plasmática), microvilosidade (absorção que requer mais grau de confiabilidade e aumentam a área de absorção celular), desmossomos (aumenta a força de coesão mais força de atração), intradigitação (manter a integridade, assim como desmossomo), plasmodemos (facilita a troca entre uma célula e outra), cílios e flagelos (locomoção). Ligadas à membrana.

Salao

0

IO Alfabeto Espanhol El abecedario I [picl Clique as letras para ouvir o som de cada uma em espanhol. to

Read More

Plano municipal de educação do município de lajes/rn

0

Plano Municipal de Educação do Município de Lajes/RN Aluna: Maria das Graças Galvão* 1 orlo to view nut*ge población, mejorar

Read More