Plano de leitura – fonte revista nova escola
Introdução Verificamos, em produções de alunos, dificuldades para escreverem textos com sequência narrativa, elementos de conflito, caracterização de personagens, clímax da história e, principalmente, desfechos coerentes com o processo narrativo desenvolvido. Muitas vezes possuem ideias incríveis para produzir narrativas, mas por lhes faltar orientação específica para escrever aquele tipo de texto, o fazem com qualidade aquém daquela que poderiam apresentar.
Na habilidade para e o processo mental q desse processo: o te de construção escrita planejamento, transc 10 se e No uir duas dimensões: ver e o resultado cesso global sos parciais: ssa sequência didática visa a trabalhar com os alunos a estrutura e a forma linguística que caracterizam esse tipo de texto.
Assim, reforçar as fases do processo de composição escrita: a fase do planejamento (geração do conteúdo de ideias, organização e estruturação desse conteúdo e determinação dos objetivos para ao ato da composição: público formato; a fase da tradução ou transcrição das ideias pensadas para uma forma linguística e a fase da revisão, onde se avalia o texto de acordo com o planejado e se faz revisão e correção do produzido. Objetivos Fornecer orientação específica aos alunos para escreverem seus contos de mistério. om o clima de suspense) ; – leitura de contos de suspense – apresentação oral dos contos com boa dicção, entonação e tom de voz audível. Ano 80 e 90 anos. Tempo estimado Aproximadamente 15 aulas. Material necessário – Cópias do texto Conto de Mistério, de Stanislaw ponte preta (Sérgio Porto). – Vários exemplares de livros de contos de mistério. – Filme de mistério para ser assistido em classe. Caderno para produção de texto, em suas várias fases ou versóes. Retroprojetor, monitor de computador ou lousa para reflexão e refacção de textos de forma coletiva. – Mural ou varal para exposição dos textos dos alunos. Materiais diversos para montagem da sala de contação de histórias de mistério. Sala com cenografia para contação das histórias de mistério e suspense. Desenvolvimento das atividades 1a aula Converse com os alunos sobre contos, histórias e filmes de mistério. Procure levantar com eles que elementos existem nesses gêneros. Anote o que disserem na lousa ou em uma folha de papel pardo, que ficará exposta na classe, durante todas as ulas. Em seguida leia o Conto de mistério, de Stanislaw Ponte Preta, até o trecho Saiu então sozinho caminhando rente às paredes do beco.
Quando alcanço s clara, assoviou para um 10 desenvolvidos no texto até ali. Na sequência, entregue-lhes o texto impresso e deixe que descubram do que se tratava. Surgirão perguntas sobre o porquê do mistério ser um quilo de feijão. evante com eles, o que poderia estar acontecendo para o personagem ter passado por tanto suspense para obter aquele simples quilo de feijão. Compare com outros produtos escassos e a dificuldade para obtê-los etc. Por fim, avalie com eles quem chegou mais próximo do desfecho ou se algum aluno descobriu o mistério.
Não se esqueça de salientar que a novidade, o elemento surpresa, estava justamente no inesperado- elemento típico dos contos de mistério. Proponha que leiam para seus pais e amigos em casa, mantendo o mesmo procedimento, sem o desfecho, para que possam saborear com outras pessoas o que sentiram em classe. Assim, também, estarão trabalhando sua leitura em voz alta, que é um dos objetivos da leitura. 2a e 3a aulas Faça uma avaliação das opiniões dos ouvintes de casa. Compare com eles se estas coincidiram com as de seus colegas de classe.
Sempre aparece uma ou outra novidade, o que enriquece o campo das ideias. Retome o texto e comece a destacar com eles os elementos linguísticos que construíram o mistério no conto. Destaque as descrições, para isso levante os adjetivos especiais, soturnos, que foram usados para caracterizar as personagens e os objetos em cena; saliente os advérbios de modo e as descrições das ações onde foram usados períodos curtos, quase sempre orações coordenadas; repare também a quase ausência de diálogos e o mprego dos verbos no pretérito (perfeito, imperfeito).
Faça um inventário do léxico ertinente a esse tipo de texto (su pretérito (perfeito, imperfeito). Faça um inventário do léxico pertinente a esse tipo de texto (substantivos: crime, pistas, álibi, suspeitos, vítimas, acusados, cúmplices, prisão, condenação, sequestro, rapto de alguns verbos, advérbios; adjetivos) , facilitando-lhes a aquisição de repertório. Registre todas as sugestões e as deixe expostas no papel pardo na classe. Na sequência, comece a trabalhar os elementos e a estrutura do conto: Uma narrativa deve elucidar os acontecimentos, respondendo às seguintes perguntas essenciais: O QUÊ? o(s) fato(s) que determina(m) a história; QUEM? – a personagem ou personagens; COMO? – o enredo, o modo como se tecem os fatos; ONDE? – o lugar ou lugares da ocorrência QUANDO? – o momento ou momentos em que se passam os fatos; POR QUÊ? – a causa do acontecimento A estrutura de um conto pode ser a seguinte: Uma situação inicial onde se expõe o assunto, o lugar ou a ação que vai acontecer. A complicação ou o problema que vai se apresentando gradativamente. O clímax que a complicação levada ao máximo de suspense. Eo desfecho que soluciona ou tenta solucionar o problema.
Proponha que delimitem (na medida do possível, pois nem todos os contos seguem rigorosamente a mesma estrutura) tais elementos linguísticos e de estrutura da narrativa no conto lido. Esse procedimento é importantíssimo para que vivenciem realmente, na prática de leitura, os elementos essenciais a esse genero. (narrador personagem ou participante da ação) e narrador em terceira pessoa (observador ou onisciente: que tudo viu, tudo sabe e expõe pensamentos e sentimentos das personagens). Para casa, peça que leiam um conto de mistério para comentar na aula seguinte.
Sugira alguns, se possível imprima outros e socialize entre eles; se não for possível fazê-lo em casa, que se faça em classe. 4a e 5a aulas A discussão hoje será sobre como criar o suspense – A partir das leituras feitas em casa, levante formas de suspense encontradas nas leituras. Haverá histórias de crimes, de roubos, de fatos estranhos, de aventuras extraterrestres etc. Converse sobre o nível de suspense de cada um desses textos e como foi conseguido. Depois registre isso na lousa, enquanto os alunos o farão em seus cadernos: Como criar o suspense?
Crie frases que sugiram apenas, provoque no leitor a vontade de querer saber o que vai acontecer depois. Dê margem a se pensar em vários suspeitos, com vários fatos combinados com ações que despistem o leitor. Trabalhe com muitas pistas: umas falsas e outras verdadeiras. Use palavras, vocabulário específico para criar suspense: adjetivos expressivos, exagerados; advérbios de modo, de lugar, de tempo que acrescentem circunstâncias especiais às ações Trabalhe com verbos no pretérito (perfeito, imperfeito ou mais- que-perfeiro) Use as palavras- chave com frequência e ênfase. Esconda do leitor determinados detalhes.
Crie um desfecho inusitado, surpreendente. 6a e 7a aulas Proponha que eles escrevam contos de mistério para publicar. Nesse momento é preciso discutir dois determinantes: público e formato. peça que escolham para quem irão escrever, o formato de seus textos e o suporte onde serão publicados. Sugira: Para quem você irá escrever seu texto: para uma revista dirigida ao público jovem, para o jornal da escola, para um painel no pátio da escola para a seção literária de uma revista, para um concurso de contos, para uma antologia de contos de mistério, para ser lido ara uma platéia, para ser editado com ilustrações em um livro.
Em que formato você irá escrever: em folha sulfite, em colunas, como texto de jornal e revista, em folha bem grande para um painel, seu texto será interrompido por ilustrações de cenas ou outros. Peça que tomem essas decisões porque delas dependerá o produto final: o conto de mistério. Em seguida faça exercicios com o caráter de oficina de contos. Pode trazê-los em lâminas para retroprojetor, ou em arquivos para usarem os computadores, ou impressos. Reescreva o texto Completeas lacunas com as palavras ou expressões do quadro, crescentando emoções e sentimentos a ele.
Entramos no quintal Foi uma cena . vagarosamente e para não espantar nem uma nem outra, mas ficamos Desmentindo o dito popular ‘vivem como deitadas estavam a — dobermann preta, de dentes cão e gato’, a visão era Dentro da casinha, afiados, espalhada no chão e a gatinha vira-lata toda branquinha com sua orelha cinza . . mamando em uma das tetas da outra, como filhote. Não se mexiam, como em um „ espetáculo a não ser modificado. Restou-nos PAGF 10 . espetáculo filhote. Não se mexiam, como em um a não ser modificado.
Restou-nos ficar ali ontemplando aquele — momento de satisfação. raro- de muita delicadeza- extasiados- inesquecível- temida- maravilhados- inconfundível- magnífico Substitua os espaços pelos advérbios ou locuções abaixo para expressar um clima de suspense. . vinha caminhando para , chovia uma garoa fina e casa, . gelada.. ., olhei para o lado esquerdo e , algo me pareceu uma trouxa de roupa, um saco de lixo. — „ . , fui me aproximando para não ser surpreendido. E se fosse um bicho estranho que — — avançasse sobre mim? erto da praça vazia- repentinamente – lentamente – sem fazer arulho – sorrateiramente- junto a um orelhão- rente às paredes dos prédios- muito tarde- sem pressa 8a aula e 9a aulas Escolha um bom filme de suspense e assista com os alunos. (os que foram baseados nas obras de Agatha Christie são bons para retomar os elementos dos contos de mistério). Ao final, promova uma discussão a respeito dos elementos de uma história de mistério presentes no roteiro, nomes de personagens, espaços cênicos, cores etc. 0a aula Proponha que escrevam o conto de mistério a partir do que foi planejado: Dicas – E-screva seu texto a partir do ue você planejou. – Você iá deve ter escolhid a o qual irá escrever partir do que você planejou. – Você já deve ter escolhido o público para o qual irá escrever. – Considere esse público na hora de elaborar seu texto. – Não se esqueça da estrutura do conto. – Procure usar palavras para criar emoção e suspense como as usadas na oficina. – Dê um título ao seu texto. 9a e 10a aulas Edição de texto – Sentados em quartetos, os alunos lerão os contos de seus colegas.
Após fazerem isso registrarão sua avaliação em uma pequena ficha que será entregue ao autor. Nela estarão registrados alguns aspectos e inclusive sugestões ara melhorar a edição dos textos. Essa atividade também pode ser feita em Word e com cada aluno ou dupla em um computador. Modelo de ficha de avaliação Foi muito suficiente pouco (ou nada)? O texto apresentou a estrutura de um conto? Narrou o fato, quando aconteceu, com quem aconteceu e como aconteceu? Você acha que ele conseguiu criar emoção, suspense?
Usou para isso os adjetivos nas descrições, verbos e advérbios adequados? Sugestões ao autor: Nome do leitor: O professor deve acompanhar essa atividade andando pelas carteiras, auxiliando nas avaliações, contemporizando falas sugestões. Lembre a eles a questão do público a quem se destinam os textos e em que formato cada um vai ser edltado. Como tarefa de casa , peça que façam a revisão de seus contos, usando para isso as tabelas de avaliação e as sugestões dos leitores. Nesse momento os autores ‘á serão capazes de formular novos objetivos para o pr struçáo. valiar o planejado e ajustá-lo de imediato; modificar o texto escrito em dois aspectos avaliando o resultado em função dos objetivos (público, formato), e avaliação da coerência do conteúdo, em função do esquema textual. por fim revisão e orreção de acordo com os resultados dessa avaliação. Crie um roteiro de observações gerais. Sugestões Aspectos gramaticais Observe os itens abaixo: Verifique a ortografia . O dicionário vai ajudá-lo e vai lhe oferecer sinônimos para evitar algumas repetições de termos sem necessidade.
Depois revise a pontuação; cuide para que fique bastante expresswa. Passe o conto a limpo, no formato que você escolheu. Importante: O professor pode criar pautas de correção a partir de aspectos gramaticais, ortográficos e de pontuação já trabalhados com a classe. Além disso, deve desempenhar também a função e leitor. Ao ler os textos dos alunos, poderá fazer observações a respeito dos conteúdos trabalhados durante o processo de produção dos contos. Deve evitar, assim, ser apenas um corretor e sim, um leitor. 0a e 1 1a aulas Atividades complementares – Socialização dos textos – Todo texto deve ter uma função social, portanto, esta sugestão atende a essa função. Momento de preparação para exposição dos textos (em painel, em livros, em antologias etc. ) para leitura expressiva dos textos. Os alunos, em grupos, devem planejar e executar a cenografia, a decoração da sala de contos e mistério, se usarão trajes como contadores das histórias etc. quando isso acontecerá e como preparar uma leitura expressiva desses contos para a platéia.
Dê sugestões para fortalecer a atividade, professor. platéia. Dê sugestões para fortalecer a atividade, professor. 12a e 14a aulas Preparação da leitura expressiva dos contos – Os alunos devem ler os contos para seus pares. Na preparação, acompanhados do professor, devem refazer entonações, pausas, dar ênfase a frases de suspense, entre outros detalhes. 1 5a aula Apresentação dos contos para alunos de outras turmas a escola, para pais e amigos. Avaliação A avaliação se dará em cada etapa do processo de criação dos contos.
O professor acompanhará os alunos nas atividades cotldianas, reforçando a realização de um plano de texto, de uma pré-redação, da preparação e da edição dos textos. Outro aspecto a ser observado deve ser o desenvolvimento da capacidade de leitura, de percepção de inadequações e de correção de textos próprios e alheios, visando à clareza, objetividade e coerência. A evolução dos alunos nas atividades propostas deve ser compartilhada com eles. Quer saber mais? BIBLIOGRAFIA JOLIBERT, Josette, Formando Crianças produtoras de Textos, p.
Alegre:Artes Médicas, 1994 KAIJFMAM, Ana Maria e M. Elena Rodriguez, Escola, leitura e produção de textos, Porto Alegre: Artes Médicas, 1995 MATA, Francisco Salvador, Como Prevenir as Dificuldades na Expressão Escrita, Porto Alegre: Artes Médicas, 2003 PORTO, Sérgio (Stanislaw Ponte Preta) Conto de Mistério, wmv. casadobruxo. com. br PORTO, Sérgio, (Stanislaw Ponte Preta) Testemunha Tranquila In: Dois amlgos e um chato. São Paulo: Moderna, 2005. p. 24-25 Coleção Para Gostar de Ler v. 12 Histórias de Detetives- vários autores- São Paulo: Ática, 1998