Plano de negocio

Categories: Trabalhos

0

COMO ELABORAR UM PLANO DE NEGOCIO (Fabiano Araújo) Sumário Apresentação Parte 1 – A elaboração do plano de negócio 1. Sumário Executivo . 1 . Resumo dos principais pontos do plano de negócio 1. 2. Dados dos empreendedores, experiência profissional atribuições 1. 3. Dados do empr 1. 4. Missão da empr 1. 5. Setores de ativi 1. 6. Forma jurídica 1 or16 to view nut*ge 1. 7. Enquadramento tributário 1. 7. 1. Âmbito federal 1. 7. 2. Âmbito estadual 1. 7. 3. Âmbito municipal 2. Análise de Mercado 2. 1 Estudo dos clientes 2. 2. Estudo dos concorrentes 2. 3. Estudo dos fornecedores 3.

Plano de Marketing . 1 . Descrição dos principais produtos e serviços 3. 2. preço 3. 3. Estratégias promocionais 3. 4. Estrutura de comercialização 3. 5. Localização do negócio Construção do seu Plano de Negócio 87 . Sumário Executivo 88 2. Análise de Mercado 94 3. plano de Marketing 97 4. Plano Operacional 100 Plano Financeiro 104 6. Construção de Cenários 116 7. Avaliação Estratégica 118 8. Avaliação do plano de negócio Plano de Negócio O que é e para que serve? Imagine que você deseja construir uma casa, organizar uma festa, viajar para o campo ou para o litoral.

Com certeza, sua intenção é ue tudo dê certo, mas, para que isso ocorra, é necessário fazer um cuidadoso planejamento. Preste atenção nesta palavra: PLANEJAMENTO. Ou seja, a casa, a festa e a viagem não vão se realizar apenas porque você assim deseja, mesmo que seja um desejo ardoroso. Idéias asslrn nascem em nossos corações, porém, para que elas se tornem realidade, é preciso construí-las passo a passo. Para que uma viagem aconteça, é necessário escolher o local a ser visitado, decidir o tempo da viagem, quanto dinheiro levar, comprar passagens, reservar hotel, arrumar as malas, entre tantas outras coisas.

Se, para uma simples viagem, precisamos fazer tudo isso, imaglne quando queremos abrir um negócio. E empreender, muitas vezes, é uma viagem para um lugar desconhecido. Para você organizar suas idéiasé ue foi criado o PLANO DE empreendedores, o plano NEGOCIO. Nesta viagem a PAGF Ao final, seu plano irá ajudá-lo a responder a seguinte pergunta: ‘Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócior Lembre- se de que a preparação de um plano de negócio é um grande desafio, POIS exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade.

Boa sorte, ou melhor, dizendo, bom trabalho! Sucesso! Plano de Negócio – Seu Mapa de Percurso “Se quiser que algo seja bem-feito, faça você mesmo. ” Nada mais certo do que essa expressão popular, principalmente quando se trata da elaboração de um plano de negócio. Elaborando pessoalmente o seu plano de negócio, você tem a oportunidade de preparar um plano sob medida, baseado em informações que você mesmo levantou e nas quais pode depositar mais confiança. Quanto mais você conhecer sobre o mercado e sobre o ramo que pretende atuar, mais bem-feito será seu plano.

Este manual tem por objetivo auxiliá-lo na criação do seu plano de egócio, independentemente de você estar abrindo um novo empreendimento ou ampliando um já existente. Recomendações gerais * Informações são a matéria-prima de qualquer plano de negócio, portanto, pesquise e procure conhecer tudo sobre o seu setor. Informações podem ser obtidas em jornais, revistas, associações, feiras, cursos ‘unto a outros empresários do ra t ou contendo seus pontos mais importantes.

Nele irá constar: * Resumo dos principais pontos do plano de negócio; Dados dos empreendedores, experiência profissional e atribuições; Dados do empreendimento; * Missão da empresa; Setores de atividades; * Forma jurídica; * Enquadramento tributário; * Capital social; * Fonte de recursos. ATENÇÃO! Embora o sumário executivo compreenda a primeira parte do plano, ele só deve ser elaborado após a conclusão do mesmo. Ao ser lido por interessados, ele deverá deixar clara a idéia e a viabilidade de sua implantação.

Informações mais detalhadas virão nas partes seguintes. 1 . 1. Resumo dos principais pontos do plano de negócio O que é e como fazer Ao descrever o plano, faça um breve relato com suas principais características. Procure mencionar: * O que é o negócio; Quais os principais produtos elou serviços; * Quem serão seus principais clientes; * Onde será localizada a empresa; * O montante de capital a ser investido; ‘k Qual será o faturamento mensal; * Que lucro espera obter do negócio; * Em quanto tempo espera ue o ca ital vestido retorne.

Indicadores de viabilidade I Valor Lucratividade Prazo de retorno do investimento I 1. 2. Dados dos empreendedores, experiência profissional e Aqui você irá informar os dados dos responsáveis pela administração do negócio. Faça também uma breve apresentação de seu perfil, destacando seus conhecimentos, habilidades e xperiências anteriores. pense em como será possível utilizar isso a favor do seu empreendimento A ENÇÃO!

CASO ALGUÉM PREFIRA UMA EMPRESA COM SOCIEDADE 16 Defina o campo de atuação e horários de trabalho; * Defina, com antecedência, o valor da retirada pró-labore (remuneração dos proprietários), como será feita a distribuição dos lucros e o quanto será reinvestido na empresa; * Estabeleça o grau de autonomia de cada um e até que ponto um dos envolvidos pode, tomar decisões sozinho; * Defina o que acontecerá com a sociedade quando um dos sócios falecer ou não puder mais trabalhar.

Determine um istema de sucessão; * Tenha claro que o que vai contribuir para a permanência de uma sociedade é algo tão simples como o que mantém um casamento: diálogo e clareza. Conflitos são inevitáveis, o que importa é a maneira de resolvê-los. Hora de praticar Sócio 1 – Nome: Endereço: Cldade Estado: Telefone 1: 2 Telefone Cidade Estado: perfil (breve curricula) Atribuições do sócio 2 (papel a ser desempenhado na sociedade) melhoria da qualidade de vida e satisfação das pessoas, praticando a melhor medicina, por meio de uma organização hospitalar auto-sustentável. . 4. Missão da empresa 1. 5. Setores de atividade Defina qual é o negócio de sua empresa e, em seguida, defina qual setor sua empresa pretende atuar. Para ajudá-lo, leia a seguir duas explicações sobre os principais setores da economia no segmento SST(Saúde e Segurança do Trabalho). o Comércio São as empresas que vendem mercadorias diretamente ao consumidor – no caso do comércio varejista — ou aquelas que compram do fabricante para vender para o varejo – comércio atacadista. Exemplos: papelaria, lanchonete, loja de roupas, distribuidora de bebidas.

Prestação de serviços São as empresas cujas atividades não resultam na entrega de ercadorias e, sim, no oferecimento do próprio trabalho ao consumidor. Exemplos: lavanderia, oficina mecânica, escola infantil, consultoria em Segurança o Trabalho. 1. 6. Forma Jurídica é limitada. 1. 6. 2 Empresário É aquele que exerce individualmente e de maneira organizada atividades voltadas para a produção ou comercialização de bens e serviços, sendo obrigatório seu registro na Junta Comercial.

Não há a presença de sócios e o proprietário assume integralmente a responsabilidade pelos resultados e riscos. Nesse tipo de empresa, o dono responsabiliza-se pelas obrigações da empresa, ue são ILIMITADAS, isto é, o patrimônio pessoal pode ser exigido para o pagamento de certas dívidas, como por exemplo: débitos trabalhistas, com fornecedores, tributos, danos ao consumidor, danos ambientais, etc.

OBS*** Procure um contabilista e informe-se qual é a forma jurídica mais adequada para a constituição de sua empresa. Qual e por que será a Forma Juridica de sua empresa? Basicamente, a pequena empresa pode adotar duas formas diferentes para o cálculo e o recolhimento dos impostos junto ao Governo Federal: o REGIME NORMAL ou o REGIME SIMPLES. Regime Normal – empresas que recolhem impostos da forma radicional, ou seja, cumprem todos os requisitos previstos em lei para cada imposto existente.

COFINS – CSLL – ( ) ICMS – Regime Simplificado ( ) ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (SISTEMA DÉBITO E CRÉDITO) Por quê? 1 . 7. 3. Âmbito municipal Qual a porcentagem do ISS cobrado na localidade que sua empresa será instalada? 2. 1. Estudo dos clientes Esta é uma das etapas mais importantes da elaboração do seu plano. Afinal, sem clientes não há negócios. Os clientes não compram apenas produtos, mas solu ões para algo que precisam ou desejam. Você pode id soluções se conhecê-

Redes

0

1. Definir CAN, MAN, WAN e VVLAN. LAN – (significa Local Area Network, ou Rede Local). Trata-se de um conjunto

Read More

Administração

0

A história da Administração surgiu a muitos séculos atrás, mais precisamente no ano 5. 000 A. C. , na Suméria,

Read More