Qualidade da água – parâmetros

Categories: Trabalhos

0

Cl Explique quimicamente porque água dura dificulta a formação de sabão. Em certas regiões a água é rica em íons Ca2+ elou Mg2+. Esse tipo de água é chamado de água dura. Nela, os sabões não atuam de modo satisfatório, pois ocorre uma reação entre esses cétions e o ânlon do sabão, formando um precipitado (composto insolúvel). Isso pode diminuir ou até mesmo anular completamente a eficiência da limpeza. para resolver esse problema, os fabricantes adicionam ao produto uma substância conhecida comoagente sequestrante, cuja função é precipitar os ?ons Ca2+ e Mg2+ antes que eles precipitem o sabão.

Um dos agentes sequestrantes mais usados é o tripolifosfato de sódio Na5P3010. C] Qual a diferença q dureza em relação ? O que significa qu na verdade, o Na não ar 3 to view next*ge Mg) e pseudo eza do sódio? um verdadeiro indicador de dureza, mas compete pelos mesmo produtos que o Mg e Ca, por ser um cétion, e acaba causando precipitação do sabao, dai a ps Swlpe to vlew next page pseudo dureza C] Relacione o ditado “água mole em pedra dura tanto bate até ue fura” com dureza.

Ação da água e junto com o C02 dissolvido e, em alguns casos, ácidos orgânicos formados pela decomposição de resíduos de vegetais. Aqui vale o ditado , “‘agua mole em pedra dura , tanto bate até que fura”. O trabalho da água desagrega , desgasta a rocha , provocando erosão. Explique: “quando a alcalinidade é maior que a dureza total, a dureza carbonato é igual a dureza total”. Dureza indica a concentração de cátions multivalentes em solução na água, podendo ser classificada como dureza carbonato não carbonato. A dureza carbonato corresponde a alcalinidade (indica a capacidade de tamponamento da água).

Cl Explique: “os efeitos do Na são potencializados quando a relação Ca/Mg é menor que a unidade; isto porque o excesso de Mg no solo pode induzir a deficiência de Ca. ” Em águas que contêm concentrações elevadas de íons de bicarbonato, há tendência para a precipitação do cálcio e do magnésio, sob a forma de carbonatos, reduzindo, então, a concentração de cálcio e magnésio na solução do solo e, PAGFarl(F3 orma de carbonatos, reduzindo, então, a concentração de cálcio e magnésio na solução do solo e, consequentemente, aumentando a proporção de sódio.

A classificação da água para irrigação pode ser feita em função do conceito de “Carbonato de Sódio Residual” (CSR). Quando a proporção Ca/Mg na água da i rigação é menor que a unidade, os efeitos potenciais do sódio são ligeiramente maiores, em virtude da concentração de sódio ser determinada através das RAS. Isto quer dizer que determinado valor de RAS é igeiramente mais perigoso quando a proporção Ca/Mg é menor que a unidade e que quanto mais baixa for essa proporção maior será o perigo dessa RAS.

Além do mais, as pesquisas mostram que com determinado valor da RAS da égua de irrigação, obtêm- se valores no PST no solo além do normal, quando a proporção Ca/Mg da égua aplicada é menor que a unidade (RAHMAN & ROWELL, 1979). SAMER, C. N. , MCCARTHY, P. L (1978). Chemistryfor Environmental Enginering, third edition, McGraw Hill, Singapore, Philippines, 532 p. PAGF3ÜF3

Lei maria da penha

0

[pic] SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CURSO SERVIÇO SOCIAL – NOTURNO IVÂNIA RODRIGUES DA SILVA E SILVA or6 to view

Read More

Atps

0

ATPS A primeira parte deverá ser entregue ao docente ate dia 04/04/2012. Se possível ser entregue a mm até dia

Read More