Análise de agua purificada

Categories: Trabalhos

0

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE ANALISE DE AGUA P or6 to view nut*ge Relatório, submetido às avaliações da disciplina de estagio indústria do curso de Farmácia 60 periodo. Juliano Aguiar Maria Cristina Vieira Claro Jhone Kleber Jhone Freitas Meire Cruz. Professora Carina Rau 2 OBJETIVOS Realizar testes físico-químicos e microbiológicos da água purificada, com o objetivo de monitorar o processo de obtenção de água. 3 MATERIAIS E MÉTODOS 3. 1 Materiais 3. 1. 1 pHmetro chapa aquecedora banho-maria 3. 1. Reativos Vermelho de fenol SI Hidróxido de sódio 0,01 M Ácido clorídrico 0,01 M ?cido cloridrico 2M Ácido sulfurico 1 M permanganato de potássio 0,02M Iodeto de potássio mercúrio alcalino SRI Tampão de cloreto de amônio pH 10,0 Solução padrão de amônia (Ippm nH4) Negro de eriocromo T SI Edetado dissódico 0,01 M Ácido nítrico SR Nitrato de prata SR Solução de padrão de cloreto (5ppm Cl) Solução saturada de cloreto de potássio Difenilamina 0,1 % em ácido sulfúrico Solução padrão de nitrato (2ppm NO? Água Destilada 3. 1. 3 Vidrarias pipetar 20ml de água em béquer e pingar 2 gotas de vermelho de fenol SI. A coloração ficou amarela e colocar ml de hidróxido e sódio 0,01 M, ficou vermelho. Sulfatos: foi colocado 10ml da amostra em béquer, em seguida adicionamos 0,1ml de ácido clorídrico 2M, e ml de cloreto de bário 6,1% com uma pipeta com pera de 1 ml. Aparências após adicionarmos reagentes não houve alteração de cor nem temperatura concluindo que cumpriu se o teste, teste aprovado.

Nitratos: tubo 1- adicionamos 5 ml da amostra em um tubo de ensaio, adicionamos 0,1 ml de difenilalanina mais 0,1 ml de cloreto de potássio. No tubo 2 adicionamos 4ml de água Ilvre de oxigênio (pisset) e lmlde solução padrão de nitrato os dois tubos em banho no gelo na cuba. Após gotejarmos 5ml de acido sulfúrico. Foram transferidos para banho-maria em temperatura de SOgral Celsius no período de 15 minutos, no final a amostra ficou com coloração azul clara menos intensa que a padrão (tubo 2),cumpre o teste.

Amônio: em 20ml de amostra adicionamos 1 ml de iodeto de potássio mercúrio, passou 5 minutos verificamos. A amostra mais clara que a padrão, cumpre o teste. Substâncias oxidáveis: em 100ml de amostra em um béquer adicionamos 10ml de ácido sulfúrico mais 2ml de permanganato de potássio 0,02M solução volumétrica, foi para manta de aquecimento por 5 minutos. Resultados: coloração clara, muitas substancias oxidáveis. 4 DISCUSSÃO 4. 1 Acidez e alcalinidade O parâmetro acidez é a capacidade da água em resistir às mudanças de pH causadas elas bases.

Isso é devido, principalmente, à presenç AIGF3rlf6 nico (C02) livre. os responsaveis pela acidez são sólidos e gases dissolvidos, podendo ser de origem natural, como por exemplo, o C02 da atmosfera ou resultante da decomposição da matéria orgânica, e de orlgem antropogênica como despejos industriais. É um ensaio semiquantitativo, pois indica a faixa de acidez ou alcalinidade que substância se encontra, diferentemente do ensaio de PH, que é um ensaio quantitativo. Por esse, motivo a especificação assim como os resultados são qualitativos.

Conhecendo o comportamento dos indicadores vermelho de metila e azul de bromotimol conclui-se que a acidez/alcalinidade da água purificada pode estar entre 4,4 e 7,6. Motivos para não-conformidade: • Efeito do C02, caso após a destilação a água permaneça em recipiente com deficiência de vedação, haverá a incorporação de quantidade elevada de C02, que pode alterar a relação de íons H+/OH-; • Presença de [on amônio; ?? Presença de resíduo de substância de limpeza. 4. Substâncias oxidáveis A reação ocorre entre o permanganato (agente oxidante) e moléculas orgânica (agente redutor), ou seja, se na água purificada houver a presença de álcool, acetona, aldeído ou outras moléculas orgânicas o permanganato de potássio irá oxidá-las e tornar a solução rósea. • Resíduo de moléculas orgânicas (detergente) empregado na limpeza; • Presença de biofilme no sistema de purificação; • Flltro com falta de manutenção ou limpeza Insatisfatória; • Presença de amônio na água.

Amônio A presença de biofilme no sistema de água purificada ou potável pode levar a libera ncias nitrogenadas, amônia, que conforme o pH da água purificada pode encontrar-se em concentrações não permitidas. • Formação de biofilme no sistema de água purificada ou potável; • Presença de resíduo de substância de limpeza; • Vedação do reservatório.

Cálcio e magnésio +2 Ca + Indicador « Calnd cand + EDTA « caEDTA + Indicador Mg+2 + Indicador « Mglnd rvnglnd + EDTA « MgEDTA + Indicador O ericromo T é um indicador metalocrómico, freqüentemente empregado em soluções com pH superior a 10, por esse motivo e emprega na análise solução tampão de cloreto de amônio. Na forma livre é azul, quando complexado a cor varia conforme o íon complexado, e apresenta estabilidade menor que a dos complexos do metal com EDTA.

A adição do indicador à água purificada, tem como primeiro efeito o de complexar uma fração equvalente dos (ons metálicos presentes. Em seguida, a adição da solução de EDTA 0,01 M, que inicialmente complexará os íons metálicos livres, e posteriormente reage com os rons metálicos complexados pelo indicador, uma vez que o complexo é menos estável. Assim, a egunda complexaçáo libera o indicador e, conseqüentemente, a solução deverá se tornar azul limpida no final.

Caso a quantidade de [ons Ca+2 e Mg+2 esteja acima do esperado a solução de EDTA 0,01 M não conseguirá complexar todos esses (ons, ficando uma quantidade complexada com o indicador, e conseqüente a coloração final da solução não será azul límpida. • Formação de microcrostas no sistema de purificação devido ? dureza da água potável. reagirá com os íons cloretos presentes na água purificada. Caso a concentração de (ons cloreto seja aceitável não haverá alteração a solução, no prazo de 15 minutos.

Caso a concentração de íons cloreto seja superor a aceitável haverá a formação de sólido branco, que devido a densidade precipitará, ou apresentará uma aparência turva. dureza da água potável; • Filtro com falta de manutenção ou limpeza insatisfatória; Nitratos A dlfenilamina é oxidada a difenil-benzidina pelo ácido sulfúrico, e posteriormente em um composto de coloração azul. Essa reação se processa preferencialmente na presença de cloretos, por isso é adicionado solução saturada de cloreto de potássio.

Se a amostra de água apresentar nitratos acima da concentração permitida a coloração azul final será mais intensa do que a solução padrão. • Resíduo de produto de limpeza; • Contamlnaç¿o microbiana. Sulfatos O [on bário reagirá com os íons sulfatos livre na água purificada produzindo o sulfato de bário, o qual é um sólido branco. A formação do sulfato de bário é favorecida na presença de ácido clorídrico diluído. limpeza. • Filtro com falta de manutenção ou limpeza insatisfatória. 5 CONCLUSÃO Conclui-se, depois de real os ensaios de pureza

Independência do brasil

0

Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país do Reino Unido de Portugal, Brasil

Read More

Professora

0

Parte inferior do formulário Localização: Atitudes Sustentáveis » Conscientização » Teste -o Quanto Você É Sustentável? Teste – O Quanto

Read More