Plano de negócios
ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS- SUMÁRIO EXECUTIVO – RESUMO DA EMPRESA – PRODUTOS E SERVIÇOS – ANÁLISE DO MERCADO – ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO – ORGANIZAÇAO E GERENCIA DO NEGOCIO – PLANEJAMENTO FINANCEIRO I Perguntava o senhor Saul: “Ótimo professor, mas logo no primeiro item eu tenho uma pergunta: o sumério executivo não devia vir no fim do Plano? ‘ Sim, meus amigos o senhor Saul tem razão: o SUMÁRIO W’,p nent page EXECUTIVO é a últim O SUMARIO EXECUTI OF16 motivante do Plano d – ” na frente do Plano d Deve ter uma razão Iano de Negócio. competente e que ele é colocado feito por último. qual? Ora, caro professor, naturalmente, todas as pessoas gostam de ler um resumo do trabalho antes para ver se ele interessa, não é isso? Mais uma vez você acertou Saul. Os financiadores de uma empresa, os seus empregados e os sócios da empresa querem ter uma visão geral clara a respeito do que é o Plano de Negócio. Qual a área de negócio, qual o produto ou serviço, qual o mercado e que fatia desse mercado queremos obter?
Tudo isso, sem explicar em detalhes, mas dito de maneira clara, objetiva e sucinta. Isto é o que deve conter o SUMÁRIO EXECUTIVO. O SUMÁRIO EXECUTIVO não pode ser longo demais e deve ser ácil de ler. Clareza é fundamental! Os aspectos que devem estar contidos em um SUMÁRIO EXECUTIVO de Plano de Negócio são: * Objetivo do Plano de Negóc Negócio. * A empresa ou o produto: a oportunidade que foi identificada, sua transformação em um negócio (empresa ou unidade de negócios) e o que vai ser vendido. Qual o mercado para os produtos da empresa e como será feita a abordagem a este mercado? * Qual a missão da empresa, a imagem que se pretende projetar dela, os fatores importantes de sucesso? * Um resumo de como o produto ou serviço será vendido, como vai se manter atualizado e como serão cumpridos os bjetivos da empresa, isto é, como vai ser sua operação. * Quem são os seus sócios e a estrutura de propriedade da empresa? * Quais os investimentos necessários para a empresa ou unidade de negócios se posicionar no mercado? Quanto será necessário mensalmente para manter a empresa em funcionamento sem faturar (“burning-rate”)? * Qual a receita prevista e a forma como vai ser sua evolução? * Em que ponto a empresa passa a ter receitas capazes de cobrir suas despesas? * Quando os investidores irão recuperar os investimentos feitos e quais as perspectivas futuras do negócio? Bem, professor, eu agora tenho bem claro na mente que para ter essas informações, bem resumidas, é necessário antes de tudo fazer todo o Plano de Negócio, para poder extrair dele todos esses dados resumidos.
Certamente, Saul, por isso mesmo não vamos nos deter em discutir cada um dos aspectos que constam do SUMÁRIO EXECUTIVO, neste momento. Vamos apenas tomar em consideração que isto é onde precisamos chegar e direcionar nosso trabalho para obter estes dados. saui, 20F isto é onde precisamos chegar e direcionar nosso trabalho para obter estes dados. Saul, meu caro, no momento inicial, o mais importante é onseguir perceber a oportunidade. O que falta ao consumidor? O que faria o consumidor se interessar e comprar alguma coisa?
O que poderia ajudar as pessoas a realizar suas tarefas diárias, seus objetivos imediatos e de longo prazo, enfim seus sonhos de vida? O que é novo e poderia mudar a vida das pessoas? A resposta a essas perguntas pode ser algo multo simples ou pode gerar uma invenção complexa com muito conteúdo tecnológico. É verdade professor, quando eu abri minha lojinha no bairro, nao havia nenhuma ótica por lé e as pessoas tinham que ir à cidade para comprar seus óculos. Percebi que havia um consultório de ftalmologista e instalei minha loja bem perto.
Mas, quase tudo foi por água abaixo, porque quando fui abrir o negócio descobri que havia necessidade de ter um técnico em ótica na loja e eu não conhecia nenhum. Veja, Saul, você entendeu a questão da oportunidade. No final de sua história, você já estava transformando a oportunidade identificada em um negócio e encontrou um requisito do negócio no qual não havia pensado. Era preciso ter um técnico em ótica na loja e você não conhecia nenhum: mas isso era um requisito para aproveitar a oportunidade e havia outros requisitos.
Você recisava obter uma loja perto do consultório do oftalmologista, avisar a ele que agora seus clientes não precisavam mais ir à cidade aviar as receitas, descobrir onde se compravam as armações dos óculos e onde se 30F mais ir à cidade aviar as receitas, descobrir onde se compravam as armações dos óculos e onde se podia fazer as lentes. Enfim, era necessário estruturar o negócio. Assim, temos que deixar bem caracterizada a oportunidade e, em seguida, fazer a FORMATAÇÃO do negócio. Veja, Saul, a palavra não é muito bonita, mas traduz bem o que precisamos fazer: dar forma ao negócio.
Isto é o que quer dizer FORMATAÇÃO o negócio. Também se pode usar a palavra MODELAGEM do negocio. Isso é o que faz podermos dizer que estamos prontos para fazer o Plano de Negócio: conseguimos perceber uma oportunidade e formatar ou modelar um negócio a partir dela. 7. RESUMO DA EMPRESA Agora, vamos então começar a escrever como vai ser a empresa. Neste ponto cabe uma observação: muitas vezes, uma oportunidade é aproveitada criando uma empresa; entretanto, é possivel que já tenhamos uma empresa funcionando normalmente e que, então, surja uma oportunidade interessante para ser explorada.
Neste caso, é possível adotar duas soluções: ma, é a empresa já existente abrir uma nova empresa e, a outra, consiste em apenas desenvolver uma nova unidade de negócios na empresa, especificamente para explorar a oportunidade que surgiu. Vamos pensar numa organização grande, que tenha uma infra-estrutura bastante sólida, e que venda produtos numa determinada área tecnológica: por exemplo, uma empresa que venda produtos de telecomunicações para redes de comunicação de dados.
Caso surja a oportunidade de vender um novo produto, com uma tecnologia diferente daquela adotada nos produtos que oportunidade de vender um novo produto, com uma tecnologia iferente daquela adotada nos produtos que já são vendidos, mas que pode ser oferecida a segmentos de mercado já atendidos pela empresa, nesta hipótese, pode ser melhor criar uma nova unidade de negócio na empresa atual, voltada para a venda do novo produto.
Essa solução pode ser melhor que criar uma nova empresa: a que está em funcionamento poderia ter várias de suas áreas aproveitadas para prestar serviços à nova unidade de negócios. Anda assim, para o novo produto, sena necessário fazer um Plano de Negócio, objetivando a organização da unidade de negócios que vai ser responsável por desenvolver o produto e ua comercialização. Um aspecto muito interessante é o efeito turbo: você sabe o que é isso Saul? Não professor, mas vi livros numa livraria em que havia este título, na verdade nao sei bem do que se trata. ? muito simples: quando você tem um negócio, muitas vezes, com uma pequena extensão deste negócio, você desenvolve uma unidade de negócios nova que pode ser muito rendosa, as vezes, até mais do que o negócio original, que fica potencializado. Deste modo, o efeito turbo é resultado produzido por uma extensão de um negócio, constituindo uma nova unidade de negocio e que ode ampliar o negócio original, trazendo pequenas despesas adicionais e novas receitas de valor, aumentando os lucros.
Um exemplo é uma cantina em um colégio. O negócio original é o colégio, mas os alunos precisam tomar lanche e nem todos trazem de casa a sua merenda. O colégio pode abrir uma canti precisam tomar lanche e nem todos trazem de casa a sua merenda. O colégio pode abrir uma cantina onde se vendem as merendas: isto seria feito com muito pouco investimento adicional e poderia trazer mais receitas e lucros ao colégio. Como vocês podem ver, temos, neste capitulo, que identificar, ntender e transformar uma oportunidade em um negócio.
Feito isso, podemos escrever esse capitulo do Plano de Negócio, que irá conter: * Sumário explicativo sobre o que a empresa ou unidade de negócio irá fazer: qual o produto ou serviço que será comercializado? * Quem são os proprietários da empresa, seus currículos (mostrando quais as qualificações que tem, mostrando sua habilitação para explorar o negócio), a forma como vão dividir suas responsabilidades na empresa e realizar seu gerenciamento. A especificação da forma jurídica como será organizada a empresa: se vai ser uma sociedade limitada ou uma sociedade nônima, qual vai ser seu captal, onde vai ser sua sede, qual a sua divisão de cotas ou ações. * Estabelecer um plano para começar a empresa, com seus gastos iniciais para legalizar o seu funcionamento e existência, para montar o escritório, para viabilizar a sua operacionalização nos primeiros meses, com as despesas associadas. Definir o local onde vai funcionar a empresa. 8.
PRODUTOS E SERVIÇOS Este capitulo do Plano de Negócio vai detalhar os produtos e serviços que a empresa ou unidade de negócios vai vender. Assim, os pontos importantes que constituem este capítulo são: * Descrever, com clareza, cada u 6 OF mportantes que constituem este capítulo são: * Descrever, com clareza, cada um dos serviços e produtos que a empresa vende * Descrever seu mercado e as principais necessidades detectadas com os clientes e que poderão ser resolvidas com as soluções oferecidas pela empresa * Quem são os competidores? Compare sua solução, seus produtos e serviços com os oferecidos pelos competidores.
Quais são os benefícios que fazem seus produtos e serviços serem mais vantajosos que os dos competidores? * Como vai ser o material usado para apoiar a venda de seus produtos e serviços? * Analise os custos para o fornecimento de seus produtos e erviços e os preços que podem ser praticados no mercado? * Avalie as margens que podem ser praticadas nas vendas de seus produtos e serviços. * Analise a questão tecnológica envolvida com seus produtos e serdiços: qual a tecnologia usada e o seu grau de atualidade e volatilidade; qual a proteção legal de seus produtos (direitos de propriedade). Visão futura de seus serviços e produtos – como devem se desenvolver: qual a evolução das necessidades do mercado, de seus concorrentes, de demanda, de segmentos específicos do mercado, da própria tecnologia adotada. Ei, senhor Saul, porque o senhor está com ar tão preocupado? Há algo que não esteja entendendo? Não professor, infelizmente não se trata de não estar entendendo. Estou um pouco triste de não ter pensado antes, nessas coisas de que estamos falamos. Isto poderia ter ajudado muito em meu negócio. perdi muito dinheiro por não pensar estamos falamos. Isto poderia ter ajudado multo em meu negócio. erdi muito dinheiro por não pensar antes o que ia acontecer com os produtos que vendia e, por isso, não evitei a compra de estoques elevados de produtos que logo adiante viriam a ser menos procurados pelos clientes. Por outro lado, muitas vezes fiz o preço dos produtos que vendia sem avaliar em os seus custos reais. 9. ANALISE DO MERCADO Nesta parte do Plano de Negócio pretende-se fazer um análise completa dos mercados, dos concorrentes, dos parceiros e das alianças estratégicas, procurando segmentar os mercados e avaliar a forma de abordagem que deve ser dada a cada segmento.
Os itens importantes que compõem este capítulo são: * Fazer projeções sobre o mercado: mercado total em unidades e em valor; desempenho recente do mercado e sua projeção. As vezes, não é possivel obter estes dados, mas é possivel buscar informações sobre quais os clientes que poderiam ser rabalhados e estimar o quanto seria possível vender a cada um. * Como o mercado pode ser segmentado? Quais os critérios de segmentação (nivel econômico, tipo de negócio, tipos de necessidades de clientes, localização geográfica, por produtos, por padrões de compras identificados)? Caracterize a concorrência em relação às fatias de mercado que detém. * Como é a forma de vender ou como fazer a distribuição dos produtos neste tipo de negócio: há vendedores diretamente atuando nos clientes; a venda é em lojas; a venda requer que seja agregado valor em forma de consultoria ou de serviços para vend 80F ojas; a venda requer que seja agregado valor em forma de consultoria ou de serviços para vender o produto; a venda se produz por revendas; a venda é direta pela empresa ou é feita através de distribuidores. Analise os aspectos em relação aos quais o mercado é mais sensível: se a preços, a prazos de entrega, ao prestígio da marca, às características do produto, ao suporte ao cliente, ao treinamento oferecido, à qualidade intrínseca do produto (nao tem defeitos, tem um tempo médio entre falhas muito alto) * Analise a concorrência em relação a seus pontos fracos e fortes e faça a comparação com os de sua empresa.
Considere os seguintes aspectos: produto, preço, canais de distribuição, reputação, gerência, posição financeira, tecnologia e segmentos de mercado em que operam, dominam ou que não se interessam, o grau de sedimentação do mercado e o nível de sua ocupação Vejam que este trabalho é muito especializado, mas que o pequeno empresário não tem como pagar especialistas e terá que fazê-lo muitas vezes por si próprio. Talvez você precise de ajuda: provavelmente será necessária uma PESQUISA DE MERCADO.
A PESQUISA DE MERCADO vai servir para definir tamanho, características e forma de ocupação do mercado, além das referências do consumidor e o grau de importância atribu[da a cada aspecto do negócio. 10. ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO Este capitulo é o resultado da análise conjunta de diversas informações, obtidas sobre o mercado, os serviços e os produtos oferecidos, as necessidades e preferências dos clientes. A partir disso, é nece os produtos oferecidos, as necessidades e preferências dos clientes.
A partir disso, e necessário identificar e avaliar as oportunidades e ameaças do ambiente de negócios e estudar os pontos fortes e fracos da nossa empresa, vistas em relação aos concorrentes e, também, sob o ponto de vista dos problemas e ificuldades internas que impedem ou atrapalham a empresa para atingir seus objetivos e metas. Com esses elementos devidamente trabalhados, você deve traçar uma estratégia a ser seguida pela sua empresa.
Essa estratégia deve conter os seguintes pontos: * Quais os segmentos do mercado em que vamos nos concentrar e porque? * Em empresas jovens é muito importante estabelecer um caso de sucesso: muitas vezes, é necessário que se trabalhe junto a um cliente, implementando um projeto ou oferecendo um serviço diferenciado, para que seja criada uma referência. Através da divulgação desses “cases” é que se consegue muitos novos lientes, inspirados na informação do sucesso que sua empresa teria obtido em situações anteriores. É importante definir qual a oferta de produtos e serviços que sua empresa vai fazer: o que vai vender, a que preço, como vai ser o método de abordar os clientes, onde vai vender (território geográfico ou nicho ou segmento de mercado). Tudo isto, sempre com a preocupação de quais necessidades dos clientes vão ser atendidas. * É necessário estabelecer quais os segmentos de mercado a serem trabalhados e ordem de prioridade para atacá-los. * É necessário que haja um conhecimento profundo dos concorrentes 0 DF 16