Max weber

Categories: Trabalhos

0

Max Weber Max Weberem nasceu em 21 de abril de 1864 em Erfurt, na Alemanha. Faleceu em 14 de junho de 1920 em Munique. Foi Jurista, comunista e sociólogo. Teona da Burocracia Max weber (1864-1920) O modelo burocrático segue preceitos rígidos e disciplinares. Os pressupostos dessa teoria saíam em defesa de aspectos coerentes com a visão racionalista do ser humano: Organização nformal – sendo imprevista, não é racional. Não sendo racional, não é desejada nas organizações burocráticas.

Teoria da Burocracia — Origens a partir da década de 1940, as cnticas feitas à Teoria Clássica – pelo mecanismo – e à Teoria das Relações Humanas – por seu r uma teoria da organi orientação para o ad nas obras de um eco a inspiração para ess OF4 Swipe p velaram a falta de e que servisse de diosos foram buscar lecido, Max Weber, ação. Surgiu assim, a teoria Burocrática na Administração. Origens A fragilidade e a parcialidade das Teorias Clássicas e das Relações Humanas, ambas oponentes e contraditórias, mas sem possibilitarem uma abordagem global e integrada dos problemas organizacionais.

Ambas revelam pontos de vistas extremistas e Incompletos sobre a organização, gerando a necessidade de um enfoque mais amplo Swipe to page amplo e completo. A necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como o comportamento dos membros dela participantes, e aplicável não somente à fábrica, mas a todas formas de organização humana, e principalmente às empresas. O crescente tamanho e complexidade das empresas passaram a exigir modelos organizacionais mais bem- definidos.

Tanto a Teoria Clássica como a Teoria das relações Humanas mostraram-se insuficientes para responder à nova situação. O ressurgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de max Weber, seu cirador. A Sociologia da Burocracia propõe um modelo de organização, e as organizações nao tardaram em tentar aplica-lo na prática proporcionando as bases da Teoria da Burocracia. Características segundo o conceito popular A burocracia é entendida como uma organização lenta e vagarosa na qual o papelório se multiplica e se avoluma, impedindo soluções rápidas ou eficientes.

O termo também é empregado como o sentido de apego dos funcionário aos regulamentos e rotinas, causando ineficiência à organização. O leigo passou a dar o nome de burocracia aos defeitos do sistema (disfunções) e não ao sistema em si. O conceito de Burocracia para Max Weber é exatamente o contrário: a burocracia é a organização eficiente por excelência. Para conseguir eficiência, a burocracia explica nos mínimos det eficiente por excelência.

Para conseguir eficiência, a burocracia explica nos mínimos detalhes como as coisas deverão ser feitas. Características da Burocracia • Caráter legal das normas e regulamento. • Caráter formal das comunicações. • Caráter racional e divisão do trabalho. • Impessoalidade nas relações. • Hierarquia da autoridade. • Rotinas e procedimentos padronizados. • Competência técnica e meritocracia. ?? Especialização da administração. • Profissionalização dos participantes. ?? Completa previsibilidade do funcionamento Vantagens da Burocracia Para Weber, comparar os mecanismos burocráticos com outras organizações é como comparar a produção da máquina com modos não mecânicos de produção. Assim, as vantagens da burocracia são: • Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organlzaçao; • Rapidez nas decisões; • Unicidade da interpretação; • Uniformidade de rotinas e procedimentos; • Continuidade da organização através da substituição do pessoal fastado; • Redução do atrito entre pessoas; • Subordinação dos mais novos aos mais antigos; • Confiabilidade.

Nessas condições o trabalho é profissionalizado, o necotismo é evitado e as condições do trabalho favorecem a moralidade econômica e dificultam a corrupção e a equidade das normas burocraticas assegura a cooperação entre grande numero de pessoas que cumprem as re ras or anizacionais porque os fins alca 3 cooperação entre grande numero de pessoas que cumprem as regras organizacionais porque os fins alcançados pela estrutura total são altamente valorizados.

Dilemas da Burocracia Fragilidade da estrutura burocrática (dilema típico): pressões constantes de forças exteriores e enfraquecimento gradual do compromisso dos subordinados com as regras burocráticas. A capacidade para aceitar ordens e regras como legítimas, principalmente quando contrariam os desejos da pessoa, exige uma alta disciplina difícil de se manter. Assim, as organizações burocráticas apresentam uma tendência a se desfazerem, seja na direção carismática, seja na tradicional, onde as relações disciplinares são mais “naturais” e “afetuosas” e menos separadas das outras.

Esses chefes (não-burocráticos) da organização desempenham o importante papel de estimular a ligação emocional e mesmo irracional dos participantes com a racionalidade. A identificação com uma pessoa, um líder ou um chefe influi psicologicamente, reforçando o compromisso com a organização (imagem concreta/”afetuosa”). A ausência ou morte de um chefe não-burocrático da organizaçào-único individuo perante o qual as identificações são pessoais e não-burocráticas, provoca uma crise, a chamada crise sucessão, que geralmente é acompanhada de um período de instabilidade. 4DF4

Diversos

0

Avaliação Simplificada do Fator Biomecânico no Risco para Distúrbios Músculo-Esqueléticos de Membros Superiores Relacionados ao Trabalho 1. Sobrecarga Física |

Read More

Comportamento organizacional

0

Questão (01 ) Funcionária bem antiga da empresa, Maria recebeu certa quantia como premiação pela dedicação ao trabalho. Tal quantia

Read More