Plantas que atuam no sistema respiratório

Categories: Trabalhos

0

Plantas I . ALCACHOFRA cynara scolymus L. Planta européia das regiões do Mediterrâneo, sendo cultivada no sul da Europa, na Ásia menor e ainda na América do Sul, principalmente no Brasil. Nome Popular: Alcachofra-hortense, cachofra Indicações: Psoríase, doenças das vias biliares e hepáticas, diabetes, icterícia, eczemas, erupções cutâneas, anemia, escorbuto, raquitismo, colesterol, hemorróidas, prostatite, uretrite, bronquite asmática, debilidade cardíaca, hepatite, colecistite.

I 6 Parte usada da plant OI Modo de uso: Parab qutte alcachofra misturado oliva, 1 xicara de 3 a c ça), raízes ld ozido da cabeça da pouco de azeite de Substâncias ativas: Cinarina(amargo cristalizável), Ácido cafeico, Pigmentos, Flavonóides(luteol), Glicosídeos, Clnaros(deos, Cinaropectina, Taninos, Mucilagens, Pró vitamina A, Vitamina C, Enzimas Toxicologia: Contra-indicado para alérgicos à alcachofra, quando há obstrução do canal biliar. 2. ALFAVACA Ocimun basilicum Compreende mais de 30 espécies de ervas e subarbustos, que se distribuem nas regiões tropicais e subtropicais da Ásia, África, Aménca Central e do Sul.

O óleo essencial de manjencão é altamente valorizado pelo seu teor de linalol, óleo responsável ela fixação do perfume Chanel NO 5 e que tradicionalmente é extraído do pau-rosa (Aniba rosaeodora), uma espécie amazônica Manjericão Indicações: Gripe; doenças do pulmão; tosse, espectorante; rouquidão; calmante, afecções gástricas e intestinais, debilidade dos nervos, febres. Ótimo contra amigdalite, estomatite, aftas. Pode ser usado como cataplasma para feridas. Parte usada da planta: Folhas, inflorescências e sementes são utilizadas na produção de fitoterápicos.

Modo de uso: infusão. Substâncias ativas: terpenóides e compostos fenólicos. O oleo do manjericão é altamente valorizado pelo seu teor de linalol, ?leo responsável pela fixação do perfume Chanel NO 5 e que tradicionalmente é extraído do pau-rosa (Aniba rosaeodora), uma espécie amazônica ameaçada de extinção. A produção de linalol a partir de óleo essencial de manjericão constitui, portanto, uma alternativa ecologicamente sustentável ao linalol do pau-rosa. Toxicologia: Não há referências nas literaturas consultadas. . ALECRIM Rosmarinus officinalis É um arbusto comum na região do Mediterrâneo ocorrendo dos 0 a 1500 m de altitude, preferencialmente em solos de orlgem calcária. Devido ao seu aroma característico, os romanos esignavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar. Nome Popular: Alecrim-de-jardim, alecrim-rosmarino, libanotis. Indicações: Estimulante estomacal e cólicas. Recomenda-se a todas as pessoas cujo estomago seja preguiçoso para digerir. Atua ainda no combate as febres intermitentes e a febre tifóide.

Uma tosse pertinaz desaparecerá com infusões de alecrim. Atua também no tratamento da asma, coqueluche, bronquite, hemorróidas, pressão alta, pâncreas, histeria, estresse, caspas e queda de cabelos. parte usada da planta: Folhas frescas ou secas e inflorescências Modo de uso: Decocção d abelos. Parte usada da planta: Folhas frescas ou secas e inflorescências Modo de uso: Decocção de folhas. Uma xícara ao dia após o almoço e o Jantar. uma infusão de alecrim faz-se com 4 gramas de folhas por uma chávena de água a ferver.

Tome- se depois das refeições. Substâncias ativas: : Óleo essencial contendo principalmente pinene, canfero, borneol, acetato de bornila e cânfora. Das folhas foi isolado o diterpeno rosmaricina. Toxicologia: Doses altas ou uso prolongado pode causar gastroenterites elou nefrites. 4. AGRIÃO Nasturtium officlnale Br. Planta herbácea rasteira, chega a 60 cm. de altura. Exige solo poroso, estercado e com muita umidade. Erva de sabor picante, normalmente usada em saladas. Herbácea pequena, que atinge de IS a 30 cm de altura.

Possui caule tenro, oco, carnoso e nodoso, onde se apresentam 2 tipos de raizes: as finas e brancas que surgem nas axilas das folhas, e as principais que fixam a planta na terra. As folhas de coloração verde-escuro, bem intenso, são partidas em segmentos nas formas arredondadas ou ovais e reunidas geralmente em grupos de 3 a 7u. As flores são brancas e pequenas, com quatro pétalas. para um bom desenvolvimento, deve ser plantada em local de água orrente, como na beira de rios, ou colocando as sementes em caixotes, em local seco, e depois transplantadas as mudas para local definitivo.

Pode-se utilizar também o plantio por meio de estacas. Geralmente é cultivada em canteiros, com o solo saturado de água por meio de irrigação, e cobertos por uma fina camada de esterco de curral. A colheita pode ser feita entre quarenta e sessenta dias após o plantio A espécie de agrião de terra enxuta cujo plantio pod quarenta e sessenta dias após o plantio. A espécie de agrião de terra enxuta, cujo plantio pode ser feito o ano todo, prefere lugares frescos e sombreados, e as folhas são equenas. O agrião d • agua, cujos ramos devem ser plantados perto de nascentes, onde a água escoe mansamente, tem as folhas maiores. ? um vegetal recomendado pelo seu valor nutritivo, teor de vitaminas e ótimo paladar, com odor característico e sabor francamente amargo e picante. As folhas somente devem ser coletadas quando aparecem as flores. Nome Popular: Jambu, agrião-da-água, berro, agrião aquático, agrião do rio É uma planta amplamente cultivada no Brasil e no mundo como hortaliça, usada na alimentação por seu grande valor nutritivo, além de ser recomendada na medicina tradicional em árias regiões do país para o tratamento de diversas doenças, incluindo afecções broncopulmonares (LORENZI; MATOS, 2002). ? depurativo, antiescorbútico, diurético, antidiabético, anti- raquitismo, expectorante, ungüento, cicatrizante. Indicações: Tuberculose, afecções pulmonares, tosse, bronquite. Parte usada da planta: O vegetal inteiro Modo de uso: planta Fresca: em saladas; e chá são feitos por Decocção, geralmente junto com outras plantas diuréticas. Tomar um litro ou mais por dia. Substâncias ativas: Gliconastusídeo; Vitaminas: A, C, 82, PP e E; Sais Minerais: enxofre, iodo, ferro, fósforo e magnésio; Enzimas; Carotenos; Princípios Amargos; Óleo Essencial: sevenol.

Toxicologia: Seu uso interno em grandes quantidades pode provocar irritações na mucosa do estômago e nas vias urinárias. 5. ANGICO Piptadenia colubrina Bentham Árvore inerme e de caule liso, chegando a medlr até 15 metros de altura, de folh colubrina Bentham Árvore inerme e de caule liso, chegando a medir até 15 metros de altura, de folhas bipinadas e de folíolos opostos e linerares; suas flores são dispostas em capítulos globosos e geralmente paniculados; o fruto é uma vagem comprida e estreita, coriacea, vernicosa, contraída entre as sementes.

A droga vegetal é onstituída por sua casca, a qual é descrita pela Pharmacopéia dos Estados Unidos do Brasil 1a Edição (1 926): “A casca de angico apresenta-se em pedaços muito variáveis em comprimento e largura e geralmente com cerca de 4a 10 mm de espessura.

Sua superfície externa é quase lisa, levemente verrucosa, de cor pardacenta e recoberta de placas esbranquiçadas cretáceas, salpicadas de pontoações quase pretas, assemelhando-se um tanto ao epiderma das cobras, donde lhe veio a denominação cientifica; a sua superfície interna é de cor parda avermelhada e apresenta estrias longitudinais devidas à presença de grossas ibras estreitamente aplicadas umas com as outras.

Sobre a secção transversal distingue-se: um periderma pardo-escuro; o parênquima cortical, mais claro e separado em duas camadas de espessura desigual por uma linha branco-amarelada contínua; o líber de cor pardo-avermelhada clara, de estrutura folhada e com finas pontoaçáes pardo-avermelhadas. Esta casca é impregnada de um suco gomoso, que às vezes aparece na sua superfície sob a forma de parênquima de lágrimas. A casca do angico é inodora e de sabor adstringente e um tanto amargo. ” Fornece uma madeira avermelhada bastante sura e pesada, róprias para a construção de obras, taboado e carpintaria. ? uma planta melífera: o mel produzido pelas abelhas que se alimentam de suas flores é claro melífera: o mel produzido pelas abelhas que se alimentam de suas flores é claro e de boa qualidade. Nome Popular: angico, Angico Branco, Cambuí-angico, Paricá e Cambuí, no Brasil; Horko-cebil, na Argentina; Cebil, Hullca e Vilca, em espanhol e em inglês. Indicações: Afrodisíaca, antisséptica, expectorante, indicada para estafa, dores abdominais, alivia nevralgias, ajuda na respiração e auxilia no combate a gripes e tosses.

A goma é empregada as afecções respiratórias, tais como: tosse, bronquites, asma e faringites, além de fornecer uma goma sucedânea da Goma Arábica, que é um polímero muito utilizado em indústrias bem como em formas farmacêuticas manipuladas em farmácias de manipulação. Parte usada da planta: Casca e goma. Modo de uso: • Cascas: – Infuso ou Decocto a 5%: de 50 a 200 cc por dia; – Tintura: de 10 a 50 ml por dia; Extrato Fluido: de 2a IO ml por dia; – Xarope: de 20a 100 ml por dia. ?? Goma: – Soluto concentrado para xarope: de 2a 10 ml por dia. Substâncias ativa: A casca do Angico possui: Taninos; matérias resinosas e mucilaginosas. Já a goma é constituída pela Angicose (açúcar); por Matérias Mucilaginosas e Pépticas. Toxicologia: Não há referências na literatura consultada. 6. AROEIRA schinus molie L Planta resiste a baixas temperaturas (até — 3 graus), vegeta em qualquer altitude e qualquer solo; tolerando até lugares brejosos ou pedregosos.

As sementes perdem o poder germinativo rapidamente, delas nascem em 20 a 30 dias. As mudas crescem rápido e começam a frutificar com 2 anos de idade. O espaçamento entre arvores 10×10 m cresce ao pleno sol, não se desenvolve na sombra. To igar apenas depois do cresce ao pleno sol, não se desenvolve na sombra. Tolera a seca, irrigar apenas depois do plantio. A planta pode ser podada. A adubação com composto orgânico é suficiente, pode ser (6 litros) cama de frango ou composto orgânico distribuídos em círculos a 50 cm de distancia do tronco.

Em 1 996, uma patente americana foi criada para um produto feito com o óleo essencial de aroeira brasileira, Schinus Terbinthifolius, como um remédio tópico de ação bactericida utilizado contra Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus para seres humanos e animais (um preparado par nariz, ouvido e peito). A mesma companhia criou uma outra patente em 1 997 ara um preparado similar usado para limpeza de pele e de ação bactericida. Apresenta propriedades anti-diarréica, antileucorréica, adstringente, balsâmica, diurética, emenagoga, purgativa, estomáquica, tânica, vulnerária, antiinflamatória, fungicida e bactericida.

Nome Popular: Aroeira vermelha, aroeira mansa, corneiba Indicações: Azia, gastrite, febre, cistite, uretrite, diarréia, blenorragia, tosse, bronquite, reumatismo, íngua, dor-de-dente, gota, ciática. As cascas e folhas secas da aroeira são utilizadas contra febres, problemas do trato urnário, contra cistites, uretrites, diarréias, lenorragia, tosse e bronquite, problemas menstruais com excesso de sangramento, gripes e inflamações em geral. Sua resina é indicada para o tratamento de reumatismo e ínguas, além de servir como purgativo e combater doenças respiratórias.

Emprega-se também contra a blenorragia, bronquites, bronquites crônicas e doenças das vias urinárias. Seu óleo resina é usado externamente como cicatrizante e para dor-de-dente. A resina amarelo-clara (a qua é usado externamente como cicatrizante e para dor-de-dente. A resina amarelo-clara (a qual endurece ao ar tornando-se azulada e depois pardacenta), proveniente das lesões das cascas, ? medicamento de larga aplicação entre os sertanejos, como tânico, nos casos em que usam cascas. Em outros tempos, a aroeira foi utilizada pelos jesuítas que, com sua resina, preparavam o ” Bálsamo das Missões famoso no Brasil e no exterior.

A planta inteira é utilizada externamente como anti-séptico no caso de fraturas e feridas expostas. O óleo essencial é o principal responsável por várias atividades desta planta, especialmente ? ação antimicrobiana contra vários tipos de bactérias e fungos e contra vírus de plantas, bem como atividade repelente contra a mosca doméstica. Este óleo essencial, rico em monoterpenos, ? indicado em distúrbios respiratórios. É eficaz em micoses, candidíases (uso local) e alguns tipos de câncer (carcinoma, sarcoma,etc. e como antiviral e bactericida. Possui ação regeneradora dos tecidos e é útil em escaras, queimaduras e problemas de pele. Externamente, o óleo essencial da aroeira brasileira utilizado na forma de loções, gels ou sabonetes, é indicado para limpeza de pele, coceiras, espinhas (acne), manchas, desinfecção de ferimentos, micoses e para banho. Em muitos estudos in vitro, extratos da folha da aroeira brasileira demonstram ação antiviral contra vírus de plantas e apresentam er citotóxicos para g tipos de câncer das células.

Em banhos é utilizado o decocto da casca de aroeira para combater úlceras malignas. Parte usada da planta: Cascas , fol(olos, sementes, frutos, óleo resinos Modo de uso: Decocção Substâncias ativas: Óleo essencial: ric folíolos, sementes, frutos, óleo resinos Substâncias ativas: Óleo essencial: rico em mono e sesquiterpenos. Taninos, Resinas, Alcalóides, Flavonóides, Saponinas esteroidais, Esteróides, Triterpenos, cis-sabinol, p- cimeno, limoneno, simiarinol, alfa e beta pineno, delta-caroteno, alfa e beta felandeno, terechutona

Toxicologia: Em todas as partes da planta foi identificada a presença pequena de alquil-fenóis, substâncias causadoras de dermatite alérgica em pessoas sensiveis. Sentar-se à sombra desta aroeira implica grandes riscos, pelos efeitos perniciosos que pode provocar. As partículas que se desprendem de sua seiva e madeira seca podem causar uma afecção cutânea parecida com a urticária, edemas, febre e distúrbios visuais. 7. GUACO Mikania glomerata S. ? uma espécie nativa do sul do Brasil, contudo, pela popularidade de seu uso medicinal, vem sendo cultivada em vários outros estados (LORENZI; MATOS, 2002). Nome Popular: cipó-catinga, cipó-sucuriju, coração-de-jesus, erva-de-cobra, erva-cobre, guaco-liso, guaco-de-cheiro, guaco- trepador, guaco-verdadeiro, guape, micânia Indicações: Os resultados das pesquisas pré-clínica e clínica realizadas com o chá das folhas do guaco, apóiam o seu uso em medicina tradicional no tratamento de afecções respiratórias, possuindo “inequívoca ação broncodilatadora e um efeito antitussígeno evidente”.

O guaco também está presente na “lista de registro simplificado de fitoterápicos” da Anvisa, sendo recomendado o uso de suas folhas nas formas de extrato e intura, padronizados em cumarina, indicados como expectorante e broncodilatador (BRASIL, 2004b). Parte usada da planta: Folha ou planta florida Modo broncodilatador (BRASIL 2004b). Modo de uso: Estados gripais, febres, catarro bronquial e antiséptico das vias respiratórias. Modo de preparo (Plantas que curam, Dr.

Sylvio Pannizza): em 1 xícara (chá), coloque 1 colher (sopa) de folha fresca picada e adicione água fervente. Abafe por 10 minutos e coe. Tome 1 xícara (chá), 2 vezes ao dia. Substâncias ativas: óleo essencial rico em resinas, taninos, saponinas, diterpenos e sesquiterpenos, substância amarga guacina, cumarinas, guacosídeo), ácido caurenóico, ácido isobutiriloxi caurenóico, heterósida, ácido cinamoilgrandiflórico, ácido entkaur-16-eno-19-óico, ácido namoilgrandiflórico, ácido estigmast-22-en-3-ol, estigmasterol, friedelina, P-sitosterol, lupeol e cumarina.

Toxicologia: Toxicologia: pode causar vômitos e diarréia quando usado em excesso. 8. COPAÍBA copaifera officinalis oacq. ) L. As copaibeiras são árvores comuns na América Latina, em especial no sudeste brasileiro e na região Amazônica. Pertencentes ao gênero Copaifera, contam com mais de 60 espécies catalogadas. Dessas árvores da familia das Leguminosas- Caesalpiniaceas, é exudado, através de furo realizado no tronco, um óleo-resina chamado óleo de copaíba.

Esse óleo é utilizado na medicina popular brasileira como anti-inflamatório das vias superiores e urinárias, tendo aplicação mais ampla como anti- séptico. No entanto, muitas outras aplicações farmacológicas são citadas para esse óleo. No Brasil seiscentista, o Padre José de Anchieta citava o óleo de copaíba como um potente cicatrizante. Atualmente, esse óleo é comercializado em farmácias e lojas de produtos naturais de todo o pais, com indlcaçbes d PAGF 16

Projeto de uma academia

0

1. CONSIDERAÇOES INICIAIS O presente trabalho pretende apresentar a recente empresa WOMAN’S WAY FITNESS LTDA. No Brasil, cada dia mais

Read More

Planos cartesianos

0

I. INTRODUÇÃO O plano cartesiano conforme Marcos Noé (1999, 2001) diz que os efeitos através da junção de dois eixos,

Read More