Pnf – facilitação neuromuscular proprioceptiva
UNIVERSIDADE CATOLICA DO SALVADOR CURSO DE FISIOTERAPIA (BACHARELADO) CLÍNICA NEUROLÓGICA APLICADA À FISIOTERAPIA OF5 PLANO DE AULA p PNF: FACILITAÇÃO N IOCEPTIVA funcional por meio da facilitação, da inibição, do fortalecimento e do relaxamento de grupos musculares. o Utilizam contrações musculares concêntricas, excêntricas e elásticas. ?? As técnicas são: o Iniciação rítmica o Combinação de isotônicas o Reversão de antagonistas • Reversão dinâmica de antagonistas • Reversão de estabilizações • Estabilização ritmica Estiramento repetido (contrações repetidas) • Estiramento repetido no início da amplitude • Estiramento repetido através da amplitude o Contrair – relaxar o Manter relaxar 1.
INICIAÇAO RITMICA • Caracterização • Objetivos: o Facilitar a iniciação motora o Melhorar a coordenação e a sensação de movimento o Normalizar o ritmo do movimento, tanto por meio do aumento quanto da sua diminuição o Ensinar o movimento o Ajudar o paciente a relaxar • Indicações: o Dificuldades em iniciar o movimento o Movimentos muito rá idos ou muito lentos Movimentos incoor em ritmo DFS Objetivos: o Aumentar a amplitude ativa do movimento o Aumentar a força muscular o Desenvolver coordenação o Prevenir ou reduzir fadiga o Fraqueza dos músculos agonistas o Diminuição da capacidade de modificar a direção do movimento o Aparecimento de fadiga durante o exercício • Descrição 2. REVERSÃO DE ESTABILIZAÇÃO o Aumentar a estabilidade e o equilibrio o Diminuição da estabilidade o Fraqueza muscular o Inabilidade em realizar contrações isométricas 3. ESTABILIDADE RITMI 3 o Prevenir ou reduzir a fadiga Guiar o movimento na direção desejada o Fadiga o Diminuição da consciência do movimento 5. CONTRAIR – RELAXAR o Aumentar a amplitude passiva do movimento • Indicações• o Diminuição da amplitude passiva do movimento 6. MANTER – RELAXAR 4DF5 Quais as contra-indicações?
R: Em regiões onde haja dor para que não haja exacerbação com risco de lesão, ou em locais onde exista fratura óssea, ou locais onde estejam limitadas a acessibilidade por curativos ou imobilizações. Em quais diagnósticos neurológicos a PNF pode ser utilizada? R: Em qualquer diagnóstico neurológico Quais as técnicas da PNF são mais indicadas para os pacientes neurológicos adultos? R: Todas as técnicas da PNF são multo importantes, uma acaba completando a outra na fase de evolução do tratamento principalmente em paciente neurológico. Quais as áreas do SN são mais estimuladas por esta técnica? R: Todas as áreas dependendo da comunicação dos proprioceptores com o Sistema Nervoso.
Quando o paciente pode iniciar o tratamento utilizando essa técnica? R: Logo depois de diagnosticado a disfunção e sua causa. A partir de quanto tempo é possível observar a evolução do paciente em tratamento? R: Varia com o paciente, tipo de comprometimento, objetivos. No que consistem as técnicas básicas da PNF? R: Movimentos cruzando a linha média, movimento sem dor, mas com alto grau de ativação, utilização de varias articulações e grupos musculares combinados, recrutamento de antagonistas e antagonistas do movimento, evolução de atividades simples para mais complexas. Em sua opinião, qual das t S s eficiente para paciente