Politicas publicas em educação

Categories: Trabalhos

0

– Apresentação: Durante toda nossa vida nos beneficiamos do Meio Ambiente sem preocupação de preservar os recursos que ele nos oferece, devido a esse uso indiscriminado muito já foi destru[do causando sérios danos e diminuindo a qualidade de Vida do ser humano, faz-se necessário que a escola proponha novos caminhos que leve a uma nova relação com o meio ambiente. A Educação Ambiental nunca teve uma política bem definida aqui no Brasil, embora a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômica, política, cultural e histórica do país.

Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com educação ambienta com grandes podere OF9 auxilia no processo d ona. , apresenta propostas apoio o livro “O Saci ola é um veículo samento e também imento, esse projeto olvidas tendo como o autor Samuel Murgel Branco, para que os alunos se conscientizem de que preservar o planeta é o objetivo não só de uma nação, mas de todo o Planeta Terra.

II – Justificativa: Com a preocupação em contemplar questões relacionadas ao meio em que o aluno está inserido de forma participativa sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar, reelaborar e agir no meio em que vive e em outras realidades, sentimos a ecessidade de mostrar que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra.

Partindo do princípio que a educação ambiental é um processo longo e contínuo, e mudar isso nao é uma coisa fácil, devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. -lal Studia do melo ambiente.

IV – Objetivos Específicos: • Promover reflexões e debates sobre o tema; • Identificar informações no meio em que vive Ilocaliza; • Aprofundar e ampliar o vocabulário oral e escrito; • Interpretar tabelas e gráficos; ?? Comparar unidades de medidas; • Reconhecer a importância de sua participação como cidadão para a construção de um futuro melhor; • Reconhecer-se com cidadão responsável com relação às questões ambientais, conhecedor dos seus direitos e cumpridor dos seus deveres; • Perceber o espaço geográfico e a ação do homem dentro desse espaço e agir com responsabilidade social e ambiental; • Reconhecer e estudar sobre os problemas ambientais que afetam o nosso planeta e o nosso país analisá-los, buscar alternativas para a sua solução e assumir posturas coerentes com um pensamento crítico; ?? Conscientizar sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido neste meio; • Estimular para que perceba a importância do homem na transformação do meio em que vive e o que as interferências negativas tem causado à natureza; • Despertar a conscientização a respeito do Melo Ambiente e da importância da sua preservação, assim como da necessidade do reaproveitamento do lixo por meio da reciclagem; • Mostrar que a reciclagem traz inúmeros benefícios para a sociedade, reduzindo o volume de lixo enviado aos aterros sanitários e ajudando a manter a cidade limpa, além de promover conomia de matéria-prima; • Estimular os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos sobre Melo Ambiente em sua comunidade.

V – Conclusão: Não adianta um aluno tira s provas e continuar dos conhecimentos prévios dos alunos, sendo contínua durante toda a realização do mesmo, acompanhando o desempenho individual e coletivo e buscando formas de auto-avaliação. Em cada etapa o projeto poderá ser reformulado ou modificado a partir das necessidades e interesses das turmas. [pic] Levantamento de conhecimentos prévios 1. Vocês sabem o que é uma lenda? 2. Já leram alguma história com personagens de lendas rasileiras? Comprendendo a história 1. No início do texto o autor explica o que é um ciclo e diz que a natureza é formada de vários deles. Falem sobre o ciclo da água. 2. O livro dá um exemplo de reciclagem da natureza. Que exemplo é esse?

Que outros exemplos vocês poderiam dar? 3 sua fábrica, ficou espantado: -Que beleza! – disse. – Quanto vidro quebrado para eu transformar em vidro novo! “. • Produza um texto em que você seja o proprietário de uma das fábricas tentando convencer os habitantes da cidade a fazer a sua parte na reciclagem. 4DF9 rio. (… ) Não cabia mais lixo no terreno. Além disso, quando ele omeçava a apodrecer, atraía grande quantidade de moscas, baratas e ratos “Nos lugares onde não há coleta seletiva nem centros de reciclagem, todo lixo é encaminhado para lixões a céu aberto. Infelizmente muitas pessoas vivem dos lixões, entre elas crianças e adolescentes.

Pessoas que lidam diretamente com o lixo podem adoecer, adquirir pneumonia, bronquite, além de problemas de pele e doenças causadas pelo consumo de restos de comida”. • Escolha uma das doenças citadas pesquise em livros, revistas e sites, mais informações sobre ela, e complete o roteiro a seguir: Doença: Transmissão: Sintomas: Tratamento: Prevenção: S eguinte quadro: Produto embalagem I Material de que é feita a A embalagem possui o símbolo [pic] 3. Existe algum serviço de coleta de lixo reciclável próximo de sua casa? O que vocês pensam sobre o lixo espalhado pela cidade e pelos terrenos baldios? 4. Na cidade de Jequitibá os agricultores pensavam em construir uma fábrica de fertilizantes.

A maioria dos agrotóxicos e fertilizantes usados na agricultura são tóxicos para um grande número de seres vivos, inclusive para os seres humanos. De que forma o uso indevido dessas substâncias prejudicam nosso organismo? 2. Você já sabe que economizar e reciclar papel ajuda a evitar ue muitas árvores sejam derrubadas. Agora que tal aprender a fabricar o seu próprio papel reciclado? 10 etapa: rasgue o papel em pedacinhos, coloque no balde e cubra com água; 20 etapa: coloque no copo do liquidificador 1 xicara do papel picado do balde e complete com agua. Bata até o papel desmanchar bem. Você deve obter uma pasta com consistência parecida com a de iogurte; 30 etapa: despeje a pasta na bacia. Repita a operação até encher a bacia. 0 etapa: mergulhe a peneira dentro da bacia e retire-a coberta de massa. Espere alguns segundos para a água escorrer. 50 etapa: ponha a peneira com a massa em cima de um pano e prato aberto sobre uma mesa. Coloque quatro folhas de jornal sobre a peneira e pressione com a esponja, apertando o jornal contra a massa até tirar todo o excesso de água. 60 etapa: vire a peneir para baixo. Dê 1. De acordo com o seguinte trecho do livro “O Saci e a reciclagem do lixo”, leia o texto a seguir: Jequitibá uma pequena cidade, famosa por causa de seu povo trabalhador. Embora pequena, a cidade possui várias fábricas e muitas hortas, granjas e pomares.

Fazia muito tempo que o povo jequitibense não sabia mais o que fazer com a grande quantidade de lixo produzida na cidade (… ) todos os dias passava m caminhão pelas ruas recolhendo o lixo. Levava os restos de comida, papeis velhos Calculando para nao desperdiçar Você sabia que para produzir papel é necessário derrubar árvores? Com uma árvore de porte médio, é possível produzir, aproximadamente, 50 quilos de papel. Porém essa quantidade é pequena diante do que consumimos e, depois, jogamos fora. Não seria interessante poder fabricar o papel sem ter de derrubar tantas árvores? Isso é possível, pois o papel velho pode ser aproveitado por meio de um processo chamado reciclagem.

Assim, muitas árvores são poupadas e o nosso mundo fica mais verde e mais bonito. Além do papel, outros materiais, como vidros, latas e plásticos, podem ser reciclados. Para auxiliar na reciclagem, existe uma campanha mundial de separação do lixo. • Agora, responda: a) Quantos quilos de papel, aproximadamente, são produzidos com uma árvore de porte médio? b) Quantas árvores, aproximadamente, são necessárias para produzir 500 quilos de papel? c) Seu caderno pesa aproximadamente quantos gramas? Use uma balança para descobrir. d) Quantos cadernos são necessários para juntar 50 kg de papel? 8 reciclagem do lixo”, nos traz exemplos de tal solução.

A tabela abaixo mostra dados sobre materiais reciclados no Brasil em 2005: I Material Plástico Alumínio Vidro Porcentagem reciclada I I em 2005 96% papel 77% • Com base nas informações. Responda: a) Em um total de 300kg de alumínio, quantos quilogramas são reciclados? de 300 kg b) Em 200kg de vidro, quantos quilogramas são reciclados? c) De uma coleta de 500kg de papel, quantos quilogramas são d) Calcule as porcentagens: • de R$ 1. 000,00: • de R$ 400,00: 4. No dia do aniversário da cidade, a prefeitura de Jequitibá, ofereceu a população alguns espetáculos artísticos. Vejam quais foram e o número de pessoas que compareceram a cada um: Música 1. 390 pessoas g

Política social e seguridade social

0

Coletânea de textos sobre Política Social e Seguridade Social PrimeiroTexto: A NOVA CONDIÇÃO DA po ÍTICA SOCIAL Autora: Elaine Rosseti

Read More

Engenharia de requisitos

0

viável e se deve pros O processo de engen atividades de alto nív 1. Identificação. 2. Análise e negociaç Engenharia

Read More