Portfólio tst

Categories: Trabalhos

0

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA – SEDUC E SI O MEDIO I TEGRADO – EMI ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇAO PROFISSIO AL JOAQUIM OGUEIRA CURSO TÉC ICO EM SEGURA ÇA DO TRABALHO. Portfólio de Segurança do Trabalho Atividade apresentada pelo aluno do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, Abimael Ferreira da Silva, proposta pelo Professor Júlio César como trabalho de conclusão do curso, como requisito parcial para obtenção do título de Técnico em Segurança do Trabalho.

FORTALEZA /CEARÁ F Portfólio Curso Técn Agradecimentos 6 Swipe v balho Em primeiro lugar eu gostaria de agradecer ao meu bom e xcelente DEUS que tem me sustentado em todos os momentos independente da circunstância e do local Ele nunca me desamparou, eu sou eternamente grato a Ele, pois foi Ele quem me deu a direção para escolher este curso que sem duvida esta sendo uma verdadeira benção D’Ele na minha vida.

Em segundo lugar gostaria de agradecer a todos que fazem parte de minha família, que me ajudaram e me ajudam em todos os momentos e em especial aos meus pais João Batista da Silva e Liduina Ferreira da Silva e a minha irmã Ábia Ferreira da Silva que foi o canal usado por DEUS para me incentivar a fazer a prova ara ter direito a este curso que hoje estou concluindo muito feliz e satisfeito; aos meus professores Júlio César e Jurandir Garcêz que passaram muitos dos seus conhecimentos e o mais verdadeiros amigos e irmãos no período em que passei por esta empresa tão completa em todos os aspectos.

Enfim, agradeço a todos que fizeram parte desta minha conquista tanto diretamente quanto indiretamente. 2 Autor: Abimael Ferreira da Silva Portfólio Curso Técnico em Segurança do Trabalho ACOLHIDA Sempre quando vou iniciar uma palestra ou algum estudo gosto de começar com a palavra de Deus, pois é Ele que nos ama os direciona e nos ajuda vinte e quatro horas por dia.

E neste portfólio gostaria de iniciar com a eterna palavra de Deus, escrita pelo o sábio Salomão, que se encontra em Eclesiastes, Capitulo 03, que diz assim: ” Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu; Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar- e de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz. Quando leio esta passagem percebo que independente da situação vivida por mim, seja ela ruim ou boa Deus estará sempre no controle de tudo me direcionando em todos os aspectos, independente das minhas atitudes, que muitas vezes o entristece, como a palavra Dele mesmo diz: “por mais que o homens sejam infiéis Ele permanece fiel”. Nunca se esqueça que independente o “tempo” em que 36 sejam infiéis Ele permanece fiel”. Nunca se esqueça que independente do “tempo” em que você esteja passando lembre- se sempre de Deus e deixe-o guiar sua vida, e pode ter a certeza que Ela vai lhe ajudar a triunfar sobre todas as dificuldades sejam elas emocionais, espirituais, intelectuais, financeiras, conjugais enfim todas. Tenha sempre com você a fé, pois tempos melhores wrao. Autor: Abimael Ferreira da Silva APRESE TAÇAO Meu nome é Abimael Ferreira da Silva, tenho 18 anos; atualmente estou concluindo o Curso Técnico em Segurança do Trabalho, scolhi esta área pelo fato de lidar diretamente com as vidas, o maior patrimônio que existe. Após iniciar os estudos desta área, um universo muito grande de conhecimento se abriu na minha vida, eu costumo dizer que a profissão de Técnico em Segurança do Trabalho é uma junção de muitas áreas, por exemplo: para criar uma polltica de segurança em uma empresa de administração, é preciso conhecer a área, para entender o dia- a-dia e todos os riscos existentes em suas atividades.

Amo muito esta profissão e sem duvida a exercerei, com afinco e dedicação, com propósito de sempre ter “ZERO” Acidentes do Trabalho, rande número de profissionais satisfeitos, conscientes dos riscos existentes e da importância da prevenção na vida de cada um de seus colegas de trabalho e de suas famílias. 4 Autor: Abimael Ferreira da Silva SUMÁRIO . ……. 6. Segurança do Trabalho l, II e Ambiental……………… 14. Laudos Periciais….. 16. Medicina do 17 Inspeção de Risco 18 Epidemiologia e Toxicologia. .. 7. Introdução a Informática • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • • 8. Psicologia do Trabalho Ie … 8.

Legislação e armas Técnicas I e … 10. Desenho …. 1. Prevenção e Controle de Sinistros e II. 12. Estatistica … 13 Saneamento . … 15. Introdução ? administração……… 4 36 e Epidemiologia e 19 Técnicas de Treinamento 20 Tecnologia dos Processos Industriais.. 21 … 22 Referencias Bibliográficas…… . . 23 A EXOS 5 Autor: Abimael Ferreira da Silva TRODUÇAO Segurança do trabalho pode ser entendido como um conjunto de Normas e Regulamentos, adotados visando minimizar Acidentes do Trabalho, Doenças Ocupacionais e os riscos existentes no ambiente de trabalho, que de alguma forma pode dificultar o bom andamento das atividades laborais.

O Profissional desta área tem um campo de atuação muito abrangente, pois a legislação vigente obriga a presença de um desses profissionais nas empresas, dependendo do número de funcionários e do Grau de Risco da atividade, isto faz com que esse profissional torne-se mais solicitado e requisitado em boa parte das empresas e repartições de trabalho. Neste trabalho resumirei todas as matérias estudadas durante o curso; sem duvidas, essa atividade terá uma gama de assuntos muitíssimo importantes para todas as pessoas interessadas em conhecer e desfrutar do conhecimento desta área tao abrangente e rica de onhecimento. 6 Autor: Abimael Ferreira da Silva Autor: Abimael Ferreira da Silva Segurança do Trabalho l, II e III.

Antes de iniciar este curso já sabia do que se tratava mais de uma forma muito superficial e sem domínio, se alguém me pergunta-se: O que é um acidente do trabalho? Quais são os direitos e deveres dos trabalhadores no que diz respeito à Segurança do Trabalho? Quais os tipos de acidentes? Entre outros questionamentos, eu não saberia responder com firmeza e segurança, foi através da disciplina Introdução a Segurança do Trabalho, que pode ter o contato om o tema e tirar diversas duvida do assunto. A Segurança do Trabalho I foi à primeira matéria, que tive acesso no curso, sem duvida, uma das mais importantes, pois foi através dela que tive o primeiro contato com a profissão.

No inicio do curso estava completamente perdido, mas foi através desta disciplina tão simples que pude ter a certeza que essa, era realmente, a profissão que sempre queria e sonhava. Estas três disciplinas são consideradas como as mais importantes do curso pelo fato de abordarem aspectos Importantes para a rotina de trabalho do técnico em segurança. Considerando que um dos maiores causadores de mortes atualmente é o Trânsito, infelizmente ceifando bastantes vidas de trabalhadores, nesta disciplina tivemos a oportunidade de conhecermos os conceitos da Direção Defensiva, ela nos ensina a nos portarmos no trânsito, dirigirmos de forma segura independente do modo em que o outro estiver dirigindo.

No período em estive estagiando na COELCE pude perceber que os maiores índices de acidentes estão relacionados com os meios de transporte, principalmente, de duas rodas como as moto 6 estão relacionados com os meios de transporte, principalmente, e duas rodas como as motocicletas e com estes conhecimentos podemos criar medidas para amenizar este mal tão prejudicial a todos. Nestas três disciplinas foram abordados assuntos de suma importância como: o Conceito de Acidente, os Tipos de Acidente, Causas dos Acidentes, as consequências dos Acidentes, o campo de atuação do Técnico, Legislação e Normas Técnicas, Direção Defensiva, Transporte Terrestre de veículos, Sinalização de Segurança, Segurança na Construção Civil, na Indústria, no Lar e no Meio Rural entre outros assuntos. Com esses conhecimentos ude aprofundar minha percepção a respeito do curso e iniciar com entusiasmo o grande caminho da prevenção que a nossa formação enseja tão gratificante e completa. Autor: Abimael Ferreira da Silva Introdução à Informática Vivemos em um mundo globalizado, onde a cada dia as pessoas procuram rapidez e precisão nas atividades, e uma das grandes exigências do mercado é o domínio da tecnologia digital, ou seja, um bom desenvolvimento na informática e em aparelhos eletroeletrônicos. Um bom desempenho no desenvolvimento da informática garante uma boa colocação no mercado de trabalho, como não é diferente no Curso Técnico em Segurança do Trabalho, oferece uma disciplina chamada Introdução a Informática, que auxilia na inclusão e no desenvolvimento do profissional no mundo digital. Nesta disciplina o aluno tem a oportunidade de conhecer de forma básica todo o computador tanto a parte física (Hardware) quanto à parte lógica (Software), também a aprender a operar em diversos Programas do mesmo.

No moment quanto à parte lógica (Software), também a aprender a operar em diversos Programas do mesmo. No momento em que eu soube que ia ter essa disciplina fiquei muito contente pelo ato de poder conhecer mais o computador e seus acessórios, pois não sabia quase nada a respeito do assunto. A matéria Introdução a Informática foi sem duvida imprescindível na minha vida profissional pelo fato de ser tão requisitada no mercado de trabalho. Com a informática e a computação o profissional da segurança do trabalho elabora o PPRA. emite a CAT para o Ministério do Trabalho, divulga os Relatórios de Acidente e envia comunicados via internet, etc. tornando-se assim um profissional respeitado e admirado por todos os outros profissionais ao seu redor. Psicologia do Trabalho I e II Segundo Aristóteles, “o ser humano é por natureza um ser social”, vivemos rodeados de pessoas, cada uma com personalidade diferente, com modo de agir e pensar diferenciado, para conseguirmos viver e nos relacionarmos com as pessoas é preciso termos respeito, atitude, compreensão e um básico conhecimento de como nos relacionarmos com todos ao nosso redor. A Psicologia do Trabalho é uma disciplina imprescindível para a vida de um Técnico em Segurança, pois o mesmo tem o papel de incutir nas mentes dos demais trabalhadores a importância do trabalho seguro, o uso do

Equipamento de Proteção Individual – EPI e a conscientização de todos a cada dia. Imagina só como seria se um trabalhador que passa um dia todo no sol trabalhando muito e ganhando pouco, e um técnico em Segurança do Trabalho chega todo cheio de razão para cima do trabalhador tentando obrigá-lo a usar os EPI adequados a atividade, no mínimo, o cima do trabalhador tentando obrigá-lo a usar os EPI adequados a atividade, no mínimo, o Técnico vai levar uns bons murros do trabalhador que já esta de saco cheio da empresa e ate da vida. 8 Neste pequeno exemplo podemos notar a tamanha importância a Psicologia no dia-a-dia do técnico em Segurança do Trabalho. ois se tratando de pessoas, não importa a classe econômica ou o cargo que ela exerce na empresa, o que realmente deve se levar em conta é o fato desta pessoa ser um ser humano como qualquer outro e sem distinção abordarmos de forma consciente e respeitosa o trabalhador. Saber abordar uma pessoa, conversar, persuadi-la a aceitar uma coisa que para ela parece ser errado estranho e desnecessário, conquistar o respeito e a confiança de todos ao seu redor, pode ser auxiliado pela Psicologia do Trabalho, pois é através dela tentamos desvendar a misteriosa ente humana de forma muito abrangente e completa, essa dimensão tao obscura e misteriosa.

Para conseguirmos ter tudo que já foi mencionado é necessário nos conhecer suficientemente para podermos entender as reações dos demais, como se aquelas pessoas fossem você mesmo e assim agirmos de forma mais tolerante, porque quando agimos assim conquistamos as pessoas e fazemos com que elas nos admirem, respeitem e nos considerem, vale lembra que apesar de termos esta sensibilidade é necessário aplicarmos as regras sejam elas aceitas ou nao sempre lembrando que toda regra pode ser evogada e repensada caso ocorra alguma justificativa justa e convincente. egislaçao e ormas Técnicas e II Existe um conjunto de Normas e Regulamen justa e convincente.

Legislação e ormas Técnicas e II Existe um conjunto de Normas e Regulamentos que regem a Profissão de Segurança do trabalho, e essas Normas e Regulamentos são muito complexas e extensas. No curso técnico em Segurança do Trabalho tivemos em dois semestres distintos essa disciplina, pelo fato da sua grande complexidade e importância para as atribuições de um profissional desta área que tem por obrigação ter dominio estas Normas e Regulamentos. Um profissional que tem um conhecimento satisfatório das 33 Normas Regulamentadoras – NR, da Legislação Previdenciária, dos Direitos e deveres dos empregados e empregador e conhece a Consolidação das Leis do Trabalho – CL T, tem vaga garantida no mercado de trabalho.

Todos os dias os profissionais estão em contato direto com essas normas e regulamentos; seja para instruir um trabalhador, para convencer um empregador dos lucros que a segurança traz, para fazer um Dialogo Diário de Segurança – DOS, enfim, este campo do conhecimento é muito cobrado palas empresas, pelos olaboradores e todos que fazem parte da empresa onde se exerce a segurança. Imagina só, como seria contraditório se um empregador ou até o empregado chegar para um profissional da segurança e perguntar qual é o percentual em cima do salário, que um trabalhador tem direito se estiver exposto a uma condição de trabalho que ofereça perigo a sua Vida (um ambiente de periculosidade)? Como se dimensiona uma Comissão Interna de Prevenção de Acidente – CIPA? O que é o Serviço 9 Autor: Abimael Ferreira da Silva Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho- SESMT? seria 0 DF 36

Trabalho

0

1) a) O que levou Dagoberto a desistir da carreira como executivo e a começar uma carreira como empreendedor? R:Os

Read More

Sisleg

0

CARACTERIZAÇÃO DE DUAS PROPRIEDADES RURAIS EM RELAÇÃO À REGULAMENTAÇÃO DA RESERVA LEGAL – UM ESTUDO DE CASO SOBRE OS FATORES

Read More