Positivismo no brasil

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menos conhecidas, como G. H. Lewes (1817 – 1878), Harriet Martineau (1802 – 1876) e Richard Congreve (1818— 1899), fundador da Sociedade Positivista de Londres. Solo mais fértil foi encontrado pelo positivismo comteano, incluindo-se a religião positivista, em parses de menor tradição cultural e carentes de ideologia par Positivismo no brasil Premium gy ronaldoandrade 06, 2012 pages O positivismo no Brasil O positivismo de Auguste Comte exerceu larga influência nos mais variados círculos.

Enquanto doutrina sobre o conhecimento sobre a natureza do pensamento científico, incorporou- se a outras correntes análogas, que procuraram valorizar as ciências naturais e suas aplicações práticas. Junto a essas outras correntes, o positivismo constitui um dos traços característicos do pensa-•mento que se desenvolveu na Europa durante o século Entre os mais fiéis seguidores de Comte destaca-se o lexicógrafo Émile Littré que, no entanto, renegou a religião da humanidade. O Swipe lo nexL page mesmo não acontec aderiu principalment ar B Na Inglaterra, o positi m. o view next*ge umanidade, teve gr propagadores o filós 23 – 1903), que mento do mestre. aa religião da se entre seus m de outras figuras para seus anseios de desenvolvimento. Esse fenômeno ocorreu na. América do Sul, sobretudo no Brasil. As primeiras manifestações do positivismo no Brasil datam de 1850, quando Manuel Joaquim pereira de Sá apresentou tese de doutoramento em ciências físicas e naturais, na Escola Militar do Rio de Janeiro. A esse trabalho viriam juntar-se a tese de Joaquim Pedro Manso Sayao sobre corpos flutuantes e a de Manuel Pinto

Peixoto sobre os princípios do cálculo diferencial. Em todos encontram-se inspirações da filosofia comteana. Passo mais importante, contudo, foi dado por Luís Pereira Barreto (1840 – 1923), com a obra As Três Filosofias, na qual a filosofia positivista era apontada como capaz de substituir vantajosamente a tutela intelectual exercida no pais pela Igreja Católica. Pereira Barreto não foi um positivista ortodoxo, como Miguel Lemos (1854 – 1917) e Raimundo Teixeira Mendes (1855 1927), que se iniciaram no positivismo através da, matemática e as ciências exatas, quando estudantes na Escola Politécnica.

Os dois entreviram na ciência fundada por Auguste Comte as bases de uma política racional e pressentiram, na sua coordenação filosófica, o congraçamento definitivo da ordem e do progresso, como dirá mais tarde o próprio Miguel Lemos. Em 1875 fundou-se a primeira sociedade positivista do PAGFarl(F3 dirá mais tarde o próprio Miguel Lemos. Em 1875 fundou-se a primeira sociedade positivista do Brasil, tendo a frente Teixeira Mendes, Miguel Lemos e Benjamin

Constant (1835 – 1891 No ano seguinte, os d01S prmeiros viajaram para Paris, onde conheceram Émile Littré e Pierre Laffite. Miguel Lemos decepcionou-se com “o vazio do littreísmo” e tornou-se adepto fervoroso da religião da humanidade, dirigida ida por Laffite. De volta ao Brasil Fundou a Sociedade Positivista do Rio de Janeiro, que constitui a origem do Apostolado Positivista do Brasil e da Igreja Positivista do Brasil, cuja finalidade era crentes e modificar a opinião por meio de intervenções oportunas nos negócios públicos”

Entre essas intervenções, sem dúvida, foi importante a participação dos positivistas no movimento republicano, embora seja um exagero dizer-se que foram eles que proclamaram a República, em 1889. Influíram, é verdade, na Constituição de 1891 e a bandeira brasileira passou a ostentar o lema comteano “Ordem e Progresso”. No século XX, o entusiasmo pelo positivismo religioso decresceu consideravelmente, mas continuou a existir a Igreja Positivista do Brasil, no Rio de Janeiro, que permanece atuante ate os dias de hoje. PAGF3ÜF3

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