Produção

Categories: Trabalhos

0

PRODUÇÃO Produzir significa criar e transformar bens materiais, em meios para a satisfação das necessidades humanas. O homem não cria matéria prima. Ele cria apenas utilidades, transformando as riquezas e recursos naturais em bens, adaptando-os às suas necessidades mais diversas. Tudo que é transformado em utilidade pelo homem chama-se produto. Podemos constatar que grande parte dos produtos que utilizamos não são encontrados prontos na natureza. Tomemos um exemplo: muitos dos objetos que utilizamos em nossa vida diária são fabricados com madeira ( cadeiras, mesas, lápis, papel, etc. Quando compramos uma camisa ou uma calça, nem sempre temos consciência d trabalharam para qu qu ar 3 to view nut*ge SETORES DA PRODU As diversas atividade estão agrupadas em tr s setores: soas que chegassem à loja. aduzem os bens • primário — abrange as atividades ligadas à exploração dos recursos naturais; • secundário — compreende as atividades industriais; • terciário — formado pelas atividades ligadas ao comércio de bens e à prestação de serviços. SETOR PRIMARIO O setor primário compreende as atividades do extrativismo, agricultura e pecuária.

São atividades diretamente ligadas ? natureza, de onde são retirados inúmeros bens, dentre eles, matérias-primas que serão utilizadas na fabricação de outros bens. O extrativismo consiste em retirar os recursos naturais encontrados na natureza que pode ser: animal, vegeta vegetal e mineral. A agricultura é a atividade que consiste no cultivo de plantas em geral. Graças a ela, o homem desenvolve técnicas que permitem a renovação e a ampliação de recursos vegetais (plantio de hortaliças, reflorestamentos, etc. ). A pecuária é a atividade que consiste na criação de animais. r meio dela que o homem consegue matéria prima empregada na fabrição de outros alimentos. SETOR SECUNDARIO O Setor secundário abrange as atividades da indútrialização, que se caracteriza, principalmente, pela transformação de matérias- primas em produtos industrializados prontos para o consumo. PRODUÇÃO INDUSTRIAL- É a atividade econômica por meio da qual o homem obtém produtos industrializados. A produção industrial pode ocorrer a partir da transformação, do beneficiamento, da montagem de peças e da restauração ou recondicionamento.

INDUSTRIA DE TRANSFORMAÇAO A transformação das matérias-primas pode ocorrer por processo mecânico, térmico ou químico. Nesses casos, as matérias-primas sofrem modificações em suas propriedades. INDUSTRIAS DE BENEFICIAMENTO A atividade industrial de beneficiamento é a operação que visa modificar, aperfeiçoar e até mesmo dar uma melhor aparência ao produto, sem que haja trasnformação. Um exemplo é o beneficiamento do arroz, do feijão etc INDUSTRIAS DE MONTAGEM DE PEÇAS Na indústria de montagem, o produto final é resultado da ontagem de peças produzidas normalmente pelas industrias de transformação.

São Indústrias de montagem: as indústrias automobilisticas, de rádio, de aparelhos de tu, de relógios etc. PAGFarl(F3 montagem: as indústrias automobilísticas, de rádio, de aparelhos de tv, de relógios etc. INDÚSTRIAS DE RESTAURAÇÃO OU RECONDICIONAMENTO As indústrias de restauração ou recondicionamento são aquelas cuja atividade é a recuperação de produtos usados ou até mesmo deteriorados tem como exemplo as indústrias de retifica de motores, as recauchutadoras de pneus etc.

CLASSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS INDUSTRIAIS Quanto ao seu destino, os produtos industrializados podem ser: • bens de consumo — são produtos que apos produzidos estão prontos para serem adquiridos pelos compradores. São bens que se desgastam ou destroem com o uso, como os calçados, as roupas, os eletrodomésticos etc. ; • bens de produção— quando servem de matéria-prima que passará pelo processo de transformação para dar origem a outros produtos. Exemplo: a borrecha que é resultante da transformação do látex e que se destina à produção de bolas, pneus etc.

SETOR TERCIARIO O setor terciário compreende todas as atividades relacionadas ao comércio de bens e à prestação de serviços. COMÉRCIO: O comércio wsa aproximar o produtor do consumidor através de duas operações principais: compra e venda de bens. A atividade comercial pode ser realizada por pessoas naturais ou por empresas. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS A prestação de serviços consiste no trabalho realizado pelo homem para a execução de alguma tarefa. Podemos citar como exemplos: serviços de transporte, de saúde, de comunicação, de turismo, bancários etc. PAGF3ÜF3

Doenças ocupacionais

0

Doenças Ocupacionais Todos os anos, centenas de trabalhadores são atingidos por diversas doenças que, geralmente, tem origem no seu trabalho.

Read More

Comidas típicas brasil

0

COMIDAS TÍPICAS DO BRASIL [pic] Norte Os pratos do Norte do Brasil possuem forte influência indígena e portuguesa. Pato no

Read More