Doenças ocupacionais

Categories: Trabalhos

0

Doenças Ocupacionais Todos os anos, centenas de trabalhadores são atingidos por diversas doenças que, geralmente, tem origem no seu trabalho. Denominadas de doenças ocupacionais, esta datam o aparecimento após a primeira Revolução Industrial. Ocorrida em meados do séc. XVIII, o mundo todo sofreu inúmeras modificações. Movidos por um grande mercado consumidor em expansão, os produtores viram-se obrigados a abandonar seus métodos tradicionais de produção industrial e arriscar seu cap•tal em novos e revolucionários métodos, capazes de ampliar, em proporções nunca imaginadas, sua produção.

As udanças trazidas pelo avanço tecnológico ocorrido nesta fase foram sensivelmente antigos artesãos, hab trabalho, agora tinha muito mais rígido, co Rapidamente, visan 4 p até nossos dias. Os u próprio ritmo de ciplina da fábrica, uçao. ais expressivos em termos numéricos, os proprietários das empresas elevaram suas exigências em relação ao trabalhador, aumentando o ritmo de trabalho, intensificando a pressão, o nível de exigência quanto aos resultados e aumentando a jornada de trabalho.

Consequentemente, com os novos objetivos traçados pela elite burguesa, remetendo diretamente ao crescimento do capital ao rendimento, a manutenção do corpo foi sendo colocada em segundo plano. Porém, naturalmente e como resposta a um enfoque menos humano e mais mecanicista em relação ao trabalho, o ônus causado pela despreocupação com o corpo começou a aparecer. Para atender às exigência Sv. ‘ipe to View next page exigências da empresa, o trabalhador, por muitas vezes, era como que obrigado a sacrificar seu corpo em busca de um bem maior.

O uso inadequado do corpo, através de posturas indevidas, da manutenção da posição sentada ou em pé por longo per[odo, da falta de cuidado no ajuste do ambiente de trabalho, fez com que urgissem problemas advindos do trabalho. Sintomas patológicos foram sendo detectados com crescente freqüência, relacionados ao trabalho. Programas de Promoção da Saúde A grande preocupação com as doenças ocupacionais está fortemente ligada à sua maior e crescente incidência. No estado de sao Paulo, a previdência social registrou 6. 382 casos em 1987 e 20. 646 em 1995 (IRIE, 2003, p. 35).

Ainda que tenha havido problemas para mensurar o número de casos em 1987, tornando o crescimento dos índices questionável, o índice alcançado em 1995 é altamente alarmante. Além do mais, segundo dados da Previdência Social (BRASIL, 2002), o número de casos de doenças ocupacionais de 1995 se mantém semelhante atualmente, com o índice de 2002 sendo de 20. 886 trabalhadores. Dessa forma, um dos questionamentos mais pertinentes é sobre a forma de prevenção destas doenças, que é um desafio para empresas, especialmente em vista das planilhas de custo tornarem-se cada vez maior, infladas pelo tratamento destas doenças.

Doenças rabalhistas ea Legislação Brasileira 01 Desta forma, as doenças relacionadas ao ambiente de trabalho tornaram-se mais freqüentes e a preocupação com elas foi cada vez mais acentuada. Inclusive, por sua grande incidência em trabalhadores, foram incluídas também na legislação brasileira. Segundo a Legislação Previdenciária, na Lei no 8213/91, a 20F 14 legislação brasileira. Segundo a Legislação Previdenciária, na Lei no 8213/91, art. 200, doença trabalhista é “a adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele se relacione diretamente”..

Adquirir doenças ocupacionais Entrevista com Dra. Alessandra passos Data: 1 6/03/2012 / Fonte: Hospital Albert Einstein O corpo humano tem uma incrível capacidade de regenerar os ecidos lesionados por movimentos e esforços excessivos, mas precisa de um tempo para isso. Se as atividades que geraram o problema continuarem sendo repetidas, a lesão progride, e a dor torna-se cada vez mais constante. São as tendinites, tenossinovites, bursites, síndrome do túnel do carpo e várias outras doenças agrupadas sob a denominação distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).

Anteriormente denominadas lesões por esforços repetitivos (LER), essas doenças vêm crescendo em todo o mundo e são uma das principais causas de afastamento do trabalho. Mas as atividades profissionais não são as únicas vilãs. Esforços excessivos e repetitivos nos esportes, em tarefas domésticas e até nas horas de lazer na frente do computador ou do videogame podem favorecer o surgimento dessas enfermidades. Algumas profissões podem trazer riscos à saúde seja por exposição a produtos ou materiais tóxicos, ruídos ou movimentos repetitivos.

Ao longo dos anos, os trabalhadores de algumas áreas começam a sofrer os efeitos dos perigos aos quais estão expostos ou podem, ainda, ser vitimas de acidentes como infarto, quedas e desmaios. A saúde ocupacional é uma importante estratégia para garantir o bem-estar dos trabalhadores e contribuir efetivament 30F 14 ocupacional é uma importante estratégia para garantir o bem- estar dos trabalhadores e contribuir efetivamente para a produtividade, motivação e satisfação no trabalho. As doenças ocupacionais são decorrentes da exposição do trabalhador aos riscos da atividade que desenvolve.

Podem causar afastamentos temporários, repetitivos e até definitivos, prejudicando a produtividade. Os tipos mais comuns são as Lesões por Esforços Repetitivos ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/ DORT), que englobam cerca de 30 patologias, entre elas a tendinite (inflamação do tendão) e a tenossinovite (inflamação da membrana que recobre os tendões). As LER/DORT são responsáveis pela alteração das estruturas osteomusculares, como tendões, articulações, músculos e neruos.

As lesões são causadas pelo desempenho de atividade repetitiva e contínua, tais como tocar piano, dirigir caminhões, fazer crochê e digitação. 02 Causas As causas das doenças ocupacionais, entre outras: – movimentos repetitivos – carga excessrva – situações de estresse elevado e continuado. Alguns fatores de risco que contribuem para a instalação dessas lesões são: tradicionalmente postura incorreta e levantamento de pesos de forma inadequada. As LER/DORT instalam-se lentamente no organismo humano e muitas vezes passam despercebidas.

Ao serem detectadas, pode existir um severo comprometimento das éreas afetadas. Doenças mais comuns e suas prevenções Asma Ocupacional Enquanto a asma convencional é causada por ácaros comumente presentes no ambiente, a asma ocupacional acontece com trabalhadores que, durante suas atividades profissionais, entram em contato com produtos químicos AGE 4 OF durante suas atividades profissionais, entram em contato com produtos químicos ou agentes biológicos que causam alergia ou irritação no aparelho respiratório.

Os primeiros sintomas são a tosse seca, falta de ar e o chiado no peito; o efeito é o mesmo da asma convencional: contração dos brônquios (canais por onde passa o ar) que fecha as vias aéreas, causando a dificuldade de respirar. Embora as crises possam aparecer em casa, depois do trabalho, é mais comum que elas aconteçam durante o horário de trabalho e que diminuam nos períodos em que o trabalhador se afasta, como os finais de semana e períodos de férias. A melhor forma de prevenir a asma ocupacional é por meio da utilização de equipamentos de proteção que impeçam o contato do trabalhador com o agente causador da alergia.

Quando o paciente já esta adoecido, o tratamento clínico é o mesmo realizado para a asma convencional, portanto é necessário que o paciente seja afastado do agente causador, Isto é, o mais indicado é que o trabalhador mude seu local de trabalho, ou seja realocado na empresa, o que nem sempre é possível. Dermatoses Ocupacionais As dermatoses ocupacionais são lesões que afligem a pele dos rabalhadores que durante suas atividades precisam entrar em contato com produtos e agentes que causam irritação e alergia, mas nao têm acesso à proteção adequada.

Na maior parte dos casos tais dermatoses são causadas pelo contato frequente com agentes químicos, muito comuns em indústrias e também no trabalho doméstico (por meio dos produtos de limpeza). Os sintomas são: ressecamento, vermelhidão, descamação, fissuras, crostas, inchaço, Inflamação, unhas quebradiças, verrugas, erupções, queimadur 4 descamação, fissuras, crostas, inchaço, nflamação, unhas quebradiças, verrugas, erupções, queimaduras, etc. A melhor forma de prevenir este tipo de dermatose é proteger a pele por meio de luvas e roupas impermeáveis ou que impeçam o contato com o agente causador. 3 LER / DORT – cesao por Esforços Repetidos / Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho As Lesões por Esforços Repetitivos (LER), são movimentos repetidos de qualquer parte do corpo que podem provocar lesões em tendões, músculos e articulações, principalmente dos membros superiores, ombros e pescoço, devido ao uso repetitivo ou a manutenção de posturas inadequadas resultando no declínio do desempenho profissional. As vítimas mais comuns são os igitadores, datilógrafos, bancários, telefonistas, secretárias e trabalhadores de linhas de montagem.

As principais causas de LER são: posto de trabalho inadequado, mas projetado ou ergonomicamente errado; atividades no trabalho que exijam força excessiva com as mãos; posturas inadequadas e desfavoráveis às articulações; repetição sistematica de um mesmo padrão de movimento; ritmo intenso de trabalho; jornada de trabalho prolongada; falta de possibilidade de realizar tarefas diferentes; falta de orientação e desconhecimento sobre os riscos da LER. Os sintomas principais sintomas são: formigamentos, dores, adiga, perda da força muscular e inchaço nas partes afetadas.

Geralmente os diagnósticos médicos são de tenossinovites, tendinites, epicondilite, bursites, etc. A melhor forma de combater a LER é através da prevenção, isto é, evitar que o trabalhador se torne um lesionado, oferecendo condições de trabalho adequadas e que não o deixe 6 4 trabalhador se torne um lesionado, oferecendo condições de trabalho adequadas e que não o deixe exposto às causas da LER. O trabalhado do portador de LER deve ser reaproveitado em outra função em que sua lesão não seja agravada. Intoxicação por metais pesados

Os metais pesados, quando absorvidos pelo corpo humano, se depositam no tecido ósseo e gorduroso, ocupando o lugar de minerais nobres. Lentamente liberados no organismo, eles podem provocar uma série de doenças. Saiba mais sobre estes metais, onde estão presentes e que doenças podem provocar: Alumínio: Onde é encontrado: Produção de artefatos de aluminio; serralheria; soldagem de medicamentos (antiácidos) e tratamento convencional de água. Efeitos: Anemia por deficiência de ferro; intoxicação crônica. Arsênio: Onde é encontrado: Metalurgia; manufatura de vidros e fundição. Efeitos: Câncer (seios paranasais).

Cádmio: Onde é encontrado: Soldas; tabaco; baterias e pilhas. Efeitos: Câncer de pulmões e próstata; lesão nos rins. Chumbo: Onde é encontrado: Fabricação e reciclagem de baterias de autos; indústria de tintas; pintura em cerâmica; soldagem. Efeitos: Saturnismo (cólicas abdominais, tremores, fraqueza muscular, lesão renal e cerebral). Cobalto: Onde é encontrado: Preparo de ferramentas de corte e furadoras. Efeitos: Fibrose pulmonar (endurecimento do pulmão) que pode levar à morte. Cromo: Onde é encontrado: Indústrias de corantes, esmaltes, tintas, igas com aco e níquel; cro etais. amarelo: Onde é encontrado: Veneno para baratas; rodenticidas (tipo de inseticida usado na lavoura) e fogos de artifício. Efeitos: Náuseas; gastrite; odor de alho; fezes e vômitos fosforescentes; dor muscular; torpor; choque; coma e até morte. 04 Mercúrio: Onde é encontrado: Moldes industriais; certas Indústrias de cloro-soda; garimpo de ouro; lâmpadas fluorescentes. Efeitos: Intoxicação do sistema nervoso central. Níquel: Onde é encontrado: Baterias; aramados; fundição e niquelagem de metais; refinarias. Efeitos: Câncer de pulmão e seios paranasais (região no interior os ossos do crânio e da face).

Fumos metálicos: Onde é encontrado: Vapores (de cobre, cádmio, ferro, manganês, níquel e zinco) da soldagem industrial ou da galvanização de metais. Efeitos: Febre dos fumos metálicos (febre, tosse, cansaço e dores musculares) – parecido com pneumonia. A melhor forma de combater a Intoxicação por metais pesados é impedir que eles sejam absorvidos pelo corpo. Perda Auditiva Induzida pelo Ruído (PAIR) A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) é a diminuição gradual da capacidade de ouvir em razão de uma longa exposição a ruídos sem a devida proteção.

A exposição repetida ao ruído excessivo pode levar, ao cabo de alguns anos, à perda irreversível e permanente da audição. Como sua instalação é lenta e progressiva, a pessoa só se dá conta da deficiência quando as lesões já estão avançadas. Os trabalhadores que so 8 4 IR começam a ter tiquetaque do relógio, campanhas, etc), e caso continuem se expondo a altos ruídos, poderão comprometer ainda as freqüências que afetam o reconhecimento da fala. Além da diminuição da audição, também são identificados como sintomas PAIR a presença de zumbidos e de tonturas.

A perda da audição, ainda que parcial, tem uma influência negativa muito grande na qualidade de vida do ser humano, causando danos ao seu comportamento individual, social e psíquico, como: perda da auto-estima, insegurança, ansiedade, inquietude, estresse, depressão, alterações do sono, maior irritabilidade, isolamento, etc. Qualquer redução na sensibilidade auditiva é considerada perda auditiva, no esquema abaixo é possível visualizar quais as possíveis consequências para a audição, de acordo com o volume do ruído a que o trabalho é exposto sem a devida proteção: 05

O — 25 dB audição normal 26 —40 dg perda auditiva leve 41 – 70 dB perda auditiva moderada 71 – 90 dB perda auditiva severa mais de 90 dB perda auditiva profunda A perda de audição também está relacionada ao tempo de exposição ao ruido e a outros fatores como pré-disposição e idade. A perda auditiva induzida pelo ruído relacionada ao trabalho pode ser prevenida com o uso constante de protetores auditivos individuais, que devem ser fornecidos gratuitamente pela própria empresa (de acordo com a portaria 3. 214 do Ministério do Trabalho, que trata de Equipamentos de Proteção Individual).

Pneumoconioses As pneumoconioses são doenças que provocam uma fibrose ou endurecimento do tecido pulmonar em razão do acúmulo de poeira tóxica nos pulmões. Silicose: A silicose, causada pela inalação de poeira de quartzo (poeira de silica), é caracterizada pela formação de nódulos no pulmão que podem levar a graves problemas respiratórios. A doença é progressiva e irreverslVel (piora ao longo dos anos), e seus sintomas aparecem após muitos anos de exposição: começando com tosses e escarros, passando por dificuldade para respirar e fraqueza no organismo, chegando, nos casos mais graves, ? nsuficiência respiratória.

Os trabalhadores mais atingidos pela silicose estão na indústria extrativa (mineração subterrânea e de superffcie); no beneficiamento de minerais (corte de pedras, britagem, moagem, lapidação); em fundições; em cerâmicas, em olarias; no jateamento de areia; cavadores de poços; polimentos e limpezas de pedras, etc. Asbestose : O amianto – ou asbesto – é uma fibra mineral bastante usada na fabricação de caixas-d’água, lonas e pastilhas de freio dos carros, telhas e pisos, tintas e tecidos antichamas. Altamente tóxica e cancerígena, a fibra é proibida em vários países do mundo.

A asbestose é uma doença respiratória causada pela inalação do pó amianto, que se aloja nos pulmões e, em longo prazo, compromete a capacidade respiratória e pode levar à morte, além de estar associada ao câncer de pulmão. Os doentes são geralmente trabalhares de indústrias que usam o amianto como matéria prima, além daqueles que trabalham na construção civil. Os principais sintomas são falta de ar e cansaço excessivo. Não existe tratamento para a asbestose, ela é uma doença crônica e progressiva, razão pela qual, se discute a proibição do uso do amianto e sua substituição por outras fibr 0 DF 14

Cacau show

0

[pic] ar 3 to view nut*ge portifólio, sempre voltado ao texto da Cacau Show. Falar sobre a importância dos temas

Read More

Entrevista musical

0

Entrevista musical Premium gy anpenR 23, 2012 2 gages 1) Vocês estão felizes em retornar a escola? Depois que eu

Read More