Projeto

Categories: Trabalhos

0

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS CAMPUS DCHT – CAMPUS XVIII – EUNÁPOLIS PLATAFORMA FREIRE: GRADUAÇAO EM EDUCAÇAO FISICA Praça do Centáuro, n. 35, Centáuro Oeste, CEP: 45. 821-140- Eunápolis -BA to view nut*ge CARACTERÍSTICAS DA ESCOLA Calixto, em homenagem ao frade franciscano, Frei Calixto, que realizava algumas ações no bairro. Hoje o Colégio possui por volta de 2. 600 alunos, com idade entre 07 e 60 anos, distribuídos em d01S turnos de Ensino Fundamental e um turno de Educação de Jovens e Adultos, tendo um total de aproximadamente 163 funcionários.

Fazem parte do quadro administrativo atual, a então diretora Nadiva Lopes, os vice-diretores, Edmilce Batista Santos Neves (matutino), Edvaldo dos Santos Oliveira (vespertino) e Osmar Silva Dias (noturno). A maioria dos alunos possui renda mínima e depende de programas como bolsa família. A escola também possui um número significativo de alunos portadores de necessidades especials, especialmente deficientes audltivos.

O Colégio Municipal Frei Calixto conta hoje com 90% do quadro de funcionários efetivos, e para a direção da escola, já ocorre o processo de eleição, sendo uma das instituições ioneiras na luta pela gestão democrática no Município. Investir na formação de homens e mulheres, para que seus princípios estejam fundamentados no respeito e no amor, na caridade e na justiça, oportunizando a integração com o meio, a reflexão dos seus atos e a superação das limitações, faz parte da filosofia desta instituição. 2. 1.

Princípios e Finalidades da Educação Nossos princípios e finalidades da Educação baseiam-se na 9. 394/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educaçao Nacional (LDBEN), a qual estabelece: Artigo 20 – A educação, dever da familia e do Estado, inspiradas os princípios de liberdade e nos ideals da solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação p PAGF pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Artigo 30 – O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios; Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III – pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;

IV – respeito à liberdade e apresso à tolerância; V — coexistência de instituições públicas e privadas do ensino; VI – gratuidade do ensino público, na forma desta Lei e na legislação dos sistemas de ensino; VII – valorização do profissional de educação escolar; VIII – gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino; IX – garantia de padrão e qualidade; X – valorização da experiência extra escolar; XI – vinculação entre a educação escolar, trabalho e as práticas sociais. . 2. Estrutura Física: A Escola tem na parte térrea 11 salas de aula, 02 banheiros masculino e feminino, 02 bebedouros, OI sala de vídeo, OI sala de informática, OI sala de laboratório de ciências, 01 sala de professores, OI sala de dire 30 OI sala de coordenação, OI sala de vice-direção, OI secret psicopedagogo, OI PAGF 3 1 são arejadas, algumas com janelões e outras com básculos, contendo em cada sala três ou quatro ventiladores alguns funcionando outros não.

Todas as salas são forradas e todas possuem quadro branco. possui também uma parede informativa (fotos) anexos onde são colocados os informativos, banners e utros comunicados que atendem somente aos educandos. Não há sala disponível para atendimento de primeiros socorros, conforme relato da vice-direção; quando o aluno se machuca ou passa mal ele fica sentado na anti-sala da direção esperando que a direção ligue para os seus familiares e dependendo da gravidade entra em contato com o S. A. M. U.

No primeiro andar contém 17 salas de aula e 02 banheiros: mascullno e feminino, OI bebedouro, rampa de acessibilldade para facilitar o acesso das pessoas com deficiência física. 2. 3. Recursos Humanos: O quadro de funcionários do Colégio está organizado em: 01 iretora, 03 vice-diretores, 04 inspetores de classe, 04 auxiliares administrativos, 01 secretária, 06 coordenadores, merendeiras, semços-gerais, porteiros, vigas e guarda municipal. Os professores desta instituição, em sua maioria, possuem graduação em Pedagogia ou Normal Superior, bem como Licenciaturas específicas nas áreas do Ensino Fundamental II.

Um pequeno grupo são estudantes de diversas áreas (Pedagogia, História, Matemática, Biologia, dentre outros) em cursos oferecidos por Faculdades Privadas ou pela Plataforma Freire. Grande parte já concluiu o Curso de Pós- graduação Latu Sensu. Temos, ainda, uma mestra em Educação e dois mestrandos na área de Educação de Jovens e adultos, os quais atuam na coordenação pedagógica. Na escola tem 86 professores sendo que 1 1 são do setor administrativo e 91 Na escola tem 86 professores sendo que 11 são do setor administrativo escolar e 75 atuando em sala de aula.

Na sala do professor há uma relação bem interessante onde os educadores se encontram, riem, combinam reuniões extra escolares, ou seja, conservam uma relação agradável. a) Organização Curricular Atendendo aos Regimentos Municipal e Interno, o ensino desta nstituição está organizado em ano (Educação Fundamental I e II) e CICIOS (Educação de Jovens e Adultos). No primelro caso, atendemos do 10 ao 90 ano. No segundo, as turmas são formadas na seguite estrutura: 1 a e 2a; 3a e 4a; 5a e 6′; 7 a e 8a. ) Órgãos Colegiados A instituição possui uma Associação de Pais e Mestres e um Conselho Escolar, que encontram-se em reuniões extraordinárias, a fim de tomarem conhecimento, dlscutirem e tomarem decisões acerca da aprendizagem dos/as alunos/as, dos projetos e ações propostos pela comunidade escolar. Além das questões edagógicas, o Conselho Escolar também acompanha a forma de aplicação dos recursos financeiros: Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE).

Além desses órgãos citados, implantamos também o Conselho Discente, formado pelos líderes das turmas, os quais se encontram quinzenalmente com a Coordenação pedagóglca, a fim de avaliar os trabalhos desenvolvidos pelos/as educadores/as, desde a portaria até a Direção. O resultado desses encontros é registrado em relatórios sistematizados, os quais são socializados com todos/as os/as uncionários/as, através d uniões promovidas pelo PAGF s OF seu turno específico. ) Serviços Oferecldos pela Escola Objetivando atender às solicitações dos professores em relação aos/às alunos/as com necessidades de acompanhamento especializado, foi implantado o Atendimento Psicopedagógico na escola, o qual está sob a responsabilidade do psicopedagogo e professor da instituição, Everal Vergílio Esse trabalho se desenvolve em parceria com a família e algumas secretarias municipais, destacando a Secretaria de Assistência Social.

A tarefa do professor consiste em acompanhar ola aluno/ , que comparece no turno oposto, acompanhado de umla responsável, encaminhando-o, após observação e diálogo com o membro da família, a um especialista (psicólogo, oftalmologista, fonoaudiólogo), a fim de que este faça um acompanhamento mais aprofundado. Esse serviço tem contribuído muito para o melhor desempenho dos/as alunos, uma vez que muitos/as recuperam a auto-estima e passam a acreditar mais em suas capacidades.

Além do Atendimento psicopedagóglco, a escola também tem uma Sala Multifuncional, para atender aos/às alunos/as com necessidades especiais, e um Laboratório de Informática, mplantado pelo Projeto Brasil Online. Calendário Escolar O Calendário Escolar é um instrumento que expressa a ordenação temporal das atividades previstas pela Unidade de Ensino. Cada ano garante ao educando carga horária mínima de oitocentas (800) horas, distribuída em duzentos (200) dias letivos. ) Matrícula não cumpra com as normas estabelecidas no Regimento Escolar. 2. 4 DIAGNOSTICO DA REALIDADE ESCOLAR O Colégio Municipal Frei Calixto tem como principio o respeito à democracia e a valorização das experiências pessoais de cada sujeito, bem como as contribuições de todos aqueles que visam crescimento coletivo. Temos como propósito, fortalecer o pensamento critico da Comunidade Escolar e a participação das famílias nas decisões.

Queremos, deste modo, construir uma escola onde o todo seja beneficiado, mesmo onde as necessidades sejam específicas. Vale ressaltar, no entanto, que nos deparamos cotidianamente muito mais com desafios do que com avanços, desafios estes consequentes não apenas do número limitado de ações dentro do espaço escolar, mas também por todos os aspectos sociais do seu entorno.

Podemos analisar a realidade do Colégio Municipal Frei Calixto a artir de duas situações: uma caracterizada por pontos fortes, e outra, por pontos a serem melhorados. No que diz respeito aos pontos fortes, destacamos: a) Gestão democrática; b) Proposta de Ensino Sistematizada, elaborada por disciplina e Série; c) 85% de Professores Efetivos; d) Professores licenciados em áreas específicas para atuar nas séries finais e com graduação em Pedagogia e Normal Superior, para atuar nas séries Iniciais do Ensino Fundamental. ) Espaços diferenciados para promover a aprendizagem (biblioteca, laboratório de Informática, laboratório de Ciências, uditório, quadra poliesportiva coberta, sala multifuncional, além do entorno interno agradável o ue favorecendo assim a utilização de recursos e lin enciadas no ensino. linguagens diferenciadas no ensino. ) Formação continuada dos/as professores/as Tanto os dados da escola quanto os resultados do IDEB demonstraram que as maiores dificuldades dos/as alunos/ as estão relacionadas ao baixo nível de letramento, o que traz como consequências dificuldades para ler, interpretar e produzir textos, e tais dificuldades refletem nas atividades desenvolvidas em todas as áreas, sendo preocupante nas disciplinas de Lingua

Portuguesa, Matemática, História e Geografia, disciplinas que mais provocam frustrações, tanto nos/as alunos, que se sentem incapazes para aprender, quanto nos/as professores/as, os quais se veem, muitas vezes, impotentes diante da situação. Objetivando minimizar os problemas relacionados ao letramento, a Escola investiu na formação continuada dos/as professores/as, iniciando, em 2009, com o projeto “Tecendo Fios” , destinado aos Professores de Língua Portuguesa.

Investiram em 2010 cursos nas demais áreas, visando atender às necessidades de cada educador/a. b) Desenvolvimento de projetos Em 2010 foi criado o “Projeto Repescagem” (Anexo 3) , visando oferecer uma segunda chance aos/às alunos/as que estiverem com resultados abaixo da média. Vale ressaltar que esse projeto não objetiva apenas a recuperação da nota, mas principalmente a aprendizagem dos conteúdos, os quais devem ser retomados, (re) discutidos e apresentados em forma de teatro, seminários, mesa-redonda, coreografias, múslca, etc.

O objetivo é que alunos e alunas sintam-se motivados a retomarem os temas discutidos pelo/a professor/a e construam o conhecimento a partir dos encontros e estudos em grupo. Estamos, também, inseridos no Pro•eto Horta Escolar, o qual, com cert em grupo. Estamos, também, inseridos no Projeto Horta Escolar, o qual, com certeza, contribuirá para uma maior interação dos/as alunos/as nas atividades, bem como para a mudança de hábitos alimentares. ara a implementação de ações que visem uma convivência sustentável com o meio ambiente, os professores de Geografia desenvolvem, desde 2009, o Projeto do Meio Ambiente, (Anexo C) o qual promove Aulas de Campo, para a observação do ambiente local, bem como Ciclo de Palestras com pesquisadores de ONGs, CEPLAC, EMBASA, Professores/as de Universidades da região, advogados, dentre outros. c) Planejamento No que diz respeito ao planejamento, é acompanhado pela coordenação pedagógica e ocorre durante todo o ano letivo, semanalmente, nos momentos de AC. ) Compromisso da Família É um dos maiores problemas da Escola é assumir responsabilidades que são dos familiares do educando, uma vez que estes/as não encontram em casa o acompanhamento e apoio necessário para o seu desenvolvimento. 2. 5 RESPONSABILIDADE SOCIAL d) Promover momentos de reflexão com os alunos, incentivando espírito de cooperação, respeito ao próximo e valorização ? vida. e) Assegurar o cumprimento do Regimento Municipal, Reglmento e Resoluções Internas. ) Trabalhar com toda a Comunidade Escolar conceitos de respeito, responsabilidade e valorização. g) Promover eventos de socializa ão da comunidade, como s Mães, Folclore, Dia das Torneios Esportivos, Festa alunos/as, cuidando para que tenham todas as condições necessárias para alcançar esse objetivo. 2. 6 OBJETIVO Elevar o desempenho dos alunos, fortalecendo a participação da família e dinamizando a gestão escolar.

Além disso, objetivamos, ambém, assegurar a formação continuada dos funcionários, o trabalho em equipe, a união do currículo oculto com o sistematizado, a fim de atender às demandas. 2. 7. RECURSOS MATERIAIS Data show, impressora, computador, aparelho de TV, aparelho se som, internet, DVD, retroprojetor, esqueleto humano, bolas, jogos educativos, livros… 2. 8. PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS POR PROFESSORES E DEMAIS FUNCIONARIOS DA ESCOLA A Escola por ser de periferia tem alguns problemas com alunos que levam drogas para dentro da escola e outros com rebeldia quebram cadeiras. or esta razão a escola está com a estrutura esgastada, precisando de reforma para poder receber os profissionais e alunos uma vez que o número de e alunos é muito grande, e assim, deixar o ambiente mais receptivo e acolhedor evitando ate evasão tanto por parte dos educandos, quanto as faltas dos educadores. 2. 9. PARTICIPAÇAO DA COMUNIDADE DA GESTAO ESCOLAR A Escola promove trimestral um encontro de pais de alunos, principalmente faltosos e com dificuldade de aprendizagem, para que estes possam estar cientes da vida escolar dos seus filhos e da escola poder dar suas su esties maneira possível, ajudar a rocurando da melhor situações.

O estudo da sociedade humana

0

Capítulo O estudo da sociedade humana 1. De que se ocupam as Ciências Sociais? Observando a so caminham, correm, d

Read More

Manual

0

É um grande desafio trabalhar com a liderança de Desbravadores. Trata-se de uma faixa etária carente de orientações adequadas, muitas

Read More