Projeto de pesquisa etapas do projeto

Categories: Trabalhos

0

PROJETO DE PESQUISA ETAPAS DO PROJETO Consultar – GUIA DE NORMALIZAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS – NORMAS ABNT – GUIA FAPAN – disponvel em: http://www. unilist. com. br/fapan/aluno/arquivos PROJETO DE PESQUISA – é um texto que, além de determinar o problema, define e aponta detalhadamente o caminho a ser seguido e a ordem das atividades a serem realizadas para a construção de um trabalho de pesquisa científica. Impõe ao pesquisador uma ne dos textos, na coleta cumprimento dos pr 2008). OF6 Swipe ura cuidadosa ção rigorosa e no UMA; CASTILHO, ELEMENTOS DE UM PROJETO DE PESQUISA O É?

PERGUNTA ELEMENTO TEMA I Assunto sobre o qual a pesquisa será realizada. Qual é o meu tema? JUSTIFICATIVA I Razões de se realizar a pesquisa. Por que fazer? OBJ ETIVOS O que se pretende atingir com a pesquisa. Para que fazer? REFERENCIAL TEÓRICO I Conteúdo que o pesquisador conhece sobre o assunto. O que sei sobre o assunto? PROBLEMA I Pergunta que o pesquisador quer responder sobre o assunto. I Qual é a minha pergunta? O que se deseja pesquisar? METODOLOGIA Conjunto de atividades organizadas para levantamento dos dados para realização da pesquisa. Como consultei para fazer o meu projeto?

Fonte: PASCUMA, Derna. CASTILHO, Antonio Paulo Ferreira de. Trabalho cientiTico — o que é como fazer? : um guia para sua elaboraçao. sao Paulo: Olhod’Água, 2008. TEMA PERGUNTAS PARA AJUDARA ESCOLHER O TEMA Das coisas que eu estudo o que mais me interessa? Quais assuntos me deixam curioso? Levantam dúvidas, interrogações? Além dos livros que o professor indica, quais outros eu gosto de ler por minha conta? De que assunto tratam? Em meu trabalho ou nos estágios que faço, aparecem dúvidas que eu não sei resolver e que aguçam minha curiosidade? Que tema despertou meu interesse?

Esse tema está dentro do meu alcance? enho acesso ao material necessário para enfrentar esse tema? Poderei concluir minha pesquisa dentro do prazo de que disponho para isso? JUSTIFICATIVA – explicar em poucas palavras como surgiu a proposta e em que ela poderá contribuir (por que se deseja fazer a pesquisa? )- É o momento de mostrar qual a significação e relevância do trabalho que se pretende realizar. Explicar claramente as motivações de ordem teórica e prática da pesquisa; Os possíveis resultados serão interessantes para a ciência e para a sociedade?

PERGUNTAS PARA AJUDAR A ELABORAR A JUSTIFICATIVA RELEVANCIA PESSOAL por que tive interesse por este assunto? Quais fatores de minha vida influenciaram na escolha deste ema? Por que este assunto pode auxiliar minha formação pessoal? RELEVÂNCIA ACADÉMICA Que contribuições este assunto ode trazer para o âmbito acadêmico e científico? RELEVANCIA PROFISSIONAL Este assunto pode contribuir para resolver os problemas da minha profissão? Por que? Como este assunto pode contribuir para o desenvolvimento da minha profissão?

Como este assunto abre novas perspectivas para os desafios de RELEVÂNCIA SOCIAL Este assunto pode contribuir para um melhor conhecimento dos problemas de minha sociedade? por que? Como este assunto pode contribuir para a solução dos números problemas da sociedade contemporânea? Como este assunto contribui para que eu me responsabilize para a construção de uma sociedade melhor? OBJETIVOS (Geral e Especifico) – (para que? ) PERGUNTAS PARA AJUDAR A ESTABELECER OS OBJETIVOS para que farei essa pesquisa? Para que servirá essa pesquisa? Onde quero chegar com essa pesquisa?

Que metas pretendo atingir com essa pesquisa? Que utilidade teórica e prática trará essa pesquisa? Que contribuições essa pesquisa poderá trazer? Objetivo Geral – define o que se quer alcançar com a realização da pesquisa. É o fim que se pretende alcançar. Obs: para se atingir o objetivo geral é necessário que os objetivos específicos sejam cumpridos. Ex: Verificar os fatores que contribuem para a migração rural- urbana no estado da Paraiba. Objetivo Específico — especifica os principais itens que garantirão atingir o objetivo geral.

Ex: Verificar a relação entre o n[vel de desenvolvimento dos municípios e o desejo de migrar. Verificar a relação entre os fatores pessoais, as características dos municípios e o desejo de mi rar. Obs: Uma forma prática d objetivos é iniciá-los 3 apresentar, analisar, classificar, discutir, investigar, descrever, etc. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA Para o pesquisador, de acordo com Pescuma; Castilho (2008), delimitar o problema é um dos maiores e mais importantes desafios. Sem a realização dessa etapa, não conseguirá fazer uma pesquisa, pois não terá nenhuma pergunta para responder.

Além disso, perderá o foco de seu trabalho e gastará seu tempo em leituras e coletas de dados desnecessárias. É fundamental, portanto, delimitar, determinar e circunscrever o problema definindo também em que ângulo ou perspectiva ele será tratado. Relata ainda que, um problema de pesquisa mal delimitado estará além das condições do pesquisador; e que um problema odesto e bem definido poderá ser solucionado com mais profundidade, precisão e facilidade. METODOLOGIA — métodos, técnicas, atividades e etapas – este item complementa, esclarece e torna os objetivos operacionais.

Nesta fase, o pesquisador deve explicar como conduzirá o trabalho. É importante que ele saiba utilizar adequadamente os métodos e técnicas de investigação. É necessário descrever a metodologia que se pretende adotar justificando sua adequação ao projeto. Deve também apontar e justificar as fontes de dados escolhidas (bibliográficas, de campo e experimentais), os nstrumentos e técnicas de coleta de dados, o tratamento a ser dispensado por eles e a forma de apresentação dos resultados (PASCUMA; CASTILHO, 2008).

PERGUNTAS PARA AJUDAR A ESCOLHER OS PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS Qual metodologia escolhi? Por que fiz essa escolha? É coerente com os objetivos de meu trabalho? Quais instrumentos de coleta de dados pretendo utilizar? por que os escolh’? Que pretendo conse uir com eles? Utilizarei um instrument ou precisarei construí-lo? Utilizarei um instrumento já existente ou precisarei construi-lo? Os instrumentos são compreensíveis para quem vai aplicá-los u respondê-los? Em quem, onde, quando e como vou aplicá-los? Como vou organizar e apresentar esses dados?

Consigo relacioná-los com meu referencial teórico? Tomei as providências éticas exigidas para pesquisas com seres humanos? CRONOGRAMA é através da definição de etapas dentro de um tempo delimitado que se pode avaliar se um projeto é viável e realista. I ATIVIDADES / PERÍODOS 1 2 13 14 15 7 4 18 19 110 1 I Levantamento de literatura I Montagem do Projeto I Coleta de dados I Tratamento dos dados I Elaboração do Relatório Final x 16 x IX 6 | Revisão do texto 7 | Entrega do trabalho Ex: REFERÊNCIAS – devem ser elencadas as obras que foram consultadas para a elaboração do projeto de pesquisa.

Ao fazê-lo é necessário seguir rigorosamente as normas da ABNT ESTRUTURA DO RELATORIO FINAL S DESENVOLVIMENTO.. 04 Tema….. . 05 Objetivo: geral e específicos…. . … 06 Referencial 07 08 09 Cronograma.. 10 REFERENCIAS…….. . . 11 REFERENCIAS Dl PAOLO, Darcy Flexa. Elaborando trabalhos acadêmicos e cientiTicos: TCC, dissertação e tese. Belém: Paka-Tatu, 2009. FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico: explicitação das normas da ABNT. 1 5. ed. Porto Alegre: s. n, 2010.

Definição de tqc

0

Definiçao de TQC São diversas e variadas as definições existentes sobre TQC. Provavelmente, uma das mais abrangentes pode ser encontrada

Read More

Plinio marcos

0

Plínio Marcos “Os males de que padece o ser humano, em seu maior número, vêm dele mesmo”. vêm dele mesmo

Read More