Resenha a história do açúcar no brasil

Categories: Trabalhos

0

RESENHA — A História do Açúcar no Brasil Em História do Açúcar no Brasil, encontramos um relato de como a cultura da produção de açucar foi importante para elementos que moldam a sociedade Brasileira até hoje. O fato de Portugal e Espanha terem sido os pioneiros no descobrimento de rotas mantimas não foi por acaso, já que ambas tinham já nesta época, uma forte estruturação no exército, administração pública, relações exteriores, na ciência e também em seus cofres.

Em um cenário que o domínio da colônia começava a ficar m jogo aliado ao fato que o Brasil começava a se mostrar desinteressante para portuguesa interessa terras do Brasil, foi e considerado um artig Com a distância e ar 3 Swip t page manter a burguesia recursos nas e era na e POCa, seria viável a produção de mercadorias caras, e pelo seu alto preço, o açúcar arcaria com os custos do frete marítimo entre Colônia e Metrópole. Dessa forma, foram trazidas para o Brasil, mudas da cana de açúcar, e assim surgia uma nova forma de colonização.

Aos que povoassem o Brasil, foi dado todo o incentivo para que cultivassem o açúcar, dando-lhes Snipe tu page dando-lhes ferramentas, e todas as condições necessárias para A produção de açúcar no Brasil aumentou ao ponto de colocar Portugal como um dos maiores exportadores de açúcar do mundo. O autor também chama atenção para os papéis que desempenharam nesta empresa que foi e é até hoje, a produção de açúcar, o homem branco, o negro e o índio.

Na história do açúcar podemos identificar o homem ranco ocupando os cargos que necessitavam de mão-de-obra qualificada, já que se faziam necessárias pessoas com inteligência, dedicação e experiência para tais papéis. Assim os cargos de chefias, eram ocupados por homens livres, trabalhadores assalariados, enquanto todo o esforço físico passa a ser papel dos negros escravizados. Eram os negros literalmente as mãos e pés dos senhores de engenho. No texto também é possível identificar o ponto em que a população nativa começa a declinar.

Com a necessidade, cada vez aior, de exploração terra adentro, o contato de colonizadores com os índios, foi cada vez mais forte. O cruzamento de raças foi diluindo o sangue puramente Indígena, as doenças também enfraqueceram o índio, os costumes e os vícios do homem branco, foi cada vez mais absorvendo a essência nativa. Mas o índio também teve um importante papel na história do essência nativa. Mas o índio também teve um importante papel na história do açúcar, já que para as incursões no interior do país, seria ecessário alguém que conhecesse a região.

Sendo o índio considerado pelos portugueses, como inapto para o trabalho escravo nos engenhos, os portugueses descartam o Índio para esta função, o tráfico de negros, aumenta consideravelmente. Seu trabalho é mais eficiente e aqui temos, talvez, uma das mais valiosas informações sobre nossa formação racial atual, segundo a história do açúcar. Pelo crescente número de escravos negros, por não surgirem problemas nas suas relações com os colonos brancos e pelo seu contato mais íntimo om eles, é natural que o sangue negro se perpetuaria em uma quantidade muito maior.

Através do deste texto podemos concluir que o açúcar foi o elemento que manteve Portugal interessado em explorar e cultivar o território Brasileiro. Ao longo de alguns séculos foi o Brasil o maior produtor e exportador de açúcar, e não é de se admirar que esta característica tenha se perpetuado até o dia de hoje, trazendo até mesmo explicações para uma assustadora diluição da raça puramente indígena e uma forte influência do negro no povo braslleiro.

Al 1.2

0

Análise Elementar por via seca. Trabalho Elaborado Por: -Cristiano Martinho NC3 -Daniel Carvalho N 04 -Emanuel Carvalho N07 índice -Introdução

Read More

Eng civil

0

Reabilitação Reabilitação de edifícios tradicionais série REABILITAÇÃO antónio fraga pimentel joão guerra martins 1a edição / 2005 APRESENTAÇÃO Este texto

Read More