Projeto de redes

Categories: Trabalhos

0

Faculdade de Tecnologia Instituto Ciências Exatas e Tecnológicas Campus: Jahu DENNER DA S. F. DE ANDRADE 462359-2 | jahu – 2004 Faculdade de Tecnologia – FATEC CURSO DE Nome: Projeto de Redes orig to view nut*ge Rede Fast Ethernet, Wifi, Fibra Projeto de pesquisa apresentado na disciplina de Redes e Telecomunicações no curso superior de Tecnlogia da informação campus Jahu projeto de pesquisa apresentado na disciplina de Redes e Optica Orientador: Alexandre M.

Camargo JAHU – 2004 1- QUESTÕES RELATIVAS A PROJETOS DE REDES A primeira etapa no processo é coletar informações sobre a organização. Essas informações devem incluir: O histórico e status atual da organização ‘k Crescimento projetado * Diretivas operacionais e procedimentos administrativos * Sistemas e procedimentos do escritório * Pontos de vista das pessoas que estarão usando a LAN A segunda etapa é fazer uma análise e uma avaliação detalhadas dos requisitos atuais e projetados das pessoas que usarão a rede.

A terceira etapa é identificar os recursos e limltaçóes da organização. Os recursos da organização que podem afetar a implementação de recursos e limitações da organização. Os recursos da organização que podem afetar a implementação de um novo istema de LAN se encaixam em duas categorias principais: recursos de hardware software de computador e recursos humanos. Você deve documentar os hardware e software existentes em uma organização e identificar e definir as suas necessidades projetadas de hardware e software.

As respostas a algumas dessas perguntas irão também ajudálo a determinar a intensidade de treinamento necessário e quantas pessoas serão necessárias para oferecer suporte à CAN. As perguntas que você deve fazer são: 1 . Que recursos financeiros a organização tem disponíveis? 2. Como esses recursos estão vinculados e compartilhados tualmente? 3. Quantas pessoas usarão a rede? 4. Quais são os níveis de habilidade com o computador dos usuários da rede? 5. Quais são as atitudes em relação aos computadores e aplicativos?

Seguir essas etapas e documentar as informações dentro da estrutura de um relatório formal irá ajudá-lo a estimar os custos e elaborar um orçamento para a implementação de uma CAN. 2- PROCESSO GERAL DE PROJETOS DE REDES DÜErn campos técnicos, como engenharia, o processo de projeto inclui: DÜProjetista – pessoa que elabora projetos ClDCliente – pessoa que solicitou, e provavelmente esteja pagando, o projeto CID Usuário(s) – pessoa(s) que irá ao usar o produto EBrainstormine – geraçã tivas para o proieto padrões DEI.

Jm dos métodos que pode ser usado no processo de criação de um projeto é o ciclo de solução de problemas. Esse é um processo que você usa repetidamente até concluir um problema do projeto. DEI_Jm dos para organizar suas idéias e planos ao elaborar um projeto é usar a matriz de solução de problemas. Essa matriz lista alternativas e várias escolhas, ou opções, entre as quais você pode escolher. DEEnunciado original do problema. Redefinição do problema. • Desenvolvimento de especificações gerais. ??? Brainstorm de alternativas. • Seleção da alternativa mais viável. Verificação da definição do problema. • Redefinição e adição de especificações. Novo brainstorm, se necessário. • Reiteração até o problema ser resolvido. Brainstorm. Essa palavra é usada indiscriminadamente, mas por brainstorm queremos dizer uma sessão especial de 2 a 10 minutos que segue estas regras: 1. Quantidade de idéias 2. Nenhuma censura a idéias 3. Criação a partir de idéias de outras pessoas 4.

As idéias mais inusitadas possíveis 3- DOCUMENTOS DE PROJETO DE REDE DOA seguinte lista inclui algumas das documentações que você eve criar enquanto projeta uma rede: CICIDiério da Engenharia ETopologia lógica CICJTopologia física EDiagrama de cabeamen lances de cabos, pinagens, códigos de cores, precauções especiais de segurança e reflexões sobre pontos-chave da instalação são exemplos do que pode ser mantido em um diário da engenharia • Topologia lógica: como os dados fluem? Qual é a localização dos dispositivos chave da rede? ?? Topologia física: como é realmente a fiação da rede? Uma série de diagramas, de visualizações de plantas baixas dos lances de cabo patch cables para PCS a diagramas detalhados de patch panels, eriam considerados parte da documentação da topologia física • Diagramas de cabeamento: na seleção do local do wiring closet, áreas de captação devem ser desenhadas para se ver onde os repetidores e os hubs podem ser necessários Matrizes de solução de problemas: o ideal é que uma matriz seja criada toda vez que houver uma escolha a ser feita entre várias opções.

O posicionamento dos wiring closets, o uso de CAT S em oposição ao uso de fibra e ao uso de coaxial em um determinado segmento da rede, e os caminhos para wiring closets intermediários e winng closets principais de lances de cabo specíficos são todas decisões comuns ao se fazer uma instalação de cabeamento estruturado • Tomadas rotuladas: as tomadas reais devem ser rotuladas de uma maneira consistente • Lances de cabo rotulados: os lances de cabo devem ser rotulados de uma maneira consistente Resumo de tomadas e lances de cabo: um banco de dados ou planilha de tomadas e lances de cabo deve ser criado Resumo de dispositivos, endere os MAC e endereços IP: depois dos dispositivos estarem endereços IP e MAC dos PAGF Ig ser registrados 4- VISÃO GERAL SOBRE A SELEÇÃO DE WIRING CLOSETS CIOlJma das primeiras decisões que você deve tomar quando lanejar a sua rede é saber onde posicionar o(s) wiring closet(s), já que é o lugar onde serão instalados muitos dos cabos e dispositivos da rede. OLA decisão mais importante é a seleção da Instalação/ instalações de distribuição principal. Há padrões que regulam as instalações de distribuição principal e as instalações de distribuição intermediária. 4. 1- DIMENSÕES O TIA,’EIA-568-A especifica que, em uma LAN Ethernet, os lançamentos de cabeamento horizontal devem ser conectados a um ponto central em uma topologia em estrela. DOO ponto central é o wiring closet e é onde o patch panel e o hub devem ser nstalados.

O wiring closet deve ser grande o suficiente para acomodar todo o equipamento e cabeamento que será colocado nele, e incluir espaço extra para acomodar expansões futuras. Naturalmente, o tamanho do wiring closet vai variar com o tamanho da LAN e os tipos de equipamentos necessários para operá-la. CIOlJma LAN pequena preclsa apenas de um espaço do tamanho de um gabinete de arquivo grande, enquanto uma LAN grande precisa de toda uma sala. REDES DE COMPUTADORES – Administração de Projetos 6 ambientais que incluem questões sobre, mas não são limitados a, fonte de alimentação e aquecimento/ventilação/ar ondicionado. Além disso, o local deve impedir o acesso não autonzado e satisfazer a todos os regulamentos de edificação e de segurança aplicáveis.

DETodas as salas, ou gabinetes, escolhidos para semir como wiring closet devem obedecer às diretrizes que regulam os itens a seguir: CIOMateriais para paredes, pisos e tetos DüTemperatura e umidade DÜLocais e tipos de iluminação CIOTomadas elétricas DüAcesso à sala e aos equipamentos CICIAcesso e suporte para os cabos 4. 2. 1- PAREDES, PISOS TETOS D ase o wiring closet servir como instalação de distribuição principal, então, o piso m que estiver localizado deve ser capaz de suportar a carga especificada pelas instruções de instalação Incluídas no equipamento necessáno. DüSempre que possível, a sala deve ter um piso elevado para acomodar os cabos horizontais de entrada que são lançados das áreas de trabalho. O revestimento dos pisos deve ser de ladrilhos ou algum outro tipo de acabamento. Isso ajuda a controlar a poeira e protege o equipamento contra eletricidade estática.

CIOSe o wiring closet servir como a instalação de distribuição principal do prédio, então, o ponto de presença do telefone (POP) deverá estar localizado dentro da sala. Além disso, os materiais de reven -o de incêndio que atendem a todos os códigos UMIDADE DüManter uma temperatura ambiente de aproximadamente 21 • C, quando todo o equipamento LAN estiver em total funcionamento. DÜNão deve haver nenhum cano de água ou de gás passando através ou por cima da CIDA umidade relativa deve ser mantida em um nível entre 30% e inobservância dessas especificações pode resultar em uma séria corrosão da fiação de cobre existente no interior do UTP e do STP. 4. 2. – SUPORTES DE ILUMINAÇÃO E TOMADAS ELÉTRICAS Se o closet servir como instalação de distribuição principal, deve aver no mínimo duas tomadas elétricas AC dedicadas, não comutadas, em circuitos separados. Deve também haver pelo menos uma tomada elétrica dupla posicionada a cada 1 m ao longo de cada parede da sala, posicionada a 150 mm acima do piso. O interruptor de parede, que controla a iluminação principal da sala, deve ser colocado logo após a porta. Enquanto a iluminação fluorescente deve ser evitada para caminhos de cabeamento por causa da interferência externa que ela gera, ela pode ser usada em wiring closets com instalações apropriadas.

As exigências de iluminação para uma sala de telecomunicações specificam um minimo de 500 lx (brilho da luz igual a 50 pé-velas) e os suportes de luz devem ser montados no mínimo a 2,6 m acima do piso. 4. 2. 4- ACESSO Às SALAS E ENTOS Deve-se instalar um hub e um patch panel em uma parede com um suporte de dobradiça ou um rack de distribuição. Se for feita a opção por um suporte de dobradiça, ele deve ser fixado no compensado que reveste a superfície da parede. A finalidade da dobradiça é permitir que o conjunto se abra para fora dando aos trabalhadores e ao pessoal da manutenção acesso fácil à parte de trás da parede. No entanto, deve-se tomar rovidências para deixar 48 cm de espaço para que o painel se afaste da parede.

Se o patch pane’, o hub e outros equipamentos forem instalados em um único gabinete de equipamentos, será necessário dispor de, no mínimo, 76,2 cm de espaço frontal, para que a porta possa ser aberta. Geralmente, esses gabinetes de equipamentos têm 1,8 m de altura x 0,74 m de largura x 0,66 m de profundidade. 4. 2. 5- SUPORTE E ACESSO AOS CABOS CIOSe um wiring closet servir como a Instalação de distribuição principal, todos os cabos lançados a partir dele, para as instalações de distribuição intermediária e para alas de comunicações em outros andares do mesmo prédio, devem ser protegidos por conduítes de 10,2 cm ou por núcleo encapado. DOO cabeamento horizontal que parte das áreas de trabalho para os wiring closets deve passar sob um piso elevado.

Quando isso não for posslVel, o cabeamento deve passar acima do nível da porta EFinalmente, qualquer abertura da parede/teto que forneça acesso para o conduite ou núcleo encapado deve m materiais retardantes Ethernet, cada dispositivo que fizer parte da rede deverá ser conectado ao hub por um lance de cabeamento horizontal. DEO ponto central da topologia em estrela, onde o hub estará ocalizado, é chamado de wiring closet. É útil considerar o hub o ponto central de um círculo a partir do qual partem linhas de cabeamento horizontal, como os raios que partem do centro de uma roda. DÜPara se determinar o local de um wiring closet, comece desenhando uma planta do andar do prédio . com a escala aproximada) e adicione a ela todos os dispositivos que serão conectados à rede (computadores, impressoras, servidores etc. 6- SELECIONANDO LOCAIS possíVEIS ClÜUma boa forma de se começar a procurar um possível local para o wiring closet é identificar os locais seguros próximos ao POP, que podem servir omo winng closet único ou como instalação de distribuição principal, se instalações de distribuição intermediária forem necessárias. O POP é o local onde os serviços de telecomunicações, fornecidos pela companhia telefônica, se conectam às instalações de comunicação do prédio. É essencial que ohub esteja localizado próximo a ele, para facilitar a rede de longa distância e conexão com a Internet. 7- DETERMINANDO O NUMERO DE WIRING CLOSETS CIT Depois de ter desenhado todos os dispositivos que serão conectados à rede (planta do andar), a próxima etapa é determinar quantos wiring closets serão necessários para

Relatorio de estagio educação infantil

0

ARTIGO CIENTIFICO DEFINIÇAO _ Artigo de revisão: Parte de uma publicação que resuma, analisa e discute informações já publicadas. Primeiro

Read More

Normas regulamentadoras comentadas

0

NR 1- DISPOSIÇOES GERAIS A Norma Regulamentadora 1, cujo titulo é Disposições Gerais, estabelece o campo de aplicação de todas

Read More