Projeto integrador
Toyota pude perceber que havia uma especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência e a produtividade, ou seja, uma divisão do trabalho, que é uma aplicação das teorias clássicas da administração Posso citar também que a Toyota tem uma unidade de direção, o controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupos de atividades com os mesmos objetivos, os seus funcionários sabe exatamente quais os princípios e os valores da empresa, isso se deve a moti
Swipe to view next page motivação, cuidado e capacitação que a empresa fornece aos seus funcionários. Para que todos saibam exatamente qual é o seu papel na engrenagem, os recém – contratados passam por um treinamento de cinco meses antes de assumir seu posto. Diferente da Teoria Clássica da Administração de Fayol, a Administração Científica de Taylor segue do operário para o supervisor e gerente das partes operários e seus cargos para a organização empresarial.
Analisando o caso Toyota com essa teoria analisei que a montadora japonesa tem uma identidade de interesses entre s patrões e empregados, ou seja, a prosperidade do dono da empresa deve ser acompanhada da prosperidade dos empregados. Outras teorias da Administração que analisei no caso Toyota foi a disciplina, a equidade e o espirito de equipe. Na disciplina pude perceber que as normas de conduta e de trabalho eram bem aceitas e seguidas pelos funcionários, para eles não era sacrifício, eram como seguidores de uma doutrina parecendo acreditar em cada palavra que diziam.
Na equidade analisei que a justiça prevalecia no ambiente de trabalho, justificando a lealdade e a devoção dos mpregados á empresa, pois da lista de “preceitos” da montadora constam recomendações como “seja gentil e generoso, lute para criar uma atmosfera calorosa e caseira. ” No espírito de equipe analisei que o trabalho era feito em conjunto, tanto que em vez de premiar o talento dos mais iluminados, ela prefere recompensar o trabalho em equipe, que era facilitado pela comunicação dentro das equipes. 2.
O facilitado pela comunicação dentro das equipes. As principais características do modelo japonês de Administração da Toyota baseado na teoria geral de sistemas, ontigenal e humanística são: *Incentivos Mistos = A Toyota encontra o melhor equilíbrio entre incentivos monetários e não monetários, desta forma, o desempenho dos funcionários sempre vai melhorando. Um exemplo disso é que a montadora chega a premiar ás fábricas cujo índice de absenteísmo é zero, concorrendo anualmente a sorteios de carros. Organizações Organicistas = Na Toyota, as decisões são tomadas em todos os níveis da empresa, de acordo com o tipo e a amplitude, o desenho de cargos é baseado nos princípios de complementariedade de competências, as struturas organizacionais são mais flexíveis, com menos níveis hierárquicos;o conhecimento é pré – requisito para o desenvolvimento das atividades, há uma valorização das comunicações ascendentes, de baixo para cima e, das organizações informais. Participação nas decisões = Os trabalhadores da Toyota tinha passe livre para buscar obsessivamente a qualidade, dando sugestões, buscando melhoras para a empresa. 3. A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL DA TOYOTA A motivação e a capacitação da montadora Toyota é sendo que os trabalhadores são altamente especializa ue seus colaboradores trabalhem mais satisfeitos, hega a premiar as fábricas cujo índice de tacilitado pela comunicação dentro das equipes.
A motivação e a capacitação da montadora Toyota é que faz com que seus colaboradores trabalhem mais satisfeitos, sendo que os trabalhadores são altamente especializados, a Toyota chega a premiar as fábricas cujo índice de absenteísmo é zero. como uma energia do comportamento. A capacitação torna os funcionários capazes de exercer determinada função. o objetivo do Endomarketing é tornar transparentes ao funcionário os objetivos da organização, de forma a harmonizar o objetivo do funcionário com o objetivo global da empresa.
Nada mais é que um conjunto de ações e instrumentos que, sistemáticos e integrados vendem uma mesma ideia ou um mesmo conceito ao público interno. “Eles devem sentir-se satisfeitos com seu ambiente de trabalho e com os relacionamentos com seus colegas de trabalho em todos os níveis hierárquicos, bem como com seu relacionamento com seu empregador como uma organização”.
O Endomarketing contribui decisivamente para a formação de um ambiente empresarial favorável ao usodo conhecimento e aos valores compartilhados por todos os que compõem a organização, do topo à linha de frente. A remissa do endomarketing é que os relacionamentos internos entre a organização e seus grupos de funcionários devem funcionar eficazmente antes que a empresa possa ter êxito em atingir suas metas relativas e seus mercados externos.
Para isso, é preciso motivar funcionários. Entre as formas mais praticadas de gestão estão o reconhecimento de um trabalho bem-feito, verificar se o funcionário possui as melhores ferramentas para realizar o trabalho que lhe foi atribuído, usar o desempenho como base para uma promoção, entre outros. Segundo Brum (1 997), o melhor caminho para a motivação é a capacidade que algumas empresas têm e passar aos seus funcionários mensagens inspiradoras e serem coerentes ao fazer isso. mpresas têm Gronroos (2003) descreve cinco caminhos para se motivar os funcionários: criar um orgulho coletivo da missão e valores da empresa entre os funcionários; deixar claro para os funcionários quais são as tarefas de cada um, por que elas são importantes e como o desempenho é medido e fazer o acompanhamento dos resultados de maneira consistente; dar aos funcionários liberdade pessoal e oportunidades de ganho, mas também a oportunidade de assumir riscos pessoais significativos, com algumas regras de comportamento; mostrar respeito elas realizações individuais dos funcionários e reconhecer a qualidade do desempenho; e, oferecer sistemas de recompensa e bônus para dar apoio às realizações. 4.
Os processos de negócios mais significativos para o sucesso da Toyota são: Eficiência logística A Toyota leva ao extremo o conceito de just-in-time (algo como a peça necessária, na quantidade necessária, no momento necessário). Os fornecedores são monitorados em tempo real. Produção enxuta O Sistema Toyota de Produção consiste numa cadeia de suprimentos enxuta e altamente terceirizada, ue prevê a eliminação dos estoques e a busca permanente pela agilização do processo produtivo. Redes de conhecimento A empresa promove a transferência de seu know-how para os parceiros, treinados para atuar de acordo com a cultura Toyota. O compartilhamento do conhecimento cria redes que facilitam a troca de informações. Flexibilidade no chão de fábrica conhecimento cria redes que facilitam a troca de informações.
Flexibilidade no chão de fábrica Os operários da empresa têm autonomia para interromper a produção, caso detectem lgum problema em peças ou equipamentos, evitando que os defeitos apareçam apenas no final do processo. Agilidade para incorporar tecnologias A Toyota foi a primeira empresa a fabricar em grande escala um carro híbrido. A General Motors tinha um projeto parecido, mas não quis correr o risco. Conhecimento do consumidor Enquanto os outros fabricantes faziam carros a partir de concepções de seus engenheiros, a Toyota inovou ao mapear as expectativas dos clientes. O Lexus foi desenhado com base nas sugestões dos consumidores.